O Tratado de Schengen garante livre circulação entre as fronteiras europeias e obriga a contratação de um seguro viagem para os viajantes. Confira quais os países participantes e como fazer um seguro que obedece às normas do tratado.

O Tratado de Schengen é um acordo criado para facilitar os trâmites entre as fronteiras das nações europeias. Com ele, quem viaja à Europa e cumpre os requisitos do acordo tem acesso livre aos 27 países signatários – que, juntos, formam o Espaço Schengen.

Em suma, após passar pela imigração no primeiro país europeu, não é preciso lidar com burocracia nas fronteiras dos demais países integrantes do Tratado.

Mas quais são os requisitos dos países Schengen? Como funciona o Tratado na prática? Se você está com esse tipo de dúvida, não se preocupe. Fizemos esse guia super completo sobre o acordo para te explicar TUDO sobre o funcionamento dele.

Bora descobrir todos os detalhes do Tratado de Schengen? Continue lendo e garanta uma viagem super tranquila pela Europa. 😉

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 27 países europeus com o objetivo de garantir livre circulação entre as fronteiras internas dos signatários.

Na prática, o Espaço Schengen (região que abrange todos os países integrantes) age como uma nação única no que diz respeito aos viajantes, seguindo as mesmas regras no controle da imigração.

Sendo assim, não é preciso parar em cada fronteira para o controle migratório, sendo possível viajar de um país para o outro com mais facilidade, sem mostrar o passaporte. Mas existem regras de entrada na Área Schengen para quem vem de fora do continente europeu, conforme explicamos a seguir.

O acordo tornou obrigatória a contratação de um seguro viagem Europa com valor mínimo de 30 mil euros aos estrangeiros que vão a uma das nações signatárias. Essa regra é uma garantia para o próprio visitante, para ajudar com os custos de despesas médicas ocorridas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Além disso, é preciso obter a autorização do sistema ETIAS, feita online, para poder entrar no continente (a partir de 2025). Em alguns países também pode ser requisitado comprovante de hospedagem e passagens de ida e volta, sendo a estadia máxima de 90 dias.

Veja opções de seguro atendem os requisitos Schengen.

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen?

Os países Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Romênia, Bulgária e Chipre estão em processo de adesão ao Tratado. O Reino Unido, por conta do Brexit, não faz mais parte de União Europeia (UE), e a Irlanda não faz parte do Espaço Schengen.

Mônaco, San Marino e a Cidade do Vaticano são microestados com fronteiras abertas aos integrantes Schengen. Por outro lado, Andorra ainda realiza controle de fronteiras com a França e a Espanha, países com os quais faz divisa.

Confira os melhores seguros viagem para os países Schengen.

Mapa das nações Schengen

Mapa dos países integrantes no Tratado de Schengen - Foto: Comissão Europeia
Mapa dos países integrantes no Tratado de Schengen – Foto: Comissão Europeia

Em 1º de janeiro de 2023 a Croácia também passou a integrar o Tratado de Schengen, adotando o euro como moeda oficial.

Mesmo a Área Schengen abrangendo grande parte do território europeu, ainda existem exceções pelo continente. Ao visitar alguma delas, o visitante deve passar por um controle de fronteira.

Além do Reino Unido, da Irlanda e dos países que estão em processo de adesão (Chipre, Bulgária e Romênia), os territórios onde o Tratado de Schengen não vigora são os seguintes:

  • Groenlândia (território dinamarquês autônomo)
  • Ilhas Faroé (território dinamarquês autônomo)
  • Heligolândia (arquipélago alemão)
  • Svalbard (arquipélago norueguês)
  • Monte Athos (península da Grécia)
  • Livigno (comuna da Itália)
  • Territórios ultramarinos da França (Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e as ilhas Maiote e Reunião, no Oceano Índico)
  • Territórios ultramarinos da Holanda (Aruba, Curaçao, São Martinho e os Países Baixos Caribenhos)

Seguro viagem é obrigatório nos países Schengen?

O seguro viagem Europa é obrigatório nos países integrantes do Tratado de Schengen. Existem, também, algumas regras que o plano deve seguir, como ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, além de cobrir regresso sanitário, traslado médico e traslado de corpo.

No comparador de seguros online, ao selecionar a Europa como destino, você será direcionado a uma página onde os planos de seguro são filtrados para atender aos requisitos do acordo.

A contratação de um seguro viagem é imprescindível para qualquer viajante que queira entrar num dos países do Espaço Schengen, sob o risco de deportação para quem não tiver uma apólice ativa. Por isso é importante conferir os detalhes do plano antes de contratá-lo, garantindo ser a escolha certa.

As nacionalidades europeias não integrantes do Acordo de Schengen, como as do Reino Unido, não exigem seguro viagem dos visitantes. No entanto, contratar um plano antes de partir para o destino é recomendado até mesmo pelo governo brasileiro, tanto por conta da segurança nos passeios quanto pelos gastos médicos que os planos cobrem.

Se você tiver alguma dúvida sobre qual seguro viagem escolher, mais abaixo destrinchamos as principais dicas para você escolher o melhor seguro viagem Europa por um preço justo e com cobertura adequada para o seu objetivo de viagem.

Confira todas as opções de seguro viagem Europa.

Qual seguro atende às exigências do Tratado de Schengen?

Um produto que cumpre as exigências do Tratado de Schengen é o Affinity 60 Europa Promocional +COVID-19. Ele tem ótimo custo-benefício, e é um dos planos mais vendidos para quem vai ao continente.

É muito fácil encontrar um seguro que atende aos requisitos Schengen ao utilizar o comparador online de seguros. Como o site possui um filtro para o continente europeu, todos os seguros apresentados para esta pesquisa já são previamente selecionados conforme as regras do acordo.

Assim, ao comprar seu seguro viagem online, você garante que vai estar cumprindo com as exigências de viagem para os países da Europa. E, se mesmo assim tiver qualquer dúvida, pode contatar a equipe da plataforma, que eles te ajudam sanando dúvidas ou indicando um plano que atenda melhor as suas necessidades.

Veja outros seguros disponíveis para a Europa.

Como o Tratado de Schengen afeta os viajantes brasileiros?

Para os brasileiros, o Acordo de Schengen tem algumas exigências que devem ser cumpridas. Dentre elas, a contratação de um seguro viagem Europa, com no mínimo 30 mil euros de cobertura para despesas médicas, além de obter a autorização do ETIAS antes da viagem.

Mais abaixo explicamos com mais detalhes os requisitos do Tratado, além de darmos dicas sobre como escolher o seguro viagem ideal.

Quais são as exigências do Tratado de Schengen?

Apesar de o acordo facilitar o trânsito entre as fronteiras dos países signatários, existem algumas regras que devem ser cumpridas pelos estrangeiros ao chegarem na Europa.

As exigências do Tratado de Schengen são:

  • Seguro viagem com cobertura de 30 mil euros (ou equivalente) para despesas médicas
  • Cobertura de regresso sanitário, traslado médico e traslado de corpo no seguro viagem
  • Autorização do sistema ETIAS para entrada no Espaço Schengen (a partir de 2025)
  • Passaporte com 6 meses ou mais de validade restante
  • Passagem de volta (para permanência de até 90 dias no continente)
  • Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou carta-convite)
  • Comprovação de recursos financeiros para se manter durante a viagem

O seguro viagem é condição obrigatória para todo cidadão isento de visto para a União Europeia, assim como a autorização do ETIAS. Ao embarcar rumo a algum dos países europeus, será preciso ter em mãos ambos os documentos, havendo risco de deportação para quem estiver sem algum deles. Inclusive, você pode ler detalhes na cartilha de alerta migratório do governo brasileiro.

Já as pessoas com dupla cidadania, sendo uma delas europeia, estão dispensadas dessas exigências. O seguro viagem para Europa, entretanto, continua sendo recomendado, visto que oferece uma série de benefícios para quem vai ao exterior.

Confira as opções de seguro viagem para o Espaço Schengen.

Quanto custa um seguro viagem para Europa?

lista de preços comparadores do seguro viagem na europa

Um bom seguro viagem Europa custa barato. É possível achar planos a partir de R$ 11 por dia no comparador online de seguros, mas vale a pena também se atentar aos seguros viagem em promoção. Sempre aparecem boas ofertas ao longo do ano na plataforma.

O preço do seguro varia dependendo da pessoa que contrata o serviço ou das atividades que o plano cobre. Para os idosos, o valor é um pouco mais caro do para quem tem menos de 60, e um seguro mais completo também tem custo mais alto.

Mesmo assim, o gasto com o seguro é ínfimo se comparado com o custo gerado por uma emergência. Atendimentos médicos, acidentes, mala extraviada, ou mesmo problemas com familiares próximos que ficaram no Brasil são algumas situações acobertadas pelo plano. Vale a pena se prevenir para elas.

Confira as opções de seguro viagem aceitas na Europa.

Cupom de desconto no seguro viagem

Área de fechamento de pedido da Seguros Promo
Clique para resgatar seu desconto com o cupom DICASDEVIAGEM15

Melhor que ter seguro para eventuais emergências na viagem, é contratar o seguro com o melhor preço do mercado. Para isso, os leitores do Dicas de Viagem podem usar o cupom DICASDEVIAGEM15 e garantir 15% off do preço final. Demais, né?

Ah, e existe mais 5% de desconto para quem pagar com boleto, pix ou transferência, sendo esses descontos cumulativos. Ou seja, você pode garantir uma economia de até 20% na contratação do seu seguro viagem Europa. Lembrando ainda que a compra do seguro pode ser parcelada em até 12x, facilitando ao máximo o pagamento.

  • Clique para resgatar o cupom DICASDEVIAGEM15 e ganhe 15% de desconto
  • Pague por boleto, Pix ou transferência para ganhar mais 5% e chegar aos 20% off!

Quais são os tipos de seguro viagem?

Existem seguros para os mais variados estilos de viagem. Abaixo listamos os tipos mais comuns, e você pode ler mais sobre eles nos nossos guias detalhados que descrevem melhor as particularidades de cada um.

Confira as opções de seguro viagem para a Europa.

Qual seguro viagem escolher?

Para escolher o melhor seguro para a sua viagem, uma boa dica é usar um comparador online de seguros viagem. Há muitas opções disponíveis no site, e aqui vamos dar algumas dicas para te ajudar a decidir qual o melhor plano.

Primeiro, coloque na ponta do lápis as cidades que você vai visitar. Repasse o roteiro na cabeça, e tente pensar em todos os detalhes que podem se tornar eventualidades na viagem:

  • Quais as atividades você vai praticar?
  • Esportes radicais (surfe, salto de paraquedas, mergulho etc) fazem parte do roteiro?
  • Você está – ou tem a chance – de estar grávida?
  • Existe o risco da viagem ser cancelada por algum motivo?
  • Você quer cobertura caso a sua bagagem seja extraviada?
  • Qual a sua idade? Alguns planos cobrem somente idosos até 70 anos
  • Sua viagem é de longa duração?
  • Vai fazer intercâmbio?

Depois dessa análise, compare os planos de cada seguradora e analise os valores acobertados para cada item. Você pode comparar até 4 planos ao mesmo tempo no comparador online, e o site ainda destaca os planos com melhor custo-benefício.

Confira as opções de seguro viagem para a Europa.

Como fazer um seguro viagem para a Europa

Contratar o seguro viagem pela internet é muito fácil. Indicamos usar um comparador de seguros para escolher o plano que mais se encaixa com sua viagem. Nele, é possível utilizar filtros para encontrar seguros com coberturas específicas, de acordo com suas necessidades.

Logo na página inicial, selecione o continente de destino, digite as datas de embarque e de chegada, preencha seu nome, seu e-mail, seu telefone e clique em “pesquisar seguro viagem“.

Você será direcionado para uma lista com os seguros disponíveis para o destino. Para usar o comparador, escolha de dois a quatro planos e selecione a opção “comparar plano“. Em seguida, clique no botão “comparar“, no lado inferior direito da tela. Pronto! Agora você consegue ver as vantagens de cada seguro lado a lado para se decidir e finalizar a compra.

Tela da Seguros Promo mostrando opções de seguro viagem europa para o tratado schengen

Depois da contratação, você recebe sua apólice de seguro viagem por e-mail. Guarde bem este documento, pois nele estão as condições gerais do plano contratado e todas as informações de como acionar a seguradora em caso de emergência.

Assim, caso haja qualquer eventualidade na viagem, você pode contatar a seguradora via telefone, WhatsApp, chat online ou e-mail. Todos os números e formas de contato estão disponíveis na apólice – por isso, guarde o documento em um lugar de fácil acesso.

Vale lembrar ainda que todas as seguradoras listadas na Seguros Promo têm suporte 24 horas, 7 dias por semana e totalmente em português. Ou seja, mesmo se estiver na França, não se preocupe, o atendimento será super fácil!

Confira as opções de seguro viagem para a Europa.

Qual a diferença entre Espaço Schengen e União Europeia?

O Espaço Schengen é uma área de fronteiras internas livres entre as nações integrantes do Tratado. Já a União Europeia é um bloco econômico e político, composto por outras instituições, como o Parlamento Europeu, que negociam assuntos diversos de interesse dos países-membros.

Apesar de muitos países da UE pertencerem ao Tratado de Schengen, eles não são os mesmos. Ambos os acordos são compostos por 27 nações, com boa parte integrante dos dois acordos, mas há exceções.

Os integrantes da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Romênia, República Tcheca e Suécia.

Há 23 países da UE dentre os signatários do Tratado de Schengen. Os que não fazem parte do acordo são Bulgária, Chipre, Irlanda e Romênia. Por outro lado, Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça são países Schengen que não fazem parte da UE.

Não deixe de contratar o seu seguro antes de viajar.

Quanto tempo é permitido ficar no Espaço Schengen?

Pessoas andando em rua da cidade de Gdansk, na Polônia, um dos países integrantes do Tratado de Schengen. Em cada lado da rua há prédios baixos, de dois ou três andares, além de bandeiras na maioria deles. Ao fundo há uma torre, com relógio. - Foto: freestocks via Unsplash
Rua em Gdansk, na Polônia – Foto: freestocks via Unsplash

É permitido que os viajantes brasileiros fiquem por até 90 dias na Área Schengen, renovados a cada 180 dias (contados a partir da entrada no continente). A entrada é permitida para fins de turismo, visita a familiares, viagens de negócio ou para tratamentos médicos.

Quem precisa ficar mais tempo no território europeu ou quer trabalhar por lá precisa solicitar um visto específico, como o de trabalho. E, se o tempo acabar se excedendo, ou se o viajante ficar por lá sem regularizar a própria situação, há o risco de ser deportado e proibido de voltar a região por alguns anos.

Lembrando que, como Brasil tem acordo de isenção de visto com os países integrantes do acordo, é preciso solicitar a autorização do ETIAS em viagens ao continente (o sistema deve entrar em vigor em 2025).

História do Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen foi assinado em 14 de junho 1985, num barco no rio Mosela, perto da cidade de Schengen, em Luxemburgo. A ideia era tornar livre as fronteiras internas dos países, facilitando a vida dos residentes de cidades fronteiriças, entre outros benefícios para os cidadãos europeus.

Na criação do acordo, somente cinco países-membros da União Europeia se tornaram signatários – França, Alemanha (na época, ainda Alemanha Ocidental), Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Ao longo dos anos, a maior parte dos integrantes da UE se tornaram integrantes do Tratado, que hoje conta com 27 nações participantes. A última adição da lista foi a Croácia, que se juntou ao grupo em 2023.

O que é o Visto Schengen?

Algumas nacionalidades não podem entrar na Europa sem visto, e para isto foi criado o Visto Schengen. Ele é válido para todos os países signatários do Tratado, e para obtê-lo é necessário pagar uma taxa e ser analisado pelo consulado ou embaixada de onde é pretendido viajar. Se aprovado, garante entradas múltiplas pelo continente.

Esse visto tem validade de cinco anos, e também permite a permanência do viajante por no máximo 90 dias no território europeu.

Os brasileiros não precisam do visto para a Europa, somente da autorização do ETIAS (quando entrar em vigor). Porém, quem não conseguir a aprovação por algum motivo pode tentar obter o Visto Schengen para entrar nos países europeus integrantes do acordo.

ETIAS

Um dos requisitos de entrada no Espaço Schengen é o ETIAS, que entrará em vigor em 2025. A sigla corresponde a Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, e dele procede a autorização de entrada de estrangeiros nos países signatários do Tratado.

Sem essa documentação, o visitante fica impedido de visitar os países Schengen da União Europeia. É o mesmo que ocorre com relação ao seguro saúde viagem: quem estiver sem não passa pela imigração, e acaba sendo deportado ao país de origem.

A solicitação da autorização é simples, sendo feita toda online e por um custo baixo, de sete euros. Para mais detalhes sobre o sistema, confira nosso artigo completo sobre o ETIAS.

Seguro viagem para Europa

Por ser uma exigência do Tratado de Schengen, contratar um bom seguro viagem Europa é prioridade na hora de planejar uma viagem ao Velho Continente. A boa notícia é que é super fácil contratar o plano pela internet, atendendo aos requisitos e ainda economizando na compra com o cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip de internet para Europa

Que tal passar toda sua temporada na Europa 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Europa. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que é o Tratado de Schengen?
O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre países da Europa que estabelece a livre circulação de visitantes.

O que é um país Schengen?
Um país Schengen é um país signatário do Tratado de Schengen – acordo feito entre nações europeias para garantir fronteiras internas livres entre eles.

O que é o Espaço Schengen?
O Espaço Schengen é toda a área que abrange os países europeus signatários do Tratado de Schengen. Essa área tem fronteiras internas livres, facilitando o ir e vir entre as nações participantes do acordo.

Quais países pertencem ao Espaço Schengen?
Atualmente 27 países fazem parte do Tratado de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Quais são as regras do Espaço Schengen?
As regras do Tratado de Schengen são: ter um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil durante o período de viagem, passaporte com seis meses de validade restante, e autorização do ETIAS (a partir de 2025). Leia mais no alerta migratório publicado pelo governo.

Como faço para entrar no espaço Schengen?
Para entrar num dos países da Área Schengen, é preciso apresentar uma apólice de seguro viagem ativa, com cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Qual o valor mínimo do seguro viagem para o Tratado de Schengen?
O acordo estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de 30 mil euros para todos os turistas.

Qual produto atende às exigências do Tratado de Schengen para visitar países europeus?
Um bom seguro que atende às regras do Tratado de Schengen é o Affinity 60 Europa Promocional +COVID-19, com custo-benefício interessante e ótima cobertura. Contrate agora mesmo pelo comparador de seguros.

Como contratar seguro viagem para Europa?
Contratar o seguro viagem Europa é bem simples, e você pode fazer isso pela internet mesmo. Um comparador de seguros super recomendado é a Seguros Promo, site que confiamos e que oferece todas as informações dos melhores planos do mercado para te ajudar a fazer sua escolha.

Como funciona o Espaço Schengen?
O Espaço Schengen é uma área comum de abertura de fronteiras. Não há necessidade de vistos e apresentação de passaporte para cruzar as fronteiras internas dos países membros, apenas na chegada ao continente.

Quanto tempo posso ficar no Espaço Schengen?
É possível ficar até 90 dias no Espaço Schengen, sendo o período renovado a cada 180 dias, contados a partir da entrada no continente.

O que acontece se ficar mais de 90 dias na Europa?
Quem ultrapassa os 90 dias permitidos para viajar pelos países Schengen pode receber uma multa, ser deportado e até mesmo ficar impedido de ir à Europa por anos. Não vale a pena arriscar, não é?

É possível prorrogar a estadia de 90 dias?
Existem, sim, exceções que permitem a prorrogação da estadia no continente. Caso você tenha motivos contundentes (serviço humanitário, eventos familiares de grande importância, tratamento médico na Europa, problemas no país de origem que impeçam a volta, entre outros), é possível ser aprovado para uma permanência de mais de 90 dias.

Posso trabalhar na Europa sem um visto?
Não. A entrada de visitantes conforme as regras do Tratado de Schengen permite somente viagens de passeio, a negócios, em busca de tratamentos médicos, ou visita de familiares ou amigos. Para trabalhar no continente europeu é preciso solicitar o visto adequado para isso.

Como surgiu o Espaço Schengen?
O espaço Schengen surgiu a partir da assinatura de um acordo por algumas nações europeias em 1985. Outros países foram se integrando ao Tratado de Schengen ao longo dos anos, hoje contando com 27 países.

Por que o Espaço Schengen foi criado?
A ideia do Tratado de Schengen foi de facilitar o trânsito dos cidadãos europeus entre as nações signatárias. Assim, as fronteiras livres garantem melhor mobilidade entre os países. Além disso, há maior segurança na chegada de viajantes ao continente.

Qual é o objetivo do Tratado de Schengen?
O objetivo do Tratado de Schengen é de tornar as fronteiras dos países integrantes livres, sem burocracias como a necessidade de mostrar o passaporte em cada passagem de território.

Quais a vantagens do Acordo de Schengen?
Uma das vantagens do Tratado de Schengen é justamente a liberdade entre as fronteiras, algo que ajuda muito quem pretende viajar por vários países do continente europeu.

Há alguma desvantagem no Tratado de Schengen?
A desvantagem do acordo de Schengen é o tempo limite de 90 dias para viajar pelos países.

Quais países europeus não fazem parte do Tratado Schengen?
A Romênia, Bulgária e Chipre ainda estão em fase de implantação (ainda não exigem seguro viagem). O Reino Unido e a Irlanda não fazem parte do Tratado de Schengen.

Quais países que não são membros da União Europeia mas fazem parte do Acordo de Schengen?
A Islândia, a Noruega, a Suíça e Lichtenstein são países Schengen, porém não integrantes da União Europeia.

Há territórios da área Schengen onde o tratado não vigora?
Sim, existem algumas regiões europeias onde o Tratado de Schengen não vale, tais como a Groenlândia, as Ilhas Faroé, os territórios ultramarinos da França, entre outros.

Por que o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen?
Os países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) não são signatários do Acordo de Schengen pois querem manter o controle de suas fronteiras conforme as políticas internas já vigentes.

Porque a Irlanda não faz parte do Espaço Schengen?
A Irlanda não faz parte do Tratado de Schengen porque fica numa ilha, sem fronteiras terrestres com o restante da Europa, e também perderia seu lugar na Common Travel Area (zona de voo comum, em tradução livre) com o Reino Unido se assinasse o acordo.

Por que o nome Schengen?
O Tratado de Schengen recebeu este nome pois foi assinado bem próximo da cidade de Schengen, em Luxemburgo.

Precisa de visto para Espaço Schengen?
Brasileiros são isentos de visto para viajar a qualquer um dos países do Tratado de Schengen. A partir de 2025, no entanto, será necessário emitir uma autorização de viagem, pelo sistema ETIAS.

Quais são os documentos obrigatórios para entrar no Espaço Schengen?
Para entrar na área que compreende os países do Tratado de Schengen é preciso ter: passaporte com validade de seis meses, seguro viagem com cobertura de € 30 mil ou mais, comprovante de hospedagem (ou carta-convite), comprovação de recursos financeiros e passagem de volta.

Quais são as regras Schengen para quem tem cidadania europeia?
Quem tem cidadania europeia está dispensado das exigências impostas pelo Tratado de Schengen aos viajantes. Nesse caso é preciso somente apresentar o documento comprobatório da cidadania europeia ao passar pela imigração.

O que é o visto Schengen?
O Visto Schengen é necessário a todos os cidadãos de nações das quais é exigido um visto para entrar nos países europeus integrantes do Tratado de Schengen.

Como se pronuncia Schengen?
A pronúncia correta de Schengen é “chen-gan”.

O seguro viagem Mastercard vale para o Tratado de Schengen?
Quem tem cartão Mastercard Platinum ou Black pode usar o seguro viagem do cartão em viagens à Europa. Eles oferecem cobertura de 30 mil euros (mínimo exigido pelo Tratado de Schengen) ou de até 150 mil dólares, respectivamente. Saiba mais sobre seguro viagem cartão de crédito.

O seguro viagem Visa Infinite vale para o Tratado de Schengen?
Sim, o seguro viagem dos cartões Visa Infinite são válidos para quem vai a algum dos países do Tratado de Schengen, pois tem cobertura de até 100 mil dólares. O mesmo valor é coberto pelos cartões Visa Signature. Saiba mais sobre seguro viagem cartão de crédito.

O seguro viagem Visa Platinum vale para o Tratado de Schengen?
Sim, o seguro do cartão Visa Platinum cobre o mínimo exigido pelo Tratado de Schengen – aliás, a cobertura total é de 50 mil dólares. Saiba mais sobre seguro viagem cartão de crédito.

O que é Carta Schengen ou Certificado Schengen?
Esses conceitos não existem. Há apenas o Tratado de Schengen, que é o acordo firmado entre os países europeus, conforme explicado ao longo deste artigo.

Quais outros países exigem seguro viagem?
Venezuela, Cuba e Austrália (para estudantes ou intercambistas) são outros países que exigem o seguro viagem de seus visitantes.

Quando o Tratado de Schengen passa a não valer?
O acordo de livre circulação entre os países Schengen é suspenso em casos de condições excepcionais, como num repentino fluxo imigratório intenso, ou em condições desfavoráveis, como uma pandemia. Nesses cenários, os controles internos de fronteira são restabelecidos, de acordo com as políticas internas de cada país. Mas este é um recurso de extrema urgência e uso limitado, somente para casos extremos.