Firmado entre 26 países europeus, o Tratado de Schengen estabelece livre circulação para visitantes e obriga a contratação de seguro viagem para turistas. Confira quais são os países participantes e como fazer um seguro que obedece às normas do tratado.

Nunca foi tão fácil viajar para a Europa como nos últimos trinta anos. Após a criação do tratado de Schengen, em 1985, viajantes e turistas podem desfrutar de uma livre circulação em mais de 26 países europeus. Ou seja, não é necessário solicitar vistos para cada país visitado, se você pode entrar em um, consegue entrar em todos os outros 25 como turista.

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes. O acordo também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Qual é a diferença entre o Tratado de Schengen e a União Europeia?

O espaço Schengen é uma área com uma política comum de abertura de fronteiras. Ou seja,  não há necessidade de apresentação de vistos e passaportes para cruzar a fronteira entre os países membros. É importante ressaltar que apesar de muitos países da União Europeia pertencerem também ao Tratado de Schengen, os países membros da UE não são os mesmos do Tratado de Schengen.  Por exemplo, a Islândia, Noruega e a Suíça não fazem parte da UE, mas fazem parte do Tratado de Schengen.

Leia Mais:

Seguro Viagem Europa: O que você PRECISA saber antes de contratar

Vale a pena contratar um seguro viagem internacional? 

tratado de Schengen

Visita ao centro histórico de Lisboa. Foto: Virginia Falanghe

Como contratar um seguro viagem que siga às normas do Tratado de Schengen?

Se você estiver planejando uma viagem para a França, Alemanha, Portugal ou um Mochilão pela Europa, é preciso ficar atento às regras do tratado e contratar um seguro viagem que cumpra os requisitos.  Os seguintes países participam do Tratado:

Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre

Vale notar, alguns países da região que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.

Como contratar um seguro viagem que cumpra os requisitos do Tratado de Schengen? 

Antes de mais nada, é preciso checar se o seguro de viagem oferece cobertura de no mínimo € 30.000 euros para turistas. Para isso, nós recomendamos o website Seguros Promos, onde é possível comparar diferentes seguradoras e garantir o melhor preço e cobertura para a viagem. 

É muito fácil de utilizar: é só preencher os dados de destino de sua viagem, as datas, preencher algumas informações pessoais e pesquisar. Você será direcionado para uma página com diferentes seguradoras, preços e coberturas. É só escolher aquela que é mais adequada à sua viagem e ficar tranquilo!

Saiba mais sobre Seguros de Viagem para a Europa neste post.