O Tratado de Schengen estabelece livre circulação para visitantes e obriga a contratação de um seguro viagem para turistas. Confira quais são os países participantes e como fazer um seguro que obedece às normas do tratado.

Nunca foi tão fácil viajar para a Europa como nos últimos 30 anos. Após a criação do Tratado de Schengen – ou Espaço Schengen, como também é conhecido – em 1985, viajantes e turistas podem desfrutar de uma livre circulação em 26 países europeus.

Ou seja, não é necessário solicitar vistos para cada país visitado: se você pode entrar em um, consegue entrar em todos os outros 25 como turista. Mas existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas.

Então vem com a gente para descobrir todos os detalhes antes de embarcar na sua próxima viagem.

O que é o Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países da Europa que visa estabelecer a livre circulação de visitantes. O acordo estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de 30 mil euros para todos os turistas. Essa obrigatoriedade visa garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Além disso, os países integrantes ao Tratado não exigem visto de seus turistas, mas um documento de identidade, como o passaporte válido, e a apólice do seguro viagem. Em alguns países pode até ser requerido um comprovante de hospedagem e as passagens áreas de ida e volta, com duração máxima de 90 dias. Então a dica é se prevenir e ter esses documentos em mãos.

O Espaço Schengen, como também é conhecido, é uma área comum de abertura de fronteiras. Assim, não há necessidade de apresentação de vistos para cruzar a fronteira entre os países membros. Diferentemente da União Europeia que é uma união político-econômico com outros fins.

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen

mapa dos países na Europa que fazem parte do Tratado de Schengen
Mapa dos países integrantes no Tratado de Schengen | Foto: Comissão Europeia

Atualmente 26 países fazem parte do Tratado de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

A Croácia, a Romênia, a Bulgária, o Chipre, o Reino Unido e a Irlanda não fazem parte do Espaço de Schengen.

Apesar de muitos países da União Europeia (UE) pertencerem também ao Tratado de Schengen, cerca de 22 países, eles não são os mesmos. Por exemplo, Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça não fazem parte da UE, mas fazem parte do Tratado de Schengen.

Seguro viagem Europa é obrigatório?

É obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, um total de 26 nações. No entanto, há outras nacionalidades em que o seguro viagem não é obrigatório, mas altamente recomendado. É o caso dos países do Reino Unido, por exemplo.

Porém, aos países pertencentes ao Espaço Schengen a contratação de um seguro viagem é inegociável. Por isso, é importante conferir todos os detalhes sobre como contratar e onde encontrar os melhores preços.

Logo abaixo reunimos as principais dicas para você escolher o melhor seguro viagem Europa por um preço justo e com coberturas apropriadas ao seu objetivo de viagem.

Confira aqui as todas opções de seguro viagem Europa.

Quanto custa um seguro viagem para Europa?

É possível contratar um bom seguro viagem Europa por preços a partir de R$ 20 por dia. Você pode, inclusive, utilizar um comparador de seguros online para conferir os planos disponíveis.

O valor do seguro pode variar dependendo da pessoa que contrata o serviço ou das atividades que pretende fazer no destino. Por exemplo, um idoso vai ter um seguro viagem um pouco mais caro do que um jovem de 20 anos. E um atleta que vai praticar esportes radicais durante a viagem também terá um plano com valor um pouco mais alto.

A verdade é que o custo de um seguro viagem para Europa é extremamente baixo comparado à conta que poderia vir no caso de acidentes durante a viagem. Lembrando que, segundo as normas do Tratado de Schengen, o seguro viagem precisa ter cobertura de no mínimo 30 mil euros em caso de qualquer eventualidade.

Confira aqui as todas opções de seguro viagem Europa.

Cupom de desconto no seguro viagem

Melhor que estar acobertado contra eventuais emergências durante a viagem, é contratar o seguro com o melhor preço do mercado. Para isso, os leitores do Dicas de Viagem podem usar o cupom DICASDEVIAGEM5 e garantir 5% off do preço final. Demais, né?

Ah, e existe mais 5% de desconto para quem pagar com boleto, pix ou transferência, sendo esses descontos cumulativos. Ou seja, você pode garantir uma economia de até 10% na contratação do seu seguro viagem Europa. Lembrando ainda que a compra do seguro pode ser parcelada em até 12x, facilitando ao máximo o pagamento.

  • Clique para resgatar o cupom DICASDEVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto
  • Pague por boleto, Pix ou transferência para ganhar mais 5% e chegar aos 10% off!
Área de fechamento de pedido da Seguros Promo
Clique para resgatar seu desconto com o cupom DICASDEVIAGEM5

Como funciona o seguro viagem

O seguro viagem pode funcionar por assistência ou reembolso.

As opções disponíveis no comparador online dão suporte direto quando acontece uma emergência. Ou seja, você entra em contato com o seguro e eles te instruem sobre o que fazer, ou como ir ao hospital, por exemplo. Dessa forma você não precisa pagar nada a mais por isso, pois o seguro arca com todas as despesas do atendimento.

Os seguros por reembolso orientam para que você vá direto ao médico, dentista, ou qualquer outro profissional que vá te ajudar, antes de acionar o seguro. Nestes casos, é necessário apresentar os recibos e notas fiscais para receber de volta o valor gasto. Esse tipo é mais comum no seguro viagem de cartão de crédito.

Para acionar o seguro viagem, você pode ligar para o número de telefone de sua apólice, de graça, de qualquer lugar do mundo. O atendimento é sempre em português. Algumas seguradoras também possuem aplicativos de celular, o que facilita ainda mais a comunicação.

Sempre tenha em mãos o número de sua apólice e seus dados pessoais. Conte ao atendente o seu problema e ele irá te dar o suporte necessário para lidar com a situação – e tente manter a calma para entender as instruções e conseguir sair da situação da melhor forma possível.

O fundamental mesmo é ler com atenção a apólice do seguro viagem, e entender bem as particularidades do plano que você contratou. Caso tenha alguma dificuldade na hora de falar com o seguro, vá em frente e busque ajuda, pois o importante é receber o suporte que você precisa. Depois você contata a empresa para resolver a questão financeira.

Confira aqui as todas opções de seguro viagem Europa.

Quais são as coberturas do seguro viagem no Espaço Schengen?

Os seguros de viagem costumam cobrir alguns itens de forma padrão, como emergências médicas, hospitalares ou indenização por bagagens extraviadas. Mas existem planos mais abrangentes, variando de acordo com a empresa, o tipo de seguro escolhido, entre outros detalhes.

Se você tiver algum problema no trânsito, por exemplo, pode contar com o seguro viagem também. Isso fica garantido se você contratar uma assistência viagem que tem até suporte jurídico. Tudo depende do seguro que você escolher, que pode ser mais simples ou completo. 

As ocorrências mais comuns que o seguro viagem cobre são:

  • Atendimento médico, hospitalar ou odontológico 24 horas em viagens internacionais
  • Repatriação sanitária
  • Translado médico
  • Translado de corpo e cobertura por óbito em viagem
  • Invalidez total por acidente durante a viagem
  • Assistência jurídica/financeira
  • Morte ou doença grave de um membro da família

Também existem algumas coberturas extras que é possível contratar em um seguro viagem:

  • Atendimento para Covid-19 e pandemias
  • Cancelamento de viagem
  • Volta antecipada por conta de acidente
  • Despesas de bagagens extraviadas, perdidas ou danificadas
  • Acidentes em esportes radicais
  • Atraso de voo
  • Gestantes

Confira aqui as todas opções de seguro viagem no Espaço Schengen.

Quais são os tipos de seguro viagem?

Existem seguros para os mais variados estilos de viagem. Abaixo listamos os tipos mais comuns, e você pode ler mais sobre eles nos nossos guias detalhados que descrevem melhor as particularidades de cada um.

Confira aqui as todas opções de seguro viagem Europa.

Melhores seguradoras para Europa

Uma dúvida bastante comum entre quem busca o seguro viagem Europa é qual seguradora é mais indicada. Existem diversas empresas no ramo, e temos um guia sobre as principais para te nortear na procura pelo plano mais ideal.

Leia nossos artigos para saber mais sobre a história de cada seguradora, quais planos oferecem e até mesmo qual a reputação delas no Reclame Aqui.

Como contratar o seguro viagem Europa

Contratar o seguro viagem Europa é bem simples, e você pode fazer isso pela internet mesmo. Um comparador de seguros super recomendado é a Seguros Promo, site que confiamos e que oferece todas as informações dos melhores planos do mercado para te ajudar a fazer sua escolha.

Logo na página inicial, selecione o continente de destino, digite as datas de embarque e de chegada, preencha seu nome, seu e-mail, seu telefone e clique em “pesquisar seguro viagem“.

Você será direcionado para uma lista com os seguros disponíveis para o destino. Para usar o comparador, escolha de dois a quatro planos e selecione a opção “comparar plano“. Em seguida, clique no botão “comparar“, no lado inferior direito da tela. Pronto! Agora você consegue ver as vantagens de cada seguro lado a lado para se decidir e finalizar a compra.

Depois da contratação, você recebe sua apólice de seguro viagem por e-mail. Guarde bem este documento, pois nele estão as condições gerais do plano contratado e todas as informações de como acionar a seguradora em caso de emergência.

Assim, caso haja qualquer eventualidade na viagem, você pode contatar a seguradora via telefone, WhatsApp, chat online ou e-mail. Todos os números e formas de contato estão disponíveis na apólice – por isso, guarde o documento em um lugar de fácil acesso.

Vale lembrar ainda que todas as seguradoras listadas na Seguros Promo têm suporte 24 horas, 7 dias por semana e totalmente em português. Ou seja, mesmo se estiver na França, não se preocupe, o atendimento será super fácil!

Confira aqui as todas opções de seguro viagem Europa.

Seguro viagem Europa tem cobertura para coronavírus?

Existem, sim, alguns seguros viagem que cobrem atendimentos médicos relacionados a Covid-19. Porém, vale ressaltar que não são todos.

Para garantir que você vai ter a cobertura do seguro viagem caso seja diagnosticado com Covid no exterior, procure por planos que especifiquem essa particularidade. É comum ter essa informação logo no título do produto de seguro, como você pode ver nos exemplos abaixo. Mesmo assim, lembre-se sempre de ler a apólice com atenção, e te tirar qualquer dúvida antes de fazer a contratação.

Uma boa forma de procurar por um seguro viagem com cobertura para Covid-19 é usar um comparador online de planos de seguro. Assim você pode olhar lado a lado a franquia disponibilizada por cada seguradora, e optar pela que mais se encaixa com a sua realidade.

detalhes sobre a cobertura do seguro viagem para coronavírus nos países da europa que fazem parte do espaço schengen
Os seguros viagem com cobertura para Covid são identificados logo pelo título do produto

Chip de internet para Europa

Que tal passar toda sua temporada na Europa 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Europa. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que é o Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países da Europa que visa estabelecer a livre circulação de visitantes. Continue lendo.

Quais países pertencem ao Espaço Schengen

Atualmente 26 países fazem parte do Tratado de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. Mais informações sobre o tratado.

Qual o valor mínimo do seguro viagem para entrar no Tratado de Schengen?

O acordo estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de 30 mil euros para todos os turistas. Veja onde contratar.

Como contratar seguro viagem para Europa?

Contratar o seguro viagem Europa é bem simples, e você pode fazer isso pela internet mesmo. Um comparador de seguros super recomendado é a Seguros Promo, site que confiamos e que oferece todas as informações dos melhores planos do mercado para te ajudar a fazer sua escolha.

Como funciona o Espaço Schengen

O Espaço Schengen é uma área comum de abertura de fronteiras. Não há necessidade de apresentação de vistos para cruzar a fronteira entre os países membros, apenas o passaporte e a apólice do seguro viagem são suficientes. Veja quais documentos são necessários apresentar.

Quais países não fazem parte do Tratado Schengen?

A Croácia, Romênia, Bulgária e Chipre ainda estão em fase de implantação (ainda não pedem a obrigatoriedade do seguro viagem). O Reino Unido e a Irlanda não fazem parte do Tratado de Schengen. Conheça mais sobre o Tratado de Schengen