Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber antes de contratar seu seguro viagem para Europa. Um guia completo com todas as dicas, onde contratar, como conseguir descontos e muito mais. Confira!

Se você está planejando uma viagem para o velho continente, não se esqueça que o seguro viagem Europa é obrigatório. Esse é um item que precisa estar no seu planejamento ou caso contrário sua viagem pode acabar antes da hora.

Mas calma, neste post nós explicamos tudo o que você precisa saber para contratar o seu seguro viagem para Europa e que atenda todas as regras necessárias e claro, que atenda as suas necessidades e perfil de viajante.

E ainda vamos te dar dicas dos melhores planos de seguro viagem e como conseguir ótimo preços com desconto.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

seguro viagem europa obrigatório - mapa com pins mostrando os países

O seguro viagem para Europa é obrigatório?

Sim, o seguro viagem Europa é obrigatório em 26 do continente países que fazem parte do Tratado de Schengen. Além da obrigatoriedade, a apólice deve ter cobertura com despesas médica e hospitalares (DMH) no valor mínimo de 30 mil euros.

Porém, muita gente nos pergunta – “Ah, mas eu já fui para a Europa e nunca precisei comprovar a contratação do seguro viagem“.

Isso realmente é verdade, a imigração pode não te pedir a apresentação do documento, mas caso um oficial da imigração te solicite (o que acontece com frequência) e você não tiver, sua entrada vai ser recusada na Europa e você vai precisar voltar ao Brasil.

Então, porque não fazer direito e já garantir a viagem, não é mesmo?

Seguros Promo

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países da Europa, que dispensa o controle de fronteiras. Facilitando assim a vida do viajante, que fica isento de vistos para circular nos países que fazer parte do Espaço Schengen.

Porém esse tratado estabelece algumas regras. Uma delas é a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico hospitalar de no mínimo de 30.000 euros para todos os turistas.

O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas que podem aparecer durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Na chegada à Europa, a Imigração pode solicitar a comprovação da contratação do seguro. Caso você não tenha, vai ser impedido de entrar no país e terá que voltar ao Brasil.

> Clique aqui (opens in a new tab)”>>> Clique aqui e faça um orçamento do seu seguro viagem Europa

O Tratado de Schengen obriga a contratação de um seguro viagem para 26 países da Europa
O Tratado de Schengen obriga a contratação de um seguro viagem para 26 países da Europa

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen?

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Quais países não fazem parte do Tratado de Schengen?

Os únicos países europeus que não participam do Tratado de Schengen atualmente são: Reino Unido e Irlanda. Outros países como a Croácia, Romênia, Bulgária e Chipre estão em fase de implantação.

Dados oficiais da Comissão Europeia (European Commission)

Qual o valor mínimo exigido para o seguro viagem Europa?

Como já falamos acima, o Tratado de Schengen obriga a contratação de um seguro viagem com cobertura médico hospitalar de no mínimo de 30.000 euros (ou equivalente em dólares) para todos os turistas.

Por isso, fique atento a esse item na hora da contratação do seguro viagem Europa.

Como escolher o seu seguro viagem Europa?

Com tantas opções, regras e coberturas, pode parecer difícil decidir qual seguro viagem para Europa contratar. Mas não se preocupe, vamos te ajudar com alguns truques:

Primeiro, coloque na ponta do lápis as cidades que você vai visitar. Em seu roteiro, pense nos seguintes tópicos e quais as atividades você vai praticar:

  • Você vai praticar algum esporte – surfe, caiaque, esqui na neve entre outros? Se sim, fique atento ao item ao valor da “Cobertura Médica para Prática de Esportes”
  • Você está – ou tem a chance de estar – gestante? Se sim, fique atento ao valor da “Cobertura Médica para Gestante”
  • Você tem doenças pré-existentes – diabetes, hipertensão entre outras
  • Existe o risco da viagem ser cancelada por algum motivo? Esse é um item que a gente nunca pensa – mas vai por mim, vale a pena considerar.
  • Possui alguma problema odontológico que você precisa ficar atento? 
  • Você quer cobertura caso a sua bagagem for extraviada (o que é super recomendável).
  • Idoso – alguns seguros tem limite de idade, geralmente na faixa dos 60 ou 70 anos. Vale a pena conferir essa informação e talvez contratar um específico para o seu perfil, com coberturas maiores

Tente pensar em todos os detalhes que podem se tornar eventualidades na viagem. Escolhendo o seguro adequado ao seu perfil, você vai curtir a sua viagem muito mais tranquilo.

Como contratar um seguro viagem Europa?

Nós do Dicas de Viagem, indicamos e usamos a plataforma da Seguros Promo. O site compara e mostra em detalhes as coberturas e valores de cada plano.

Você não precisa ficar consultando site por site, a Seguros Promo une todas as seguradoras num único lugar e te mostra os planos com melhor custo benefício conforme seu perfil. A compra é online, segura e rápida.

São mais de 30 planos de seguro viagem de 9 seguradoras reconhecidas no mercado:

>> Leia mais Seguros Promo é Confiável.

>> Clique aqui e confira os valores da Seguros Promo e contrate seu seguro viagem Europa

Passo a Passo de como contratar seu seguro viagem

  • Entre no site da Seguros Promo
  • Informe o destino “Europa”
  • Informe as datas de embarque e retorno ao Brasil
  • Informe seu e-mail e telefone
  • Clique em “Pesquisar Seguro Viagem”
  • Veja os detalhes de cada plano clicando em “Comparar Planos”
  • Clique em Comprar e pronto!

Agora é só seguir nossas dicas lá de cima e escolher o seguro viagem que mais se encaixa no seu perfil e no seu bolso!

Usando o nosso cupom DICASDEVIAGEM5, você ganha 5% de desconto e e se pagar com boleto bancário acumula mais 5% off.

>> Faça agora sua cotação de seguro viagem Europa na Seguros Promo e garanta até 10% de desconto clicando aqui!

página principal da seguros promo
Página inicial da Seguros Promo – Informe seus dados e clique em “pesquisar”
seguro viagem europa
O site lista os principais planos de seguro viagem Europa – Compare e escolha o seu ideal

O que o seguro viagem Europa cobre?

A cobertura do seguro viagem Europa vai além de emergências médicas e hospitalares. Além das coberturas básicas, você pode optar por contratar serviços adicionais que podem evitar muitos problemas na viagem.

As coberturas básicas do seguro viagem Europa são:

  • Atendimento médico, hospitalar ou odontológico 24 horas
  • Translado médico
  • Regresso sanitário (em caso do passageiro não conseguir voltar para casa como um passageiro regular)
  • Translado de corpo em caso de morte em viagem
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem

Além dessas alguns itens extras também podem ser oferecidos:

Mais detalhes dos itens extras do seguro viagem

O valor do seguro viagem Europa é baixo. Por isso, se você está propenso a investir um pouquinho mais, considere incluir algumas coberturas extras.

Sempre fique atento ao plano que oferece o maior valor e opções de coberturas. Isso tudo na faixa de preço que você pretende investir e claro, o seu perfil de viajante. Leia com cuidado as condições gerais do seu seguro viagem para saber tudo o que está incluso ou não em sua apólice.

Aqui detalhamos um pouco mais de alguns itens extras para que você entenda o que é cada um e te ajudar na escolha.

Viagem cancelada:

A gente nunca sabe o que pode levar a um cancelamento de viagem. Seja um vulcão que entrou em erupção no país de destino e então cancelou os voos, uma greve, algum surto de uma doença ou até mesmo, um imprevisto de última hora. Essa opção cobre as despesas do cancelamento da sua viagem.

Volta antecipada:

Esta cobertura oferece indenização em caso de retorno antecipado ao seu país. Se o assegurado precisa voltar antes da viagem por conta de algum acidente ou morte um parente no Brasil, por exemplo, não precisará arcar com os gastos extras.

Traslado Médico

O seguro viagem cobre os gastos com a remoção ou transferência do segurado ao hospital ou clínica mais próximos que tenha atendimento adequado, se necessário.

Danos, extravio ou atraso de bagagens:

Todo mundo alguma vez já chegou no aeroporto e viu a sua mala novinha rasgada ou amassada, por conta do descuido das companhias aéreas, não é mesmo? E quem nunca chegou no destino e a mala foi extraviada?

Isso são coisas que acontecem frequentemente em viagens. Contratar estes serviços em seu seguro viagem Europa pode valer muito a pena.

Assistência Jurídica:

Bateu em um carro e o local está ameaçando a entrar na justiça contra você? O seguro viagem Europa lida com todas essas situações frustrantes por você

Atrasos de voo:

Se o seu voo atrasar (mais de 6 horas), o seguro viagem reembolsa os gastos com comida, transporte ou diárias de hotel.

Gastos com Acompanhante e ou Familiar em caso de emergência médica:

Já imaginou viajar sozinha e ficar doente ou sofrer um acidente? O seguro viagem cobre os custos de passagem do Brasil até o local onde você está e diárias em hotel (limite máximo de 10 diárias) para que alguém te acompanhe no retorno ao país.

Cobertura para Esportes Radicais:

Vai mergulhar, surfar, esquiar ou fazer sky diving? Então não pense duas vezes antes de contratar este serviço em seu seguro viagens.

Cobertura médica para gestante:

Esse tipo de cobertura tem algumas particularidades, não são todas as seguradoras que oferecem planos que cobrem gastos médicos com gestante, ou ainda outras possuem restrições com a idade gestacional e idade da mãe.

>> Leia mais Seguro Viagem para Gestantes – Como Escolher e Qual é o Melhor?

Cobertura para viagens de cruzeiro marítimo:

Você sabia que existe seguro viagem Cruzeiros marítimos? Muita gente vai a Europa e embarca em um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Para isso, é preciso fazer um seguro viagem específico para este tipo de viagem.

>> Leia mais Seguro Viagem Cruzeiros Marítimo – Como Funciona e Onde Contratar.

Cobertura para estudantes em intercâmbio:

Quem vai ao exterior estudar tem que lidar com grandes mudanças de uma só vez – é uma vida nova, em um lugar totalmente diferente. Imagine ser pego de surpresa com alguma emergência e ter que lidar com tudo sozinho, durante esse período?

É aí que entra a importância do seguro viagem estudante ou seguro viagem intercâmbio.

O seguro viagem é uma garantia que você tem de que estará acobertado caso ocorra algum problema enquanto estiver fora do país. Alguns planos são mais específicos para esse fim.

>> Leia mais Seguro Viagem Intercâmbio – Como Funciona e Qual é o Melhor.

O que o seguro viagem Europa não cobre?

O seguro viagem Europa cobre – quase – tudo. Porém, existem alguns detalhes que é preciso ficar atento. O seguro viagem não cobre:

  • Perdas de bens pessoais, como passaporte, joias, cartões de crédito e cheques.
  • Próteses, fisioterapia ou tratamentos dentários
  • Tratamentos psiquiátricos ou psicológico (exceto alguns planos específicos para estudantes em intercâmbio)
  • Acidentes resultantes de fenômenos da natureza – terremoto, enchentes etc
  • Acidentes resultantes de situação de guerra
  • Tratamento de enfermidades epidêmicas
  • Reembolso com despesas com remédios ou tratamentos que não tenham sido prescritos pelo médico

Quais cidades o seguro viagem cobre na Europa?

A boa notícia para quem vai a Europa, é que não importa se você vai fazer um roteiro Portugal ou curtir ótimos hotéis em Paris. Um único seguro viagem cobre todas as cidades do continente! Até as que estão fora do Tratado de Schengen ou as mais distantes.

A Torre de Belém em Lisboa, um dos pontos para conhecer em um Roteiro Portugal. seguro viagem europa barato
A Torre de Belém, em Lisboa, uma dica para incluir em um roteiro Portugal. Foto via Pexels.

Qual o valor do seguro viagem para Europa?

Um seguro viagem para Europa custa em média entre R$ 10 a R$ 26 por dia. Se o passageiro tiver mais de 70 anos, o valor do seguro pode aumentar um pouco.

A melhor dica é cotar pela Seguros Promo e ver de perto quanto custa uma cobertura com as melhores seguradoras ;).

>> Leia mais Quanto Custa Seguro Viagem para Europa.

Despesas médicas e hospitalaresSeguro BagagemPreço (20 dias viagem)
TA 40 Especial – Internacional40 mil dólares1.200 dólares (complementar)R$ 193,61
Intermac EURO 4040 mil euros500 euros (complementar)R$ 249,66
AC 60 Europa + Telemedicina60 mil euros1.200 dólares (complementar)R$ 269,04
Affinity 60 Mundo60 mil dólares1.200 euros (complementar)R$ 216,22
seguro viagem europa barato
seguro viagem europa barato

Como encontrar um seguro viagem Europa barato?

Para pesquisar os melhores preços oferecidos por diferentes seguradoras e encontrar um seguro viagem Europa barato, vale a pena fazer a cotação na Seguros Promo. O site encontra os seguro viagem mais em conta, e sempre tem uma promoção nova rolando por lá. Fique de olho!

Ainda conseguimos para você um cupom DICASDEVIAGEM5, que garante 5% de desconto e pagando com boleto ganha mais 5% off. São 10% a menos para economizar muito no seu seguro viagem!

Você pode pagar com cartão de crédito também, mas já que os valores não são altos vale descolar os 10% off pagando no boleto ;). Aí sim você garante um seguro viagem europa barato e com desconto!

Garanta já seu seguro viagem Europa barato! Clicando aqui você garante até 10% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5!

DICASDEVIAGEM5

Qual o melhor seguro viagem para Europa?

Muita gente se pergunta qual o melhor Seguro Viagem para Europa? Porém, a resposta é muito relativa porque depende do seu perfil de viajante, duração da viagem, entre outras variáveis.

Para te ajudar, indicamos os nossos 4 prediletos. Com ótimo custo-benefício e boa cobertura de viagem:

Assist Trip 40 Inter

  • Cobertura de despesas médico hospitalar de 40.000 dólares
  • Cobertura para prática de esportes
  • Cobertura para gestante
  • Cobertura com assistência odontológica
  • Gastos por atraso de voo de 200 dólares
  • Seguro bagagem extraviada de 1.500 dólares (complementar)

Travel Ace 40

  • Cobertura de despesas médico hospitalar de 40.000 dólares
  • Cobertura para prática de esportes
  • Cobertura para gestante
  • Cobertura com assistência odontológica
  • Seguro bagagem extraviada de 1.200 dólares (complementar)

GTA 60 EUROMAX

  • Cobertura de despesas médico hospitalar de 60.000 euros
  • Cobertura para prática de esportes
  • Cobertura para gestante
  • Cobertura com assistência odontológica
  • Gastos por atraso de voo de 250 euros
  • Seguro bagagem extraviada de 1.200 dólares (complementar)

AC 60 + TELEMEDICINA

  • Cobertura de despesas médico hospitalar de 60.000 euros
  • Cobertura para prática de esportes de 60.000 euros
  • Cobertura para gestante de 60.000 euros
  • Cobertura com assistência odontológica
  • Gastos por atraso de voo de 100 dólares
  • Seguro bagagem extraviada de 1.200 dólares (complementar)

Vale a pena consultar o site da Seguros Promo e comparar os mais de 40 planos de seguro viagem Europa, clique aqui e faça sua cotação ainda hoje!

Como acionar o seguro viagem Europa em caso de emergência?

seguro saúde viagem europa
Seguro saúde viagem europa.

Após a contratação do seguro viagem Europa na Seguros Promo, você recebe, em até 24 horas, a sua apólice por e-mail. Neste documento estão todos os telefones e meio de contato da segurador contratada.

Caso precise acionar o seu seguro viagem, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato direto com a Central de Atendimento da seguradora.

O atendimento será em português, tenha em mãos o número de sua apólice e seus dados pessoais. Conte ao atendente o seu problema e ele irá te dar o suporte necessário para lidar com as situações inesperadas.

Caso não consiga contato, vá a uma clínica ou hospital mais próximo e neste caso a seguradora irá reembolsa os valores após a viagem. Lembre-se de guardar todos os comprovantes originais dos gastos médicos e solicite também um relatório médico.

Todas as seguradoras listadas na Seguros Promo trabalham neste sistema de atendimento (24 horas, 365 dias do ano) deixando tudo bem mais fácil na de uma emergência durante a viagem.