Está a caminho da Califórnia? Gosta de trilhas e de estar em contato com a natureza? Se respondeu sim a essas perguntas, então você não pode deixar de conhecer o Yosemite Park, um dos parques mais visitados dos Estados Unidos.

A natureza do Yosemite Park é realmente privilegiada. Além dos grandes picos de granito, há também vales, trilhas e lindas cachoeiras. Um destino que certamente impressiona e atrai milhares de visitantes o ano todo. Não é à toa que é um dos parques mais visitados dos Estados Unidos, de acordo com a National Park Service.

O Yosemite National Park, na Califórnia, foi criado em 1864 e conta com mais de 3 mil km² de área protegida e conservada. Dentre as imagens mais icônicas, estão o Half Dome e o El Capitan (paredão protagonista do documento ganhador do Oscar e do Bafta, Free Solo).

O Parque Nacional de Yosemite é o tipo de atração indicado para a família toda, não importa a idade. Mesmo que seja só de passagem ou até um bate e volta, vale muito a pena! E, claro, dá para passar mais dias, aproveitando com calma, tudo o que há para fazer por lá.

Neste guia completo, reunimos toda as informações que você precisa saber antes de visitar o Yosemite National Park.

Colunista Cau Pelegrini sentada em mirante com vista para lago e árvores coníferas, no Yosemite
Um dos mirantes do Parque Nacional de Yosemite

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Yosemite National Park – É possível colocar legenda em português no vídeo

Onde fica o Yosemite National Park

O Parque Nacional de Yosemite está localizado no estado da Califórnia, a 270 km do centro de San Francisco – ou a uma viagem de 3h20 de carro. 🙂

Outra grande cidade não muito distante é Los Angeles, que está a 450 km. Apesar de perto, a distância não é pouca, e nesse caso não aconselho planejar um bate e volta – você ficaria, no mínimo, 4h40 no carro.

Já Las Vegas fica mais longe, aproximadamente 550 km, ou pouco mais de 5h30 horas de carro.

Como chegar no Yosemite Park

A forma mais fácil de chegar ao Yosemite National Park é de carro. Mesmo com a possibilidade de ir de ônibus desde San Francisco e a disponibilidade de transporte interno gratuito dentro do Parque – os shuttles –, ir com seu veículo irá facilitar, e muito, o seu deslocamento.

>> Leia nossas dicas de Aluguel de Carro EUA – O Guia Para Garantir As Melhores Ofertas

De carro

Antes de partir, tenha em mente que o Yosemite não tem um endereço específico. Ou seja, pode ser que o GPS do carro não encontre o destino. Mas o Google Maps costuma funcionar muito bem. Para facilitar, sugiro fazer a busca pelas portarias do parque ou pontos específicos que quer visitar.

#AnotaADica: Não deixe também de baixar os mapas offline no seu celular. Como Yosemite é uma área de floresta, o sinal pode não pegar por lá, então é melhor não arriscar.

A entrada mais próxima de San Francisco é a Yosemite National Park Big Oak Flat – a 40 km do Yosemite Valley Visitor Center. Nesse centro de visitantes você encontrará mais informações, mapas, lojas de souvenir e restaurantes.

Postos de combustível são raros dentro do parque. A maior quantidade fica no lado oeste, e não existem no Vale de Yosemite e em Tuolumne Meadows – esse último está a 87 km do Yosemite Valley Visitor Center. Por isso, fique atento com o tanque do carro.

Vale lembrar que durante o Inverno parte da Highway 120 (Tioga Road), que cruza o parque de leste a oeste, fica fechada e só abre quando as condições climáticas melhoram (geralmente entre final de Maio e começo de Junho).

As regiões onde você pode encontrar combustível dentro do parque são:

  • Em Wawona (Visitor Center, aberto apenas no verão)
  • Crane Flat
  • El Portal

>> Veja mais sobre essa região da Califórnia no post Gold Country

Colunista e acompanhante em estrada com vista para El Capitan e Half Dome, paredões de granito do Yosemite Park
Alugar um carro para conhecer Yosemite vale muito a pena – Na foto: El Capitan e Half Dome ao fundo vistos desde a estrada 🙂

De transporte público

Dá para ir de ônibus de San Francisco até o Parque Nacional de Yosemite. Mas dá um trabalhão e pode levar até 9h para chegar (não recomendo).

O ideal é que sua viagem seja otimizada para que você aproveite o máximo possível, conheça novos lugares e, se conseguir, ainda descanse um pouco, não é? Mas se mesmo assim você quiser encarar essa opção, aqui estão duas sugestões:

  • Apenas ônibus: Saindo do terminal de ônibus de San Francisco, siga com a Greyhound até a cidade de Merced – estação Merced Amtrak. A partir de então, pegue um ônibus YARTS e siga viagem até o Yosemite Visitor Center.
  • Trem + ônibus: Desde o centro de San Francisco, siga com o BART (linha Richmond – Millbrae – no sentido Richmond), e desça na Richmond Station. De lá, pegue um trem da Amtrak até Merced Station. Siga viagem com a YARTS até o Yosemite Visitor Center.

Uma dica: lembre-se de comprar sua passagem com antecedência, para não perder a viagem.

Foto do centro de visitantes do parque, com árvores ao redor e pessoas entrando
Yosemite Visitor Center, a principal entrada do Parque – Foto: Wikimedia

Você sabe como alugar um carro bom e barato nos EUA?
Para poupar sua energia para explorar o parque, sua melhor escolha é alugar um carro. Garanta um veículo pelo melhor preço, sem IOF, e parcele em até 12x sem juros na RentCars.

Planejando a visita ao Yosemite Park

Yosemite Park Mapa

Para ajudar se localizar no seu planejamento, veja o o mapa oficial do parque:

Mapa oficial do Yosemite National Park
Caso queira ver o mapa do Parque Nacional de Yosemite na versão ampliada com detalhes, clique sobre a foto.

Horário de funcionamento

O Yosemite National Park está aberto durante o ano todo e você não precisa de reservas antecipadas para entrar. Porém, se pretende passar uma ou mais noites, é melhor reservar antes seu camping ou lodge.

Com exceção da portaria Hetch Hetchy, ao norte, todas as outras funcionam 24h por dia. Caso chegue em um horário que não tenha ninguém trabalhando, não tem problema. Entre normalmente e pague o seu acesso nos centros de visitantes ou na saída.

Quanto custa o ingresso para Yosemite National Park?

A entrada para o parque custa 35 dólares por veículo particular (até 15 assentos) ou 30 dólares por moto. No caso de acesso a pé, de bicicleta ou em veículo particular (com mais de 15 pessoas) o custo é de 20 dólares por pessoa.

#AnotaADica: Se for visitar mais de três parques nacionais nos EUA, vale a pena adquirir o passe anual. Por 80 dólares você tem acesso a todos os Parque Nacionais Americanos durante o período de um ano.

Veja onde adquirir seu cartão anual oficial na loja online.

>> Leia também nosso post sobre Tuolumne, uma das regiões porta de entrada do Yosemite.

Como se locomover no Yosemite National Park

Estacionamento no Parque

A melhor forma de se locomover dentro do parque é através dos shuttles, são ônibus gratuitos dentro do parque que tem uma rota definida e param nos principais pontos turísticos do Yosemite.

Mas, caso prefira ir com seu carro, o parque possui estacionamento, mas chegue cedo, pois costuma lotar. Somente fique atento com as indicações de velocidade e de onde estacionar. Siga as placas e tenha cuidado para não levar uma multa de recordação.

Shuttles – Transporte gratuíto no Yosemite National Park

Seja de carro ou de transporte público, você pode fazer uso dos shuttles para acessar pontos específicos do Parque, como alguns mirantes, áreas de piquenique e trilhas.

Os shuttles percorrem boa parte do Yosemite. Alguns funcionam o ano todo, outros são sazonais.

  • Yosemite Valley Shuttle System: é um dos principais e mais utilizados. Percorre as principais atrações da região leste do vale durante o ano todo, das 7h às 22h.
  • El Capitan Shuttle: faz um percurso parecido com o Yosemite Valley Shuttle, mas com paradas no El Capitan, Four Mile Trailhead e no Valley Visitor Center. Funciona entre meados de Junho e começo de Outubro, das 9h às 17h.
  • Tuolumne Meadows Shuttle: circula entre o Tioga Pass e Olmsted Point – incluindo o Lago Tenaya, na região do Tuolumne Meadows. Funciona no verão, entre meados de Junho e começo de Setembro.  

Uma dica, antes de ir ao parque consulte o site oficial do Parque para ver informações atualizadas dos shuttles, elas podem alterar ou estarem fechadas conforme época do ano.

Mapa explicando logística do Yosemite Valley Shuttle System
Mapa explicativo do Yosemite Valley Shuttle System

Quando ir – Melhor época para visitar Yosemite

Não é fácil dizer qual é a melhor época para visitar o Yosemite Park. A cada estação do ano, as paisagens mudam e o parque parece ser um lugar diferente.

Cada época tem suas belezas, vantagens e desvantagens. Para te ajudar, reunimos algumas características de cada estação para você escolher:

Yosemite Park no Verão – Junho a Agosto

Durante o verão, muitos visitantes são atraídos pelo clima mais quente – o que deixa o parque bem cheio, ainda mais com as férias escolares caindo bem nesse período também.

A época é ótima para para acampar, caminhar e curtir a natureza, com um calorzinho gostoso e pouca chance de chuva. A seca, porém, faz com que algumas cachoeiras reduzam consideravelmente o nível de água – por exemplo, a famosa Yosemite Falls pode secar no mês de Agosto.

As temperaturas variam entre 31 ºC e 10 ºC na região do Yosemite Valley e Wawona, e entre 20 ºC a 2 ºC na região do Tuolumne Meadows.

Foto de paisagem de cores vibrantes no verão do Yosemite National Park
Verão quente e com muita cor no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia – Foto: moonjazz via Flickr

Yosemite no Outono – Setembro a Novembro

Época de poucos visitantes, é possível percorrer com mais tranquilidade as estradas que ainda estão abertas. Aproveite para apreciar as cores do outono, um show a parte, te garanto.

As temperaturas, um pouco mais baixas, variam entre 12 ºC e -2 ºC na região do Yosemite Valley e Wawona. Mesmo com esse clima não muito animador, é possível presenciar belos dias de sol.

Algumas regiões ficam abertas até Novembro, mas tudo vai depender de quando as primeiras nevascas chegam. Dependendo das condições climáticas será obrigatório o uso de correntes nos pneus – fique atento.

Vale lembrar que a Tioga Road – que corta o parque – tem os serviços fechados em Setembro e após 14 de Outubro é proibido estacionar à noite.

Vista de paisagem do Parque Nacional de Yosemite no outono, com árvores de folhas amareladas a cachoeira ao fundo
Cores do outono no Yosemite Park – Foto: David Mark por Pixabay

Yosemite no Inverno – Dezembro a Fevereiro

A neve transforma mais uma vez a paisagem, faz muito frio, mas isso não afasta os poucos visitantes. As temperatura podem chegar a -10 ºC na região.

A Tioga Road pode fechar em meados de Novembro, e fica proibido circular entre Crane Flat e Tioga Pass. O acesso à região do Tuolumne Meadows também é fechado.

Foto de paisagem de inverno no Yosemite National Park, com lado e alguns pontos de neve
Um pouco de neve durante o inverno no Yosemite National Park – Foto: Juan Alberto via Flickr

Yosemite na Primavera – Março a Maio

Com o degelo da neve, o nível de água dos rios começa a subir e cachoeiras voltam a aparecer. No início da estação algumas estradas e serviços ainda estão fechados, como Tioga and Glacier Point – com exceção das regiões do Yosemite Valley e Wawona, abertos o ano todo.

Mas os visitantes começam a marcar presença, principalmente aos finais de semana.

As temperaturas chegam a máxima de 21 ºC e mínima de 4 ºC na região do Yosemite Valley e Wawona. E máxima de 11 ºC e mínima de -6 ºC na região do Tuolumne Meadows.

Paisagem de primavera no Yosemite National Park, com cachoeira ao fundo e árvores na frente das rochas
Primavera no Yosemite Park – Foto: Joel Olives via Flickr

Quantos dias ficar no Yosemite Park

A entrada do Parque Nacional de Yosemite te dá o direito de ficar até 7 dias corridos na área, ou seja, dá para aproveitar bem.

Uma semana é muito para o seu roteiro? Sugiro pelo menos 2 ou 3 dias completos. Mesmo se quiser fazer um bate volta, o que não recomendo por ser muito corrido, vai valer a pena e você ainda vai ficar com gostinho de quero mais. Acredite.

Yosemite Park o que fazer

Yosemite Visitor Center

Se conseguir, vá primeiro ao Visitor Center. Lá você vai conseguir um mapa e todas as informações que precisa para começar sua exploração.

Além de um museu com a história do primeiros moradores do parque, também um lojinha com souvenirs e fotos.

Yosemite Valley

O Yosemite Valley é uma região com muitos atrativos e passagens. É umas das áreas mais visitadas.

Alguns pontos merecem sua atenção, separei para você colocar na sua lista:

Tunnel View – Tem uma vista espetacular, de onde já é possível avistar o El Capitan, o Half Dome e outras montanhas que completam a paisagem e são uma das mais famosas no parque.

El Capitan – uma formação rochosa bem conhecida. Não é difícil de ver, e desde a Northside Drive fica mais fácil ainda. Pare o carro nos locais permitidos e desfrute.

Glacier Point –  Um lugar especial para avistar o Half Dome e uma vista geral de todo o parque. Dá para chegar aqui por trilha (Four Mile Trail) ou de carro (estrada Glacier Point Road).

Yosemite Falls – Dá para ver parte da cachoeira desde a estrada, mas para chegar ao mirante da Lower Yosemite Falls, é preciso fazer uma fácil e curta trilha, de menos de 1 km. Se estiver com tempo e disposição, siga a trilha no sentido do Yosemite Point para ver a Upper Yosemite Falls.

Outras duas belas quedas d’água, também acessíveis por trilha, são Nevada Fall e Vernal Fall.

Trilhas em Yosemite: outro atrativo do parque são as trilhas, com mais de mil quilômetros de extensão. Algumas delas são, ao sul do parque a Four Mile Trail. A Mist Trail, a trilha é mais pesada e levam a Nevada Fall e Vernal Fall.

Mapa do Yosemite Valley
Mapa do Yosemite Valley – clique na foto para ampliar
Foto de cadeia de montanhas de granito, incluindo El Capitan e Half Dome
Tunnel View, de onde você pode ver El Capitan e Half Dome, que completam a paisagem de montanhas – Foto: unsplash
El Capitan, montanha de pedra famosa no Parque Nacional de Yosemite
El Capitan, famosa montanha de pedra do Parque Nacional de Yosemite
Vista a partir do Glacier Point, mirante alto no parque
Incrível vista do Glacier Point – Foto: Dimitry B. via Flickr
Foto de queda d'água em cachoeira do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia - Lower Yosemite Falls
Queda d’água incrível em Lower Yosemite Falls – Foto: publicdomainpictures

Sequoias Gigantes no Yosemite National Park

É em Mariposa Grove, próximo a entrada sul do parque, que você encontrará a floresta das giant sequoias (sequoias gigantes). Elas impressionam, ainda mais depois de saber que elas podem alcançar 100 m de altura.

Até ali são quase 90 km desde a entrada Big Oak Flat, ao norte, ou 50 km desde Yosemite Valley Visitor Center. Fique atento, pois a estrada Mariposa Grove fecha em meados de Novembro e só reabre entre Maio e Junho.

Foto das árvores chamadas sequoias gigantes vistas de baixo para cima
As sequoias gigantes – Foto: marybenotti por Pixabay

O que levar para o Yosemite Park

O que levar para o Parque Nacional de Yosemite depende do que você quer fazer e de quanto tempo vai ficar por lá.

Por exemplo, um bate e volta não requer muito, você pode levar sua comida e bebida e fazer seu próprio piquenique. Pode, também, comer em um dos restaurantes do parque.

O Yosemite é uma região de montanha, ou seja, esteja preparado para mudanças climáticas e a possível sensação das quatro estações no mesmo dia. Até os dias mais quentes esfriam no cair da noite, por isso leve roupas quentes.

Se for fazer alguma trilha, vista roupas e calçados apropriados. Itens básicos como água, protetor solar, óculos de sol e boné são sempre aconselháveis. Ah, e claro, não esqueça sua câmera fotográfica.

Foto de mochila com garrafa d'água, item ideal para transportar coisas durante passeios e trilhas
Esteja preparado para a amplitude térmica do dia, e leve muita água e outros itens básicos para se manter durante os passeios – Foto: unsplash

Esqueceu de fazer o seu seguro viagem?
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para garantir 5% de desconto depois de comparar as coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado no SegurosPromo.

Onde ficar no Yosemite National Park

Dentro do parque

Se hospedar dentro do parque é uma opção. Para dormir em lodges ou tendas é necessário fazer a reserva diretamente no site. Veja aqui a lista das acomodações. Não deixe para reservar em cima da hora.

Acampar é outra opção para curtir seus dias. Não pense que necessariamente é preciso fazer uma longa trilha para poder acampar. Há campings próximo aos centros de visitantes. Para mais informações e reservas nos campings oficiais, acesse aqui.

Caso pretenda fazer alguma trilha com pernoite, lembre-se de ir ao centro de visitantes para comunicar os guarda parques e, se necessário, solicitar a permissão de camping. Eles também alugam mini barris “anti-ursos” para você guardar sua comida.

A maioria dos campings possui caixas de armazenamento, mas dependendo da época do ano e manutenção das mesmas, é possível que não estejam indisponíveis.

Foto do Ahwahnee Hotel, uma opção de hospedagem no parque
O Ahwahnee, no Yosemite Valley, é uma boa escolha para se hospedar – Foto: pexels

Fora do parque

Algumas cidades próximas tem ótimas opções hotéis nas proximidades do Yosemite Park. Uma das vantagens é poder encontrar hospedagens econômicas nesses lugares. 🙂

Em Mammoth Lakes, o The Mammoth Creek Inn ($$), com quartos amplos (alguns até com cozinha) e o Sierra Lodge ($$), confortável e com lareira na área comum, são boas opções.

Já em Oakhurst, Comfort Inn Yosemite Area ($$) é bem silencioso para uma boa noite de descanso, enquanto a casa Pinecone Getaway ($$) é uma boa escolha para quem vai em grupo.

Na cidade de Mariposa, base comum de quem vai ao Yosemite, o Miners Inn ($$) é uma excelente escolha. O hotel tem quartos super espaçosos, com lareira, e até uma piscina para os hóspedes. Com localização ótima para quem vai aos parques da região, o Best Western Plus Yosemite Way Station ($$) tem estrutura completa para atender os viajantes.

Em Groveland, o Hotel Charlotte ($$) é uma opção bastante popular. Quem busca uma opção mais barata (que é raridade na região) vai gostar do Jackass Hostel ($), que fica na área de North Fork, a menos de 50 km do Parque Nacional de Yosemite.

Quarto do hotel Sierra Lodge, em Mammoth Lakes, com cama de casal, poltrona grande, armário, abajures e cortina
Quarto de casal do Sierra Lodge – clique na foto para conferir a disponibilidade
Quarto do hotel Comfort Inn Yosemite Area em Oakhurst, com cama de casal bem ampla
Ampla cama de casal em quarto do Comfort Inn Yosemite Area – clicando na foto, você consegue fazer sua reserva agora mesmo
Quarto duplo do hotel Miners Inn, em Mariposa - CA
Quarto duplo com bastante espaço no Miners Inn, em Mariposa – clique na foto para reservar

Quer encontrar boas ofertas de hotéis em Yosemite?
Veja os descontos que estão rolando apenas HOJE no Booking.com

Booking.com

Outras opções de passeio para combinar com o Yosemite

Um lugar não muito turístico, mas colado com o parque, são as Mammoth Lakes, próximas ao Lake Crowley. Para chegar até lá é preciso cruzar o Tioga Pass. Há inúmeras águas termais, em sua grande maioria gratuitas. Uma delas é a Wild Willy’s Hot Spring.

Outros dois parques nacionais próximos ao Yosemite que dá para incluir no roteiro e aproveitar a viagem é o Sequoia National Park e o Death Valley National Park.

Ao norte, a menos de 300 km do Parque Nacional Yosemite, está o Lake Tahoe, o maior lago de montanha da América do Norte e o segundo mais profundo – outro passeio de beleza incomparável!

>> Leia também nosso guia sobre o Lake Tahoe

Foto com vista de piscina termal Wild Willy's Hot Spring e paisagem ao fundo
Wild Willy’s Hot Spring, Mammoth Lakes – Foto: Lars Dugaiczyk via Flickr
Foto da paisagem arenosa no Death Valley National Park
As belas dunas do Death Valley National Park, bem próximo de Yosemite – Foto: Pixabay

Dica extra do Yosemite – Cuidado com os ursos!

Não é para ficar assustado, mas você precisa saber que o Yosemite é lar dos black bears (ursos negro), e há centenas deles vivendo na região. Eles são menores e menos agressivos que os grizzly bears (ursos cinzentos/pardos), mas isso não quer dizer que se deve ter menos cuidado e atenção.

Os black bears são super curiosos e têm o olfato apuradíssimo. Por isso, é obrigatório o uso das caixas próprias anti-urso para armazenar comida, principalmente se for pernoitar no parque, seja acampando ou em lodges. Em hipótese alguma deixe comida dentro do carro ou na barraca.

Mas o que é comida para um urso? Basicamente tudo que tem cheiro  – seja comestível ou não. Além da nossa comida normal, pode incluir nessa lista itens de higiene (sabonete, pasta de dente, desodorante), protetor labial, protetor solar, itens de cozinha (mesmo depois de lavados) e por aí vai.

Preciso levar bear spray (“repelente” de urso)? Não é uma regra, mas eu tinha o meu sempre em mãos. Vi um urso em um momento, mas não precisei usar. Ele logo pulou para dentro da mata e correu.

Mais informações sobre os ursos no Parque Nacional de Yosemite podem ser consultadas no site oficial aqui (em inglês).

Fique esperto e tome muito cuidado no parque, sempre siga as recomendações de segurança!
Fique esperto e tome muito cuidado no parque, sempre siga as recomendações de segurança!

O que você PRECISA saber ANTES de ir ao Parque Nacional de Yosemite

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para os Estados Unidos, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

3) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar nos EUA, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias. 

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: America Chip

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional na AMERICA CHIP. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica:Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Continue lendo sobre a Califórnia:

Gold Country – Saiba TUDO Sobre a Região da Califórnia

Tuolumne – Guia sobre o condado do velho oeste nos EUA

Lake Tahoe – Tudo Para Você Planejar sua Viagem

Aluguel de Carro EUA – O Guia Para Garantir As Melhores Ofertas

Onde comprar em San Francisco na Califórnia

San Francisco California: O Guia Completo da Cidade

O que fazer em San Francisco, na Califórnia: 22 atrações imperdíveis

Onde Comer em San Francisco na Califórnia

Onde ficar em San Francisco – Melhores regiões e hotéis para hospedar