Um guia completo para planejar sua viagem ao Acre. Anote as dicas e aproveite muito!

O Acre existe, sim, e é uma parte maravilhosa do território brasileiro. Brincadeiras à parte, o local é uma terra incrível para se conhecer, principalmente para quem tem vontade de ver de perto as riquezas da floresta Amazônica.

Pertinho de outros vizinhos sul-americanos, como a Bolívia (país do qual um dia já foi parte) e o Peru, com quem faz fronteira por quase todo limite oeste, o território só foi incorporado ao Brasil num acordo relativamente recente – o Tratado de Petrópolis.

Assinado em 1903, esse documento garantia a transferência de parte do território norte da Bolívia para o Brasil, tornando-se o estado acreano que hoje conhecemos. Se você tem curiosidade de saber mais sobre esse cantinho do país, confira abaixo este guia completo.

O que fazer no Acre

O Acre possui uma forte cultura típica nortista, com muitas semelhanças aos costumes do Amazonas, mas também possui um certo grau de influência nordestina. Isso se deve à grande migração de pessoas de diferentes partes do nordeste para lá, em busca de melhores condições de vida.

Um dos principais atrativos do estado é conhecer a selva Amazônica de perto. Mas as belezas naturais do estado não se resumem à maior floresta do mundo. Por lá você também pode curtir a vista incrível do Parque Nacional da Serra do Divisor. Além disso, Rio Branco também guarda diversos monumentos históricos super interessantes para conferir.

Além da capital, a pacata cidade de Xapuri guarda museus que relembram a vida do ativista Chico Mendes. Em Brasiléia também há locais de interesse, como a ponte binacional e o Balneário Jarinal. E, para os que se empolgarem em seguir viagem, em Assis Brasil é possível pegar a Estrada Brasil-Peru, rumo a Cusco.

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar no Acre

A cidade com maior oferta de hospedagens no Acre é a capital Rio Branco. Por lá, uma boa ideia é se hospedar no centro, onde a localização facilita o acesso às área de interesse da cidade e permite um aproveitamento melhor da viagem. Em outras cidades também é possível encontrar bons estabelecimentos para pernoitar.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens no Acre no Booking.com ou Hoteis.com

Área verde abundante na Praça Sena Madureira, em Rio Branco
Praça Sena Madureira, em Rio Branco – Foto: Wikimedia

Onde comer no Acre – Dicas de restaurantes

A culinária acriana é permeada por peixes de águas doces, como o pirarucu e o tambaqui. Um prato super comum da região norte como um todo é o tacacá, que leva camarões, jambu e tucupi, um tradicional caldo amarelo, extraído da raiz de mandioca brava. Fora isso, frutas como cupuaçu e cajá também são muito apreciadas nessa região do Brasil.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Rua plana e pacata, com casinhas coloridas, em Xapuri, cidade do interior do Acre
Rua em Xapuri, no Acre – Foto: Wikimedia

Aluguel de carro no Acre

Alugar um carro no Acre é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para o Acre

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Acre, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Entrada de parque em Feijó, no Acre, em de clima fechado com nuvens pesadas
Parque na cidade de Feijó – Foto: Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do Acre