Na Costa Verde carioca, Angra dos Reis se destaca com suas águas cristalinas, praias paradisíacas e Centro Histórico. Não perca nenhum detalhe desse passeio delicioso!

Localizada na região da Costa Verde, no extremo sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis tem 365 ilhas e 2000 praias. Com uma ilha para cada dia do ano, passeios e paisagens maravilhosas é o que não faltam no destino!

Águas cristalinas, trilhas, cachoeiras, passeios de barco e prática de esportes são algumas das principais atividades no destino, que promete não só encantar os viajantes apaixonados por aventura, mas também às famílias que buscam descanso.

Conheça todos os detalhes da cidade e colecione momentos para ficar na memória!

O que fazer em Angra dos Reis

visto do pôr do sol no pico do frade em angra dos reis
Pôr do sol no Pico do Frade | Foto: Julien Bonnardel, via Wikimedia Commons

A principal atração para quem visita Angra dos Reis é conhecer as ilhas e praias que fazem parte da cidade. Contudo, o Centro Histórico também tem muitas riquezas culturais, pois Angra foi um dos principais portos do Brasil na época colonial.

É possível fazer um tour a pé pelo centrinho e conhecer os locais mais famosos em um dia. A Praça General Osório com o Chafariz dos Dragões é uma bela parada. No Mercado Municipal, vale visitar também a Praça Zumbi dos Palmares para comprar artesanatos. Já a Rua do Comércio é uma das movimentadas e vende um pouquinho de tudo.

É interessante conhecer as igrejas ricamente decoradas como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte – onde é possível apreciar o Museu de Arte Sacra -, o Convento de São Bernadinho de Sena e a Igreja e Convento do Carmo.

As ilhas que se destacam são Ilha Grande, Ilhas Botinas, Ilha da Gipóia e a Ilha de Cataguases. Todas possuem praias imperdíveis acessadas por barcos ou lanchas, sendo possível fazer mergulho e praticar snorkel nas águas transparentes.

Também há diversas trilhas em Angra. Algumas das mais simples saem do bairro do Perequê seguindo em direção à Mambucabinha no Morro da Boa Vista ou à Trilha da Torre de Televisão. Já outras são mais difíceis, como a Trilha da Praia Grande e o Pico do Frade no Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Á noite, a melhor pedida é curtir no Cais de Santa Luzia, com muitos restaurantes e barzinhos. Confira a lista de atrações:

  1. Centro Histórico
  2. Praça General Osório com o Chafariz dos Dragões
  3. Mercado Municipal
  4. Praça Zumbi dos Palmares
  5. Rua do Comércio
  6. Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição
  7. Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte e o Museu de Arte Sacra
  8. Convento de São Bernadinho de Sena
  9. Igreja e Convento do Carmo
  10. Ilha Grande
  11. Ilhas Botinas
  12. Ilha da Gipóia
  13. Ilha de Gataguases
  14. Trilha Perequê-Mambucabinha
  15. Trilha da Torre de Televisão
  16. Trilha da Praia Grande
  17. Pico do Frade
  18. Cais de Santa Luzia

Melhores praias em Angra dos Reis

vista da praia do dentista em angra dos reis
Praia do Dentista | Foto: Alexsandre Almeida, via Unsplash

Angra dos Reis tem mais de 2000 praias distribuídas pelas mais de 300 ilhas que formam a cidade. Contudo, as praias continentais também valem a visita. A Praia da Figueira não tem muita estrutura, apesar de ser linda. Já a Praia Secreta é mais movimentada e possui barracas e vendedores.

Para visitar as praias nas ilhas é preciso pegar um barco ou lancha. Muitos lugares oferecem um pacote passando pelas principais, assim é possível conhecer mais em menos tempo.

Na Ilha Grande os destaques ficam por conta da Praia de Lopes Mendes, uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Aventureiro, com o famoso coqueiro deitado a 90º e a Praia do Caxadaço, formada por dois paredões de pedra.

Recebendo esse nome por parecerem o formato do calçado, as Ilhas Botina são perfeitas para a prática de mergulho e snorkel, devido às águas transparentes e cheias de vida.

A Praia do Dentista é uma das mais badaladas da Ilha da Gipóia. E a Igreja da Piedade completa a bela paisagem da Praia da Piedade.

Já a Ilha de Cataguases é ligada à Ilha do Peregrino por uma faixa de areia fina, fazendo o lugar parecer uma cena de filme. As águas são claras e é possível aproveitar o dia todo.

Fechando a nossa lista, existem as praias que estão no caminho para Paraty, sendo as mais bonitas e interessantes: Praia de São Gonçalinho, Prainha e a Praia de Tarituba. Veja todas as recomendações:

  • Praia da Figueira
  • Praia Secreta
  • Praia de Lopes Mendes
  • Praia do Aventureiro
  • Praia do Caxadaço
  • Praia do Dentista
  • Praia da Piedade
  • Ilha de Cataguases
  • São Gonçalinho
  • Prainha
  • Praia de Tarituba

Onde ficar em Angra dos Reis

Existem ótimas opções para ficar em Angra dos Reis, passando desde hotéis até pousadas, chalés, resorts, aluguéis de temporada e airbnbs.

As acomodações estão localizadas, em sua maioria, bem próximas das praias e muitas oferecem treinamento e equipamentos para a prática de esportes como mergulho e snorkel. Existe, ainda, uma diversidade valores, variando das mais simples às mais luxuosas.

Separamos os destaques para te ajudar a escolher a melhor estadia para a sua viagem!

Hotéis em Angra dos Reis

vista aérea do hotel mercure angra dos reis
Clique na imagem e faça a sua reserva no Mercure Angra dos Reis

Muitos hotéis em Angra dos Reis oferecem passeios de barco, excursões e estão muito próximos do mar, garantindo uma vista incrível. Há bastante variação de valores e as opções são bem confortáveis. Confira os mais bem avaliados.

Veja todas as opções de hotéis em Angra dos Reis.

Pousadas em Angra dos Reis

vista da piscina e para o mar na Pousada Mestre Augusto
Reserve a sua acomodação na Pousada Mestre Augusto clicando na imagem

As pousadas em Angra dos Reis possuem ótima infraestrutura e são bem aconchegantes. Elas estão localizadas próximas às praias, com belas paisagens, além de equipamentos e instrução para a prática de snorkel e mergulho. Confira os destaques:

Veja todas as opções de pousadas em Angra dos Reis.

Chalés em Angra dos Reis

vista da Cabana Do Mar com o mar e rede
Garanta a sua reserva na Cabana Do Mar clicando na imagem

Seguindo a linha das demais acomodações, nos chalés em Angra dos Reis também é possível ter acesso aos equipamentos de snorkel. São bem localizados e ótimos para quem busca mais privacidade na hora de aproveitar as praias. Separamos os destaques:

Veja todas as opções de chalés em Angra dos Reis.

Resorts em Angra dos Reis

vista aérea com piscina e mar no Vila Galé Eco Resort Angra
Faça uma reserva no Vila Galé Eco Resort Angra clicando na imagem

Em Angra dos Reis também há opções de resorts all inclusive, com vista para o mar e possibilidade de alugar barcos ou lanchas para passeios. Além disso, as estadias contam com spa, restaurantes e massagens para potencializar o descanso. Os destaques são:

Veja todas as opções de resorts em Angra dos Reis.

Aluguel de temporada em Angra dos Reis

piscina da Casa Verde e Mar
Para garantir a sua acomodação na Casa Verde e Mar clique na imagem

Os aluguéis de temporada em Angra dos Reis são acomodações mais privativas e intimistas, bem localizadas e completas, havendo opções de valores diversos. Apresentamos os mais bem avaliados:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Angra dos Reis.

Airbnb em Angra dos Reis

vista da piscina com o prédio ao fundo do Apartamento Mercure Porto Bali - Vista para o mar
Apartamento Mercure Porto Bali – Vista para o mar | Foto: Reprodução, via airbnb

Além das acomodações na beira da praia, há opções de airbnbs em Angra dos Reis localizados mais próximos do centro, o que significa valores mais em conta. As estadias são completas e bem organizadas. Abaixo, confira os mais bem avaliados:

Onde comer em Angra dos Reis

bobó de camarão no restaurante sambuerá em angra dos reis
Bobó de camarão no Samburá | Foto: Reprodução, via Facebook do restaurante

Angra dos Reis tem uma gastronomia voltada aos frutos do mar para combinar com o clima das praias e ilhas. Um dos mais tradicionais nesse segmento é o restaurante Samburá. Outro clássico é o Bar do Chuveiro, famoso pelo pastel de camarão.

Para quem gosta, é possível realizar um tour pela Cervejaria Mistura Clássica e aproveitar as bebidas artesanais com vista para o mar. O Canto das Canoas é mais uma ótima opção perto da praia.

Nas alternativas de comida rápida, os destaques ficam por conta do Sam, com culinária árabe e pela hamburgueria Old Republic. Confira a lista de indicações:

  • Samburá
  • Bar do Chuveiro
  • Cervejaria Mistura Clássica
  • Canto das Canoas
  • Sam
  • Old Republic Hamburgueria

Quando ir para Angra dos Reis

A melhor época para conhecer Angra dos Reis é entre os meses de fevereiro a outubro, quando as temperaturas ficam mais amenas e as chances de chuva são menores.

A cidade bomba durante os meses de verão, férias escolares e feriados prolongados. A alta temporada aumenta os preços e, caso esteja pensando em visitar o destino durante esse período, faça as reservas com antecedência.

Quantos dias ficar em Angra dos Reis

Para conhecer bem Angra dos Reis é legal separar de 3 a 4 dias. Assim, é possível fazer os principais passeios de barco ou lancha, conhecer o Centro Histórico e aproveitar as praias.

Caso você queria combinar o destino com Ilha Grande ou Paraty, dá para totalizar 7 dias tranquilamente de viagem, pois há muitas belezas para serem exploradas nesses destinos.

Como chegar em Angra dos Reis

Para chegar em Angra dos Reis é preciso seguir por rodovias de carro ou ônibus. É possível tanto fazer esse trajeto diretamente para quem sai de São Paulo, ou chegar primeiro no Rio de Janeiro e, de lá, seguir até o destino. Confira os detalhes:

De avião

Saindo de São Paulo, o voo tem duração de cerca de 1 hora de ambos os aeroportos para qualquer um dos da capital carioca. Os voos saem todos os dias por diversas companhias aéreas.

Angra também tem o seu próprio aeroporto, contudo o foco é em voos privados.

De carro

São por volta de 3 horas de viagem do Rio de Janeiro até Angra via Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte e BR-101.

Já para quem sai de São Paulo, são cerca de 5h30 até o destino pela BR-116. Os ônibus fazem o mesmo trajeto, no entanto, a viagem é um pouco mais longa, totalizando 8 horas.

Paraty fica a apenas 1h40 de Angra, podendo ser acessado também pela via Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte e BR-101.

Para chegar em Ilha Grande é preciso pegar uma embarcação. O trajeto da costa até a ilha é mais tranquilo saindo de Angra, sendo ideal para quem costuma enjoar no mar, e dura mais ou menos 1h30.

Transporte em Angra dos Reis

Muitas praias e as ilhas em Angra dos Reis são acessadas somente por barcos ou lanchas. Diversas empresas fecham pacotes com as rotas mais procuradas.

Na costa, existe um serviço de transporte público em Angra, mas, para que você tenha mais autonomia, é interessante apostar em um carro, seja próprio ou alugado. Também há Uber na cidade, o que pode ajudar a chegar nos passeios.

Já para conhecer e passear pelo Centro Histórico, o ideal é ir a pé.

Seguro viagem para Angra dos Reis

Contratar um seguro viagem para Angra dos Reis é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Rio de Janeiro

Quer garantir uma passagem para Rio de Janeiro com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Angra dos Reis?

A principal atração para quem busca Angra dos Reis é conhecer as ilhas e praias que fazem parte da cidade. Contudo, o Centro Histórico também tem muitas riquezas culturais, pois Angra foi um dos principais portos do Brasil na época colonial. Confira o guia completo.

Quais são os principais passeios em Angra dos Reis?

Os principais passeios em Angra dos Reis são conhecer o Centro Histórico, aproveitar a noite no Cais Santa Luzia e visitar as praias da Figueira e Secreta, fazer trilhas, ver cachoeiras e andar de barco até as ilhas, como a Ilha Grande. Confira o guia completo.

Onde ficar em Angra dos Reis?

Existem boas opções de hotéis, pousadas, chalés, resorts, aluguéis de temporada e aribnb em Angra dos Reis. Os destaques são: Hotel Fasano Angra dos Reis, Pousada Mestre Augusto, Cabana Do Mar, Hotel do Bosque ECO Resort, Casa frente ao Mar e Loft com Vista para a Baía.

Quais os melhores hotéis em Angra dos Reis?

Os melhores hotéis em Angra dos Reis são: Hotel Fasano Angra dos Reis, Angra Beach Hotel e Angra Boutique Hotel.

Tem opções de pousadas em Angra dos Reis?

As mais bem avaliadas pousadas em Angra dos Reis são: Pousada Mestre Augusto, Pousada Casa do Bicho Preguiça e Pousada Vitorino.

Quais os melhores chalés em Angra dos Reis?

Os melhores chalés em Angra dos Reis são: Cabana Do Mar e Pousada Aquamaster Dive Center.

Tem opções de resorts em Angra dos Reis?

Os mais bem avaliados resorts em Angra dos Reis são: Hotel do Bosque ECO Resort e Vila Galé Eco Resort Angra.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Angra dos Reis?

Os melhores aluguéis de temporada em Angra dos Reis são: Casa frente ao Mar, Mangue Seco Angra e Residencial Aquidabã.

Quais os melhores airbnb em Angra dos Reis?

Os melhores airbnbs em Angra dos Reis são: Loft com Vista para a Baía, Apartamento Inteiro e Casa Chalé de Frente para o Mar.

Quantos dias ficar em Angra dos Reis?

O ideal é separar de 3 a 4 dias para ficar em Angra dos Reis. Caso queira adicionar Paraty ou Ilha Grande ao seu roteiro, o recomendado é uma semana de viagem. Confira o guia completo.

Como chegar em Angra dos Reis?

É possível chegar em Angra dos Reis pela BR-116 saindo de São Paulo, e a viagem dura por volta de 5h30. Ou pegar um voo até o Rio de Janeiro e seguir por rodovia cerca de 3 horas até o destino final. Confira o guia completo.

Quando ir para Angra dos Reis?

Os melhores meses para ir a Angra dos Reis são entre fevereiro e outubro, devido ao clima ameno e há menos chance de chuva. Confira o guia completo.

Melhor época para ir a Angra dos Reis?

A melhor época para ir a Angra dos Reis é nos períodos de transição, como a primavera e o outono, pois o clima está mais firme e não é alta temporada. Confira o guia completo.

Quais as melhores praias de Angra dos Reis?

As melhores praias em Angra dos Reis são: Praia da Figueira, Praia Secreta, Praia de Lopes Mendes, Praia do Aventureiro, Praia do Caxadaço e a Praia do Dentista. Confira o guia completo.

Onde fica Angra dos Reis?

Angra dos Reis fica na região da Costa Verde, no Rio de Janeiro. Distante 395 km da capital de São Paulo. Confira o guia completo.

Como se locomover em Angra dos Reis?

É possível usar um carro ou Uber para se locomover em Angra dos Reis ou andar a pé pelo Centro Histórico. Contudo, algumas praias e as ilhas são acessadas somente por barcos. Confira o guia completo.

Angra dos Reis é perigosa?

É importante manter alguns cuidados ao visitar Angra dos Reis, como não mostrar demais objetos de valor, tomar cuidado ao sair sozinho e evitar ficar até tarde em ruas muito vazias, principalmente no centro. Confira o guia completo.