Capitólio, conhecido como Mar de Minas, é um destino de belezas exuberantes, de passeios de aventura, de paisagens relaxantes e da famosa culinária mineira.

Capitólio, também conhecida como Rainha dos Lagos devido a sua localização, é um dos mais célebres destinos turísticos do estado de Minas Gerais. Ganhou fama como “Mar de Minas” por ser banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores do mundo com, aproximadamente, 1.440 km² de área que circundam mais outras 33 cidades.

Suas paisagens recriadas em volta das águas de verde esmeralda trazem à luz as cores e formas dos grandiosos cânions e quedas d’água de impressionar até os olhares mais críticos. Estes são alguns dos cenários que mais chamam atenção na cidade, principalmente se vistos do Mirante dos Cânions.

Outras atrações movimentam o ecoturismo na região, como as trilhas, as atividades náuticas e os passeios off-road a bordo de carros 4×4. Aliás, a busca por este tipo de roteiro é para aventureiro nenhum botar defeito, já que algumas estradas costumam ter o acesso bem difícil.

Capitólio ainda conta com uma praia artificial e uma área urbana simpática, apesar de pequena, mas oferece área de lazer, quadras esportivas, calçadão, bar e palco para shows. Enfim, cada dia em Capitólio pode ser uma viagem de descobertas por lugares e paisagens diferentes. Continue a leitura e entenda o porquê.

O que fazer em Capitólio

Mirante do Lago de Furnas com vista para os cânions na cidade de Capitólio
Mirante do Lago de Furnas – Foto: Ana Di Tullio, via Wikimedia

O Lago de Furnas é a primeira ligação com as maravilhas de Capitólio, pois ele é um dos acessos ao um dos pontos mais altos entre as atrações: cânions que podem ser vistos a bordo de barcos, com direito a uma parada para mergulhar ao longo do passeio.

O trajeto pode ser feito por meio de lancha, escuna ou chalanas e, dependendo do tipo de embarcação, é possível contratar viagens privativas ou compartilhadas. Caso opte pelo passeio de lancha, peça uma parada estratégica para um banho de cachoeira.

Outra maneira genuína de apreciar esses paredões rochosos é de cima deles, no Mirante dos Cânions. A possibilidade de ter um panorama mais amplo sobre as belezas naturais que compõem o cenário é espetacular, além de render boas fotos.

O Morro do Chapéu é outra atração que comprova que as melhores vistas são obtidas de cima, visto que do alto dos seus quase 1.300 metros de altitude é possível avistar parte do Lago de Furnas e algumas cidades banhadas por ele.

Para quem é de cachoeira, há muitas opções, dentre elas a Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeiras do Paraíso Perdido, Cachoeira da Capivara e as quedas d’água do Retiro Viking, isso só para apontar algumas. Outras tantas opções podem ser desbravadas pela região.

Não devem ficar de fora do roteiro, uma visita ao Parque Nacional da Canastra, onde está localizada a nascente do Rio São Francisco, e uma ida até a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Confira os principais pontos de interesse para inserir no seu roteiro de passeios:

  1. Lago da Represa de Furnas
  2. Cânions Lagoa de Furnas
  3. Mirante dos Cânions
  4. Mirante Escarpas do Lago
  5. Pedreira Lagoa Azul
  6. Morro do Chapéu
  7. Cascata Eco Parque
  8. Usina Hidrelétrica de Furnas
  9. Retiro Viking
  10. Cachoeiras do Paraíso Perdido
  11. Cachoeira da Capivara
  12. Parque Nacional da Canastra

Onde ficar em Capitólio

As principais ofertas de hospedagem em Capitólio são caracterizadas por pousadas, hotéis e aluguéis de temporada como os airbnb.

A maioria das acomodações estão localizadas no centro da cidade, um lugar estratégico para quem prefere ficar perto de restaurantes, bares e comércio.

Outra região bastante requisitada é bairro Escarpas do Lago, próxima ao Lago de Furnas, que oferece hospedagens de luxo e uma boa infraestrutura para que o hospede não precise se deslocar até o centro.

Veja abaixo algumas opções de hospedagem na região:

Hotéis em Capitólio

Vista aérea da fachada e piscinas do Escarpas Resorts
Clique na imagem e faça a sua reserva no Escarpas Resort

Os hotéis da cidade estão bem preparados para servir os mais variados tipos de público, com ofertas de acomodações confortáveis e excelentes opções de localizações para os visitantes. Alguns se diferenciam pelas belas paisagens e outros por oferecerem mais privacidade. Sugerimos alguns dos mais bem avaliados estabelecimentos, confira o que melhor se encaixa a sua proposta de viagem:

Veja todas as opções de hotéis em Capitólio.

Pousadas em Capitólio

Fachada e piscina da Pousada Buena Vista em Capitólio
Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Buena Vista

Os padrões mais ofertados na cidade são as hospedagens em pousadas. São muitas opções de charme com decoração de interiores e paisagismo impecáveis, estruturas completas para agradar adultos e crianças, com paisagens inesquecíveis. Confira algumas sugestões a seguir:

Veja todas as opções de pousadas em Capitólio.

Airbnb em Capitólio

Ambiente de piscina com vista para montanha na Casa Confortável em Escarpas do Lago
Clique na imagem e faça a sua reserva na Ampla Casa Confortável em Escarpas do Lago

Uma experiência super convidativa na cidade de Capitólio são as hospedagens por aluguéis de temporada. Há diversas ofertas tanto na região central quanto no badalado bairro de Escarpas do Lago, com acomodações mais simples ou verdadeiras casas de revista a preços bem variados. Vale a pena conferir algumas das opções logo abaixo:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Capitólio.

Onde comer em Capitólio

Prato típico de Capitólio, tilápia recheada.
Tilápia Recheada – Foto: Divulgação do Restaurante do Turvo via Facebook

A gastronomia local revela, além dos sabores já tradicionais do estado de Minas Gerais, os pratos à base de peixes de água doce, em especial a traíra e a tilápia. O toque especial fica por conta do modo de preparo de cada estabelecimento, o que possibilita criações autorais dentro desse tema.

Mas, uma receita bastante típica e aprovada com louvor, é a tilápia recheada, preparada com o filé do peixe preenchido com queijo, azeitonas e coberto com requeijão cremoso. No Restaurante do Turvo é possível apreciar essa iguaria com vista para o Lago de Furnas.

Já o restaurante Hud’s Lounge Escarpas do Lago é uma boa opção para quem está hospedado no bairro de mesmo nome e não queira ir até o centro da cidade. Ele é considerado um dos melhores restaurantes de Capitólio e um dos poucos que oferece opções vegetarianas.

Uma outra opção bastante interessante para quem estiver passeando pelas águas dos lagos de Capitólio é fazer uma parada nos bares flutuantes para petiscar. Os que pertencem a região da Lagoa Azul são opções bem populares e animadas.

O centro da cidade é a melhor localização para comer barato com qualidade e sabor. O Restaurante Tropeiro é um dos mais tradicionais na cidade e serve os pratos típicos da região em porções generosas.

Confira outras opções de restaurantes.

  • Restaurante do Turvo
  • Restaurante Hud’s Lounge escarpas do Lago
  • Restaurante Restaurante Tropeiro
  • Restaurante do Kanto da Ilha

Quando ir para Capitólio

Capitólio é um destino bastante procurado durante todo o ano, mas é principalmente nos meses de férias escolares (dezembro, janeiro, fevereiro e julho) e nos feriados prolongados que a cidade é tomada por visitantes em busca de diversão e badalação. Neste período, filas e congestionamentos nas principais atrações é algo comum.

Um ponto de atenção para o período que compreende as férias de verão, é que nesta época costuma chover consideravelmente, chegando até algumas atrações serem fechadas por conta do risco de trombas d’água. As trilhas também podem ficar mais escorregadias e os trajetos pelas estradas de terra impraticáveis. Então, é sempre bom estar alerta quanto aos avisos climáticos.

Entretanto, é na época do verão que o nível de água dos lagos atinge uma altura ideal para que as embarcações consigam adentrar em mais trechos, além de que as temperaturas ficam mais agradáveis e propícias para o mergulho.

Os meses de abril a setembro são uma boa sugestão para quem busca por um roteiro de viagem mais contemplativo, pois o movimento é menor e as principais atrações ficam menos tumultuadas. Outra vantagem desta época, são os dias mais secos, ideais para percorrer as trilhas com mais segurança.

Contudo, o clima pode não ser tão convidativo para os banhos de cachoeira ou para os mergulhos, mas ainda assim há quem se aventure.

Quantos dias ficar em Capitólio

Ao menos 5 dias para conhecer os encantos de Capitólio e se aprofundar nas atrações eco turísticas, pois algumas opções ficam mais distantes e exigem um período de permanência maior.

No entanto, muitas pessoas aproveitam feriados prolongados de 3 dias ou 4 dias para visitar a cidade, o que é super possível seguindo um roteiro com alguns dos destinos mais populares.

Como chegar em Capitólio

O melhor meio de chegar até a cidade é por via terrestre, pois mesmo que você faça parte do percurso de avião ainda assim precisará percorrer alguns quilômetros até chegar ao destino, já que não há aeroporto na cidade.

A principal via de acesso é a MG-050, e vale lembrar que para garantir uma boa viagem é aconselhável consultar previamente as condições das estradas.

De avião

O aeroporto mais próximo de Capitólio é o da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, distante aproximadamente três horas e meia do município, pela via de acesso MG-050 e Rodovia Cândido Portinari. Três companhias aéreas operam no aeroporto, a Azul, Latam e Voepass, com voos vindos do sul, sudeste, centro oeste e nordeste.

Outra alternativa, seria desembarcar no Aeroporto de Confins em Belo Horizonte, e fazer o percurso de cerca de cinco horas pela MG-050 até o destino. Ou ainda no aeroporto de Viracopos em Campinas – SP e seguir viagem pela Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros com tempo estimado de cinco horas também.

De carro

A vantagem de viajar de carro para Capitólio é que a principal via de acesso, a MG-050, é a mesma estrada que possibilita o ingresso as várias atrações turísticas da região. A dica é ir parando pelo caminho para conhecer cada uma delas. Além disso, para os passeios em Capitólio o carro é um instrumento indispensável para locomoção na cidade.

De Capitólio até a Serra da Canastra

Cerca de 100 km separam a cidade de Capitólio da Serra da Canastra, cerca de aproximadamente três horas pela BR-341. Trajeto que vale a pena ser percorrido, seja para provar os conceituados queijos da canastra ou aprofundar o interesse vivenciando um dia em uma das fazendas produtoras.

Transporte em Capitólio

A melhor maneira de se locomover pela cidade é de carro, para algumas atrações será necessário o uso de um veículo com tração nas rodas para facilitar o deslocamento pelas estradas de difícil acesso. Para estes roteiros convém alugar um carro neste estilo ou contratar o serviço de um motorista com bom conhecimento dos percursos.

Seguro viagem para Capitólio

Contratar um seguro viagem para Capitólio é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Capitólio

Quer garantir uma passagem para Capitólio com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Capitólio?

O Lago de Furnas é a primeira ligação com as maravilhas de Capitólio, por meio dele é possível fazer os passeios de barco, mergulhar e ter uma visão privilegiada dos cânions. As cachoeiras da região também são grandes atrativos de belezas singulares. Confira mais opções sobre o que fazer em Capitólio.

Quais são os principais passeios em Capitólio?

Alguns dos principais passeios em Capitólio são:
Lago da Represa de Furnas;
Cânions Lagoa de Furnas;
Mirante dos Cânions;
Mirante Escarpas do Lago;
Pedreira Lagoa Azul… Veja outras atrações imperdíveis em Capitólio.

Onde ficar em Capitólio?

A maioria das acomodações estão localizadas no centro da cidade, um lugar estratégico para quem prefere ficar perto de restaurantes, bares e comércio. Mas as melhores vistas podem ficar mais distantes como no badalado bairro Escarpas do Lago. Saiba mais informações sobre onde ficar em Capitólio.

Quais os melhores hotéis em Capitólio?

Os hotéis da cidade estão bem preparados para servir os mais variados tipos de público, com ofertas de acomodações excelentes e localizações com vista privilegiada. O Cyrilo’s Palace Hotel oferece vista para o lago de Capitólio e para as montanhas, já o Escarpas Resort está rodeado de vegetação e montanhas com boas instalações para o lazer dos hospedes. Confira mais opções de hotéis em Capitólio.

Tem opções de pousadas em Capitólio?

Os padrões mais ofertados na cidade são as hospedagens em pousadas. São muitas opções de charme e conforto com estrutura completa para agradar a toda família. Como é o caso da Pousada Cachoeiras da Mata e da Pousada Vale do Chapéu. Veja outras opções de pousadas em Capitólio.

Quais os melhores airbnb em Capitólio?

Há diversas ofertas de airbnb na cidade, algumas na região central e outras no badalado bairro de Escarpas do Lago. Selecionamos algumas das acomodações mais bem avaliadas. Confira quais são os melhores airbnbs em Capitólio.

Quantos dias ficar em Capitólio?

Ao menos que 5 dias para conhecer os encantos de Capitólio, no entanto, muitas pessoas aproveitam feriados prolongados de 3 ou 4 dias para visitar a cidade. Veja quantos dias são necessários em Capitólio para aproveitar melhor o passeio.

Como chegar em Capitólio?

O melhor meio de chegar até a cidade é por via terrestre, pois mesmo que você faça parte do percurso de avião ainda assim precisará percorrer alguns quilômetros até chegar ao destino. A principal via de acesso é a MG-050. Saiba mais em como chegar em Capitólio.

Quando ir para Capitólio?

Capitólio é bastante procurado na época das férias escolares e feriados prolongados, quando o nível das quedas d’água e lagos aumentam e favorecem os passeios de barco. Entretanto, é quando ocorre a maior incidência de chuvas, tornando alguns pontos de atração arriscados. Confira mais detalhes sobre quando ir para Capitólio.

Melhor época para ir a Capitólio?

Nos meses de abril a setembro o movimento é menor e as principais atrações ficam menos tumultuadas, com dias mais secos, fazendo deste o período ideal para percorrer as trilhas e estradas com mais segurança. Leia mais a respeito do melhor período para visitar Capitólio.

Onde fica Capitólio?

Capitólio é uma exuberante cidade do estado de Minas Gerais que tem parte de seu município localizado dentro de uma extensa área do Parque Nacional da Serra da Canastra. Veja como chegar.

Como se locomover em Capitólio?

A melhor maneira de se locomover pela cidade é de carro, para algumas atrações será necessário o uso de um veículo com tração nas rodas para facilitar o deslocamento pelas estradas de difícil acesso. Veja mais informações de como se locomover pela cidade.