Viajar a Zurique pela Swiss Air é uma experiência que vale a empolgação. A companhia é a única que tem voos diretos de São Paulo para a maior cidade suíça.
A Swiss Air é a maior e principal companhia aérea da Suíça, cobrindo 102 destinos em 46 países do mundo, com saídas de Zurique ou Genebra. Possui uma frota de 95 aeronaves e transportam 16 milhões de pessoas todo ano.
Viajar a Zurique com a Swiss Air me pareceu super empolgante logo de cara. Sempre tive a impressão de que voar pela Swiss fosse algo um pouco mais especial do que voar em outras companhias que já voei antes. A Swiss é famosa pela qualidade de serviço prestado.
É ótimo saber que a Swiss faz voos diários diretos de São Paulo para Zurique. Como a viagem tem duração de 11 horas, uma parada acaba tornando a viagem ainda mais cansativa. Opera também voos codeshare a partir de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro em cooperaçāo com a TAM Linhas Aéreas.

Check-In

Assim que cheguei para fazer o Check-in, fui rapidamente atendido e o serviço foi ótimo. Precisei carregar uma das minhas mala até uma outra esteira, por ser uma mala de costas, com alças soltas. Segundo o atendente, seria arriscado colocá-la na esteira do balcão de check-in.
Pedi um assento na janela, mas infelizmente não foi possível pelo voo estar cheio. Para compensar, me ofereceram um assento com mais espaço para as pernas, o que já me ajuda bastante pois tenho 1,85m de altura. Então não faça como eu, reserve o seu assento com antecedência pela Internet, não arrisque!
Para não sair prejudicado pelo check-in em cima da hora, é melhor garantir seu assento já em casa. Basta acessar o site.

Swiss Air

O check-in abre 23 horas antes do vôo, então é tempo suficiente caso você prefira antecipar o processo. O Check-in Online também te permite além de escolher um assento no avião, a ir diretamente com a bagagem de mão ao portão de embarque.
Outra opção para check-in é o aplicativo SWISS, com ele você pode também reservar voos e modificar reservas, receber o cartão de embarque para entrar a bordo sem papeis e consultar os tempos de chegada e partida. Ele está disponível tanto para Iphones como para Androids.

Swiss Air

Aeronave

A aeronave que fez o voo entre São Paulo e Zurique foi uma Airbus A340-300. Ela possui 219 poltronas divididas em 2-4-2 em sua grande maioria. O upgrade que recebi foi para a parte traseira da aeronave onde as poltronas eram divididas em 2-3-2 com um espaço maior para as pernas. Na poltrona havia cobertor, fone de ouvido e travesseiro.

Swiss Air

Swiss Air

Entretenimento a bordo

O entretenimento é algo em que sempre estou empolgado a explorar em voos longos. Na Swiss a televisão não empolgou, mas tampouco decepcionou. O monitor era velho e o controle aqueles presos ao braço da poltrona.

Na programação, uma grande lista de filmes antigos e novos, músicas de monte e uma parte com seriados que deixou a desejar. Curioso e legal foi o fato de ter na lista de filmes, todos os filmes da saga 007. De qualquer maneira, a Swiss atualiza o menu todo mês para estar sempre trazendo novidades. Eu acabei por assistir um dos filmes indicados ao Oscar, o ‘The Revenant’ do Leonardo DiCaprio, então foi super satisfatória a minha experiência.

Outra parte que eu gosto de estar sempre acompanhando durante viagens longas é o mapa que mostra a posição da aeronave no trajeto da viagem e todas as informações como tempo de viagem, distância do destino, temperatura, velocidade, etc. Este serviço funcionou muito bem.

Swiss Air

Foto: Site Oficial

Refeições

Como em todo voo mais longo, o menu oferece duas opções de pratos quentes, sendo um deles sempre uma opção vegetariana. Eu adoro comida de avião e sempre é a parte do voo que mais gosto.
Tive que escolher entre “Chicken or Pasta”, e acabei optando pelo frango. Uma pequena porção de salada temperada, com cubinhos de queijo e uma fatia de tomate. Manteiga e queijo pasteurizado junto com um pequeno pão, e logo o principal que foi frango num molho a base de tomate com arroz e cenouras em tiras. De sobremesa algo parecido com um Muffin de chocolate. Menus especiais podem ser encomendados até 24 horas antes da partida.
Duas horas antes da chegada foi servido o café da manhã, simples e gostoso, com suco, iogurte, pão, queijo e manteiga.

Swiss Air

Flckr: Alper Çuğun

Chocolate Suíço

Ainda nos foi oferecido um mimo quando a viagem se aproximava do fim, um pequeno chocolate suíço pra dar um gostinho do que você vai poder explorar de montão assim que chegar no país.

Swiss Air

Flickr: Alper Çuğun

Milhas

Eu tenho um cartão de milhagens da Miles & More, a Swiss faz parte do grupo Lufthansa e é membro do Star Alliance (o maior grupo de cia aérea do mundo). Foi através do cartão que fui oferecido um assento com maior espaço para as pernas, além também de poder acumular pontos.

Swiss Air

E a nota final para a Swiss Air é…

A Swiss Air foi do começo ao fim uma boa experiência, confesso que esperava um pouco mais simplesmente por ser Swiss Air, esse pouco mais não aconteceu simplesmente pelo fato da aeronave ser mais velha, confesso que esperava algo mais novo e moderno.

Isso não os coloca atrás de nenhuma outra experiência que tive, o serviço é impecável e pelo serviço merecem nota 10. Eu voei de classe econômica, e tive uma viagem super agradável. O voo é direto e fiquei super satisfeito com a experiência.

Minha nota final é 8.0.

Diego Imai viajou a convite do Turismo da Suíça.