Repleta de paisagens naturais deslumbrantes e sabores inigualáveis, a mineira cidade de Gonçalves une simplicidade e sofisticação em torno de sua cultura regional.

Gonçalves é uma encantadora cidade do interior de Minas Gerais, localizada na Serra da Mantiqueira, há poucos quilômetros da cidade de São Paulo, o que faz da pacata cidade um destino atrativo para os paulistanos.

Para quem almeja sair da rotina das grandes metrópoles, a cidade é um deleite, já que por lá o tempo tem um ritmo próprio, lento, como esperado da vida no campo. Entretanto, oferece atividades radicais para os mais aventureiros e um clima de romance para os casais apaixonados. Conclusão: atende a todos os gostos.

Rica em paisagens próprias das cidades de serra, oferece diversas atrações em torno da natureza, como cachoeiras, trilhas e montanhas, a. Além de acomodações aconchegantes, culinária regional de primeira e a boa hospitalidade característica dos mineiros.

Reconhecida pela produção de produtos orgânicos e pela maneira como conservam os costumes e tradições, podemos considerar que o jeito simples da cidade é o que a torna tão sofisticada.

Role a tela para saber mais sobre o seu próximo destino. 😉

O que fazer em Gonçalves

Foto diurna de trilha para cachoeira na cidade de Gonçalves
Trilha de cachoeira em Gonçalves – Foto: Danilo M. Hadeck, via wikimedia

Começando pelos atrativos naturais, o que não faltam são belas paisagens com montanhas, mirantes e cachoeiras que podem ser acessados por meio de trilhas ou por pequenos trechos off-road.

As cachoeiras são um dos principais atrativos, algumas tem acesso gratuito e outras ficam dentro de propriedades privadas e geralmente tem custo de entrada. As mais conhecidas são as Sete Quedas, Retiro e Cruzeiro que ficam bem próximas uma das outras. Já a cachoeira dos Henriques fica mais distante da cidade, mas compensa pela beleza e pelo fato de ser favorável para a prática de acquatrekking.

Para quem gosta das melhores vistas, buscar os pontos mais altos costuma ser uma boa pedida, mas é preciso disposição e calçados confortáveis para enfrentar alguns percursos. Para acessar a Pedra do Forno, por exemplo, a caminhada leva em torno de três horas de ida e volta, passando por trechos de riachos e araucárias. Contudo, o resultado é uma visão exuberante da região e das montanhas.

O contato com as regionalidades também deve ser incluído no roteiro, afinal a cidade mantém sua fama pela hospitalidade, o cultivo de produtos orgânicos, as tradições rurais, artesanato e a gastronomia.

Para conferir, basta uma circulada pelo centro da cidade e aproveitar para conhecer as charmosas lojas de artesanatos, ateliês de arte e comidas regionais. A Senhora das Especiarias é uma das atrações em Gonçalves, onde é possível experimentar vários sabores de geleias e antepastos. Ou se entregar às delícias mineiras da loja A Pioneira.

Para os apreciadores de cachaça, na estrada de Paraisópolis, a quatro quilômetros do centro, é possível visitar o Alambique Três Barras e conhecer as etapas de produção, aproveitando para adquirir os produtos na lojinha. A Cervejaria 3 Orelhas também é uma boa pedida, reúne fábrica, bar e loja em um ambiente espetacular, a apenas 10 minutos do centro.

Gonçalves é super tranquila à noite, mas há bares e restaurantes super aconchegantes que oferecem bons vinhos e fondues para o jantar ao som de música ao vivo. Uma outra possibilidade, se o tempo estiver aberto, é observar as estrelas já que na região é possível ver o céu mais limpo do Brasil.

Existe um roteiro chamado Noturno Via Láctea que vale a pena conferir. Compensa buscar informações na cidade para saber quais são as agências que oferecem essa atração.

Veja abaixo mais opções de passeios em Gonçalves:

  1. Circuito das Cachoeiras (Sete Quedas, Retiro, Cruzeiro, Henriques)
  2. Pedra do Forno
  3. Pedra Chanfrada
  4. Pedra São Domingos
  5. Boia Cross no Rio Capivari
  6. Casas de Pau-a-Pique no Bairro dos Venâncios
  7. Igreja de Nossa Senhora das Dores
  8. A Senhora das Especiárias
  9. A Pioneira
  10. Alambique Três Barras
  11. Cervejaria 3 Orelhas
  12. Feira de Orgânicos da Mantiqueira

Onde ficar em Gonçalves

Em Gonçalves as principais ofertas de hospedagem são as pousadas, entretanto, há opções de chalés e aluguéis de temporada muito charmosos também. As acomodações, de uma maneira geral, são bastante aconchegantes, propícias para viver o clima serrano da melhor forma. A lareira e banheiras de hidromassagem são um luxo disponível em muitas hospedagem da região.

As hospedagens que ficam nos bairros de Retiro e São Sebastião das Três Orelhas são as mais próximas aos atrativos mais interessantes da cidade, como montanhas, cachoeiras e os renomados estabelecimentos gastronômicos. Entretanto, ficam mais distantes do centro.

Os valores vão depender muito da época, pois por ser um destino de serra é muito comum que no período de inverno os preços fiquem mais elevados. Já nos meses de baixa temporada, assim como na maioria das cidades turísticas, os valores tendem a diminuir, então vale considerar essa dica.

Confira abaixo algumas opções de hospedagem:

Pousadas em Gonçalves

Vista aérea da Pousada Cabanas do Mundo
Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Cabanas no Mundo

As pousadas permitem ao viajante vivenciar na prática a regionalidade de cada lugar. Em Gonçalves os principais traços estão marcados pela arquitetura que incluem natureza e modernidade em perfeitos espaços para descanso. Exemplo disso são as hidromassagens com vistas para a serra. Veja algumas das opções mais aprovadas pelos visitantes:

Veja todas as opções de pousadas em Gonçalves.

Chalés em Gonçalves

Fachada do Chalé Boas Vista
Clique na imagem e faça a sua reserva no Chalés Boa Vista

Uma das características das regiões montanhosas são as construções aconchegantes em estilo campestre, com destaque para os chalés e seus ambientes acolhedores. Cenário perfeito para curtir uma viagem à dois. Separamos os mais bem avaliados na cidade, confira:

Veja todas as opções de chalés em Gonçalves.

Airbnb em Gonçalves

Quarto integrado com a cozinha e o deck, com vista para as montanhas da cidade de Gonçalves.
Clique na imagem e faça a sua reserva no Futucatuia Vento

A oferta de residencias criativas para aluguel na cidade de Gonçalves permitem aos hospedes uma experiência autêntica de reintegração com a natureza, além de proporcionar momentos relax em meio ao conforto e privacidade que as hospedagens oferecem. Confira as propostas mais interessantes abaixo:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Gonçalves.

Onde comer em Gonçalves

Vista do restaurante Sauá em Gonçalves
Restaurante Sauá – Foto: Divulgação oficial via Facebook

A cena gastronômica em Gonçalves deve ter papel de destaque no seu roteiro. Além de apresentar o melhor da culinária mineira, elaborada por conceituados chefs, ainda conta com a qualidade dos produtos regionais e das paisagens encantadoras da município. Tornando a experiência muito mais inesquecível.

No centro da cidade é possível encontrar boas opções para refeições em todas as horas do dia, a começar pelo café da manhã, ou brunch, no Bendita Villa Boutique de Chá e Café. Ou ainda a Padaria São Francisco, um lugar bem agradável, conhecido pela fachada grafitada de flores.

O restaurante Janelas com Tramelas, é uma boa opção na parte central. Permance aberto para almoço e jantar e serve uma das especialidades da cidade, a carne na lata. Os valores são bem moderados.

Para as datas mais festivas, considere o restaurante Sauá, que fica na Pousada Bicho do Mato, com coordenação do renomado chef Vitor Pompeu, que assina pratos como: truta ao molho de morango com pimenta, servida com risoto de queijo e telha de cúrcuma.

E para os que fazem questão da sobremesa, a sorveteria artesanal Amama promete surpreender com sabores exóticos e orgânicos, incluindo opções veganas e sem glúten.

Uma particularidade da cidade é que fora de temporada alguns estabelecimentos não costumam abrir durante os dias de semana, então é importante verificar antes de ir, e, se for o caso, já programar uma reserva.

Confira todas as principais indicações:

  • Restaurante Janelas com Tramelas
  • Restaurante Flor de Cerejeira
  • Restaurante Ao Pé da Serra
  • Restaurante Sauá
  • Padaria São Francisco
  • Armazém São Bento
  • Bendita Villa Boutique de Chá e Café
  • Sorveteria Artesanal Amama

Quando ir para Gonçalves

Gonçalves é um daqueles destinos que podem ser visitados o ano inteiro. O verão é uma ótima alternativa para fugir das altas temperaturas devido sua característica serrana e fresca. Porém, como é comum da estação, esse é o período mais chuvoso, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O que pode vir a comprometer algumas atividades, como trekking e banhos de cachoeira.

Para quem vai com a intenção de aproveitar as cachoeiras, os meses de abril, outubro e novembro são os melhores, já que as chuvas são mais escassas e a temperatura das águas mais convidativas.

O inverno é sempre o ponto alto das cidades montanhosas, principalmente para curtir uma lareira e os passeios ao ar livre, porém o nível das águas podem ficar mais baixos.

Vale destacar que os feriados de Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi são bastante movimentados e no último trimestre do ano acontece o Festival de Gastronomia e Cultura na Roça. Um evento que reúne produtores e restaurantes locais para promover as comidas da região.

Quantos dias ficar em Gonçalves

O tempo mínimo para explorar a cidade e fazer os principais passeios é de 3 dias inteiros. Caso queira se aprofundar mais nas atividades esportivas ou curtir mais a hospedagem e a gastronomia local, reserve mais 2 dias.

Como chegar em Gonçalves

Na cidade de Gonçalves não há aeroporto, o mais próximo é o da cidade de São José dos Campos que atende voos vindos do Rio de Janeiro. Para os demais estados os aeroportos de Congonhas e Guarulhos na cidade de São Paulo são boas opções. Ainda assim, para continuar a viagem será necessário fazer um percurso via terrestre por meio de carro ou ônibus.

De avião

O aeroporto mais próximo é o Professor Urbano Ernesto Estumpf, na cidade de São José dos Campos. Ele recebe voos diários do Rio de Janeiro pela companhia aérea Azul. O trajeto de carro do aeroporto até Gonçalves dura pouco mais de duas horas pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

De carro

Gonçalves está mais próxima do estado de São Paulo do que de Minas Gerais, e isso explica seus maiores frequentadores serem paulistanos. Diante disso, há dois acessos saindo de São Paulo: pela Rodovia Ayrton Senna seguindo pela Carvalho Pinto, ou pela Rodovia Fernão Dias, ambas com percurso aproximado de três horas e meia.

Já o trajeto entre Belo Horizonte e Gonçalves é mais extenso, são cerca de 490 km que podem ser feitos pela BR-381 num tempo estimado de sete horas.

Transporte em Gonçalves

Para se locomover bem pela cidade é indispensável o uso do carro, pois as atrações ficam afastadas da parte central. Algumas agências oferecem o serviço de transporte para as atrações. E vale considerar que estando num lugar tão tranquilo, caminhar, andar de bike ou fazer um passeio à cavalo podem ser boas pedidas.

Seguro viagem para Gonçalves

Contratar um seguro viagem para Gonçalves é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para São Paulo

Quer garantir uma passagem para São Paulo com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Gonçalves?

Gonçalves oferece diversas atrações em torno da natureza, como cachoeiras, trilhas e montanhas, além de atividades radicais para os mais e aventureiros e clima de romance para os casais apaixonados. Confira mais atrações em Gonçalves.

Quais são os principais passeios em Gonçalves?

Há muitas opções de passeios na cidade, como:
Circuito das Cachoeiras (Sete Quedas, Retiro, Cruzeiro, Henriques);
Pedra do Forno;
Pedra Chanfrada;
Alambique Três Barras;
Cervejaria 3 Orelhas… Veja mais atrações em Gonçalves.

Onde ficar em Gonçalves?

As hospedagens que ficam nos bairros de Retiro e São Sebastião das Três Orelhas são as mais próximas aos atrativos mais interessantes, como montanhas, cachoeiras e os renomados estabelecimentos gastronômicos. Entretanto, ficam mais distantes do centro. Saiba mais sobre onde ficar em Gonçalves.

Quais os melhores pousadas em Gonçalves?

As pousadas são ótimas opções para se hospedar em Gonçalves, pois aliam boa estrutura com beleza e conforto. Um exemplo é a Pousada Espelho D’água que dispõe de acomodações com banheira de hidromassagem e lareira, favorecendo um ambiente super romântico. Já a Pousada Cabanas no Mundo oferece quartos com sacada ou varanda com vista para as montanhas. Veja outras opções de pousadas em Gonçalves.

Tem opções de chalés em Gonçalves?

Uma das características das regiões montanhosas são os aconchegantes chalés, que apesar de manter um estilo campestre, surpreendem pela estrutura completa de itens para o conforto do hóspede. O Chalés Terras Altas dispõe de acomodações amplas com vista e hidromassagem para uma experiência magnífica. E o Chalés Boa Vista possui cozinhas totalmente equipadas, ambiente com lareira, estacionamento e wi-fi gratuitos. Confira mais opções de chalés em Gonçalves.

Quais os melhores airbnb em Gonçalves?

A oferta de residencias criativas para aluguel na cidade de Gonçalves permitem aos hospedes uma experiência autêntica com a natureza. São construções pensadas para superar as expectativas estéticas, como Bangalô de Vidro que oferece um conceito sustentável e ecológico e o Futucatuia Céu projetado especificamente para reintegrar o espaço à natureza. Veja outras opções encantadoras de airbnb em Gonçalves.

Quantos dias ficar em Gonçalves?

O tempo mínimo para explorar a cidade e fazer os principais passeios é de 3 dias inteiros. Leia mais sobre quantos dias ficar em Gonçalves.

Como chegar em Gonçalves?

Não há aeroportos na cidade de Gonçalves, os mais próximos são os de São José dos Campos ou os de Guarulhos e Congonhas em São Paulo, todavia, parte do trajeto deve ser feito por via terrestre. Partindo de São Paulo há dois caminhos: pela Rodovia Ayrton Senna ou pela Fernão Dias. Já para quem sai de Belo Horizonte, o trajeto pode ser feito pela BR-381. Confira como chegar em Gonçalves.

Quando ir para Gonçalves?

Gonçalves é um daqueles destinos que podem ser visitados o ano inteiro, mas é no inverno que a região fica em alta, apresentando clima favorável para curtir lareira e os passeios ao ar livre. O verão é uma boa escolha também, principalmente para quem deseja fugir das altas temperaturas da estação e curtir um clima mais ameno. Veja mais dicas de quando ir para Gonçalves.

Melhor época para ir a Gonçalves?

O inverno é a melhor época para aproveitar o clima de serra, mas inviável para os banhos de cachoeira. Então, se a intenção é aproveitar as quedas d’água na região, prefira ir nos meses de abril, outubro e novembro, já que as chuvas são mais escassas e a temperatura das águas mais convidativas. Confira mais detalhes sobre as melhores épocas para ir a Gonçalves.

Onde fica Gonçalves?

A pitoresca cidade de Gonçalves fica localizada na região sul do estado de Minas Gerais, especificamente na Serra da Mantiqueira, quase fazendo divisa com o estado de São Paulo. Veja onde fica.

Como se locomover em Gonçalves?

Para se locomover bem pela cidade é indispensável o uso do carro, pois as atrações ficam afastadas da parte central. Algumas agências oferecem o serviço de transporte para os passeios. Saiba mais em como se locomover em Gonçalves.