Espírito Santo

Guarapari: Conheça a famosa ‘Cidade Saúde’ do Espírito Santo

Guarapari é uma cidade litorânea do estado do Espírito Santo, conhecida por suas belas praias. São mais de 50 opções entre águas cristalinas de mar calmo, e agitadas ondas para surfista nenhum botar defeito.

A cidade oferece ao visitante diversas atrações de ecoturismo, como praias, piscinas naturais, parques, reservas ecológicas e mirantes. Além de uma movimentada programação noturna em torno de sua orla.

Ela também possui rico conteúdo histórico com base na cultura de seus primeiros habitantes indígenas e na fundação pelo padre jesuíta José de Anchieta, que chegou até a região com a missão de catequizar os aldeões.

Tem como marco, o local onde se deu início o povoamento de Guarapari, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, hoje tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Tanto sua edificação como o acervo de obras sacras datadas do século XVIII estão abertos a visitação.

Os sabores da culinária regional são outros atrativos dignos de maior atenção. São pratos da temática litorânea com influência nas culturas africanas, indígenas e europeias, preparados em panelas de barro fabricadas ali pela região.

Continue lendo para conferir as principais dicas sobre a cidade:

O que fazer em Guarapari

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha – Foto: MVRasseli, via Flickr

As principais atividades, conduzem ao mar, claro! Como os passeios náuticos a bordo de escuna para conhecer as praias e ilhas mais distantes, com direito a paradas para mergulho e contemplação da vida marinha. Os visitantes podem pegar uma embarcação no conhecido canal de Guarapari e ainda aproveitar da estrutura de bares e restaurantes na orla.

Os passeios que envolvem esportes aquáticos também são bastante tradicionais na cidade, e fazem a diversão dos mais ousados. Há opções desde o jet banana, caiaque e stand up paddle até vela e canoa havaiana.

Outra atração imperdível é uma visita ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, o local é uma unidade de conservação da restinga. Neste passeio o visitante pode fazer trilhas, conhecer a notável Lagoa de Caraís, que tem uma coloração avermelhada, admirar o mirante com vista para a lagoa e a serra de Buenos Aires ao fundo, e ainda acessar algumas praias rústicas da região.

A programação noturna na cidade também é muito conhecida, são vários lugares para curtir a noite capixaba, como os bares e restaurantes na região central, ou a badalação das casas noturnas de Meaípe e da Nova Guarapari.

As atrações do agroturismo na região das montanhas também são uma ótima pedida. Por lá é possível encontrar várias delícias da região, como doces e bebidas produzidas pelas comunidades. A viagem é curtinha, a 15 km do centro, e oferece opções de hospedagem também.

Listamos algumas das atrações imperdíveis de Guarapari, veja:

  1. Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
  2. Parque Natural Morro da Pescaria
  3. Praia da Areia Preta com o letreiro de Guarapari
  4. Praia das Castanheiras
  5. Praia dos Namorados
  6. Prainha de Muquiçaba com a estátua de São Pedro
  7. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
  8. Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição
  9. Praia do Morro com o monumento ao Marlin Azul
  10. Praia dos Padres
  11. Praia de Bacutia
  12. Praia de Peracanga

Melhores praias em Guarapari

Praia de Setiba – Foto: Marcelo Moryan/MTur, via Flickr

As praias são as grandes estrelas da região. Algumas são mais centralizadas, como a famosa Praia da Areia Preta conhecida pelos supostos poderes medicinais que a areia de coloração escura oferece, e a praia das Castanheiras, com suas águas cristalinas e faixa de areia clara ornamentada por frondosas árvores de castanheiras. Ambas as praias são próximas e cortadas pelo histórico “Siribeira Late Clube”, um ponto para embarcações que conta com estrutura de restaurante e bar.

Também na região central fica a Praia dos Namorados, uma praia pequena e bem aconchegante, constituída por formações rochosas que possibilitam a criação de piscinas naturais. A curiosidade sobre seu nome se dá pela lenda de que um casal de namorados teria ficado enfeitiçado de amor devido a magia do lugar.

Mais para região sul da cidade estão as praias dos Padres e Bacutia, ambas tranquilas e ótimas para passar o dia relaxando. Inclusive é bom ir preparado, pois a área não tem muito comércio. Já a praia do Peranga, ao lado da Bacutia, é uma praia de águas mais agitadas, e por lá é possível nadar com as tartarugas.

E na região mais ao norte do município, a praia do Morro é uma boa pedida, atendendo a todos os públicos. Isso se dá porque parte da praia é de águas calmas e parte de águas agitadas, além de não ser tão movimentada quanto as praias do centro e de disponibilizar farta faixa de areia para os banhos de sol. Conta ainda com ótima estrutura de quiosques, pista de caminhada e ciclovia.

Veja algumas opções recomendadas para os banhistas:

  • Praia da Areia Preta
  • Praia das Castanheiras
  • Praia dos Namorados
  • Praia dos Padres
  • Praia Bacutia
  • Praia do Peranga
  • Praia do Morro
  • Praia de Santa Mônica
  • Praia de Setiba
  • Praia das Virtudes

Onde ficar em Guarapari

Em Guarapari o visitante pode contar com boas opções de hospedagem a poucos passos da praia. As ofertas são basicamente de hotéis, pousadas e aluguéis de temporada.

Há opção de se hospedar no centro da cidade e aproveitar para percorrer os principais roteiros históricos a pé, ou recorrer as acomodações ao entorno, entre as regiões sul e norte. Estas últimas oferecem tranquilidade e contato com a natureza em acomodações que agregam simplicidade e conforto a preços justos.

Confira algumas sugestões:

Hotéis em Guarapari

Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Nova Guarapari

Guarapari oferece uma hotelaria que preza pelo conforto por meio de boa estrutura, serviços e atendimento cordial, característica do guarapariense. Há possibilidade de acomodações neste estilo tanto na parte central, que é um pouco mais movimentada, quanto nos arredores, estes reservam ambientes mais sossegados.

Confira algumas opções de hotéis pela cidade:

Veja todas as opções de hotéis em Guarapari.

Leia todas nossas dicas:

Pousadas em Guarapari

Clique na imagem e faça a sua reserva na Pousada Doce Vida Guarapari

Em Guarapari é possível usufruir de simplicidade e conforto por valores bem acessíveis mesmo estando à beira-mar. Veja algumas opções a seguir:

Veja todas as opções de pousadas em Guarapari.

Aluguel de temporada em Guarapari

Clique na imagem e faça a sua reserva na Kaizuka – Casa c/ Piscina

As casas de temporada são ótimas opções para viagens em família, pois além de remeter ao ambiente caseiro e aconchegante, proporcionam mais liberdade. Além de ser uma possibilidade de manter o orçamento da viagem equilibrado, devido aos valores.

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Guarapari.

Onde comer em Guarapari

Moqueca Capixaba, símbolo cultural da região – Foto: Marcelo Moryan/MTur, via Flickr

Guarapari tem em sua culinária local uma forte influência das culturas de origem africana, indígena e europeia, presentes nos sabores dos pratos tradicionais a base de frutos do mar e peixes da região. É o caso de duas das maiores expressões da gastronomia da região: a moqueca e a torta capixaba, preparadas em panela de barro.

No quesito moquecas, o restaurante Gaeta é um dos mais tradicionais. Localizado em frente a Praia de Meaípe, oferece vista para o mar num ambiente agradável e atendimento de primeira. Os preços são um pouquinho salgados, mas levando em consideração os pratos serem super bem servidos, é justificável.

Se a preferência for por uma gastronomia mais abrangente, o restaurante Casa Marracini oferece um cardápio mais variado, com pratos das cozinhas italiana, brasileira e contemporânea, além de servir frutos do mar e também apresentar opções para vegetarianos, tudo com valores bem simpáticos.

  • Casa Gaeta
  • Casa Marracini
  • Cantinho do Curuca

Quando ir para Guarapari

Os meses mais procurados são de dezembro a março, período de alta temporada de verão. Época muito favorável para o turismo no município, pois combina as altas temperaturas com o período de férias. O que torna a região atrativa para famílias em busca de um refúgio de veraneio e até grupos de jovens atrás de badalação.

Devido ao fluxo maior de pessoas neste período o trânsito pode apresentar acumulo e a oferta de hospedagem e alimentação podem ficar mais concorridas. Assim, o legal é se antecipar, buscando por rotas alternativas e fazendo as reservas com mais antecedência.

A cidade reserva outros bons períodos para quem vai pelo ecoturismo. Neste caso, os meses mais indicados vão de abril a outubro, com baixa probabilidade de chuvas. Também são meses de baixa temporada, então a cidade tende a ficar mais tranquila, principalmente durante os dias de semana.

Já para os apreciadores da vida marinha os meses de dezembro a maio ganham destaque por apresentarem águas mais claras tornando a visibilidade melhor para os mergulhadores.

Outra dica é passar o revéillon na cidade. Os valores são bem acessíveis se comparados a outros destinos praianos no Brasil.

Quantos dias ficar em Guarapari

Guarapari reserva vários lugares incríveis para conhecer, assim para aproveitar melhor a cidade o indicado é ficar ao menos 5 dias. Dessa forma haverá tempo de sobra para curtir tanto a programação do dia quanto da noite.

Como chegar em Guarapari

Chegar a Guarapari é relativamente fácil, há possibilidade de fazer parte do percurso de avião, aterrissando no Aeroporto de Vitória e continuar o percurso pela estrada de carro ou de ônibus.

Ou ainda fazer todo o percurso via terrestre. Este recurso é bastante comum entre os visitantes das cidades vizinhas e pelos viajantes dos estados próximos, como Minas Gerais.

A cidade também possui um aeroporto municipal, mas este só recebe voos particulares.

De avião

A principal porta de entrada do estado do Espírito Santo fica na sua capital, Vitória. É de lá que chegam os voos domésticos e internacionais no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles.

As principais companhias aéreas operam voos diários para a cidade. De São Paulo para Vitória, por exemplo, a distância de voo leva em torno de uma hora e meia.

De carro

O trajeto do aeroporto de Vitória até Guarapari pode ser feito pela Rodovia do Sol (ES-60) ou pela BR-101, ambos levam cerca de uma hora e meia.

Já para os viajantes que partem de outras regiões, as principais vias de acesso são a BR-101 e a BR-262. Os trechos têm praça de pedágio.

De Guarapari até Vila Velha

Guarapari está bem perto da cidade de Vila Velha, a uma distância de pouco menos de uma hora de carro. No município você encontra belas praias e vários pontos turísticos famosos do Espírito Santo, como o Farol de Santa Luzia, o Museu Vale e a icônica Fábrica de Chocolates Garoto.

Transporte em Guarapari

Em Guarapari é possível percorrer as principais praias e atrações históricas do centro da cidade a pé. Mas para as praias, parques e regiões de agroturismo vai ser essencial a utilização de um meio de transporte, que pode ser carro, táxi, Uber ou até mesmo ônibus circular.

Seguro viagem para Guarapari

Contratar um seguro viagem para Guarapari é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Vitória

Quer garantir uma passagem para Vitória com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Guarapari?

Guarapari é um ótimo destino para curtir praias e aproveitar para fazer alguns passeios náuticos ou praticar alguns esportes aquáticos. Veja mais opções sobre o que fazer em Guarapari

Quais são os principais passeios em Guarapari?

Praia da Areia Preta;
Praia dos Namorados;
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha;
Praia do Morro;
Praia dos Padres … Confira mais lugares para visitar em Guarapari.

Onde ficar em Guarapari?

Em Guarapari o visitante pode contar com boas opções de hospedagem a poucos passos da praia. As ofertas são basicamente de hotéis, pousadas e aluguéis de temporada. Localizados entre a região central e praias dos arredores. Leia mais sobre onde ficar em Guarapari.

Quais os melhores hotéis em Guarapari?

O Hotel Pousada Caminho da Praia é uma ótima opção na Praia do Morro, há apenas 500 metros da praia, oferece ambiente aconchegante e estacionamento gratuito. Já o Hotel Nova Guarapari fica um pouquinho mais afastado da praia, mas possui uma sugestiva piscina, academia e lavanderia. Veja outras opções de hotéis na região.

Tem opções de pousadas em Guarapari?

Em Guarapari é possível usufruir de acomodações em pousadas com conforto e simplicidade por valores bem acessíveis mesmo estando à beira-mar. A Pousada da Zezé fica a poucos minutos da Praia de Meaípe e dispõe de quartos família. Já Pousada Brisas de Setiba oferece terraço com vista para o mar, estacionamento gratuito e recepção 24 horas. Confira mais pousadas em Guarapari.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Guarapari?

Os aluguéis de temporada são ótimas opções para viagens em família. A Kaizuka – Casa c/ Piscina é uma ótima possibilidade, pois oferece 6 quartos, 5 banheiros e toda estrutura para se hospedar com conforto. O Novo Edifício Viena é um apartamento muito charmoso e bem decorado, há poucos minutos da praia e do Shopping Santo Antônio. Confira outras opções de aluguéis de temporada em Guarapari.

Quantos dias ficar em Guarapari?

Ao menos 5 dias inteiros são necessários para aproveitar as atrações da cidade. Leia mais sobre quantos dias ficar.

Como chegar em Guarapari?

Chegar a Guarapari é relativamente fácil, há possibilidade de fazer parte do percurso de avião, aterrissando no Aeroporto de Vitória e continuando o percurso pela estrada de carro ou ônibus. Confira como chegar em Guarapari.

Quando ir para Guarapari?

Os meses mais procurados são de dezembro a março, período de alta temporada de verão. Neste período a cidade fica mais movimentada. O revéillon na cidade também é um bom momento, já que os valores são bem amenos se comparados a outros destinos de praias pelo Brasil. Leia mais sobre os melhores períodos para visitar Guarapari.

Melhor época para ir a Guarapari?

Para quem prefere mais tranquilidade, os meses de abril a outubro são considerados os melhores devido a baixa temporada, e o tempo mais seco favorece os passeios de ecoturismo. Veja as melhores épocas para visitar a cidade.

Quais as melhores praias de Guarapari?

Praia dos Namorados;
Praia dos Morros;
Praia Setiba … Confira mais opções de praia em Guarapari.

Onde fica Guarapari?

Guarapari é uma cidade litorânea do estado do Espírito Santo, próxima da região metropolitana de Vitória.

Como se locomover em Guarapari?

Em Guarapari é possível percorrer as principais praias e atrações históricas do centro da cidade a pé. Para as atrações e praias mais afastadas é necessário automóvel. Veja opções de transporte em Guarapari.

Viviane Rheim

Jornalista apaixonada por fotografia, arte e cultura, não resiste quando o assunto é viagens, histórias e causos. Redatora do Dicas de Viagem, vai ajudar você a afinar o olhar e a sensibilidade para extrair o melhor do seu destino, trazendo sugestões, informações e dicas dos melhores lugares para conhecer.

View Comments

Recent Posts

Airbnb em São Paulo: Top 20 dos Melhores e Mais Desejados

A capital paulista é um dos lugares mais visitados no Brasil. Com tantos atrativos, seria…

4 minutos ago

Pousadas em São Lourenço: As 10 mais bem avaliadas

Tenho certeza que ao pesquisar sobre São Lourenço, em Minas Gerais, você ficou curioso sobre…

2 horas ago

Hotéis e pousadas em Poços de Caldas: Os 12 melhores

Poços de Caldas é um destino aconchegante em Minas Gerais. A cidade tem uma grande…

2 horas ago

Pousadas em Tiradentes: 12 opções charmosas para estadia

Pedacinho de charme de Minas Gerais, Tiradentes é um destino excelente para viagens das mais…

3 horas ago

Pousadas perto de Belo Horizonte: 12 incríveis e românticas

Para quem mora na capital mineira, escapar para o interior do estado é sempre uma…

3 horas ago

Conheça as melhores pousadas em Ouro Preto, Minas Gerais

As pousadas em Ouro Preto, Minas Gerais, transpiram história e tradição em seus casarões. Na…

7 horas ago