A capital capixaba oferece um roteiro surpreendente com belas praias e um cenário histórico e cultural enriquecedores. Veja abaixo as principais atrações e tudo o que precisa saber para uma viagem inesquecível.

Vitória, capital do estado do Espírito Santo, é uma das primeiras cidades do Brasil. Considerada uma das menores metrópoles do país, também é classificada como uma das melhores cidades para se viver, tendo como medida o índice de desenvolvimento humano.

Sua geografia é rica em paisagens, constituída por praias, morros, encostas, enseadas e mangues, que conferem amplos cenários em meio as interferências urbanas, combinando traços do período colonial com a arquitetura contemporânea.

Possui localização estratégica, favorável tanto para sua economia, baseada nas atividades portuárias, como para o turismo, devido as diversas atrações que a região oferece. Outros atrativos essenciais, envolvem as cenas culturais, com destaque para a gastronomia, o artesanato e as festividades do povo vitoriense.

Continue a leitura e descubra mais sobre a famosa “Cidade Sol” que Pedro Caetano eternizou em suas composições:

O que fazer em Vitória

Frente da Catedral Metropolitana da cidade de Vitória
Catedral Metropolitana de Vitória – Foto: Vitor Jubini/MTur, via Flickr

A cidade de Vitória reserva aos seus visitantes inúmeras alternativas de diversão e lazer, especialmente com seus cenários naturais propícios para o descanso e para as práticas esportivas. Porém, há ainda as opções históricas imperdíveis, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Anchieta e o Theatro Carlos Gomes, uma construção inspirada no famoso Teatro Scala de Milão.

Isso sem falar nas edificações históricas cheias de simbologias que hoje convivem com as modernas construções da metrópole, como as escadarias Maria Ortiz e São Diogo, e também os dois únicos sobrados do período colonial na Rua José Marcelino no centro da cidade, próximo a Catedral Metropolitana.

Os parques são boas pedidas para conhecer a região, o Parque Gruta da Onça, por exemplo, apresenta uma bela vista panorâmica da Baía de Vitória. Já o Parque Pedra da Cebola abriga lindos jardins e exemplares de mata da restinga e da Mata Atlântica, e o Centro de Visitantes Tamar apresenta espaços temáticos sobre os ciclos de vida das tartarugas marinhas.

As atrações em volta da arte culinária e do preparo de pratos típicos também movimentam o turismo, podendo serem apreciados nos restaurantes e quiosques da cidade. Uma boa ideia é visitar as chamadas “paneleiras” no distrito de Goiabeiras, próximo ao Aeroporto de Vitória. Lá são confeccionadas as tradicionais panelas de barro capixabas, herança indígena reconhecida como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN.

Outro destaque vai para a noite capixaba no Bairro Praia do Canto, onde se concentram bares, restaurantes, pubs e algumas casas noturnas no boêmio Triângulo das Bermudas.

São inúmeras atrações pela cidade e algumas delas deixamos listadas abaixo, confira:

  1. Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  2. Palácio Anchieta
  3. Teatro Carlos Gomes
  4. Catedral Metropolitana
  5. Museu de Arte do Espírito Santo
  6. Palácio da Cultura Sônia Cabral
  7. Parque gruta da Onça
  8. Parque Pedra da Cebola
  9. Parque Barão de Monjardim
  10. Parque Municipal Horto de Maruípe
  11. Convento de São Francisco
  12. Paneleiras de Goiabeiras
  13. Praça da ciência
  14. Praça dos desejos
  15. Praça dos Namorados

Melhores praias em Vitória

Banhistas na praia da curva da Jurema em Vitória
Praia Curva da Jurema – Foto: Vitor Jubini/MTur, via Flickr

Há boas praias para frequentar em Vitória, dentre elas algumas ganham destaque pelo estímulo aos exercícios físicos na água e/ou na orla.

A praia de Camburi é um dos melhores lugares para velejar e praticar windsurf e kitesurf. Além de oferecer uma completa estrutura de quiosques na beira da praia e um calçadão bastante utilizado para caminhada, corrida, passeios de bicicleta, skate e patins.

Já a praia da Curva da Jurema é ideal para a prática do stand up paddle devido as suas águas calmas. O local ainda promove as práticas de tênis, basquete, vôlei e futebol na extensa área recreativa da Praça dos Namorados.

A Praia das Castanheiras é uma praia pequena, margeada por árvores de castanheiras. Ela possui algumas piscinas naturais, ótimo para quem vai com crianças. Mas é preciso atenção, pois está situada na Ilha do Frade, assim o seu acesso se dá por meio de escada ou pelas rochas.

Vitória testa a qualidade de suas praias constantemente para verificar se estão próprias para banho. Então, basta acessar o site da prefeitura e conferir sua escolha antes de ir. Veja abaixo algumas de nossas indicações:

  • Praia Camburi
  • Praia Curva da Jurema
  • Praia das Castanheiras
  • Praia do Canto
  • Ilha do Boi

Onde ficar em Vitória

Em Vitória os principais serviços de hospedagem são oferecidos por hotéis, hostels e os aluguéis de temporada. O movimento de hospedes é mais intenso durante a semana, devido os setores empresariais, e no final de semana a cidade fica mais tranquila, favorecendo para que os valores de hospedagem fiquem mais baixos.

O principal bairro onde estão localizados os melhores hotéis é também uma das áreas mais nobres da cidade: a Praia do Canto. Mas há outras regiões com boas opções e mais em conta também, como o Jardim Camburi. Vale a pena conferir.

Veja algumas das acomodações oferecidas na cidade:

Hotéis em Vitória

Quarto com vista para a Terceira Ponte no Golden Tulip Porto Vitória
Clique na imagem e faça a sua reserva no Golden Tulip Porto Vitória

Os principais hotéis de Vitória ocupam boa parte da orla, o que na prática resulta em ambientes com vista para o mar. Além disso, contam com espaços modernos e cuidadosamente decorados para promover o bem estar e a comodidade dos hospedes.

Confira algumas opções:

Veja todas as opções de hotéis em Vitória.

Hostels em Vitória

Fachada do hostel Guesthouse Mata da Praia
Clique na imagem e faça a sua reserva em Guesthouse Mata da Praia

A hospedagem em hostel é um conceito muito favorável para o viajante que deseja ter uma experiência cultural mais ampla, além de aliar economia e conforto num só pacote. Veja algumas opções bem interessantes:

Veja todas as opções de pousadas em Vitória.

Aluguel de temporada em Vitória

Quarto de casal com vista no Praia do Canto Apart Hotel
Clique na imagem e faça a sua reserva no Praia do Canto Apart Hotel

Os aluguéis de temporada são ótimas alternativas para quem estima conforto e privacidade na hora de se hospedar. São ambientes de charme com um toque caseiro a valores convidativos, seja para aproveitar uma viagem de casal ou entre amigos e familiares é uma opção que deve ser considerada.

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Vitória.

Onde comer em Vitória

Prato da culinária regional, torta capixaba.
Tradicional Torta Capixaba – Foto Vitor Jubini/MTur, via Flickr

Vitória oferece um vasto panorama gastronômico, com opções de diferentes partes do mundo, além da inigualável comida capixaba, símbolo forte da cultura regional.

O prato mais famoso é a moqueca capixaba e a torta capixaba, bastante consumida na semana santa. Há vários restaurantes especializados na culinária regional, entre eles o mais tradicional é o restaurante Ilha dos Caranguejos.

Ou o Restaurante Pirão, tradicional também nos pratos de gastronomia brasileira, sul-americana e de frutos do mar. Uma boa opção para quem quiser curtir uma refeição menos litorânea é o Don Camaleone, que serve comida italiana e drink’s.

Confira os principais restaurantes:

  • Restaurante Ilha dos Caranguejos
  • Restaurante Don Camaleone
  • Restaurante Pirão

Quando ir para Vitória

Vitória possui um clima tropical propício para altas temperaturas na maior parte do ano. Suas estações são bem definidas, como no verão, que apresenta calor e tempo úmido, e o inverno com temperaturas mais agradáveis e tempo seco.

A época de maior movimento na cidade ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro e nos principais feriados religiosos, como Semana Santa e Corpus Christi.

Para um passeio mais tranquilo, os meses de baixa temporada são os mais indicados, como março e abril que ainda conservam sol intenso.

Quantos dias ficar em Vitória

Ao menos 3 dias são indispensáveis para fazer os passeios em Vitória, todavia, considere incluir mais 3 ou 4 dias para conhecer os outros municípios ao redor, como Vila Velha, por exemplo, e assim ter uma experiência mais completa sobre as principais regiões capixabas.

Como chegar em Vitória

O estado do Espírito Santo faz fronteira com a Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que facilita as viagens de carro e ônibus para a região. Para os estados mais distantes é possível chegar facilmente de avião, aterrissando no Aeroporto Eurico Salles.

Outra opção interessante para quem tiver um tempo extra é fazer a trajeto até a cidade a bordo de um trem, utilizando a estrada de Ferro Vitória a Minas. Partindo de Belo Horizonte o percurso leva em média 13 horas até a Estação Pedro Nolasco em Cariacica, cidade vizinha da capital capixaba.

De avião

O Aeroporto Eurico Salles é a principal porta de entrada para os visitantes dos estados mais distantes, ele opera voos diários vindo das principais capitais do sul, sudeste e nordeste do país.

De carro

A principal rodovia de acesso que liga a cidade de Vitória aos estados do Rio de Janeiro e Bahia é a BR-101 e para quem vem de Minas Gerais o acesso é pela rodovia BR-262.

Transporte em Vitória

Dependo da localização de hospedagem, existe a proximidade de fazer tudo a pé, principalmente ao percorrer o centro e as principais praias. Mas, considerando que alguns passeios podem ser mais distantes, gerando até curtas viagens aos municípios vizinhos, o carro passa tornar-se essencial, seja alugado, táxi, ou por serviços de aplicativo.

Outro meio de transporte, super sustentável de se locomover, é pedalando de bike. O aluguel de bicicletas é bem comum na região e as faixas de ciclovia bastante extensas, o que acaba se tornando um atrativo para o lazer.

Seguro viagem para Vitória

Contratar um seguro viagem para Vitória é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Vitória

Quer garantir uma passagem para Vitória com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Vitória?

A cidade de Vitória reserva aos seus visitantes inúmeras alternativas de diversão e lazer. Entre belas praias para curtir o sol e praticar esportes, até as visitas pela história da cidade, como o Palácio Anchieta e a Catedral Metropolitana. Leia mais para conferir outras opções de passeios em Vitória.

Quais são os principais passeios em Vitória?

Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
Palácio Anchieta;
Teatro Carlos Gomes;
Convento de São Francisco;
Paneleiras de Goiabeiras… Confira outras opções de passeios na Capital Capixaba.

Onde ficar em Vitória?

O principal bairro onde estão localizados os melhores hotéis é também uma das áreas mais nobres da cidade, a Praia do Canto. Mas há outras regiões com boas opções, e mais em conta também, como o Jardim Camburi. Veja outras opções de onde ficar em Vitória.

Quais os melhores hotéis em Vitória?

Os principais hotéis de Vitória ocupam boa parte da orla, o que na prática resulta em ambientes com vista para o mar. Como é o caso do Bristol Alameda Vitória localizado em frente a Paria de Camburi e o Sheraton Vitória situado na charmosa Praia do Canto. Veja outras boas opções de hotéis em Vitória.

Tem opções de hostels em Vitória?

A hospedagem em hostel é um conceito muito favorável para o viajante que deseja ter uma experiência cultural mais ampla, além de aliar economia e conforto, tudo num só pacote. O Artsy Vitoria Hostel é um espaço super moderno que oferece ótima infraestrutura para o hospede. E o Guanaaní Hostel apresenta ambiente super aconchegante e familiar. Confira mais opções de hostels em Vitória.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Vitória?

Os aluguéis de temporada são ótimas alternativas para quem estima conforto e privacidade na hora de se hospedar, prova disso são: o Golden Gate Flat e o Flat Home Experience Praia do Canto com acomodações encantadoras que oferecem toda estrutura para que o hospede se sinta em casa. Confira mais possibilidades de aluguéis para temporada em Vitória.

Quantos dias ficar em Vitória?

Ao menos 3 dias são indispensáveis para fazer os principais passeios em Vitória, mas considere incluir mais alguns dias para visitar os municípios ao redor. Leia mais sobre quantos dias ficar em Vitória.

Como chegar em Vitória?

O estado do Espírito Santo faz fronteira com a Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que facilita as viagens por via terrestre. Para os estados mais distantes a melhor opção é fazer a viagem de avião. Veja mais sobre como chegar em Vitória.

Quando ir para Vitória?

Vitória possui um clima tropical propício para altas temperaturas na maior parte do ano. Para quem gosta de movimento o verão é o melhor momento. Confira mais sobre quando ir para Vitória.

Melhor época para ir a Vitória?

Para um passeio mais tranquilo pela cidade os meses de baixa temporada são os mais indicados, como março e abril, que ainda conservam sol intenso. Veja mais sobre as melhores épocas para visitar Vitória.

Quais as melhores praias de Vitória?

Há boas praias para frequentar em Vitória, dentre elas algumas ganham destaque pelo estimulo aos exercícios físicos seja pelas atividades na água ou na orla. Como a praia de Camburi, um dos melhores lugares para velejar e praticar windsurf e kitesurf. Veja mais praias para frequentar em Vitória.

Onde fica Vitória?

Vitória fica na região sudeste do país, é a capital do estado do Espírito Santo.

Como se locomover em Vitória?

Dependo da localização de hospedagem, existe a possibilidade e a proximidade em fazer tudo a pé, outra opção muito estimulante é pedalar pela cidade. Deixe o carro para os passeios mais distantes. Leia mais informações sobre como se locomover em Vitória.