Planejando sua viagem de final de semana para o “caribe do Rio”, também conhecido como Arraial do Cabo? Montei um roteiro para te ajudar a explorar esse paraíso de águas cristalinas e areia branca, situado a pouco mais de 140 km do Rio. Prepare o snorkel, a gopro e o protetor solar e vem com a gente!

Muitos cariocas e turistas que visitam o Rio separam um final de semana para conhecer esse paraíso natural. A cidade, apesar de pequena, apresenta diversas atrações, e para conseguir aproveitar ao máximo é necessário se organizar. Separamos abaixo algumas sugestões para um roteiro básico de um final de semana em Arraial do Cabo.

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Leia Mais:

3 lugares diferentes e legais para conhecer no Rio

Escondida e descolada: Praia da Joatinga no Rio de Janeiro

Vila da Santa Hotel Boutique & SPA em Búzios

Dia 1 – Explorando as praias de barco

Minha sugestão para o primeiro dia é começá-lo com um passeio de barco pelas praias da região. A dica é acordar bem cedo – se você está planejando a visita durante um feriado, vale agendar previamente o passeio – e se dirigir à Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, de onde partem diversos barcos diariamente.

Os passeios, em geral, duram 4 horas e param na Praia do Forno, nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na maravilhosa Ilha do Farol. Essa última é considerada uma das praias mais bonitas e preservadas do Brasil, e encontra-se em uma área de proteção marinha, cujo acesso é controlado. Fique de olho: durante os feriados, o movimento de barcos é muito intenso e nem todos conseguem autorização para visitar a ilha. Por isso, vale chegar o mais cedo possível, por volta 8 da manhã, já que os primeiros barcos a sair normalmente têm mais chances de conseguir visitá-la, e tentar se certificar de que o barco vai conseguir parar por lá!

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Voltando à Praia dos Anjos, pegue um táxi ou vá de carro até a Prainha e almoce um delicioso peixe na brasa dos quiosques por ali. Atenção, não confunda a Prainha com as Prainhas do Pontal do Atalaia (normalmente referidas pelos locais apenas como “as prainhas”!). Vale almoçar por lá e curtir a praia maravilhosa pela tarde – essa praia o barco não visita!

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Para o fim de tarde, vá até o Pontal do Atalaia. O pôr do sol de lá é incrível e bem romântico e o visual é de tirar o fôlego.

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Curtindo a noite- As opções de vida noturna concentram-se nos arredores da Praça do Covas. Os restaurantes, em sua maioria, são simples, mas a comida é bastante saborosa. Vale conferir o Saint Tropez (Travessa Damaceno Barreto, 2 – Praia dos Anjos) – aconselho o prato de vieiras ou os demais pratos de frutos do mar – o custo benefício é bom!

Dia 2 – Hora de conhecer o verdadeiro tesouro de Arraial!

É inegável que as praias de Arraial do Cabo são maravilhosas, mas o verdadeiro tesouro do local está situado há alguns metros de profundidade: A região é nacionalmente conhecida pela abundante vida marinha. Na superfície do mar já é possível ter uma ideia: volta e meia somos recebidos por simpáticas tartarugas ou cardumes de peixes, mas a parte realmente incrível somente pode ser explorada mergulhando.

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Há diversas operadoras que oferecem saídas de mergulho tanto para aqueles que têm a certificação necessária – o PADI – quanto saídas para batismo para que os iniciantes também possam ter um gostinho. É necessário agendar com antecedência e vale fazer uma pesquisa de preços, que costumam variar bastante de agência para agência.

As saídas de mergulho costumam durar toda a manhã, então vale reservar um espaço em seu final de semana para isso. Retornando à Praia dos Anjos, a dica é experimentar a comida oferecida pelos quiosques da orla. Os preços oferecidos são mais altos que os demais praticados na cidade, mas a fartura e o sabor compensam!

Para a tarde, que tal repetir uma das praias visitadas no passeio de barco do dia anterior? Eu aconselho ir até a Praia do Forno, por meio da rápida trilha que liga essa lindíssima praia à Praia dos Anjos. No meio da trilha, há diversos pontos de parada para apreciar a vista panorâmica e tirar fotos.

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Outra opção para um final de semana em Arraial do Cabo é conhecer a Praia Grande com suas dunas e mar clarinho, linda mas de águas muito frias – aliás, as águas em Arraial do Cabo costumam ser mais frias do que as demais praias do Rio de Janeiro durante o ano todo e a Praia Grande é especialmente gelada. Para o fim da tarde, assistir o pôr do sol nessa praia é demais.

o que fazer em arraial do cabo Foto: Clarissa Moliterno

Quando é a melhor época para visitar Arraial do Cabo?

A melhor época de visitação de Arraial do Cabo é durante o verão, quando as águas geladas são um refresco a mais e não impedem o banho. Verifique a previsão do tempo, pois o verão é também o período de chuvas.

Para fugir das chuvas, mas talvez enfrentar águas mais geladas, visite a cidade no outono.

De qualquer modo, procure evitar feriados – a cidade lota e a experiência de visitar um lugar paradisíaco não será a mesma.

E agora já sabe o que fazer em um final de semana em Arraial do Cabo? Comente aqui!