Rio de Janeiro

O que fazer em Arraial do Cabo

Muitos cariocas e turistas que visitam o Rio separam um final de semana para conhecer esse paraíso natural. A cidade, apesar de pequena, apresenta diversas atrações, e para conseguir aproveitar ao máximo é necessário se organizar.

Separamos abaixo algumas sugestões para um roteiro básico de um final de semana em Arraial do Cabo.


Vai viajar sem o seguro viagem nacional?
Alguns convênios não têm cobertura no país inteiro. Vale a pena contratar um plano e viajar tranquilo.
Clique aqui e confira!


Quando é a melhor época para visitar Arraial do Cabo?

A melhor época de visitação de Arraial do Cabo é durante o verão, quando as águas geladas são um refresco a mais e não impedem o banho. Verifique a previsão do tempo, pois o verão é também o período de chuvas.

Para fugir das chuvas, mas talvez enfrentar águas mais geladas, visite a cidade no outono.

De qualquer modo, procure evitar feriados – a cidade lota e a experiência de visitar um lugar paradisíaco não será a mesma.

Dia 1 – Explorando as praias de barco

Minha sugestão para o primeiro dia é começá-lo com um passeio de barco pelas praias da região. A dica é acordar bem cedo – se você está planejando a visita durante um feriado, vale agendar previamente o passeio – e se dirigir à Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, de onde partem diversos barcos diariamente.

Os passeios, em geral, duram 4 horas e param na Praia do Forno, nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na maravilhosa Ilha do Farol. Essa última é considerada uma das praias mais bonitas e preservadas do Brasil, e encontra-se em uma área de proteção marinha, cujo acesso é controlado.

Fique de olho: durante os feriados, o movimento de barcos é muito intenso e nem todos conseguem autorização para visitar a ilha. Por isso, vale chegar o mais cedo possível, por volta 8 da manhã, já que os primeiros barcos a sair normalmente têm mais chances de conseguir visitá-la, e tentar se certificar de que o barco vai conseguir parar por lá!

Voltando à Praia dos Anjos, pegue um táxi ou vá de carro até a Prainha e almoce um delicioso peixe na brasa dos quiosques por ali. Atenção, não confunda a Prainha com as Prainhas do Pontal do Atalaia (normalmente referidas pelos locais apenas como “as prainhas”!). Vale almoçar por lá e curtir a praia maravilhosa pela tarde – essa praia o barco não visita!

Para o fim de tarde, vá até o Pontal do Atalaia. O pôr do sol de lá é incrível e bem romântico e o visual é de tirar o fôlego.

Curtindo a noite

As opções de vida noturna concentram-se nos arredores da Praça do Covas. Os restaurantes, em sua maioria, são simples, mas a comida é bastante saborosa. Vale conferir o Saint Tropez (Travessa Damaceno Barreto, 2 – Praia dos Anjos) – aconselho o prato de vieiras ou os demais pratos de frutos do mar – o custo benefício é bom!

Dia 2 – Hora de conhecer o verdadeiro tesouro de Arraial!

É inegável que as praias de Arraial do Cabo são maravilhosas, mas o verdadeiro tesouro do local está situado há alguns metros de profundidade: A região é nacionalmente conhecida pela abundante vida marinha.

Na superfície do mar já é possível ter uma ideia: volta e meia somos recebidos por simpáticas tartarugas ou cardumes de peixes, mas a parte realmente incrível somente pode ser explorada mergulhando.

Há diversas operadoras que oferecem saídas de mergulho tanto para aqueles que têm a certificação necessária – o PADI – quanto saídas para batismo para que os iniciantes também possam ter um gostinho.

É necessário agendar com antecedência e vale fazer uma pesquisa de preços, que costumam variar bastante de agência para agência. As saídas de mergulho costumam durar toda a manhã, então vale reservar um espaço em seu final de semana para isso.

Praias

Retornando à Praia dos Anjos, a dica é experimentar a comida oferecida pelos quiosques da orla. Os preços oferecidos são mais altos que os demais praticados na cidade, mas a fartura e o sabor compensam!

Para a tarde, que tal repetir uma das praias visitadas no passeio de barco do dia anterior? Eu aconselho ir até a Praia do Forno, por meio da rápida trilha que liga essa lindíssima praia à Praia dos Anjos. No meio da trilha, há diversos pontos de parada para apreciar a vista panorâmica e tirar fotos.

Outra opção para um final de semana em Arraial do Cabo é conhecer a Praia Grande com suas dunas e mar clarinho, linda mas de águas muito frias – aliás, as águas em Arraial do Cabo costumam ser mais frias do que as demais praias do Rio de Janeiro durante o ano todo e a Praia Grande é especialmente gelada. Para o fim da tarde, assistir o pôr do sol nessa praia é demais.

Airbnb em Arraial do Cabo

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou da época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um Airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, chalés, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive Airbnb em Arraial do Cabo. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena!

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS .

E agora já sabe o que fazer em um final de semana em Arraial do Cabo? Comente aqui!

Leia Mais:

Clarissa Moliterno

Advogada, carioca, mezzo italiana, apaixonada por viagens, comida e arte (a ordem dos fatores não altera o resultado). Também compartilha suas impressões no blog Les Food Travellers.

View Comments

  • Arraial é lindo demais! Recomendo conhecer o restaurante Bacalhau do Tuga. Um dos melhores peixes que já comemos na vida e com certeza um dos melhores atendimentos. Parece que você está na casa de amigos, vale a visita!

    Indico também a Pousada do Capitão, perto da praia dos Anjos.

  • Boa tarde!
    primeira vez que vou para Arraial do Cabo, gostaria de saber se alguem pode me indicar pousadas para ficar. .

    Obrigada.

Recent Posts

Pousadas na Praia da Lagoinha: 10 opções de hospedagem

A parte sul de Ubatuba, em São Paulo,  possui ótimas praias para levar as crianças.…

45 minutos ago

Pousadas em Brotas: as 14 melhores e mais bem avaliadas

A Capital do Turismo de Aventura em São Paulo é o destino perfeito para curtir…

45 minutos ago

Veja nossa seleção das 23 pousadas Pet Friendly no Litoral Norte de São Paulo mais reservadas

Composto por cinco cidades, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, o Litoral Norte de…

46 minutos ago

Guia de viagem completo para conhecer Petrópolis

Petrópolis, a cidade onde a família real dos tempos de império no Brasil se estabelecia…

3 horas ago

Pousadas em Ilhéus: as 11 melhores e mais bem avaliadas para você se hospedar

Viajar para Ilhéus, na Bahia, é sinônimo de boas praias, muito sol e bastante chocolate…

3 horas ago

Pousadas em Maceió: 12 melhores e mais bem avaliadas

Maceió, a capital alagoana, é famosa por suas praias paradisíacas, como Ponta Verde, Pajuçara e…

3 horas ago