Holanda

O que Fazer em Amsterdam: Dicas imperdíveis

Quando você estiver pensando em visitar Amsterdam, a minha principal dica é sempre escolher muito bem a época do ano. Não que no inverno não tenha o que fazer em na cidade, mas as principais atrações da cidade são muito melhor aproveitadas quando está quentinho e ensolarado. Aí sim, garantia de voltar pra casa com fotos dignas de profissionais pois qualquer cantinho de Amsterdam é lindo e charmoso.

É bom frisar que o clima daqui é bem louco praticamente o ano inteiro. Você pode ter sol, chuva de granizo e rajadas de ventos que atingem 100 km/h dentro de apenas meia hora. Já na Primavera e no Verão isso é bem menos frequente.

Portanto, se puder escolher, opte pelo período que vai de abril a setembro. Se vier na primavera, poderá se deleitar e tirar fotos lindas das famosas tulipas. Agora, se vier no Verão, vai ser incrível fazer passeios de barco com direito a biritinhas pra acompanhar 🙂

O que fazer em Amsterdam

Desde que me mudei para Amsterdam não me canso de passear pela cidade. Além de linda e charmosa, os canais nos convidam a ficar circulando em torno deles e descobrindo todos os lugares diferentes e encantadores que existem por aqui. Isso mesmo! Uma das melhores formas de se conhecer a cidade, na minha opinião, é caminhando pelos belíssimos canais que cortam todo o Centro de Amsterdam formando um cinturão.

Aqui no mapa você encontra as atrações mais facilmente:

1 – Passeios de Barco

Mas se você já cansou de caminhar e quer mesmo assim ter uma vista incrível dos canais de Amsterdam, você pode optar pelas inúmeras opções de passeios de barco que são oferecidas por aqui. A maioria deles passa pelos canais mais famosos de Amsterdam e vão contando um pouco da história da cidade. A medida que passamos por alguns pontos importantes no meio do caminho, os guias vão contando causos às vezes bem engraçados.

Acho os passeios nos barcos menores e abertos muito mais legais e agradáveis (você pode encontrá-los perto do metrô Nieuwmarket). São poucas pessoas por barco e você pode comprar bebidas e aperitivos para aproveitar e brindar no caminho.

#Dica – Não faça estes passeios se estiver chovendo ou muito frio. Realmente não vale a pena e você não vai conseguir ver muita coisa.

Agora, se este foi o seu caso e você não veio numa época muito boa em relação ao clima, não desanime. Você tem muitas opções do que fazer em Amsterdam em lugares fechados também. Segue o baile pra conferir outras opções bacanas!

Amsterdam é conhecida mundialmente como a cidade dos museus. Por isso muitas pessoas podem ficar bem perdidas ao decidir o que vale a pena conhecer e o que não vale. Vou listar alguns que realmente acho que valem a visita quando você vier turistar pra estes lados:

2 – Museu Van Gogh

Museu Van Gogh – Foto: Flickr (rinuseversen1)

O Museu Van Gogh apesar de conter a maior coleção das obras de Van Gogh, conta também com um acervo de outros artistas impressionistas que influenciaram seu trabalho. Além das obras belíssimas do pintor impressionista mais famoso do mundo, o prédio com a arquitetura moderna é outro fator que chama a atenção. Além de linda, ela favorece muito a exposição de todas as obras e apesar de ser um dos museus mais cheios de visitantes, você consegue achar lugares tranquilos para apreciar as obras.

Dica: Compre seu ticket online! Sério, essa dica é básica mas é imprescindível. As filas podem chegar a horas de espera e se você comprar online, você entra direto. Até hoje não consigo entender as pessoas na fila.

3 – Rijksmuseum

Café e Loja do Rijksmuseum

O Rijksmuseum é o maior e o mais importante museu de Amsterdam e fica também na Museumplein, no mesmo lugar onde se encontra o Museu Van Gogh. Ele é um dos cartões postais da cidade e logo em frente ao prédio você vai encontrar aquele letreiro famoso “I <3 Amsterdam” onde todos os turistas passam por ali pra tentar uma fotinha. Digo tentar pois é quase impossível tirar uma foto por ali sem ficar parecendo um livro de Onde Está Wally. Sempre muito cheio!

O seu acervo é todo dedicado às artes e à história da Holanda. Mas mesmo que você não esteja a fim de se inteirar um pouco sobre arte, você pode apenas visitar o espaço. A lojinha com os souvenirs é super completa e tem produtos pra todas as idades. Já o Café oferece várias opções de lanches gostosos e você pode acessar os dois sem precisar pagar pelo ingresso. Pessoalmente acho que vale muito a pena pois o prédio é maravilhoso e pode render belas fotos.

#Dica: Se você não quer despender muito tempo por aqui, sugiro que você pague pelo áudio guia e faça o tour das principais obras. Você vai conseguir ver basicamente tudo que é mais famoso em 45 minutos.

4 – Casa de Anne Frank

Casa de Anne Frank – Foto: Flickr (Katherine Sharpe)

A Casa de Anne Frank foi o local onde ela viveu escondida com sua família por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial. Você tem acesso aos cômodos, fotografias e todo um acervo que te faz mergulhar neste momento da história. Não é um passeio lá muito alto astral mas pra quem gosta de história, é incrível e não tem como não se emocionar ao ver aquele cenário tão real.

#Dica: Devido a algumas reformas, até Maio deste ano (2018) eles só farão a venda dos ingressos online. Não adianta ir pra portinha comprar, que não tem, rs.

5 – Vondelpark

Vondelpark – Foto: Flickr (meeuwenlaan)

Nesta lista sobre o que fazer em Amsterdam, ele não poderia estar de fora. Vondelpark é o maior e mais famoso parque da cidade. Ele recebe aproximadamente 10 milhões de pessoas todos os anos. Apesar de ele ser lindo durante o ano todo, mostrando as estações do ano bem marcadas, você vai aproveitar mesmo quando o clima estiver bom. 

O melhor jeito de conhecer bem o parque é caminhando ou de bicicleta. Portanto, se você já reservou um dia do seu programa pra pegar uma bike e dar um rolê, você precisa passar por aqui também. Além de passear por ele, você pode simplesmente comprar umas comidinhas e fazer um piquenique. Outra opção é assistir aos inúmeros shows gratuitos que acontecem por aqui no Verão.

#Dica: Se você estiver viajando com filhos tem o café Groot Melkhuis com um parquinho gigante do lado de fora e mesinhas espalhadas. Assim você consegue tomar seu cappuccino enquanto as crianças se acabam nos brinquedos.

6 – Red Light District

Red Light District – Foto: Flickr (Steve Parker)

O bairro De Wallen, mais conhecido como Red Light District (Distrito da Luz Vermelha) fica localizado no centro de Amsterdam e é composto por várias ruelas estreitinhas. Ao caminhar por estas ruazinhas você vai encontrar muitas vitrines onde as mulheres se exibem e cobram por sexo. Ahhhh! Como assim? Aqui em Amsterdam, a prostituição é legalizada e o holandês não vê problema nenhum nisso desde que não atrapalhe a vida de ninguém.

Apesar de muitas controvérsias, este é um lugar que eu adoro pois acredito ser um dos locais mais democráticos do mundo. Você vai se surpreender com a mistura de pessoas que passeia por lá diariamente. Tem madames curiosas olhando de rabo de olho para as janelinhas, tem os moradores locais passando apressados de bike para ir trabalhar. Tem também grupos de turistas espantados com a naturalidade com que tudo acontece, tem homens normais procurando por diversão e tem isso tudo e mais um pouco. Mas o mais legal é ver como todas estas pessoas se esbarram e se divertem de forma harmoniosa e cada um na sua.

#Dica: NUNCA tire foto das moças nas vitrines. É proibido e você pode ser preso em flagrante por conta das muitas câmeras de vigilância instaladas pelo bairro.

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Amsterdam.

Onde ficar em Amsterdam

Há belíssimos hotéis em Amsterdam, e por se tratar de uma cidade relativamente pequena e oferecer um transporte público de qualidade, não importa muito o bairro que você fique, pois é fácil chegar a qualquer ponto e não leva muito tempo. Mas se você puder escolher, eu sugiro algumas regiões bacanas e mais perto das principais atrações:

Jordaan

Na minha opinião é o melhor bairro para se ficar hospedado. Ele fica localizado bem perto do centro de Amsterdam e é cortado por vários canais charmosinhos. Ele é perfeito pra quem gosta de conhecer a cidade a pé. Aproveite os muitos cafés, restaurantes, lojas e as maravilhosas vistas dos canais. Não é das regiões mais baratas para se hospedar, mas se você tiver condições, vale a pena.

De Pijp

O mais legal de ficar nessa região é ver a mistura de culturas que circula por aqui. Você vai encontrar jovens, velhos, estudantes, famílias e artistas tudo junto e misturado. É o bairro mais alternativo de Amsterdam. Além dos cantinhos bem descolados e charmosos, você pode aproveitar a maior feira ao ar livre da cidade, a Albert Cuypmarket .

Parque Sarphatipark no De Pijp – Foto: Franklin Heijnen via Flickr

Museumplein

Se hospedar nas proximidades da praça dos museus é garantia de inúmeros programas culturais. Em todas as épocas do ano você vai encontrar o que fazer por aqui, são oferecidos desde shows e concertos gratuitos até rinque de patinação. Além de encontrar teatros, cinemas e a própria feirinha da praça com comidas e guloseimas típicas da cidade, você ainda fica pertinho do Vondelpark. Realmente é uma das localizações privilegiadas de Amsterdam.

Museumplein – Foto: Hae-in Baek via Flickr

Veja também:

Veja todas as opções dos melhores hotéis em Amsterdam.

Como se locomover em Amsterdam

Como já disse anteriormente, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando mas você também pode alugar uma bike e sair descobrindo Amsterdã. A cidade é repleta de lojas que alugam bikes. O aluguel é feito por no mínimo 3 horas. Mas acho que se você quer conhecer a cidade mesmo, vale a pena pagar pelo dia. Você vai encontrar várias opções de bikes legais por até 15 euros a diária.

Em relação ao custo benefício, realmente é a melhor escolha. Agora, se você está um pouco enferrujado e faz tempo que não pedala, fique atento para não levar umas buzinadas dos holandeses. Eles levam a bike a sério e você precisa ficar atento aos sinais de trânsito.

Se você pensou em visitar pontos mais distantes, você pode optar pela rede de trens, metrôs e ônibus. São super eficientes e pontuais mas não são tão baratos. Você encontra opções de cartões válidos por 1 e até 4 dias e pode rodar livremente pela cidade.  Para ver os valores e comprar os bilhetes clique AQUI.

Ou, caso você deseje um transporte exclusivo para te levar ao hotel, passeios ou aeroporto, a nossa recomendação é optar por um serviço de transfers em Amsterdam.

O que Preciso Saber para Ir para Amsterdam ?

  • Precisa de passaporte para Amsterdam? Sim.
  • Precisa de visto para Amsterdam? Não.
  • Precisa de seguro saúde para Amsterdam? Sim, é obrigatório.
  • Que moeda devo levar para Amsterdam? Euro.
  • Atenção! Em muitos locais por aqui não são aceitos cartões de crédito, portanto tenha sempre dinheiro em mãos.

E ai gostou das nossas dicas? Conte aqui pra gente o que achou.

Passeios e ingressos em Amsterdam

Visite a Estação Central durante o free tour por Amsterdam – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios em Amsterdam? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Amsterdam.

Seguro viagem Amsterdam

Ter um seguro viagem para Amsterdã é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip celular em Amsterdam

Que tal passar toda sua temporada em Amsterdam 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Amsterdam. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Veja mais:

Flávio Antunes

Um dos criadores do Dicas de Viagem. Para perto ou para longe, é viciado em viajar e compartilhar suas experiências com os amigos. Planeja detalhadamente cada passo das viagens, mas também adora se perder por onde passa e não dispensa um bom perrengue, que sempre rende as melhores histórias de viagem. É consultor de TI e ama fotografia.

View Comments

  • Camila, adorei as dicas.
    Fiquei com muita vontade de conhecer esta cidade tão linda.

Recent Posts

Pousadas em Ilhéus: as 11 melhores e mais bem avaliadas para você se hospedar

Viajar para Ilhéus, na Bahia, é sinônimo de boas praias, muito sol e bastante chocolate…

17 segundos ago

Hotéis Perto do Palácio de La Moneda em Santiago: 10 Dicas

Está planejando os últimos detalhes da viagem para a capital do Chile? E quer ficar…

31 minutos ago

Confira a lista com as melhores pousadas em Petrópolis (RJ)

A cidade de Petrópolis tem um charme único de lugares que carregam muita história e…

1 hora ago

Hotéis em Ubatuba: Os 28 melhores para curtir as praias

Os hotéis em Ubatuba estão entre as hospedagens mais buscadas de todo o litoral de…

13 horas ago

Pousadas em Ilhabela: as 16 melhores e mais bem avaliadas

Ilhabela tem diversas atrações para todos os gostos e idades. Seja sua preferência relaxar com…

20 horas ago

Onde ficar em Natal: as 10 melhores hospedagens da capital do Rio Grande do Norte

Capital do Rio Grande do Norte, Natal é uma cidade que reúne as belezas naturais…

20 horas ago