Montenegro

O que fazer em Montenegro

Montenegro, até três décadas atrás, fazia parte de uma das maiores potências do mundo, a Iugoslávia. Inúmeros conflitos civis e religiosos depois, o país se desmembrou, aos poucos, entre 7 pequenos países na região dos Bálcãs: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Servia, Eslovênia, Montenegro, e Kosovo, esse último ainda parcialmente reconhecido como independente da Sérvia.

O resultado disso tudo?


Já contratou seu seguro viagem?
Economize nos melhores planos com o cupom DICASDEVIAGEM5.
Clique aqui e confira!


Vista da Baia de Kotor, uma das promessas do mar Adriático

Montenegro é um país ainda no primário, somente com 11 anos, e pequeninho que só! São 13mil quilômetros quadrados, o equivalente ao dobro do nosso menor estado, o Distrito Federal, ainda se descobrindo e formando suas opiniões. De uma coisa, porém, ele sabe: tamanho não é documento!

Mesmo com tão pouco espaço, Montenegro acumula uma diversidade enorme de paisagens, atividades para todos os gostos e épocas do ano, a um preço acessível – mesmo o Euro sendo a moeda local – e ainda pode te passar aquela sensação deliciosa de que você descobriu um lugar só seu sem ter que disputar espaço com mais milhares de pessoas que tiveram a mesma ideia que você.

A Baia de Kotor concentra muito do que fazer em Montenegro

Quando ir

Mesmo com o aumento do turismo, a melhor época para visitar Montenegro ainda é na alta temporada: de Maio a Setembro. Para ter o lugar somente para você e conseguir preços melhores nas acomodações, aposte nas épocas entre o final de Março e Abril e final de Setembro e Outubro.

O período entre Novembro e Fevereiro, é a baixa temporada. Algumas acomodações e restaurantes do litoral fecham as portas, enquanto em Zabljak, as estações de ski abrem e a neve transforma a paisagem do norte de Montenegro.

Como chegar

O maior aeroporto de Montenegro está em Podgorica, a capital do país, mas ele é ainda muito mal conectado com o resto do mundo, fazendo com que muitos visitantes cheguem por Belgrado, na Servia, ou Dubrovnik, na Croácia.

De Belgrado, são 10 horas de trem até Podgorica ou 9 horas de ônibus. De Podgorica, são mais 2 horas de ônibus para o litoral ou Baia de Kotor. Já de Dubrovnik, a conexão é mais frequente e muito mais curta. Em somente 2 horas você já pode estar perambulando entre as ruas de Kotor.

Se a opção é priorizar o tempo, o melhor é usar o aeroporto de Tivat, que está somente a 10 minutos de taxi de Kotor e tem constantes voos que o conectam com outras cidades da região.

Por último, para quem está curtindo o verão na Itália, o porto de Bar possui balsas que o conectam à Bari, no sul da Itália. Essa última opção, porém, só está disponível nos meses de alta temporada.

Lago artificial de Niksic, na região central de Montenegro.

Como explorar

Montenegro é cheio de atrações para todos os lados, mas é pequenininho a beça! Em quatro horas é possível cruzar o país de cima a baixo com um carro, mas não necessariamente alugar um veículo é a melhor opção para explorar.

As estradas estão todas em ótimas condições, mas a maioria das cidadelas não permitem o transito de veículos, o que dificulta um pouco para os motoristas.

O custo do aluguel do carro e do estacionamento não compensaram, e eu acabei optando em me basear o tempo todo em Kotor e ir visitando as atrações pelo país em passeios que duravam um dia. Em menos de 5 dias é possível visitar tudo, principalmente se você se juntar a uma agência que organiza pequenos tours de um dia, como a 360Monte.

Eu visitei praticamente tudo com essa agência e tudo foi impecável: desde os preços e a qualidade das vans, até os guias que dominam o conteúdo das explicações.

Alugar um barquinho para te levar nas vilas em volta da Baía de Kotor é uma das melhores maneiras de visitar a região.

É seguro?

É impressionante o tanto de gente que me pergunta se Montenegro é um país seguro de se visitar. Pela proximidade com a Bósnia e o conflito que ocorreu por lá na década de 90, entendo a preocupação, mas a realidade da Bósnia há quase 30 anos atrás, não poderia ser mais diferente da situação de Montenegro de 30 anos atrás e também, da atualidade.

Montenegro não chegou a se envolver no conflito e até conquistou a sua independência da Servia através de um referendo! As estradas são bastante seguras e a vida é pacata o suficiente para que um simples furto vire notícia na região. Portanto, pode embarcar sem medo de ser feliz!

Vista da Baía de Kotor no entardecer.

O que Fazer

Baía de Kotor

A Baía de Kotor é de longe a atração mais visitada do país. Ela tem um quê de litoral da Croácia, com um quê Alpes. Sentiu o que eu estou sentindo? Pois é! A cada dia que passa mais gente descobre esse segredinho do mundo.

Apesar de já fazer parte de algumas rotas de cruzeiros pelo mediterrâneo, ainda é quase regra cruzar com turistas recém chegados da Croácia que ficam eufóricos de felicidade em sentir uma pitadinha da sensação ainda presente de exclusividade em Montenegro.

Kotor e uma de suas praças escondidas entre as centenas de ruelas medievais
A maior praça de Kotor, logo após a entrada do portão principal da cidade.
A muralha de Kotor merece uma visita dedicada somente a ela.

Kotor, a cidade principal da Baía, é, naturalmente, onde a banda toca. É lá que você pode enfrentar os 45 minutos de subida entre os 1400 degraus para a Fortaleza que tem uma das vistas mais bonitas do país.

Para deixar o passeio ainda mais agradável, tente ir no meio da tarde para evitar o calor do meio dia, já que no caminho há poucos pontos de sombra para descanso.

A muralha que contorna a cidade antiga também merece a sua atenção, mas o melhor mesmo para se fazer dentro dela é se perder pelas suas inúmeras ruelas e praças escondidas entre igrejas, restaurantes e lojinhas, que logo você sentirá que conhece como a palma da sua mão.

Um dos 1400 degraus que levam até Fortaleza de Kotor.
A vista mais famosa da Baia de Kotor, no meio do caminho para a fortaleza da cidade.
Os 45 minutos de subida até fortaleza são recompensados por essa vista da Baía de Kotor.

De Kotor, também é possível alugar um barquinho para te levar até os outros vilarejos charmosos da Baia, entre eles, Perast. Um dos cartões postais de Montenegro, Perast conta com duas ilhas pitorescas logo a frente. Uma delas foi construída artificialmente, no século XV, no local onde uma imagem de uma santa sagrada foi achada e está aberta para visitações.

As ilhas mais famosas e charmosas da Baia de Kotor, em frente a Perast.
Perast é uma visita imperdível na Baia de Kotor.
Vista de Perast a distância.

Herceg Novi, do outro lado da Baia, passa despercebida para quem está viajando por Montenegro com um pouco mais de pressa, mas se você tiver de bobeira, vale a visita! Assim como Kotor, é propícia para se perder e se achar. Ela é facilmente conectada a Kotor por transporte público e também conta com um dos festivais mais tradicionais da Baía: o Mimosa Festival, que acontece geralmente no início de Fevereiro.

O litoral de Herceg Novi

Apesar de ter um mar cristalino, a Baía de Kotor conta com opções limitadas para curtir uma praia. Todas elas são de pedra e não são extensas, mas o pedacinho mais badalado é, sem dúvidas, aquele em frente ao Bar Havana, a poucos metros da muralha de Kotor.

A principal praia em Kotor.

Praias do Mar Adriático

Budva é a charmosa cidade que lançou Montenegro no mapa dos ricaços russos e europeus. Rodeada de praias de areia, é um ótimo destino para quem quer ver e ser visto.

O desenvolvimento desenfreado prejudicou um pouco o charme de Budva, mas ela ainda conserva um cenário medieval, dentro da cidade murada, que hoje transborda de boutiques e restaurantes.

Budva, a cidade que lançou Montenegro no mapa.
O metro quadrado mais disputado de Montenegro!

Yatchs disputam um lugarzinho na marina que rodeia Budva, e sim, em algumas das praias próximas à cidade, há uma cobrança de uma taxa de entrada durante a alta temporada. As mais fotografadas de todas – mas não uma boa opção para passar o dia – são as duas que ligam a ilha murada de Sveti Stefan ao continente.

Atualmente, Sveti Stefan é um dos hotéis mais luxuosos de Montenegro e disputadíssimo entre as cerimônias de casamento no país.

Sveti Stefan, hoje um dos hoteis mais luxuosos de Montenegro.
A costa de Montenegro com Sveti Stefan ao fundo.

Para relaxar no mar Adriático, a melhor pedida é a Praia de Przno, que não cobre entrada e é uma das mais bonitas do país. Se o que você procura é mesmo um pouco de agito na praia, vá para Jaz ou Ploce, o ponto de encontro de jovens e também palco de festivais de música e festas no verão.

Przno, a praia mais charmosa próxima de Budva.

Lago Skadar e Crnojevića

Crnojevića é o principal ponto de partida para explorar um dos trechos mais cênicos do lago mais famoso de Montenegro, o lago Skadar. Às margens do rio de mesmo nome, nessa vila é possível alugar um barquinho para fazer um passeio até o ponto em que o rio deságua e se encontra com o lago Skadar.

Crnojevica, a porta de entrada para o Lago Skadar.
Rio Crnojevica, que leva ao Lago Skadar.

Mt Lovcen

Essa montanha, que deu o nome ao país, Crna Gora (Montanha Negra), tem um lugar especial no coração de todo montenegrino. No seu topo, o mausoléu de um dos maiores heróis e líderes do país, Petar II Petrović Njegoš, é protegido por duas esculturas de dois guardas de granito negro. De lá, em um dia ensolarado, diz-se possível avistar mais de 80% do território nacional.

Mt Lovcen, a montanha que inspirou ao nome do país.

Monastério Ostrog

Esse monastério impressiona principalmente pela sua localização. Agarrado a um abismo de 900 metros acima de um vale, o monastério branco passa a impressão de que foi encravado da própria montanha.

A entrada do Monasterio Ostrog.
Monastério Ostrog, encrustado na montanha!
A vista do vale logo abaixo do Monastério Ostrog.

Parque Nacional de Durmitor e Zabljak

Esse Parque Nacional, no norte de Montenegro possui mais de 45 montanhas mais altas que 2000 metros e mais de 15 lagos glaciais entre elas. O maior deles, o Lago Negro é facilmente acessado e pode ser explorado por uma fácil caminhada de 3,5km.

Zabljak é uma pequena cidade nessa região montanhosa de Montenegro que “acorda” no inverno. É para lá que as atenções dos Balcãs são atraídas conforme o litoral fica menos habitado e a imigração dos amantes de ski acontece.

O Lago Negro, em Durmintor.
É possível caminhar em volta do lago Negro, o principal do Parque Nacional de Durmintor.

Rio Tara

Esse rio molda boa parte do país e possui um dos mais altos canyons do mundo, com 1300 metros. Sob essa parte do rio, há uma ponte, de onde a vista é deslumbrante.

De baixo, é possível explorar o rio a bordo de um incrível passeio de rafting pelas corredeiras que compõem a fronteira de Montenegro com a Bósnia

O que NÃO visitar

Se tem um lugar que você deve evitar em Montenegro, esse lugar é Podgorica, a capital. Muitos perdem tempo por lá porque acabam arriscando ficar uma noite após a chegada do voo, mas você não deveria ser uma dessas pessoas.

Acredite: até mesmo os Montenegrinos gritam e acenam para você dar meia volta caso esteja planejando passar por lá, e eles tem toda a razão. Podgorica não faz jus ao que Montenegro tem para oferecer.

Rafting no Rio Tara, uma sensação única de navegar pela fronteira de Montenegro e da Bósnia Herzegovina.

Onde Comer

Um bom montenegrino vai falar com um orgulho sem fim dos presuntos da vila de Njeguši, da bomba calórica que é o Karađorđeva šnicla, o prato tradicional nacional, e de como um pedaço de Priganice vai bem com qualquer coisa, mas principalmente um bom Kajmak caseiro. Experimente tudo isso acompanhada de uma dose de Rakija e você fará qualquer Montenegrino te chamar de irmão.

O bom é que oferta de restaurantes ótimos é o que não falta! Mesmo sendo um país tradicionalmente amante da carne vermelha, no litoral é possível achar restaurantes ótimos de frutos do mar. Aqui vai uma lista das minhas recomendações para todos os bolsos.

Sugestões Budget:

  • Tanjga, em Kotor: mais parece um açougue do que um restaurante, mas é um dos metros quadrados de melhor comida de Montenegro. Fica do lado de fora, porém, ainda muito perto da parte antiga da cidade.
  • Scala Santa, em Kotor: Serve de tudo e as porções são grandes. Para sair de lá muito satisfeito!
  • Pizzeria Pronto, em Kotor
  • Konoba Akustik, em Kotor: bem em frente à principal praia de Kotor, é uma ótima opção para quem ficou o dia relaxando nas margens da Baia.

Sugestões Sofisticadas:

  • Galion, em Kotor: a localização acima das águas da baia compõe um perfeito cenário para um jantar romântico com vista para a muralha de Kotor iluminada a noite.
  • Konoba Portun, em Dobrota: a melhor opção de frutos do mar na Baia de Kotor.
  • Restaurantes de Porto Montenegro, em Tivat: essa vila de mármore lotada de yatchs ancorados e lojas exclusivas, tem também uma infinidade de ótimos restaurantes, como o One, Al Posto Giusto e o Byblos.

Onde ficar

Conforme o turismo cresce a cada dia, as opções de acomodações surgem por todos os lados. Aqui vão as minhas indicações:

Sugestão Budget:

  • Old Town Hostel, em Kotor: não tem erro! Um dos melhores hostels que eu já me hospedei na minha vida andarilha. Os quartos são inteiramente equipados, tudo limpinho, staff super atencioso, e as atividades organizadas para as noites, como o Pub Crawl, garantem que você vai sair de lá cheio de amigos. Durante o dia, se junte à galera em um dos tours organizados pelo Hostel em parceria com a 360 Monte.

Sugestões sofisticadas:

  • Palazzo Drusko, em Kotor: em um palácio restaurado do século XV, esse hotel possui 7 quartos aconchegantes com decoração única e rica em antiguidades. Espere por camas de madeira talhadas a mão!
  • Pearl Apartments, em Kotor: são apartamentos inteiramente equipados e modernos que acomodam casais e até famílias.
  • Aman Sveti Stefan: um dos cartões postais de Montenegro é também um dos hotéis mais luxuosos do Mar Adriático.
  • Regent Hotel, em Tivat: localizado no meio do Porto Montenegro, em Tivat, esse hotel é elegante e refinado.

Para onde seguir depois?

Montenegro faz fronteira com a Albânia, Bosnia e Herzegovina, Croácia, Kosovo e Servia. Isso faz com que as possibilidades de continuar perambulando pelos Balcãs, sejam vastas. Há quem combine uma visita a Montenegro com a Croácia ou até mesmo com a Albânia, para os mais aventureiros.

Em uma das minhas visitas, eu optei em continuar em direção ao sul, para a Albânia e logo depois a parte continental da Grécia. Caso você também opte pelo mesmo caminho, saiba que a Albânia, infelizmente, é muito mal conectada com os países que faz fronteira, mas é possível organizar um transfer saindo de Kotor para Tirana através da 360 Monte.”

Seguro viagem Montenegro

Contratar um seguro viagem para Montenegro é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip celular Montenegro

Que tal passar toda sua temporada em Montenegro 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Taiwan. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Gostou de Montenegro? Deixe seu comentário 😉

Leia Mais

Flávio Antunes

Um dos criadores do Dicas de Viagem. Para perto ou para longe, é viciado em viajar e compartilhar suas experiências com os amigos. Planeja detalhadamente cada passo das viagens, mas também adora se perder por onde passa e não dispensa um bom perrengue, que sempre rende as melhores histórias de viagem. É consultor de TI e ama fotografia.

View Comments

  • Nunca tinha pensado em ir para Montenegro, mas a forma como a Marina descreveu despertou em mim uma vontade grande de conhecer! Adorei os detalhes, a riqueza de informações! Gosto de lugares pouco explorados!

  • Adorei todas as dicas, as fotos estão Maravilhosas fiquei morrendo de vontade de conhecer esse lugar tão lindo e aconchegante! parabéns pela matéria

  • Dá vontade de viajar amanhã para Montenegro depois de ler e ver como o país foi magnificamente apresentado pela Marina!!!!
    Assim que der com certeza vou conhecer Montenegro.

  • Matéria maravilhosa! Super bem escrita, agradável e cativante! Não tem como não incluir nos planos....! Parabéns Marina!

  • Marina, muito boa a sua matéria! Queria só saber o nome exato da praia onde fica o bar Havana, procurei mas não achei!

  • Olá, gostei muito das dicas sobre Montenegro. Pretendo ir para lá em dezembro, inverno, brrr. Tenho um Blog sobre a Índia também pelaindia.com

    Sucesso sempre!
    Ricardo

  • Estou indo morar em Montenegro. Em Podigorica, é verdade, mas a idéia é desbravar cada canto do país, e também os países vizinhos. Ótimo post!

Recent Posts

Pousadas em Penedo: as 10 melhores do luxo ao econômico

Penedo é uma privilegiada cidade serrana situada aos pés da Serra da Mantiqueira, em Itatiaia,…

1 hora ago

Pousadas na Praia da Lagoinha: 10 opções de hospedagem

A parte sul de Ubatuba, em São Paulo,  possui ótimas praias para levar as crianças.…

2 horas ago

Pousadas em Brotas: as 14 melhores e mais bem avaliadas

A Capital do Turismo de Aventura em São Paulo é o destino perfeito para curtir…

2 horas ago

Veja nossa seleção das 23 pousadas Pet Friendly no Litoral Norte de São Paulo mais reservadas

Composto por cinco cidades, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, o Litoral Norte de…

2 horas ago

Guia de viagem completo para conhecer Petrópolis

Petrópolis, a cidade onde a família real dos tempos de império no Brasil se estabelecia…

4 horas ago

Pousadas em Ilhéus: as 11 melhores e mais bem avaliadas para você se hospedar

Viajar para Ilhéus, na Bahia, é sinônimo de boas praias, muito sol e bastante chocolate…

5 horas ago