Muito além de praias e do Festival de Cannes, a Costa Azul oferece cidades pitorescas com um legado histórico inquestionável e muito, mas muito charme! Veja aqui nossa sugestão do que fazer no Sul da França: Vence e Saint Paul de Vence são passeios indispensáveis.

A Costa Azul é conhecida por suas praias badaladas como Nice, Saint Tropez e Saint Jean de Cap Ferrat – mas afinal, o que fazer no sul da França além disso?

Nossa sugestão sobre o que fazer no Sul da França fora do tradicional é o chamado “arrière pays”. É um roteiro inusitado onde destacamos as cidades de Vence e Saint Paul de Vence, com forte herança medieval e uma vibe artsy inquestionável.

São cidades pequenas, como vilarejos, daquelas que se conhece em um dia mas que são tão charmosas que a gente quer ficar mais! Além de muitas galerias de arte na região, a pequena Saint-Paul de Vence foi lar do ator/cantor legendário Yves Montand e, durante quase vinte anos, do célebre artista Marc Chagall, que também veio a morrer ali.

Para chegar ao arrière pays niçois é necessário (ou ao menos altamente recomendável) alugar um carro a partir de Nice – isso vale mesmo para as cidades de praia da Costa Azul ou para as cidades charmosas da Provença. De Nice até Saint-Paul de Vence são uns 19 km e até Vence são mais ou menos 21-22 km, ou seja super pertinho.

Como é a pequena cidade de Saint-Paul-de-Vence

A impressão que temos ao chegar em Saint-Paul-de-Vence é de se estar na Toscana francesa, já que é uma cidade fortificada em cima de uma colina. Repleta de casas nobres, o passado próspero e real de Saint-Paul é refletido na arquitetura local.

Com uma torre do século XIV e um poderoso portão do século XVI, a cidade funcionou como uma importante fortaleza fronteiriça. Suas muralhas, construídas também à mando de François I, permanecem intactas até os dias de hoje. À direita da Rue de la Tour (Rua da Torre), em direção ao sul tem uma vista com um panorama bem legal do “campo” francês com videiras e oliveiras e do Mediterrâneo.

o que fazer no sul da frança

Créditos – Getyourguide.com

O que fazer por lá?

Dentre as principais atrações da cidade e uma super dica sobre o que fazer no sul da França é a Fundação Maeght, com um dos principais acervos de arte moderna e contemporânea da Europa. Um espaço incrível, com obras de artistas como Kandinsky, Braque, Chagall (evidentemente), Giacometti e Miró. Só de Miró são 140 esculturas, 70 desenhos, 8 pinturas, vitrais e cerâmicas, além de um jardim-labirinto, fazendo da Fundação um dos principais endereços a ser visitado por quem aprecia a obra do artista.

o que fazer no sul da frança

Saint Paul de Vence – Fundação Maeght Créditos – Richardtulloch.files.wordpress.com

O centro histórico

No centro histórico de Saint Paul está localizada a Place de l’Église, onde encontram-se três monumentos centrais: o donjon do castelo que viria a ser Saint Paul (local usado como uma espécie de prisão até o século XIX), a Église de la Conversion de Saint Paul (Igreja) construída entre os séculos XIV e XVI, e a Chapelle des Pénitents Blancs, uma capela decorada pelo artista Jean-Michel Folon. Sugiro uma breve pausa gastronômica no turismo ali: em frente à Igreja tem uma sorveteria italiana buonissima (esqueci o nome, mas é a última lojinha à direita).

Outro lugar de bastante destaque no coração do vilarejo é a Place de la Grande Fontaine, onde se tinha o mercado local e, antigamente, as lavadeiras batiam manualmente as roupas. Uma curiosidade é que próximo dali fica a casa na qual Simone Signoret e Yves Montand viveram durante seu idílico romance #lovestory #aimonamour.

O Bocha

Apesar da cidade respirar arte, a principal atividade da cidade é….. o “Jeu de Boules” (pétanques), acho que em português seria similar ao nosso jogo de bocha hahaha #nemprecisaservelhinho #novinhostbjogam. Em razão disso, bem na entrada da cidade na calçada do Café de la Place fica a “Place du jeu de boules”, onde os locais vão para ver e serem vistos – além de jogar, claro!

Em frente à Place fica o restaurante mais famoso e tradicional de Saint-Paul-de-Vence, o La Colombe d’Or, uma espécie de Les Deux Magots (o reduto das personalidades intelectuais de Paris nos anos 60) da cidade. Matisse, Chagall, Picasso, Braque e toda uma geração de artistas do século XX o frequentavam.

o que fazer no sul da frança

Dicas #insider

Para facilitar sua visita à Saint Paul, não deixe de pegar aqui seu mapa oferecido gratuitamente pelo Escritório de Turismo da cidade em versão francês-inglês aqui.

A cidade de Vence

Um pouco mais no interior du pays niçois, a chique e aconchegante Vence está localizada nos pés de Baous, entre rios e fontes de água. Cercada por muralhas construídas no século XVI à mando do rei François I, a cidade foi um verdadeiro reduto real. Seu centro histórico conta com numerosas casas com fachadas tradicionais, arcadas e bebedouros refrescados por fontes que datam de séculos atrás.

Graças ao seu ambiente tranquilo Vence também foi inspiração de artistas: o grande impressionista Henri Matisse construiu ali sua famosa Chapelle du Rosaire (Capela do Rosario), próximo à casa onde morou na década de 1940, a Villa Le Rêve. Chagall, de quem já falamos anteriormente, ofereceu em 1979 o mosaico “Moisés salvo das águas” à Cathédrale Notre-Dame de la Nativité, construída originalmente no século IV e reconstruída no século XII.

o que fazer no sul da frança

O que fazer por lá?

Assim como sua vizinha mais famosa, Vence também abriga oficinas e galerias de arte, e um mercado semanal típico do sul da França (estilo “feirinha” no Brasil). Para uma vista deslumbrante, os amantes da natureza podem subir a pé o Col de Vence, situado à 963 metros de altitude (eu subi de carro, obvio!).

Como sugestão gourmet, recomendo o restaurante Le P’tit Provençal, de comida honesta com preço justo, localizado na principal praça de Vence, a Place Clemenceau. Para os gourmandes, recomendo os macarons (o de chocolate branco é surreal, #ficaadica) e chocolates artesanais de Patrice Arbona, no 12 Avenue Marcellin Maurel.

o que fazer no sul da frança

Dicas #Insider:

Para otimizar sua visita não deixe de baixar o mapa que o Escritório de Turismo de Vence disponibiliza gratuitamente aqui.

E se você ainda não sabe o que fazer no Sul da França além da Costa Azul, deixo aqui uma dica-brinde: a pequena cidade de Gourdon, também perto de Vence e Saint Paul, é uma delicia para uma tarde 😉

o que fazer no sul da frança

Vista de Gourdon

Pronto para conhecer o Sul da França? Deixe seu comentário 🙂

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.