Öludeniz é uma pequena cidade litorânea do distrito de Fethiye, na província de Mugla, na Turquia.

Posso dizer que é o lugar perfeito para quem quer curtir praia e sossego, sem muito agito noturno – no máximo um Karaokê ou música ao vivo nos poucos bares e restaurante da cidade.

centro-Oludeniz

pouso-paraglider-areia

Essa foto é da principal rua comercial da cidade, onde se encontra basicamente lojas, restaurantes, sorveterias, agências de turismo e muito paraglider voando. Por isso, não se surpreenda se um deles passar bem pertinho da sua cabeça enquanto estiver caminhando pela rua ou pela calçada da praia.

Após contemplar o verdadeiro paraíso lá do alto durante meu voo de paraglider, tive que pousar e conferir se a Blue Lagoon é tão linda assim de perto.

blue-lagoon-vista-paraglider

Oludeniz e a vista de paraglider da Blue Lagoon na Turquia

Depois do paraglider pousar literalmente na praia, andei cerca de 5 minutos até a entrada do Öludeniz Tabiat National Park.

Como o parque é o responsável pela proteção da área, é preciso pagar uma pequena taxa de 6 YLT (R$7,00) para acessar a Blue Lagoon e poder utilizar todos os serviços oferecidos pelo parque. Alguns hotéis próximos possuem outras entradas e muitas vezes dão acesso “gratuito” aos hóspedes. Mas, em minha opinião, vale pagar cada centavo da taxa cobrada pelo parque, porque lá dentro tem uma estrutura com restaurante, bar, banheiros e chuveiros, além das cadeiras e guarda-sóis pagos a parte (6 YLT cada item).

entrada-parque-blue-lagoon

Blue-lagoon-praia

Blue Lagoon Praia

Blue-lagoon-praia

Öludeniz tem um clima típico de Mediterrâneo e, nos meses do verão (julho e agosto), as temperaturas passam dos 40º Celsius, por isso leve e use protetor solar.

Deu para curtir bastante as águas calmas, transparentes e “quentinhas” da Blue Lagoon. Outra coisa muito interessante foi o clima familiar, cheio de casais e crianças brincando por toda a parte, tudo com muita segurança. Me disseram que são raros os casos de furto ou roubo nessa região.

blue-lagoon-vista-praia

Blue-lagoon-agua

Já está na minha lista de lugares que quero voltar!!