Austrália

Dicas da Austrália: Onde fica, como chegar e quando ir

Se a sua dúvida é sobre a Austrália você veio ao lugar certo. Como já disse em outro post a minha história com a Austrália é longa, para ser mais exata, a Austrália tem sido a minha ‘home’ a mais de uma década.

Ao longo desses mais de 10 anos tive o prazer de receber vários amigos e familiares por aqui e com o tempo percebi que as dúvidas iniciais sobre a Austrália sempre giram em torno dos mesmos temas.

Antes de vir e até mesmo antes de decidir se a Austrália é o destino certo muitas pessoas costumam entrar em contato comigo para tirar dúvidas, e as perguntas são quase sempre as mesmas: onde é a Austrália mesmo? Fica em qual continente? Como é o clima? Etc.

Bom… algumas dessas perguntas com certeza podem ser respondidas pelo Google, mas nada melhor do que alguém com experiência para tirar suas dúvidas e garantir que você tenha paz na consciência e uma viagem inesquecível.

Então, pensando em você, mais uma vez entrei em contato com meus amigos Aussies (Australianos da gema) e juntos organizamos as 10 perguntas mais comuns que recebemos e montamos essa lista de dicas da Austrália.

Onde fica a Austrália?

A palavra Austrália vem do Latin australis, que significa ‘austral’, ou seja ‘do sul’. Localizada no hemisfério sul, mais especificadamente na Oceania, a Austrália é o sexto maior país do mundo com uma área de aproximadamente 7,692,024 quilômetros quadrados.

Banhada pelos oceanos Índico e Pacífico a Austrália também é conhecida como país-ilha, já que é a maior ilha do mundo (tem quem discorde!) e não possui fronteiras terrestres.

Preciso de visto para ir para a Austrália?

Sim! Brasileiros precisam de visto e o processo para a obtenção do mesmo, dependendo do tipo de visto, pode ser longo e cheio de picuinhas. Para saber mais visite o site da Embaixada da Austrália no Brasil.

Qual é a Capital da Austrália?

Não, não é Sidney. E também não, não é Melbourne. A capital da Austrália é Canberra, mas esse nem sempre foi o caso. A história de Canberra é longa e teve muita política, confusão e democracia envolvida em seu estabelecimento. Resumidamente a história foi mais ou menos assim:

  • 1901 – a Austrália torna-se uma federação e a nova nação precisa de uma capital
  • 1908 – depois de muita discussão e uma disputa acirrada entre Sidney e Melbourne, o parlamento vota para que a região de Yass-Canberra seja sede da nova capital Australiana
  • 1911 – o Ministro King O’Malley aprova a competição internacional para o design da Capital Federal
  • 1912 – o casal Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin de Chicago ganham a competição
  • 1913 – Gertrude Denman, mulher do Governador Geral, nomeia Canberra e a capital é oficialmente inaugurada.

Fim. Agora você sabe qual é a capital da Austrália e tem até história para contar.

Como é o clima na Austrália? É frio?

Ao contrário do que muitos acreditam, o clima na Austrália não é nem só quente e nem só frio e tudo irá depender de onde você estiver e de quando estiver passando por aqui.

Acho o clima Australiano ótimo e na maior parte do ano bem parecido com o do Brasil, sem temperaturas muito extremas. Sidney, por exemplo, fica localizada em New South Wales e durante o inverno a temperatura média na cidade gira em torno de 8.8 – 17°C e já durante o verão pode ficar entre 18.6 – 25.8°C.

Como regra geral, os estados do norte (Queensland, Northern Territory e a parte norte de Western Australia) geralmente tem o clima mais quente durante a maior parte do ano. Já os estados do sul (New South Wales, Victoria, Tasmania, South Austrália e a parte sul de Western Australia) tendem a ter o inverno mais frio. As estações climáticas da Austrália são iguais as do Brasil:

  • Verão: Dezembro a Fevereiro
  • Outono: Marco a Maio
  • Inverno: Junho a Agosto
  • Primavera: Setembro a Novembro

Posso dirigir na Austrália?

Visitante internacional pode dirigir na Austrália com carteira de motorista do país de origem por um período de no máximo três meses sobe a condição de que a carteira esteja em Inglês. Se a carteira não é em Inglês, como é o caso dos Brasileiros, deve-se obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) com o departamento de transporte do estado. Para mais informações visite esse site do governo Australiano.

Sydney Harbour Bridge – Flickr: Danijel-James Wynyard Seguir

Qual o fuso horário na Austrália?

A Austrália é dividida em três fusos horários diferentes:

  • A Hora Padrão do Leste da Austrália (AEST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 10 horas (UTC +10).
  • A Hora Padrão Central da Austrália (ACST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 9½ horas (UTC +9½).
  • A Hora Padrão do Oeste da Austrália (AWST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 8 horas (UTC +8).

Para ficar mais fácil de entender a Austrália está entre 8 a 10 horas à frente do Brasil. Lembrando que alguns estados Australianos também tem horário de verão.

Qual o idioma na Austrália?

O idioma na Austrália é o Inglês Australiano, também conhecido como Australianês. A língua é bem diferente do Inglês Norte-Americano e Britânico e tem características bem peculiares. Confira o nosso post ‘A língua oficial da Austrália não é o Inglês!’ para saber mais sobre o jeitinho Australiano de conversar.

Qual a melhor época para visitar a Austrália?

A melhor época para visitar a Austrália definitivamente é durante a primavera ou verão, ou seja, entre Setembro e Fevereiro.

Dezembro/Janeiro são os meses ideais para quem quer aproveitar as festas de fim de ano, lembrando que a queima de fogos da virado de ano na Austrália é simplesmente imperdível. Eu disse IMPERDÍVEL ok?! Os maiores problemas para quem viaja nessa época são os valores caros da alta temporada e o grande número de turistas.

Para quem quer evitar as festas de final de ano e/ou para quem quer economizar na viagem a recomendação é para programar a vinda para a Austrália para os meses de Outubro/Novembro ou Fevereiro/Março.

Qual é a bandeira da Austrália?

Bandeira da Austrália – Flickr: Mickaël T.

A bandeira nacional Australiana foi erguida pela primeira vez em 3 de Setembro de 1901 quando o então primeiro ministro, Edmund Barton, anunciou os vencedores da competição para o design da bandeira Australiana. A bandeira tem 3 elementos:

1. The Union Jack (Bandeira do Reino Unido)
No topo do lado esquerdo, representando a história dos conquistadores Britânicos na Austrália.

2. Southern Cross (Cruzeiro do Sul)
Na metade direita da bandeira está o Cruzeiro do Sul, a constelação que só pode ser vista do hemisfério sul. Essa constelação também aparece na bandeira Brasileira.

3. Commonwealth Star (Estrela da Federação)
Do lado esquerdo, embaixo da Union Jack, está a Estrela da Confederação. A estrela tem sete pontas representando a união dos 6 estados e territórios Australianos.

O custo de vida na Austrália é caro?

Sim, é caro! Bom, esse é assunto para um post bem longo porque o alto custo de vida aqui vem com benefícios que compensam o valor elevado que os Australianos, ou qualquer outra pessoa morando na Austrália, tem que pagar por coisas básicas como moradia, alimentação e transporte.

Quando as pessoas me perguntam quanto elas devem trazer para a Austrália sempre pergunto qual é a situação. No caso de turista depende muito do tipo de turismo que o viajante deseja fazer, já no caso de quem quer vir para estudar e morar por um tempo sempre digo para estarem preparados para gastar no mínimo entre AUD$300 – AUD$400 dólares Australianos por SEMANA! Por semana porque aqui geralmente recebemos o salário e pagamos as contas semanalmente.

Para saber mais informações sobre como morar na Austrália, clique aqui.

Bom, essas são as perguntas que recebo com mais frequência.

E você, tem alguma pergunta para a gente? Deixe seu comentário aqui no post ou visite o perfil @hellolarissa no insta.

Por: Larissa @hellolarissa

Seguro Viagem para Austrália

Contratar um seguro viagem para Austrália é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip de celular para Austrália

Que tal passar toda sua temporada na Austrália 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Austrália. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

dicasdeviagem

View Comments

  • Nossa! Que legal!
    As vezes tenho a impressão que a Austrália parece com Maceió!rsrsrs
    Muito obrigada pelas informações, super!

  • Boa Noite, como fã de tenis, pretendo ir assistir ao "Australian Open", ano que vem. Alguma dica para minimizar custo. Antecipo agradecimento

    • Boa noite, Jorge,

      Tudo bem?

      Que bacana! Janeiro é um dos melhores meses para conhecer a Austrália. Inclusive, se estiver por lá no dia 26 vai participar do Austrália Day, uma das maiores celebrações do país.

      É importante saber que um dos pontos mais caros na Austrália é a hospedagem. Para comer por lá, também não é muito barato. Para minimizar os custos, a dica é ou alugar uma casa/apartamento e cozinhar em casa. Outra opção, caso queira fazer uma roadtrip, é alugar uma campervan para ir parando nos lugares (e não precisar pagar por hospedagem - apenas uma taxa dos campings que são bem mais baratos).

      Espero ter ajudado e que aproveite por lá!

  • Obrigado, por tantas informações de extrema importância, para quem deseja conhecer, a Austrália,ou até mesmo em se tratando de conhecimento geográfico.Amei demais, e aprendi tudo que tinha curiosidade.Você é espetacular!!!!
    Obrigada!

  • Que legal as dicas! Demora o pedido de visto? Pensei que não fosse necessário. Quantas horas de voo de Portugual ?

  • Olá, obrigada pelas dicas!
    Tenho uma dúvida... Nunca viajei para fora do Brasil e ano que vem estou me programando para ir a Melbourne, visitar um amigo australiano.
    Será q nunca ter viajado para fora antes, seria um empecilho para a imigração australiana?

    • Oi, Fabiana!
      Não será um empecilho de forma alguma. Qualquer pessoa pode escolher fazer a primeira viagem internacional para a Austrália :)
      O que pode causar problemas com a imigração são questões ilegais, etc...

Recent Posts

Patagônia Chilena – Roteiro por Chaitén, Futaleufú e Palena

Em uma área com mais de 2.800 km de extensão, existem inúmeros roteiros para conhecer…

22 horas ago

10 motivos para fechar um intercâmbio agora mesmo

Poucas coisas na vida são tão enriquecedoras quanto uma viagem. Melhor ainda, é quando essa viagem…

22 horas ago

Como ser voluntário pelo mundo

Se você quer uma experiência de viagem diferente, contribuindo com a comunidade ou negócios locais…

22 horas ago

11 Melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal

Poucos cenários são tão românticos como esse: um pedido de casamento, no frio da Noruega,…

22 horas ago

De mala pronta! O que levar para a trilha

Um dos maiores desafios da minha viagem recente ao Peru foi, sem dúvida, fazer a…

22 horas ago

O que levar para o Salar de Uyuni

A primeira vez que ouvi falar sobre o Salar de Uyuni foi há mais de…

22 horas ago