Pesquisando quais as melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos para incluir no seu roteiro de viagem? Aqui te contamos um pouco mais de algumas das mais famosas dessa região do RS ;)

As vinícolas do Vale dos Vinhedos são um dos passeios mais legais para fazer na região. Afinal, não é à toa que a maior parte dos vinhos brasileiros são produzidos por lá, e também não é ao acaso que essa parte do território brasileiro é, justamente, reconhecida pela bebida – de alta qualidade, vale ressaltar.

O Vale dos Vinhedos, Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Mas, no entorno, há outros municípios com vinícolas que também valem a visita. É o caso de Pinto Bandeira, uma das localidades citadas aqui, cujo território conta com apenas quatro vinícolas, porém de nomes fortes na vitivinicultura regional.

A seguir contamos detalhes de algumas das vinícolas do Vale do Vinhedos que visitamos pessoalmente, ou das quais tivemos experiências com os produtos. Além disso, também indicamos, em listas, todas as vinícolas das cidades da região e dos arredores. Assim você consegue montar um roteiro super completo de visitas às vinícolas na sua viagem. Bora conferir?

Melhores vinícolas no Vale dos Vinhedos

Neste guia citamos todas as vinícolas encontradas no Vale dos Vinhedos e em localidades super próximas da região. Porém, como forma de te ajudar a organizar a viagem, indicamos logo abaixo mais detalhes de algumas das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Para completar sua pesquisa sobre o destino, vale a pena também conferir o conteúdo sobre o que fazer em Bento Gonçalves.

Pizzato

A história da Pizzato se iniciou em 1999, quando a família começou a produzir vinhos oriundos das videiras que já cultivavam há anos. Neste mesmo ano, desenvolveram um dos rótulos nacionais mais elogiados, o Pizzato Merlot 1999, chamado de “o Merlot dos Merlots”, com tiragem de apenas 15 mil garrafas. Ao ser lançado, se tornou referência entre os vinhos dessa variedade.

Atualmente, a Pizzato conta ainda com uma linha focada no Merlot, chamada DNA 99, sendo a última safra a de 2020. Porém, são produzidos vinhos tintos de outras variedades de uvas, inclusive algumas mais incomuns no Brasil (como o Alicante Bouschet), vinhos brancos e também espumantes (o Vertigo, por exemplo, é feito pelo método tradicional).

Na visitação da vinícola é possível escolher um passeio guiado, que passa pelos vinhedos Merlot, super emblemáticos do Vale dos Vinhedos, e também participar de uma degustação orientada, inclusive com harmonização de queijos e charcutaria.

pizzato.net

Endereço: Via dos Parreirais, S/Nº, Santa Lúcia – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Miolo

A Miolo é uma das vinícolas do Vale dos Vinhedos mais buscadas para visitas, além de ser uma das maiores produtoras de vinhos brasileiros, inclusive com boa presença no mercado internacional. A história da marca começou com a chegada de Giuseppe Miolo ao Brasil, vindo da Itália, em 1897. A partir de 1989 a empresa se formalizou e iniciou a produção de vinhos para comercialização.

Hoje, a Miolo tem quatro vinícolas que somam, juntas, mil hectares de vinhedos próprios, e produzem 10 milhões de litros de vinhos e espumantes ao ano. Das quatro, três ficam no Rio Grande do Sul, sendo uma no Vale dos Vinhedos, e uma na região da Campanha Central e uma na Campanha Meridional. A última é um terroir inusitado, que fica no Vale do Rio São Francisco, na Bahia, e produz uvas o ano todo.

Esta unidade matriz, localizada em Bento Gonçalves, fica bem de frente para o Hotel Spa do Vinho, numa área de bastante circulação turística no destino, e com outras opções de onde ficar no Vale dos Vinhedos. O espaço é bem grande, repleto de verde e com prédios de estilo colonial. Em um deles acontecem as degustações, numa sala tipo anfiteatro. Há, também, uma torre da Miolo, onde a vista do entorno é a atração principal.

miolo.com.br

Endereço: RS 444, km 21, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Don Giovanni

A Don Giovanni é uma vinícola vizinha ao Vale dos Vinhedos, localizada na pequena Pinto Bandeira. No local funciona uma pousada, com espaço para receber eventos, um restaurante, e também há uma cave. O amplo espaço verde (50 hectares), inclusive, conta com um deck a 720 metros de altitude, rodeado por ovelhinhas, e de onde a vista do pôr do sol é super privilegiada.

A produção da Don Giovanni foca bastante nos espumantes, produzidos pelo método tradicional, porém também abrange alguns vinhos. A tiragem da marca é de cerca de 100 mil garrafas ao ano. Dentro da cave há uma enoteca com rótulos Don Giovanni de safras antigas, da década de 90. Na foto, um Cabernet Sauvignon de 1996, ano de nascimento da editora que visitou a vinícola 😉

No local, é possível optar por cinco tipos de degustações diferentes. Outra boa experiência é fazer uma refeição no Nature Vinho e Gastronomia, comandado pelo chef Rafael Jacobi. E, por fim, se hospedar no casarão da propriedade, que atua como uma pousada boutique, de apenas sete quartos, finaliza a experiência com maestria.

dongiovanni.com.br

Endereço: Linha Amadeu, km 12, Pinto Bandeira – RS

Chandon

Vinhedos da Chandon, em dormência, na fábrica da Chandon Brasil, com o diretor de produção Philipe Mèvel em primeiro plano, trajando camisa azul e chapéu
Philipe Mèvel, enólogo e diretor de produção e enologia da Chandon do Brasil – Foto: Adriana Siqueira

A Chandon do Brasil fica em Garibaldi, e conta com um enorme vinhedo localizado bem em frente da fábrica. A marca chegou ao Brasil em 1973 e desde então produz espumantes finos, diferenciados e de sabor excepcional, elaborados com métodos de fermentação lenta.

Atualmente a visitação no local está suspensa, porém deve ser reaberta em breve, numa área nova e com experiências modernas.

chandon.com.br

Endereço: BR-470, 224 – Integração, Garibaldi – RS

Dal Pizzol

A Vinícola Dal Pizzol tem uma área bem grande, com lago, parquinho e bastante espaço pra família toda se ocupar durante a visita. Num dos prédios, funciona um museu do vinho, com garrafas super antigas, saca-rolhas de todos os tipos, entre outras antiguidades raras do mundo do vinho.

Fora isso, são diversas as experiências oferecidas pela marca. Há degustação com harmonização de chocolates, degustações de rótulos diversos (com harmonização padrão, de queijo e charcutaria) e até mesmo uma degustação às cegas, divertida para fazer em amigos.

No local existe também uma área reservada chamada Vinhedo do Mundo, onde se encontra uma das maiores coleções privadas de variedades de uva. São mais de 400 tipos, de 35 países diferentes. E, para completar, no mesmo espaço vivem ovelhinhas, ajudando tanto na poda quanto na adubação da terra.

dalpizzol.com.br

Endereço: RS-431, km 5 distrito de Bento Gonçalves – RS

Cristofoli

A Cristofoli é uma marca super familiar, tocada pelos irmãos Bruna, Lorenzo e Letícia. Tudo começou a mais de um século, quando Angelo Cristofoli veio da Itália para o Brasil, e desde então a família produz vinhos. Porém, há três décadas decidiram expandir e, além do consumo próprio, começaram a produção da bebida também para comercialização.

O local conta com vinhedos, onde acontecem passeios diferenciados, como o piquenique num edredom estrategicamente posicionado entre as vinhas, e também com um restaurante que oferece almoço harmonizado com rótulos da própria vinícola.

vinhoscristofoli.com.br

Endereço: ERS 431 km 06, s/nº, Faria Lemos – distrito, Bento Gonçalves – RS

Monte Chiaro

A Monte Chiaro é uma das vinícolas mais novas do Vale dos Vinhedos. Um dos grandes diferenciais da marca é a junção da bebida com a arte, já que cada rótulo dos vinhos produzidos por ela conta com uma ilustração diferente, feita por um artista local (Antonio Giacomin, de Caxias), porém de uma forma super inusitada: as aquarelas não são de tinta comum, foram feitas com vinho! Incrível, não é?

O espaço da marca é agradabilíssimo, com um terraço, onde acontecem as degustações da marca, e vista para as montanhas. No andar de baixo, há uma loja que funciona quase como um museu, já que as artes que ilustram os rótulos estão todas expostas ali. Vale muito a visita.

@montechiarovinhosfinos (insta)

Endereço: Via Trento, 785 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Aurora

A Cooperativa de Vinícolas Aurora tem quase 100 anos de existência e conta com três unidades na região do Vale dos Vinhedos. Uma produz somente sucos de uva, a outra, da foto, é a principal, onde acontece visitas e degustações, e há também uma em Pinto Bandeira, com passeios como piqueniques perto dos vinhedos, caminhada pelas plantações, e degustações super premium.

vinicolaaurora.com.br

Endereço: Rua Olavo Bilac, 500 – Cidade Alta, Bento Gonçalves – RS

Cercato

A Casa Cercato existe desde 1890, tendo sido construída em pedra. Ela é considerada Patrimônio Histórico de Garibaldi, e foi reformada. Recentemente, a família Cercato decidiu começar a comercializar vinhos, porém o histórico de produção deles é tão antigo quanto a casa – já há mais de 100 anos que se aventuram na vinificação artesanal, que começou com o bisavô de Vinícius Cercato, enólogo da marca.

A casa está aberta para visitação com horário agendado. Para entrar em contato e marcar sua visita, basta enviar uma DM ou mensagem no insta.

@casacercato

Endereço: Estrada Geral – Borghetto, Garibaldi – RS

Courmayeur

A vinícola Courmayuer teve início na década de 1970. Nos anos 80, foi adquirida pelo grupo Cinzano, e só então passou a se chamar efetivamente Courmayeur – mesmo nome de uma região dos alpes italianos, famosa pelo esqui. Em 2003, porém, houve outra troca de donos, sendo a família Nicolini Verzeletti a responsável desde então.

Hoje em dia a empresa é tocada quase que inteiramente por mulheres (sobretudo a Gílian, a Talita e a Deisi, enóloga), o que trás um ar diferenciado aos produtos da marca. Inclusive, em datas comemorativas, como o dia das mães ou o dia das mulheres, elas oferecem brindes exclusivos da marca, tipo echarpes personalizadas, para encantar a clientela feminina. 😉

No endereço da Courmayeur acontece visitação guiada e também degustação. No local há um bistrô, área para crianças com brinquedos, e até mesmo os pets são bem-vindos por lá.

courmayeur.com.br

Endereço: Avenida Garibaldina, 32 – Garibaldina, Garibaldi – RS

Santa Bárbara

A Santa Bárbara produz vinhos e espumantes finos, tendo iniciado a marca em 1991. Também fica localizada em Garibaldi, quase na divisa com Monte Belo do Sul, e trata-se de mais uma pequena vinícola familiar. Apesar disso, a variedade de produtos é grande (vide o folder acima), porém a tiragem é mais limitada.

São produzidas bebidas bem diversificadas, como vinhos tintos, rosé, brancos, espumantes e até sucos. Nos vinhedos, há parreiras com mais de 20 anos, com vinhas grossas que produzem uvas com 15-16 bagos. A localização é um pouco mais distante da rota turística, e por isso as visitas com degustação devem ser agendadas com antecedência. Caso contrário, o atendimento é somente no varejo.

vinicolasantabarbara.com.br

Endereço: Rua Buarque de Macedo, 8400 – Borghetto, Garibaldi – RS

São Luiz

Finalizamos essa leva de pequenas vinícolas de Garibaldi com a Vinícola São Luiz. O início de tudo é de mais de um século, com a vinda da família Bortolini ao Brasil. De origem italiana, o patriarca se instalou em Garibaldi e construiu um posto de vinificação. A marca mesmo foi registrada na década de 80, por Luiz Bortolini, as gerações seguintes foram tocando e, até hoje, produz alguns vinhos.

turismo.garibaldi.rs.gov.br/rotas-atrativos/rota-dos-espumantes/atrativo/industria-vinicola-sao-luiz

Endereço: 6º Distrito, S/N, Garibaldi – RS

Amitié

Criada pela enóloga Juciane Casagrande Doro e pela sommelier Andreia Gentilini Milan, duas amigas apaixonadas por vinho, a Amitié é uma marca diferenciada, e 100% feminina. A inspiração do nome da marca, inclusive, vem da história delas, já que “amitié” é a palavra francesa para amizade.

A produção da marca começou focada nos espumantes, mas também há vinhos diversos no catálogo, como os da linha “Colheitas”, com inspiração de terrois de diferentes regiões do Brasil, do sul ao Vale do Rio São Francisco.

Para visitar a loja da Amitié é super fácil, pois fica na região central de Bento Gonçalves, não longe do Hotel Laghetto Viverone Estação, por exemplo 😉

espumantesamitie.com.br

Endereço: Rua Marquês de Souza, 188 – São Francisco, Bento Gonçalves – RS

Audace

A Audace surgiu em 2016. Os rótulos dela são coloridos, com ilustrações divertidas, e é possível encontrar bebidas variadas da marca, de espumantes a vinhos diversos. A maioria dos vinhos Audace são feitos com uvas próprias, e o enólogo Alejandro Cardozo é o responsável pela qualidade da produção.

A Audace recebe visitas num espaço moderno e desenvolvido para receber os visitantes interessados em conhecer mais sobre o vinho e em fazer degustações. Também existe um site da marca, no qual é possível adquirir alguns produtos.

audacewine.com

Endereço: ERS 444, km 17,5, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves

Mapa das vinícolas no Vale dos Vinhedos

Mapa do Vale dos Vinhedos, em PDF, salvo de QR code do mapa disponível na entrada de um prédio da vinícola Miolo, com caminhos em vermelho e indicações das localizações de algumas vinícolas da região

Este mapa completo do Vale dos Vinhedos se encontra na entrada de um dos prédios da vinícola Miolo, em Bento Gonçalves.

Denominação de Origem (DO)

No Brasil, somente os vinhos desenvolvidos no Vale dos Vinhedos, seguindo algumas regras específicas, podem receber o selo de Denominação de Origem (DO), exclusivo da região no território nacional.

Entre as regras dos rótulos que recebem a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos estão:

  • O terroir, a produção vitivinícola e a fabricação da bebida devem ocorrer somente na região limitada de pouco mais de 70 km² que compreende o Vale dos Vinhedos, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
  • Vinhos tintos devem ser da variedade Merlot, porém podem ter cortes de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. Devem passar por um período de envelhecimento de 12 meses antes de serem comercializados.
  • Os vinhos brancos devem ser da uva Chardonnay, podendo haver corte com a variedade Riesling Itálico. O período de envelhecimento destes deve ser de 6 meses antes da comercialização.
  • Espumantes finos devem ser produzidos sob o método tradicional, com uso das uvas Chardonnay ou Pinot Noir, classificados como Nature, Extra Brut ou Brut, além de terem 9 meses de contato com as leveduras que produzem a fermentação na própria garrafa.
  • As barricas dos vinhos, se utilizadas, devem ser de carvalho.

Ou seja, ao encontrar um rótulo com o selo D.O.V.V. (Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos), você tem a certeza de ser um produto 100% nacional, com características únicas do terroir da região, e que foi produzido seguindo regras rígidas.

Vinhos Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos

Para te ajudar, a seguir listamos alguns vinhos DO do Vale dos Vinhedos:

  • Almaúnica Reserva Merlot
  • Almaúnica Merlot Parte 2
  • Almaúnica Parte 2 Chardonnay Super Premiun
  • Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva
  • Dom Cândido Documento Brut
  • Dom Cândido Documento Merlot
  • Dom Cândido Documento Merlot/Cabernet Sauvignon
  • Dom Cândido Reserva Bob Jr
  • Don Laurindo Reserva Merlot
  • Don Laurindo Chardonnay
  • Don Laurindo Assemblage
  • Doracy Chardonnay
  • Miolo Lote 43
  • Miolo Merlot Terroir
  • Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvigon
  • Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay
  • Espumante Miolo Millésime Brut
  • Espumante Miolo Millésime Brut Rosé
  • Miolo Iride Surlie Nature
  • Espumante Miolo Cuvée Nature
  • Espumante Miolo Cuvée Brut Rosé
  • Espumante Miolo Cuvée Brut
  • Pizzato Merlot de Merlots
  • Pizzato Concentus
  • Pizzato DNA99
  • Pizzato Chardonnay
  • Pizzato Legno
  • Pizzato Brut Branco
  • Pizzato Brut Rosé
  • Pizzato Nature
  • Peculiare Merlot
  • Terragnolo Merlot
  • Terragnolo Merlot Calhaus
  • Cave de Pedra Espumante Brut Branco
  • Larentis Merlot Parcela 1.1 Vinhedo Santa Lúcia
  • Larentis Chardonnay Arcangelo
  • Aurora Merlot Gioia
  • Dom Elizário Capela dos Vinhedos Merlot
  • Dom Bernardo Chardonnay Ispirato

Todas as vinícolas do Vale dos Vinhedos

Ainda não se decidiu? Ou ouviu falar de alguma vinícola que não apareceu na parte principal deste post? São mais de 80 marcas produtoras de vinhos para conhecer na região, o que torna difícil abordar todos os detalhes de cada uma delas.

As listas abaixo reúnem o nome de todas as vinícolas integrantes do Vale dos Vinhedos, que abrange as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Também foram incluídas as vinícolas de Pinto Bandeira, que ficam super próximas à região.

Para conhecer algumas vinícolas que oferecem refeições no local, confira o conteúdo sobre restaurantes em Bento Gonçalves.

Vinícolas em Bento Gonçalves

  • Cavalleri
  • André Carrer
  • Audace
  • Casa Postal
  • Casa Valduga
  • Casa Zottis
  • Cavas do Vale
  • Cave de Pedra
  • Cave do Sol
  • Chamon Garbin
  • Cristofoli
  • Dal Pizzol
  • Dom Eliziario
  • Estrelas do Brasil
  • Lidio Carraro
  • Monte Chiaro
  • Manus
  • Peculiare
  • Pizzato
  • Suvalan
  • Vallontano
  • Don Laurindo
  • Larentis
  • Michele Carraro
  • Titton
  • Almaúnica
  • Arte Viva
  • Aurora
  • Barcarola Boutique
  • Boutique Begamo
  • Cainelli
  • Casa Fontanari
  • Dom Aldino
  • Dom Cândido
  • Lovara
  • Marco Luigi
  • Maximo Boschi
  • Mena Kaho
  • Milantino
  • Miolo
  • Salton
  • Salvati & Sirena
  • Terragnolo
  • Torcello
  • Vistamontes

Vinícolas em Garibaldi

  • Chesini
  • Cercato
  • Pedrucci
  • Cave Darci Locatelli
  • Chandon
  • Cooperativa Vinícola Garibaldi
  • Domno
  • São Luiz
  • Milantino
  • Rarità
  • Tenuta Foppa & Ambrosi
  • Vaccaro
  • Don Laurindo
  • Agostini
  • Basttistello
  • Carlesso
  • Courmayeur
  • La Cantina
  • Peterlongo
  • Santa Bárbara

Vinícolas em Monte Belo do Sul

  • Faccin
  • Famiglia Tasca
  • Caturetã
  • Faé
  • Milani
  • Reginato
  • Domínio Vicari
  • Adega Giovanni Tasca
  • Calza
  • Casa Marques Pereira
  • Vinhedos Capoani
  • Casa Fantin
  • Dom Riccardo
  • De Mari
  • Monte Bello
  • Moro
  • Somacal
  • Vallebello
  • Alba Destilaria
  • Vinum Terra

Vinícolas em Pinto Bandeira

  • Don Giovanni
  • Família Geisse
  • Valmarino
  • Aurora

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores vinícolas no Vale dos Vinhedos?

A questão de u0022melhoru0022 é muito subjetiva – o que uma pessoa gosta, não necessariamente é do gosto de outra. Porém, algumas excelentes dicas são as vinícolas Pizzato, Dal Pizzol e Miolo, por exemplo.

Quais são as vinícolas gratuitas no Vale dos Vinhedos?

Muitas vinícolas não cobram entrada dos visitantes, sendo preciso pagar apenas os passeios guiados ou de degustação de vinhos nas vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Qual seria o roteiro ideal de 1 dia no Vale dos Vinhedos?

É bem corrido fazer um passeio no Vale dos Vinhedos em apenas um dia. Quem estiver com o tempo limitado assim pode focar em uma cidade da região, e escolher vinícolas próximas para a visitação, como as da Estrada do Vinho (RS 444).

Qual a vinícola mais bonita do Vale dos Vinhedos?

Difícil dizer! A Miolo, a Dal Pizzol e a Almaúnica são boas apostas de vinícolas com paisagens exuberantes por toda a propriedade.

Quais as melhores vinícolas de Garibaldi?

Algumas ótimas dicas de vinícolas para visitar em Garibaldi são a Courmayeur, a Santa Bárbara, a Casa Cercato, a Don Laurindo e a Tenuta Foppa u0026 Ambrosi.

Quais vinícolas no Vale dos Vinhedos são imperdíveis?

Algumas das vinícolas no Vale dos Vinhedos mais imperdíveis são a Pizzato, a Dal Pizzol, a Miolo e a Larentis.

Quais são as vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos?

A Pizzato, a Cristofoli e a Cercato são algumas dicas de vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos.