O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é um dos destinos mais queridos do RS e aqui te contamos todos os detalhes pra você conhecer os encantos dessa região. Confira!

O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é um dos principais destinos turísticos do estado. Em números de visitas, ele perde apenas para Gramado, que ainda ocupa o primeiro posto. Porém, com relação às atrações, a região encanta tanto quanto a favorita do território gaúcho, além de conquistar ainda mais quem gosta de lugares bucólicos e é bom de garfo.

Isso é porque o Vale dos Vinhedos tem uma oferta incrível de bons restaurantes em Bento Gonçalves e nas demais cidades próximas, além de, é claro, contar com ótimas cartas de vinho nas opções indicadas. Normalmente, os estabelecimentos priorizam os rótulos nacionais, produzidos por ali mesmo, em alguma das vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Por fim, vale dizer que a região também contém muito mais do que bons restaurantes e vinícolas. É possível fazer passeios de aventura, admirar obras de arte, aproveitar o clima interiorano e ter contato com animais de fazenda, conhecer um pouco da história dos imigrantes que influenciaram na cultura local, entre outras atividades.

E então, quer conhecer mais sobre o Vale dos Vinhedos? Este guia vai te dar um panorama completo dos atrativos do destino. Continue lendo para descobrir tudo!

O que fazer no Vale dos Vinhedos

Duas tábuas com queijos, massas, castanhas e charcutaria para degustação harmonizada na vinícola Dal Pizzol
Degustações harmonizadas são uma das atividades do Vale dos Vinhedos – Foto: Adriana Siqueira

O grande destaque da região são as vinícolas do Vale dos Vinhedos, sem sombra de dúvidas. Espalhadas entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, elas são dezenas e produzem vinhos nacionais famosos mundo afora. Há grandes corporações vitivinícolas, com produção em larga escala, e também pequenas vinícolas familiares, com rótulos de tiragem mais exclusiva.

As vinícolas de Bento Gonçalves excedem a quantidade dos demais municípios do Vale, mas além delas, a Capital dos Vinhos do Brasil tem ainda outras opções de entretenimento que devem aparecer num bom roteiro. O passeio de Maria Fumaça, que sai do centro da cidade, é um dos principais, e há também o Parque Temático Epopeia Italiana, um museu que conta mais da imigração italiana que tanto influenciou a cultura da região.

Também existem passeios focados na gastronomia. Um bom exemplo são os inúmeros restaurantes e trattorias encontrados nos Caminhos de Pedra, cuja paisagem têm predominância rural. No destino há, ainda, passeios para fazer com a família, como o Parque da Ovelha e o Parque das Esculturas de Pedra.

Quem quiser fazer o passeio completo pelo Vale dos Vinhedos vai encontrar, também, ótimas vinícolas e restaurantes em Garibaldi. Já Monte Belo do Sul vale um passeio rápido, para conhecer a praça principal e a igreja matriz São Francisco de Assis (com as duas torres de relógio idênticas).

  1. Vinícolas de Bento e Garibaldi
  2. Maria Fumaça (Trem do Vinho)
  3. Caminhos de Pedra
  4. Parque da Ovelha
  5. Parque das Esculturas
  6. Rota Cantinas Históricas
  7. Gasper Parque de Aventuras
  8. Estação Ferroviária de Garibaldi
  9. Igreja Matriz de São Pedro
  10. Igreja Matriz São Francisco de Assis

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

As melhores opções de hospedagem no Vale dos Vinhedos se encontram em Bento Gonçalves ou em Garibaldi – primeira tem mais comércio e movimento, e a segunda contém um ambiente mais silencioso. Ambas as cidades contém hotéis de rede e pousadinhas super charmosas, sendo boas escolhas tanto para casais quanto para grupos, sejam famílias ou amigos.

Existem também chalés diferenciados com paisagens naturais em volta, espalhados por todo o Vale dos Vinhedos. Já Monte Belo do Sul tem alternativas mais limitadas de hospedagem, que compreendem apenas casas de aluguel de temporada. Se você vai com um grupo, são uma boa dica para economizar.

Hotéis no Vale dos Vinhedos

Vista do prédio do Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, a partir da estrada que passa em frente, com parreiras secos e árvores no meio
O Hotel & Spa do Vinho é um dos mais famosos da região – Foto: Adriana Siqueira

São diversos os tipos de hotéis para reservar no Vale dos Vinhedos, desde os de grandes redes, até opções mais exclusivas e requintadas. Para viagens em família, há hospedagens com quartos amplos para acomodar a todos com conforto. Existem também hotéis que não aceitam crianças, e são indicados para passeios românticos, ou até mesmo uma lua de mel.

Se te interessar, temos reviews completos sobre o Dall’Onder Ski Hotel e o Laghetto Viverone Estação.

Confira algumas indicações de hotéis:

Veja todas as opções de hotéis no Vale dos Vinhedos.

Pousadas no Vale dos Vinhedos

A fachada externa do Castello Benvenutti, com paredes de tijolinhos e janelinhas estreitas, além de grade em casa uma delas e também na porta
O Castello Benvenutti é uma das principais opções de hospedagem do destino – Foto: Adriana Siqueira

As pousadas do Vale dos Vinhedos têm, muitas vezes, diferenciais únicos, como o fato de funcionarem em construções centenárias de casarões típicos italianos, ou oferecerem comodidades exclusivas, tipo cesta de café da manhã no estilo piquenique. Há, ainda, as que funcionam dentro das propriedades de vinícolas, trazendo uma experiência ainda mais marcante ao unir a estadia com as degustações.

Veja algumas das pousadas mais indicadas:

Veja todas as opções de pousadas do Vale dos Vinhedos.

Chalés no Vale dos Vinhedos

Duas cabanas dentro da propriedade da Pousada Chalés do Vale, uma das dicas de locais para de hospedar no Vale dos Vinhedos
Os chalés (como estes, da Pousada Chalés do Vale) tem crescido bastante no destino

Uma das formas mais românticas de se hospedar no Vale dos Vinhedos é optando por um chalé. Essas construções pitorescas são perfeitas para viagens a dois, pois promovem privacidade e costumam ter um ambiente mais intimista, muitas vezes com banheira de hidro, inclusive. Existem, ainda, alguns locais com temática mais pronunciada, sendo os chalés construídos em formato de pipas de vinho.

Confira algumas da principais dicas de chalés:

Veja todas as opções de chalés no Vale dos Vinhedos.

Aluguel de temporada no Vale dos Vinhedos

Prédio de tijolinhos à vista no Ed. Santa Paula, como se lê na placa, onde fica o Apartamento Artístico, uma das dicas de hospedagem no Vale dos Vinhedos
O Apartamento Artístico é ótimo para grandes grupos

Diversos apartamentos bem equipados, de todo o Vale dos Vinhedos, estão disponíveis para alugar pela temporada pelo Booking. Há, também, casas completas com espaços maiores, que acomodam grupos mais numerosos de viajantes. Esse tipo de hospedagem é uma dica mais econômica, sobretudo no caso de dividir o valor da diária entre os amigos ou a família.

Veja alguns dos locais mais indicados para alugar:

Veja todas as opções de aluguel de temporada no Vale dos Vinhedos.

Onde comer no Vale dos Vinhedos

Agnolotti recheado com creme de queijo madrugueiro e pesto de couve, acompanhado de couve refogada, nozes e tomatinho cereja, servido num prato fundo e branco, sobre um lugar americano redondo e de palha, com talheres ao lado direito
Agnolotti de creme de queijo madrugueiro e pesto de couve, acompanhado de couve refogada, nozes e tomatinho cereja, do Apino – Foto: Adriana Siqueira

Por causa da forte influência italiana no Vale dos Vinhedos, as comidas típicas da região envolvem muitos pratos com carnes e massas. É comum, também, encontrar iguarias como a polenta e o galeto para degustar nos restaurantes de Bento Gonçalves, de Garibaldi e de Monte Belo do Sul.

Os vinhos, é claro, também não podem faltar numa boa refeição por lá. E as uvas produzidas no destino não são exclusivamente destinadas à produção de alcoólicos, pois há também bons sucos e geleias feitas da fruta. Inclusive, um prato imperdível (e bem típico) é o sagu de vinho com creme, perfeito para os amantes de um docinho.

Outro ponto indispensável entre as opções gastronômicas do Vale dos Vinhedos são as refeições que acontecem nas vinícolas. Muitas contam com estrutura de restaurante, e oferecem passeios com uma programação finalizada somente após uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, harmonizados com vinhos dos próprios locais. Sem dúvida, é vale a pena experimentar.

  • Caldeira
  • Cobo Wine Bar
  • Apino Vinho e Cozinha
  • Di Paolo
  • BraZedo

Quando ir para o Vale dos Vinhedos

Uma das grandes qualidades do Vale dos Vinhedos é que o destino pode ser visitado o ano todo. Porém, cada estação tem suas particularidades, e a escolha da melhor época para a sua viagem depende mesmo do seu gosto pessoal.

O inverno é a alta temporada da região, o que significa que os atrativos turísticos, restaurantes e hotéis estarão mais cheios (inclusive com aumento nos preços). Em contrapartida, é o período perfeito para quem gosta de frio, visto que por lá a temperatura costuma ficar bastante baixa.

Já o verão é o período da vindima, quando as parreiras estão verdinhas e cheias de uva, prontas para a colheita. Se você gosta de paisagens abundantes, do sol sempre presente, e se tem vontade de participar de uma atividade de colheita e até mesmo de pisa das uvas, a estação mais quente do ano é a ideal.

As meias estações, por outro lado, são a escolha certa para quem busca uma época mais econômica para conhecer o Vale dos Vinhedos. Entre março e maio, ou entre setembro e novembro, a movimentação na região é menor. As paisagens, porém, ainda são belas, e os atrativos funcionam da mesma forma.

Ou seja, a melhor época para ir ao Vale dos Vinhedos vai de acordo com a preferência de cada viajante. Quem gosta do frio e quer curtir os dias de viagem sempre com uma boa bebida em mãos, seja um vinho ou algo quente, vai se dar bem no inverno. Quem prefere participar das festas da vindima e gosta mais do calor, no verão vai curtir mais. E, quem pretende economizar, pode apostar nas meias-estações.

Quantos dias ficar no Vale dos Vinhedos

Cinco dias são suficientes para conhecer o Vale dos Vinhedos, mas se você tiver ainda mais tempo disponível para passear por lá, é ainda melhor. A quantidade de atrações é grande, e são mais de 80 vinícolas em toda a região, não sendo possível conhecer todas numa única viagem – a não ser que você pretenda passar meses só visitando as terras produtoras de uvas. 😉

Como chegar no Vale dos Vinhedos

Para quem mora em São Paulo ou outras regiões do Brasil, sem contar o sul, a forma mais fácil e rápida de chegar ao Vale dos Vinhedos é de avião. Os voos descem em Porto Alegre e, dali, será preciso pegar outra forma de transporte até Bento Gonçalves. Pode ser transfer com motorista (há uma grande oferta por lá), ou mesmo um carro alugado, com o qual você mesmo (ou alguém que te acompanha) irá dirigir.

De avião

A grande maioria dos viajantes que vão de avião à Serra Gaúcha compram os voos diretos para Porto Alegre (Salgado Filho). Existem opções saindo de algumas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Para as demais, será preciso fazer escala.

Outra forma ainda é optar por voos que vão direto ao aeroporto de Caxias do Sul, mais próximo do Vale dos Vinhedos. Porém, por ser um local menor e com voos reduzidos, podem acontecer remanejamentos do pouso para o próprio aeroporto de Porto Alegre mesmo.

Ao descer em qualquer um dos aeroportos será preciso fazer mais um trajeto de carro até o destino final. De Caxias do Sul ao Vale dos Vinhedos a distância é de cerca de 46 km, ou 51 minutos de estrada. Já de POA até o Vale são 116 km de distância, quase 2 horas dirigindo.

De carro

Se você mora no sul, ou mesmo em outros estados mais longes, mas gosta de fazer viagens de carro e pretende ir ao Vale dos Vinhedos somente por terra, também é possível. De São Paulo capital até lá, por exemplo, o trajeto é de pouco mais de mil quilômetros, que podem ser percorridos em 15 horas. Com paradas ao longo do caminho e a divisão da direção, fica bem tranquilo de ir assim. 😉

De Porto Alegre até Bento Gonçalves

Como já comentamos acima, o trajeto de Porto Alegre até Bento Gonçalves, principal cidade do Vale dos Vinhedos, é bem fácil de percorrer. A estrada é boa e bem sinalizada, e o caminho todo, que é de 116 km, pode ser percorrido em cerca de 1h40. Fique atento, porém, à entrada para a Capital dos Vinhos, pois se perdê-la, será preciso dar uma grande volta, que vai atrasar consideravelmente a sua chegada no destino.

Transporte no Vale dos Vinhedos

Já no Vale dos Vinhedos, as opções de transporte são um pouco mais limitadas, e requerem um certo planejamento prévio. Caso você alugue um carro, fique atento aos passeios entre as vinícolas, pois não é uma boa ideia fazê-los enquanto estiver dirigindo. Também não conte muito com o transporte público da região, pois os horários reduzidos e demora do trajeto só farão você perder tempo da viagem.

Não é indicado depender, também, de Uber, pois em alguns locais mais remotos, onde ficam algumas vinícolas, não é garantido que eles cheguem. Há táxis na cidade, mas os valores de usar somente esta forma para de transporte acabam não compensando financeiramente.

A seguir damos mais detalhes de algumas alternativas para o transporte dentro do Vale dos Vinhedos.

Aluguel de carro

É muito mais fácil descer no aeroporto de Porto Alegre e já alugar um carro ali mesmo, para sair dirigindo a caminho do Vale dos Vinhedos. Há locadoras como a Localiza e a Movida por lá, além de outras lojas menores, mas com boas avaliações pelo próprio Google.

Se você alugar um carro, porém, se organize e reserve um transfer para levá-lo aos passeios de vinícolas. Dirigir após degustar tantos vinhos não é recomendado, visto que muitas pessoas acabam sentindo os efeitos do álcool já na primeira vinícola do dia. Além disso, as estradas da Serra Gaúcha são estreitas, cheias de curva e de subidas e descidas, e portanto são mais difíceis de manobrar.

Transfer

Existem diversos serviços de transfer disponíveis para reservar no Vale dos Vinhedos. Quem vai em grupo pode optar por uma van, e quem viaja a dois ou com uma família pequena pode contratar um motorista com carro para levar a todos os passeios agendados.

Essa é uma ótima forma de garantir a segurança de todos durante a viagem, sendo possível contratar o serviço direto no destino (uma boa dica é pedir uma indicação na recepção do seu hotel), ou reservar um transfer já no aeroporto (há diversas pessoas oferecendo o serviço por lá).

Trem

O trem do Vale dos Vinhedos, na verdade, é uma atração do destino. Ele conta com estações em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, e não é exatamente um meio de transporte, mas sim uma das opções de atividades disponíveis por lá.

Vinícolas no Vale dos Vinhedos

Por último, mas indispensável para este destino, listamos algumas das principais vinícolas do Vale dos Vinhedos para você planejar uma visita e acrescentar no seu roteiro. Não se esqueça de reservar com antecedência os locais que pretende conhecer 😉

  • Pizzato (Bento Gonçalves)
  • Miolo (Bento Gonçalves)
  • Don Giovanni (Pinto Bandeira)
  • Chandon (Garibaldi)
  • Dal Pizzol (Bento Gonçalves)
  • Cristofoli (Bento Gonçalves)
  • Monte Chiaro (Bento Gonçalves)

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Porto Alegre

Quer garantir uma passagem para Porto Alegre com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro no Vale dos Vinhedos

Você sabia que pode alugar um carro para usar no Vale dos Vinhedos online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer no Vale dos Vinhedos?

A principal atividade do Vale dos Vinhedos são as vinícolas de Bento Gonçalves, de Garibaldi, de Monte Belo do Sul e também de cidades dos arredores, como Pinto Bandeira.

Quais são as melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos?

Algumas das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos são a Mioto, a Pizzato e a Dal Pizzol, mas existem diversas outras – são mais de 80 em toda a região.

Quais são os principais passeios do Vale dos Vinhedos?

Os passeios do Vale dos Vinhedos, além das vinícolas, incluem a Maria Fumaça, o Parque Cultural Epopeia Italiana, um tour por Bento Gonçalves, entre outros.

Onde ficar no Vale dos Vinhedos?

É possível se hospedar em Bento Gonçalves ou em Garibaldi para curtir os passeios do Vale dos Vinhedos.

Quais os melhores hotéis do Vale dos Vinhedos?

Boas dicas de hotéis no Vale dos Vinhedos são o Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, ou o Hotel Casacurta, em Garibaldi.

Quais são as melhores pousadas do Vale dos Vinhedos?

Entre as pousadas do Vale dos Vinhedos, a Pousada Castello Benvenutti, em Garibaldi, a Pousada Cantelli, em Bento Gonçalves, ou a Casa Vêneto, entre Bento e Monte Belo, são excelentes opções.

Dicas dos melhores airbnb no Vale dos Vinhedos?

Algumas opções de aluguel de temporada no Vale dos Vinhedos incluem o Apartamento Artístico e a Casa Vigneto Octávio, mas você pode conferir ainda outra disponíveis pelo Booking.

Quantos dias ficar no Vale dos Vinhedos?

Cinco dias são ideais para fazer os passeios do Vale dos Vinhedos com calma, e conseguir conhecer a maior parte dos atrativos de interesse.

Como chegar no Vale dos Vinhedos?

Você pode chegar no Vale dos Vinhedos indo de carro diretamente, principalmente se morar perto do destino, ou então descer do voo em Porto Alegre e, dali, seguir a estrada até Bento Gonçalves.

Quando ir para o Vale dos Vinhedos?

O Vale dos Vinhedos pode ser visitado o ano todo, sendo a alta temporada no inverno, a época da vindima no verão, e as meias-estações opções de clima mais ameno e menor lotação na região.

Melhor época para ir ao Vale dos Vinhedos?

A melhor época para ir ao Vale dos Vinhedos, se você gosta de calor, é o verão, quando acontecem as festividades da vindima. Quem curte frio vai gostar da alta temporada do destino, que é no inverno.

Onde fica o Vale dos Vinhedos?

O Vale dos Vinhedos é uma região de grande produção vitivinícola que fica entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Como se locomover no Vale dos Vinhedos?

A melhor opção para se locomover pelo Vale dos Vinhedos é contratar um transfer que leve você e seus acompanhantes pelos passeios da região.

Quais são os melhores restaurantes do Vale dos Vinhedos?

Alguns dos restaurantes de Bento Gonçalves que são indicados são: Cobo Wine Bar e Caldeira. Em outros destinos próximos, o Apino, o Nature Vinho e Gastronomia e o Di Paolo são boas dicas.