Conheça as belezas naturais de Visconde de Mauá, uma cidade serrana no Rio de Janeiro com gostinho de Minas Gerais.

Visconde de Mauá é um charmoso distrito da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Localizado na Serra da Mantiqueira, é um refúgio de trilhas intensas, cachoeiras e poços de águas cristalinas e montanhas com vistas estonteantes para quem ama estar próximo da natureza.

A região fica bem na divisa com Minas Gerais, o que garante uma gastronomia deliciosa e vilas próximas, como Maringá e Maromba, recheadas de atrações e belezas únicas reunidas em um só passeio que promete ser inesquecível.

Ideal principalmente para casais, viajantes solo, grupos de amigos ou mesmo famílias que amam aventuras naturais, conheça agora mais sobre a aconchegante cidade serrana!

O que fazer em Visconde de Mauá

Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá
Cachoeira do Escorrega | Foto: CAMILA FARIA ALBUQUERQUE, via Flickr

Visconde de Mauá está em uma região muito próxima a duas outras vilas: Maringá e Maromba. Por conta isso, alguns dos passeios acabam entrelaçando as cidades.

A Cachoeira do Escorrega é um destino obrigatório para quem visita o município. O local é de fácil acesso e é super divertido escorregar pela pedra lisa e aproveitar as águas claras. A bela Cachoeira Santa Clara também é muito conhecida e apreciada pelos viajantes.

Por meio de uma propriedade privada é possível acessar o Vale do Alcantilado, uma trilha que chega a 9 cachoeiras e tem uma taxa de visitação de R$ 16,00. O caminho sobe por 1500 metros, chegando a uma vista incrível dos arredores.

Para quem ama aventuras, a Pedra Selada é uma ótima opção. São 2 horas de subida até o topo, passando por mata fechada, campos e cachoeiras que deixam a trilha ainda mais especial. No fim, vale assinar o seu nome no caderninho para comprovar que você chegou lá em cima!

Outros passeios maravilhosos e repletos de belezas são a Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira Toca da Raposa. Destacamos também o Poço do Marimbondo com suas águas cristalinas e o Poção do Maromba, com acesso no caminho à Cachoeira do Escorrega. Confira o que fazer em Visconde de Mauá:

  1. Cachoeira do Escorrega
  2. Cachoeira Santa Clara
  3. Vale do Alcantilado (Trilha das 9 Cachoeiras)
  4. Pedra Selada
  5. Cachoeira Véu da Noiva
  6. Cachoeira Toca da Raposa
  7. Poço do Marimbondo
  8. Poção do Maromba

Onde ficar em Visconde de Mauá

O município não tem uma rede hoteleira bem estabelecida, por isso, o foco são nas pousadas, existindo uma enorme gama de opções, incluindo as pousadas na Serra da Mantiqueira. Também há muitos chalés, airbnbs e aluguéis de temporada aconchegantes para todos os gostos. Muitas dessas acomodações estão mais longe do centro da cidade e mais próximos dos passeios e das outras vilas da região.

Pousadas em Visconde de Mauá

Café da manhã na Pousada Déllis
Reserve a sua acomodação na Pousada Déllis clicando na imagem

Encontre paisagens belas e acomodações confortáveis e cheias de delícias nas pousadas em Visconde de Mauá. Elas são bem diversificadas em questão de valores e estão localizadas em meio à natureza tão presente na Serra da Mantiqueira. Confira as mais bem avaliadas:

Veja todas as opções de pousadas em Visconde de Mauá.

Chalés em Visconde de Mauá

Vista frontal do Chalé das Estrelas
Clique na imagem para alugar uma acomodação no Chalé Das Estrelas

Assim como as pousadas, também há muitas opções deliciosas de chalés em Visconde de Mauá. Em geral, estão fortemente ligados à natureza e alguns são próximos ao Rio Preto, que os deixa ainda mais charmosos. Os chalés são ideais para casais e viajantes que desejam tranquilidade sem perder o conforto. Veja os destaques:

Veja todas as opções de chalés em Visconde de Mauá.

Aluguel de temporada em Visconde de Mauá

Casa de Hóspedes Raio de Luz em Visconde de Mauá
Garanta uma estadia no Chalé Raio de Luz ao clicar na imagem

Para quem deseja economizar na estadia, alugar uma casa de temporada pode ser a pedida ideal. Existem acomodações bem gostosas e completas. Separamos alguns aluguéis de temporada com as melhores avaliações:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Visconde de Mauá.

Airbnb em Visconde de Mauá

Banheira no Chalé no Vale do Pavão
Banheira de hidromassagem no Romântico Chalé no Vale do Pavão

Os airbnbs em Visconde de Mauá se destacam por serem acomodações charmosas e românticas, um refúgio em meio a vistas maravilhosas e próximo aos principais passeios na região. Confira agora os preferidos dos viajantes:

Onde comer em Visconde de Mauá

Restaurante Trem de Minas em Visconde de Mauá
Comida mineira no restaurante Trem de Minas | Foto: Reprodução, via Facebook

A região mistura comidas mineiras, como o feijão tropeiro e a carne de porco, junto a elementos típicos da serra, como a truta e o pinhão. O restaurante Trem de Minas foca no lado mineiro e é muito saboroso.

Para quem prefere a truta, o restaurante Rosmarinus é o mais requintado da cidade. Já para os amantes de fondue e comida italiana, o restaurante Di Napoli é uma delícia.

Outro lugar legal é a micro cervejaria Maresia de Mauá, em que é possível ver a produção da bebida e experimentar as diferentes opções. Vale conhecer!

  • Trem de Minas
  • Rosmarinus
  • Di Napoli
  • Maresia de Mauá

Quando ir para Visconde Mauá

A cidade serrana tem um charme todo especial durante os meses mais frios do ano, que começam já no outono entre março, abril e maio, até o inverno, em junho, julho e agosto. Em maio, é realizada a Festa do Pinhão, um festival delicioso com vários pratos típicos.

Para quem quer aproveitar o frio e fugir do movimento dos meses de férias escolares, agosto é o mês ideal para visitar a região.

Já para os mais interessados em passeios ao ar livre, passando pelas cachoeiras e trilhas, o verão e a primavera são a melhor pedida, contudo, é preciso ficar atento aos alertas de chuvas que podem ocorrer neste período. A primavera é, também, a temporada da truta.

Quantos dias ficar em Visconde de Mauá

A região é bem gostosa de se visitar e tem muitos passeios e particularidades que fazem a maioria dos viajantes ter vontade de voltar e explorar cada cantinho charmoso das vilas. Focando nos pontos principais, é possível ter uma ótima experiência em 2 dias.

Pensando nisso, preparamos um roteiro do que fazer em Visconde de Mauá em um fim de semana para te ajudar a escolher os melhores destinos da cidade.

Como chegar em Visconde de Mauá

A principal forma de chegar até o distrito de Visconde de Mauá é de carro pela Rodovia Presidente Dutra, tanto para quem sai de São Paulo, quanto do Rio de Janeiro.

De carro

Saindo de São Paulo, a viagem dura cerca de 4 horas e é preciso seguir pela BR-116 e, depois, via RJ-163 até o destino final.

Para quem sai do Rio de Janeiro, são 3 horas de viagem nas mesmas rodovias. A entrada é feita entre os municípios de Resende e Itatiaia pela saída km 311 – Penedo/Visconde de Mauá.

Transporte em Visconde de Mauá

As vias dentro da cidade são asfaltadas e tranquilas de serem percorridas de carro, contudo, alguns passeios podem ser mais complicados, então é interessante contar com agências para te levar até os locais por meio de transfers.

Não há serviços como Uber ou 99 e nem ônibus que circulem dentro do município, apenas táxis. É possível fazer alguns passeios a pé dependendo de onde estiver hospedado. Em geral, os destinos mais conhecidos ficam próximos de Maringá.

Seguro viagem para Visconde de Mauá

Contratar um seguro viagem para Visconde de Mauá é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Visconde de Mauá

Quer garantir uma passagem para Visconde de Mauá com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Visconde de Mauá?

Em Visconde de Mauá é possível fazer trilhas, mergulhar em cachoeiras, apreciar poços de águas cristalinas, subir montanhas e se deparar com vistas estonteantes em meio a natureza. Saiba mais detalhes.

Quais são os principais passeios em Visconde de Mauá?

Os principais passeios são a Cachoeira do Escorrega, a Pedra Selada, o Vale do Alcantilado e o Poço do Marimbondo, todos com vistas incríveis e contato direto com a natureza. Conheça mais passeios.

Onde ficar em Visconde de Mauá?

Existem muitas opções de pousadas, chalés, airbnbs e aluguéis de temporada em Visconde de Mauá. Os destaques são: Pousada Déllis, Chalés Das Estrelas, Chalé Raio de Luz e Chalé no Vale do Pavão. Conheça outras opções.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Visconde de Mauá?

Os melhores alugueis de temporada em Visconde Mauá são: Chalé Raio de Luz, Casa do Bosque e Casa Sossego da Montanha. Conheça outras opções.

Tem opções de pousadas em Visconde de Mauá?

Há muitas pousadas em Visconde de Mauá, sendo as mais bem avaliadas: Pousada Déllis, Pousada Portal Dos Ventos e Pousada dos Amores.

Quais os melhores airbnb em Visconde de Mauá?

Os melhores airbnbs em Visconde de Mauá são os seguintes: o Romântico Chalé no Vale do Pavão, a Casa da Cachoeira e a Cabana Canto dos Cristais.

Quais os melhores chalés em Visconde de Mauá?

Os principais chalés em Visconde de Mauá são: Chalés Das Estrelas, Chalés de Analuz e Verde que te quero Ver-te.

Quantos dias ficar em Visconde de Mauá?

É possível conhecer os principais passeios em um fim de semana. Contudo, a região é tão charmosa que pode ser explorada em mais dias. Confira o que fazer em Visconde de Mauá em 2 dias.

Como chegar em Visconde de Mauá?

A região pode ser facilmente acessada pela BR-116, pegando a entrada entre Resende e Itatiaia pela saída km 311, e seguir via RJ-163 até chegar ao destino. Saiba mais detalhes.

Quando ir para Visconde de Mauá?

Para aproveitar o frio aconchegante da serra em um período não muito cheio, recomendamos conhecer a região em agosto. Mas, para quem deseja mergulhar na cachoeira e aproveitar as trilhas, os meses de primavera são os ideais. Saiba mais detalhes.

Melhor época para ir a Visconde de Mauá?

As melhores épocas para aproveitar os destinos na região são entre as estações de transição: outono e primavera, pois não é nem muito frio e nem apresentam grandes chances de chuvas que impossibilitem os passeios. Saiba mais detalhes.

O que fazer em Visconde de Mauá em 3 dias?

Em 3 dias é possível visitar os passeios clássicos, como a Cachoeira do Escorrega, o Poção do Maromba, a Pedra Selada, o Vale do Alcantilado e ainda aproveitar as delícias da comida mineira durante a noite. Saiba mais sobre o que fazer em Visconde de Mauá.

Onde fica Visconde de Mauá?

Visconde de Mauá fica no Rio de Janeiro, na região que faz divisa com Minas Gerais. Confira o guia completo da cidade.

Como se locomover em Visconde de Mauá?

O ideal é usar um carro para se locomover dentro da cidade, porém existem transfers que fazem os trajetos até os passeios de acesso mais difícil. Também é possível explorar a pé ou pegar um táxi. Confira o guia completo da cidade.