Programando conhecer o fim do mundo? Saiba todas as dicas de viagem para Ushuaia que irão te ajudar a se preparar para essa viagem da melhor maneira.

Sempre alimentei uma vontade absurda de conhecer a tal cidade da Patagônia Argentina carinhosamente chamada de “Fin del Mundo”, muito antes do local se tornar um destino tão popular entre turistas brasileiros e eu sequer saber o que fazer em Ushuaia. Quase 10 anos depois, chegou a minha vez!

Leia Mais:

De tirar o fôlego! Inspire-se com a Patagônia Argentina

Viajando de carona e sem dinheiro ao fim do mundo

De carona para a Patagônia: Coisas que o dinheiro não compra

O que fazer em Bariloche na Argentina: atrações no Inverno e no Verão

Ushuaia de repente parece que deixou de ser um destino remoto para se tornar um dos destinos mais populares entre os brasileiros. No entanto, não é por isso que nós, que moramos em um país tropical, estamos acostumados ou sabemos lidar com essa friaca toda que se espera da cidade mais ao sul do mundo.

Pra encarar o frio sem “entrar numa fria”, vou deixar aqui algumas dicas de viagem para Ushuaia que são fundamentais saber antes de começar a programar sua viagem pra lá.

O QUE LEVAR:

Quando você chega na Terra do Fogo, seu primeiro pensamento é que aquilo deveria se chamar Terra do Vento porque lá é um lugar onde o vento parece fazer a curva – e com uma força inacreditável. Varia um pouco conforme a época do ano, mas em alguns momentos é bastante comum encontrar caminhões enormes que capotaram na pista por conta do vento – só pra você ter uma ideia!

Na cidade de Ushuaia você acaba se protegendo bastante porque ela está cercada de montanhas, mas se você gosta de atividades ao ar livre (e se está aqui procurando por dicas de viagem para Ushuaia, eu imagino que sim), é indispensável ter alguns aparatos pra encarar o frio e estes serão menos ou mais quentes conforme a época do ano que você visitar a cidade.

Ushuaia é a cidade mais austral do planeta, portanto é bastante óbvio que o clima por lá é sempre muito frio, variando a temperatura entre verão e inverno, mas sem nunca deixar um bom casaco quentinho e um quebra-vento de lado. Se você nunca viajou para um destino tão frio, vou especificar melhor:

No frio, é de praxe usar 3 camadas de roupas; a primeira que vai deixar sua pele respirar, a segunda que irá te aquecer e a terceira para proteger do vento.

A primeira camada é uma blusa térmica segunda pele, que é indispensável. Você a encontra para comprar em qualquer loja de esportes ou acampamento pelos mais diversos preços e qualidades. É importante que essa blusa deixe sua pele respirar porque é através dela que você vai eliminar o suor e evitar ficar com o corpo úmido, e para isso a segunda pele precisa ter um tecido próprio para o frio e deve ficar bem agarrada ao corpo para segurar o calor.

Depois da segunda pele vem o “fleece”, que nada mais é que a boa e velha blusa de flanela. Você também encontra facilmente para comprar em qualquer boa loja de artigos esportivos. O Fleece é o que vai te manter quentinho e você pode usar até mais de um dependendo da temperatura que for encarar.

Por último, mas não menos importante, vem o famoso quebra-vento, que será seu melhor amigo nessa viagem. Prepare-se pra sair com o mesmo casaco em todas as fotos e esse quebra-vento também pode ser mais ou menos grosso dependendo da temperatura. Estes casacos costumam ser bastante caros, então se não quiser investir em um, você pode encontrar facilmente para alugar em Ushuaia.

Sobre sapatos: Pode ser que você ache isso um pouco óbvio, mas eu acho importante dar ênfase nessa parte porque eu mesma presenciei mais de uma mulher que tentou fazer trilha em geleira ou montanha nevada com uma bota de salto alto – e não, eu não estou brincando.
Portanto, se você é dessas mulheres que não descem do salto por nada nesse mundo, por favor não façam o mesmo! Além de ser extremamente perigoso andar em uma superfície escorregadia sem sapatos adequados, você será proibida de fazer o passeio dessa maneira, atrapalhando todo grupo que estiver com você.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Como se vestir para a trilha no Ushuaia.

A agência “Brasileiros em Ushuaia”, com quem eu fiz todos os passeios, oferece a opção de alugar roupas e sapatos apropriados, mas é fundamental alertá-los sobre essa necessidade e provar o sapato antes de sair para o passeio.

USHUAIA É UM DESTINO MUITO CARO?

Os preços das atividades e de qualquer necessidade básica como mercado ou restaurante (mesmo que não turístico) são extremamente caros! Para dar uma ideia dos preços, você pode encontrar uma caixa de leite por R$10 em alguns lugares, uma lata de atum por R$20 e assim vai… arriscaria dizer que é um dos destinos mais caros que eu já fui considerando que a moeda argentina é desvalorizada perante o real, então prepare o bolso!

É óbvio que a exploração turística existe e agrega um pouco nos altos valores, mas lembre-se que, mesmo sendo uma cidade portuária, estamos falando de um lugar remoto de difícil acesso onde o custo de vida é inevitavelmente alto.

Dependendo da época do ano e se você optar pela baixa temporada, você irá sentir uma pequena variação nos preços e ter uma viagem mais econômica, mas é fundamental ir com uma certa reserva para não passar apuros, pois Ushuaia está bem longe de ser um destino de baixo custo.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR:

As dicas de viagem para Ushuaia vão variar muito conforme a época do ano que você vai conhecer a cidade. Apesar de Ushuaia ser um lugar naturalmente frio, afinal estamos falando do fim do mundo, cada estação do ano por lá é bem marcada por suas características climáticas e mudanças no cenário – não é por acaso que a cidade é movimentada com turistas durante o ano inteiro e sempre há o que fazer em Ushuaia.

A minha viagem pra lá foi durante o outono, a época menos turística na cidade pois é uma fase intermediária quando já faz frio demais para os divertidos passeios de verão e ainda não tem neve suficiente para as aventuras mais radicais de inverno. Por outro lado, o outono é sem dúvidas a época mais bonita para os amantes da fotografia, se você levar sorte com o clima. As cores vibrantes nos mais variados tons de laranja, vermelho e amarelo foram um espetáculo à parte e não pouparam meus olhos com tamanha beleza, mas isso tudo depende da sua sorte pois uns dias após minha chegada, veio também a primeira nevada e, com ela, um chão totalmente coberto de folhas e os galhos secos nas árvores que caracterizam a chegada do inverno. Foi um verdadeiro privilégio poder ver a cidade com as duas estações se mesclando na natureza e confesso que acho muito difícil dizer qual é a melhor época para visitar pois deixei a cidade com aquele gostinho de “quero mais” e a vontade de conhecer todas as outras estações por lá.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Outono é a melhor época para conhecer Ushuaia.

Outro fator que há de se levar em consideração é que, durante o verão, os dias em Ushuaia são extremamente longos e, durante o inverno, são muito curtos, então analise os tipos de passeios que gostaria de fazer e como prefere aproveitar esse destino de paisagens tão fascinantes antes de decidir suas datas.

O QUE FAZER EM USHUAIA:

Acho que antes de planejar sua viagem e descobrir o que fazer em Ushuaia, você precisa levar em conta qual época do ano você está indo pois as atividades variam conforme a estação. Eu viajei no mês de Maio, pegando o fim do outono/ comecinho do inverno quando as árvores estão todas entre tons de vermelho, laranja e amarelo, e particularmente AMEI, mas isso não significa que essa seja a melhor época do ano para conhecer a região. Por um lado, as estações intermediárias tipo outono e primavera são ótimas para quem quer tentar fugir um pouco das grandes massas turísticas, mas a desvantagem é que, por serem estações irregulares, muitos passeios que dependem do clima mais ameno do verão não funcionam e os que dependem do frio extremo do inverno também não acontecem – por isso é tão importante considerar a data da viagem na hora da escolha dos passeios.

Por ter uma quantidade muito grande de turistas brasileiros por lá, Ushuaia conta com uma agência especialmente para nós, como o próprio nome sugere: Brasileiros em Ushuaia.

No site da própria agência já consta os passeios de acordo com cada estação e também os passeios que acontecem no ano todo. Eu fiz todos os passeios com eles durante a minha viagem, achei excelente e eles oferecem tours para todos os tipos de viajantes: dos mais sofisticados e que não exigem nenhum esforço por parte do turista aos mais aventureiros que exige um pouco mais de disposição.

Eu fiz passeios de vários tipos, dentro dos que estavam disponíveis na estação, pois tive bastante tempo na cidade, mas vou listar aqui meus favoritos:

Trekking para Laguna Esmeralda

Eu sou fã de natureza e aventura, então com certeza esse foi o passeio que mais gostei! Especialmente quando a trilha está nevada, o cenário é simplesmente estonteante do começo ao fim. Apesar do próprio nome do passeio dizer que o principal atrativo da trilha é a famosa Laguna Esmeralda, eu fiquei muito mais encantada com o caminho inteiro para chegar até ela do que a lagoa em si, que também é maravilhosamente linda. A trilha é repleta de bosques, lagos, rios e cachoeiras que se intercalam com a imensidão das castoreiras e os vales rodeados pela cordilheira dos Andes.

Como eu fiz o passeio no Outono, a lagoa ainda não estava coberta por neve e não se podia caminhar sobre ela, como é de praxe no inverno, mas eu dei sorte de fazer a trilha um dia depois da primeira nevasca da estação então peguei a trilha toda branquinha como se fosse inverno, e ainda com algumas cores características do outono. Foi incrível!

A trilha dura em torno de 5 horas no total (aproximadamente 10km ida e volta) e exige um certo condicionamento físico e disposição. Apesar de não ser considerada uma trilha super difícil, ela conta com alguns obstáculos no caminho que pode dificultar para pessoas que não possuem nenhuma experiência.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Na trilha para Laguna Esmeralda

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Caminho para o trekking na Laguna Esmeralda

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Cachoeira congelada na trilha para Laguna Esmeralda.

Expedição Off-Road em 4×4

Volto a dizer que eu prefiro sempre os passeios que envolvem algum tipo de adrenalina e esse com certeza também entra na minha lista de favoritos pra quem gosta de aventura.

Belíssimas paisagens, bosques, castoreiras, rios, lagos incríveis rodeados pela cordilheira andina, muita diversão e MUITA lama é o mínimo que se deve esperar deste passeio. O tour dura cerca de 6 horas e pode ser feito durante o ano todo.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Expedição Off Road

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Passeio de Buggy

Trekking no Glaciar Martial

Vista maravilhosa de Ushuaia e uma trilha super divertida! A visita ao Glaciar Martial é um dos passeios mais comuns em Ushuaia. No entanto, é bem importante frisar que aqui eu estou me referindo à uma trilha mais longa até a geleira e não apesar o passeio tradicional que leva só até a parte de fácil acesso da geleira para tirar fotos e curtir a vista – são duas coisas diferentes.

Graças aos Brasileiros em Ushuaia, eu pude me juntar com um grupo de pessoas que também queria uma dose extra de aventura na trilha, então nosso passeio pela geleira foi bastante diferenciado e bem mais exclusivo.

Eu tive a oportunidade de subir em um dia de bastante neve e conseguimos subir até o ponto máximo onde se pode chegar sem garras nos sapatos ou equipamentos de escalada. Infelizmente o clima não colaborou neste dia, mas a vista lá de cima estava incrível mesmo com o tempo nublado, e a trilha foi maravilhosa do começo ao fim!

Essa trilha dura cerca de 5 horas no total para percorrer uma distância de apenas 5km, pois é cheia de obstáculos no caminho e consideravelmente ingrime. Considerando isso, é importante ter um certo condicionamento físico ou estar habituado com trilhas.

Navegação no Canal Beagle

De longe um dos passeios mais populares na Terra do Fogo e quando se decide o que fazer em Ushuaia, essa navegação com certeza tem que estar na lista. Não é exatamente o tipo de passeio que eu costumo gostar pois é extremamente turístico, mas não tem como navegar pelo canal que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico sem sair encantado com as paisagens de tirar o fôlego que se perdem em vista por alí, e logo se entende o motivo desse passeio ser tão popular.

Durante a navegação é possível observar centenas de lobos marinhos e inúmeras aves bastante curiosas que são muito semelhantes aos pinguins, além de uma belíssima vista dos Andes que está afundada no mar dando uma breve ideia do belo caminho até a Antártica, que começa alí. Recomendo tentar fazer o passeio na parte da manhã, quando há menos vento e a luz é melhor para se fotografar.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Navegação no Canal de Beagle.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Paisagem da navegação pelo Canal de Beagle.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Foto feita durante o passeio da navegação – Ushuaia.

Parque Nacional Tierra del Fugo

É outro clássico da região e definitivamente não dá pra conhecer Ushuaia sem visitar o parque de alguma forma.
Eu fui ao parque nacional algumas vezes enquanto estava lá pois tive bastante tempo e pude experimentar tipos diferentes de transporte. É possível alugar um carro e desbravar por conta própria, há quem vá de transporte coletivo até a entrada do parque e conheça tudo caminhando ou também há a opção de fazer em tour junto com os Brasileiros em Ushuaia.

Não há nenhuma dificuldade em conhecer o parque por conta própria, portanto o serviço de tour é para quem prefere mais comodidade e principalmente para ter a companhia de um ótimo guia e saber mais sobre a história e as curiosidades da ilha – aproveite pra perguntar bastante pois tem muita coisa interessante pra ouvir além de curtir as belíssimas paisagens ao redor de todo o parque.

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Parque Nacional Tierra del Fuego

dicas de viagem para ushuaia Foto: Patricia Schussel

Parque Nacional Tierra del Fuego

Trekking ao Glaciar Vinciguerra

Eu adoraria incluir este passeio entre meus favoritos, mas infelizmente o clima não colaborou pra esse acontecimento. Resolvi indicar aqui para quem é fã de aventura pois parece ser um dos passeios mais incríveis da região e, quando eu voltar para Ushuaia, vou com essa missão de subir o Vinciguerra com certeza!

Para valores atualizados e mais informações sobre estes e os outros diversos passeios oferecidos na região, acesse o site dos Brasileiros em Ushuaia .

E enquanto programa a sua viagem pra lá, vou te deixar com minhas paisagens favoritas desse paraíso gelado pra aumentar ainda mais sua vontade de embarcar nessa viagem!

 

Já largou tudo que estava fazendo pra programar esse sonho?  😉

Salvar

Salvar