Conheça os principais pontos turísticos, restaurantes, hospedagens e dicas de como se locomover em Madri com esse guia completo da capital espanhola!

Madri é a capital da Espanha e, assim como Barcelona, reúne visitantes de todos os lugares do mundo que buscam conhecer mais sobre a rica cultura espanhola e a característica culinária mediterrânea. Na cidade é possível conhecer museus de arte que contam com uma coleção de artistas ilustres, passear por enormes e lindos parques e até mesmo visitar o estádio de um dos maiores times de futebol do mundo.

Com tantos pontos turísticos para conhecer, a melhor dica é montar um roteiro para aproveitar a cidade inteira. Nesse post explicamos tudo sobre as atrações mais famosas de Madri, listamos os lugares ideais para se hospedar, recomendamos restaurantes onde comer em Madri e damos outras ótimas dicas que vão facilitar muito o planejamento da viagem neste que é um dos destinos mais visitados da Europa.

Vem com a gente saber tudo sobre a melhor época para ir a Madri, como chegar até lá e os melhores jeitos de se locomover pela cidade. Por aqui você ainda garante itens essenciais para o passeio: um seguro viagem Madri e um chip de celular para Madri. Pode rolar a tela para saber como tornar a viagem inesquecível! 🙂

O que fazer em Madri

Construção com paredes de vidro para ilustrar o post de guia de destino para Madri. Há uma árvore de cada lado do palácio. - Foto: Eduardo Rodriguez via Unsplash
Palácio de Cristal – Foto: Eduardo Rodriguez via Unsplash

Madri é uma das capitais mais famosas da Europa e reúne prédios de arquitetura espetacular, igrejas belíssimas e importantes museus com obras de arte conhecidas internacionalmente. Os museus do Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia são alguns exemplos que reúnem pinturas de Picasso, Van Gogh, Caravaggio, Salvador Dalí, Joan Miró e diversos outros artistas. “Las meninas”, ilustre obra de Velázquez, também pode ser conhecido no Museu do Prado.

Uma dica ao visitar o Museu Reina Sofia ou o Museu do Prado é esticar um pouco o passeio e conhecer o Palácio de Cristal, localizado a vinte minutos dali, no Parque de El Retiro. Contando com um grande lago que permite o passeio de barquinhos, o lugar é um ponto ótimo para quem gosta de aproveitar o ar fresco na cidade. Ainda na região fica a Puerta de Alcalá, uma das portas de entrada de Madri que, curiosamente, é diferente dos dois lados. Então não se esqueça de tirar foto atrás também!

O Templo de Debod é outro lugar que vale muito a pena conhecer. O monumento é um presente do Egito à Espanha por sua ajuda no salvamento dos templos de Núbia, região situada no vale do rio Nilo. Já a Puerta del Sol é parada obrigatória para quem vai a cidade. Lá é onde está localizada a estátua do Urso e do Medronheiro e também o quilômetro zero da Espanha, além de ser o ponto de encontro do madrileños no ano novo para comer 12 uvas e atrair boa sorte.

Na cidade há ainda mercados famosos para experimentar a culinária espanhola. O Mercado de San Miguel, o Mercado de San Idelfonso e o Mercado de San Antón são algumas recomendações de quais conhecer por lá. Por fim, o Estádio Santiago Bernabéu é a atração perfeita para quem torce para o Real Madrid ou simplesmente gosta de futebol. Seja para acompanhar uma partida ou conhecer o museu do time, a visita vale muito a pena.

Confira uma lista com os pontos turísticos citados acima e mais escolhas de o que fazer em Madri:

  1. Palácio Real de Madri
  2. Museu do Prado
  3. Puerta del Sol
  4. Parque de El Retiro
  5. Plaza Mayor
  6. Mercado de San Miguel
  7. Plaza de Cibeles
  8. Palácio de Cristal
  9. Templo de Debod
  10. Estádio Santiago Bernabéu
  11. Puerta de Alcalá

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Madri.

Onde ficar em Madri

Há ótimos bairros e regiões onde ficar em Madri, mas primeiro é necessário pensar no quanto você planeja investir na acomodação e em quais pontos turísticos quer ficar perto. Os bairros La Latina e Lavapies reúnem hospedagens mais baratas numa região badalada da cidade, perto da Puerta del Sol e do Parque de El Retiro. Já o Bairro das Letras e o Salamanca contam com hotéis luxuosos localizados perto de lojas de grife e restaurantes sofisticados.

Os lugares que oferecem bom custo-benefício e ficam em um cenário boêmio e animado são os bairros Chueca e Malasaña, que ficam próximos à Calle Gran Vía. Chueca é um bairro LGBTQ+ friendly repleto de cafeterias, bares e restaurantes famosos, e por lá é possível conhecer o Museu de História de Madrid, o Museu do Romantismo e diversos teatros. Já Malasaña é conhecido principalmente por jovens e estudantes da universidade do local e possui ótimas lojas e baladas para passar as noites.

Em Madri há hotéis, hostels, apartamentos de aluguel e os famosos hostals, que são como pousadas ou os conhecidos bed & breakfasts do exterior e oferecem quartos confortáveis por preços mais reduzidos. Confira abaixo nossas recomendações de onde ficar em Madri para cada uma dessas categorias:

Hotéis em Madri

Quarto com cama de casal, TV, mesinha e sacada com puff e poltrona no B&B Hotel Madrid Centro Puerta del Sol.
Clique na imagem e faça sua reserva no B&B Hotel Madrid Centro Puerta del Sol

Os hotéis em Madri oferecem quartos completos e podem contar com piscina, spa, hidro e terraço com vista para a cidade. Há ótimas escolhas desse tipo de hospedagem por lá, então listamos logo abaixo nossas recomendações que são bem avaliadas, possuem ótimas notas dos hóspedes e tem infraestrutura de qualidade. Há opções de hotéis baratos em Madri e hotéis de luxo em Madri, veja:

Veja todas as opções de hotéis em Madri.

Bed & Breakfast em Madri (pousadas)

Quarto do Hostal Met Madrid. A cama de casal esta encostada na parede esquerda com mesinhas de cabeceira e luminárias dos dois lados. Há uma mesa com cadeira e vaso de flores em frente, e uma TV está na parede acima. Ao fundo do quarto a janela tem cortinas brancas diáfanas fechadas.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hostal Met Madrid

As famosas pousadas brasileiras são conhecidas na Europa por bed & breakfast, mas em Madri elas também podem ser encontradas como hostals. Confira algumas opções de hospedagem desse tipo que oferecem acomodações aconchegantes por preços reduzidos, e ainda ficam localizadas a uma pequena distância de vários pontos turísticos:

Veja todas as opções de bed & breakfast em Madri.

Hostels em Madri

Beliches numeradas no hostel The Central House Madrid Lavapiés. A parede esquerda tem uma pintura colorida e bancos estofados logo abaixo.
Clique na imagem e faça sua reserva no The Central House Madrid Lavapiés

Os hostels são acomodações ideais para quem quer pagar pouco na hospedagem e não se importa em dividir o quarto com outras pessoas. Por lá você pode optar por camas em dormitórios compartilhados ou quartos inteiros, a escolha ideal para quem viaja com bastante gente. Abaixo separamos algumas dicas de hostels em Madri que vão agradar a todos os gostos:

Veja todas as opções de hostels em Madri.

Aluguel de temporada em Madri

Quarto amplo com cama de casal grande e uma parede com pintura, janelas grandes com detalhes dourados e guarda-roupa no Apartamentos Matute 11 em Madri.
Clique na imagem e faça sua reserva no Apartamentos Matute 11

Garantir um espaço só seu na cidade proporciona liberdade e privacidade para se sentir como um verdadeiro madrileño, e nada melhor do que um aluguel de temporada em Madri para tal. Os lugares recomendados abaixo contam com tudo que uma casa precisa ter: cozinha, sala de estar, quarto, banheiro. Confira:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Madri.

Onde comer em Madri

Fachada do restaurante Sobrino de Botín, uma das recomendações de Onde comer em Madri. A entrada é toda de madeira e há inscrições nas janelas. O nome do local está no topo, e há janelas com sacada logo acima. - Foto: Concepcion AMAT ORTA via Wikimedia Commons
Sobrino de Botín – Foto: Concepcion AMAT ORTA via Wikimedia Commons

Quem vai para Madri com certeza tem em mente experimentar a característica culinária espanhola e suas tapas, churros e o famoso jamón, ou presunto cru. A cidade também tem seus pratos típicos: bocadillo de calamares (sanduíche de pão com lulas empanadas), cocido madrileño (cozido com grão-de-bico, carnes e vegetais), callos a la madrileña (dobradinha espanhola) e caracoles a la madrileña (caldo de carne com caracóis).

Os melhores lugares onde comer em Madri incluem o restaurante mais antigo do mundo, mercados no centro da cidade e até chocolaterias. O Sobrino de Botín, por exemplo, foi fundado em 1725 e mantém uma decoração clássica para tornar a experiência dos clientes ainda mais especial. Uma curiosidade a ver no lugar é a mesa onde sentava Ernest Hemingway, famoso escritor estadunidense.

O Mercado de San Miguel fica a poucos minutos da Plaça Mayor e é um dos mais famosos da cidade. Reunindo mais de 30 boxes com comidas de todos os cantos da Espanha, o local é praticamente parada obrigatória para quem viaja ao destino. Agora, se você não fica sem um docinho, a Chocolateria de San Ginés é um lugar histórico que merece atenção. Ela fica quase que escondida em uma ruela no centro da cidade e é famosa pelos deliciosos churros com chocolate.

Confira uma lista dos lugares onde comer em Madri que mencionamos aqui e mais algumas escolhas:

  • Sobrino de Botín
  • Mercado de San Miguel
  • Chocolateria San Ginés
  • Cervecería Plaza Mayor II
  • Taberna Más Al Sur
  • GastroVía 61
  • Meson Restaurante La Mi Venta
  • Moratin Vinoteca Bistrot
  • La Gaditana Castellana

Quando ir para Madri

As estações de Madri são muito bem delineadas: enquanto no inverno faz muito frio, no verão o calor é praticamente insuportável. A primavera e o outono são as melhores épocas para ir até a cidade porque você não sofre com a grande presença de turistas nem com as temperaturas extremas. Maio e outubro especificamente são os meses ideais para viajar ao destino.

Agora, caso você queira aproveitar o Reveillón madrileño e comer 12 uvas ao soar do sino do prédio dos Correios na Puerta del Sol, fique atento aos preços elevados nos hotéis em Madri. As diárias nas hospedagens fica mais alta nessa época porque é o período de férias na Espanha, então a cidade fica ainda mais cheia.

Quantos dias ficar em Madri

Nossa recomendação é ficar, em média, quatro dias em Madri. Praticamente todas as atrações ficam na região central da cidade, então é super possível fazer um roteiro pelos principais pontos turísticos para conhecer durante essa quantidade de dias. Caso seja possível organizar mais alguns dias por lá você ainda consegue conhecer algumas cidades ao redor, como Toledo, Alcalá de Henares e Segóvia.

Como chegar em Madri

A melhor maneira de chegar até Madri é pegar um voo direto que sai das capitais brasileiras e desembarcar no Aeroporto de Barajas. Entretanto, se você estiver em outro lugar da Europa é mais fácil pegar um trem ou um carro até o destino.

De avião

Há voos diários saindo das capitais brasileiras com destino ao Aeroporto de Barajas, e você pode optar pelos que fazem escala em Lisboa, Roma ou Londres, por exemplo, ou voos diretos até Madri. No caso dos voos sem paradas partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) pela Latam, Air Europa e Iberia, o tempo médio de viagem é de 10h20.

Agora, caso você já esteja em algum país europeu, pode aproveitar voos mais baratos pelas companhias low cost, como a Easyjet, a Vueling e a Ryanair. É possível garantir passagens por menos de € 50, então vale muito a pena procurar essa vantagem por lá.

De carro

Ir de carro até Madri é uma boa opção, já que suas estradas são bem sinalizadas e estão em ótimas condições. São aproximadamente 360 km de Valência a Madri, 600 km de Lisboa a Madri e 620 km de Barcelona a Madri. A melhor dica é colocar o trajeto em um aplicativo de localização e usar as rotas recomendadas.

De trem

O sistema ferroviário da Europa é conhecido internacionalmente pela qualidade e facilidade de percorrer grandes distâncias em pouco tempo. Viajar de trem-bala entre as cidades europeias para chegar a Madri é uma ótima ideia para aproveitar o passeio com conforto e tranquilidade, podendo desembarcar no destino em um tempo bem menor comparado a outros meios de transporte. As estações da cidade são a Chamartín e a Atocha.

De ônibus

Escolher ir de ônibus até Madri torna a viagem mais barata, porém bem mais demorada. As estações do destino recebem ônibus nacionais e também de Portugal, Inglaterra e França, então é possível aproveitar o serviço em diversos lugares da Europa.

De Barcelona até Madri

Há quatro opções para o trajeto entre Barcelona e Madri: carro, ônibus, trem e avião. Se você opta por alugar um carro durante seu passeio, há a possibilidade de fazer paradas no caminho e aproveitar a vista de pequenas cidades. São cerca de 620 km de distância que podem ser percorridos em aproximadamente seis horas.

O ônibus é a opção mais barata, mas demora mais e tem paradas no meio do caminho. O terminal rodoviário em Barcelona para pegar o ônibus é a Estació Nord, e destino final é o terminal Madrid Sur, em Madri.

O trem e o avião são opções mais caras, mas proporcionam um ótimo conforto na viagem. Entre duas horas e meia e três, o trem-bala é a opção favorita dos viajantes. O trem sai da estação Estação Sants, em Barcelona, e vai em direção a Puerta de Atocha, no centro de Madri. Ele faz cerca de 30 viagens por dia e custa a partir de € 38.

Já o avião realiza viagens diretas entre os aeroportos de El Prat, em Barcelona, e Barajas, em Madri. Embora tecnicamente seja o mais rápido, com uma hora de viagem, é importante lembrar de chegar com antecedência para o embarque, então o tempo fica quase o mesmo da viagem de trem.

De Lisboa até Madri

Pegar um avião no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com destino ao Barajas, em Madri, é a melhor maneira de se locomover entre as cidades por conta da grande distância entre elas. Uma viagem de carro pode cansar bastante, pois leva mais de seis horas, enquanto o trajeto de trem leva mais de oito. Sem conexão, os voos levam cerca de duas horas. Os preços também variam porque há opções low cost com preços a partir de € 41.

Transporte em Madri

Há ótimas opções de transporte em Madri, mas as melhores maneiras de se deslocar no destino são a pé ou pelo metrô. Isso porque a maioria dos pontos turísticos fica na região central, então caminhar entre as ruas torna o passeio ainda melhor porque você consegue ver tudo ao redor e não precisa gastar com meios de transporte. Por lá também há a possibilidade de se locomover com ônibus, táxis ou Uber, trens urbanos, bicicletas e ônibus turísticos.

Caso você não dispense conforto e estiver pensando em alugar um carro, é importante ficar atento aos congestionamentos que acabam tomando a cidade em certos horários, além de se prevenir contra o estresse da hora de arrumar vagas de estacionamento. É mais indicado chamar um Uber ou aproveitar o transporte público de qualidade disponível no destino.

Metrô

O metrô de Madri conta com 13 linhas convencionais com 301 estações, e 3 linhas de metrô ligeiro, um tipo de bonde que conecta as zonas periféricas do lugar. É a maneira mais rápida e fácil de transporte no centro da cidade, pois as linhas interligam os locais com pontos turísticos. O Multi é um cartão recarregável que custa € 2,50 e pode ser utilizado por todos que estiverem viajando com você para utilizarem o transporte. O metrô funciona das 6h às 2h, e o último trem inicia seu trajeto à 1h30.

Ônibus

Caso você prefira se deslocar pela cidade enquanto aproveita a vista, há mais de 200 linhas de ônibus em Madri que funcionam das 6h às 23h30. É importante destacar que algumas linhas operam em um horário mais reduzido, e também os ônibus custam o mesmo preço do metrô, mas levam mais tempo entre as paradas. Você pode conferir os trajetos e horários no site da Empresa Municipal de Transportes de Madri.

Há também os ônibus turísticos, mais conhecidos como ‘Madrid City Tour’. Eles têm dois itinerários: um leva os turistas à Madri histórica, passando por pontos turísticos famosos como a Puerta del Sol, o Palácio Real, a Puerta de Alcalá e outros monumentos; e o outro até a Madrid moderna e lugares como o Estádio Santiago Bernabéu, a Praça de Touros Las Ventas e a elegante rua Serrano, por exemplo. O ônibus turístico tem dois andares, sendo o segundo descoberto para aproveitar a vista sem barreiras.

Trem

Os trens urbanos são uma ótima recomendação de transporte em Madri se você planeja visitar outras cidades da região. Você pode optar por passagens simples que custam a partir de € 1,70 ou adquirir o passe Bonotrem, que custa a partir de € 13,70 e dá direito a 10 viagens. Esse passe pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo e tem validade de um mês.

Bicicleta

Já pensou em alugar uma bicicleta elétrica para curtir os dias em Madri? Há diversas estações de BiciMAD espalhadas pela cidade, então você pode garantir um passeio tranquilo e depois devolver a bicicleta em qualquer outra estação.

Aluguel de carro em Madri

Alugar um carro para visitar as cidades vizinhas é uma boa ideia, mas se você quer um carro para trafegar dentro de Madri, deve ficar ciente que o local é propenso a engarrafamentos. A melhor dica é aproveitar o transporte público em vez de se estressar com o trânsito. Caso você não abra mão de um carro para ir a alguns lugares, a melhor escolha é chamar um Uber, pois os valores são menores que os de táxi.

Seguro viagem para Madri

Ter um seguro viagem para Madri é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Madri

Vista da Catedral de Almudena, uma estrutura imponente em tons claros e bastante trabalhada com uma praça à frente
Visite a Catedral de Almudena no free tour por Madri – Foto: Civitatis

Já planejou quais serão os seus passeios em Madri? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Madri.

Chip de celular para Madri

Que tal passar toda sua temporada em Madri 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Madri. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Madri

Quer garantir uma passagem para Madri com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Veja também:

Dúvidas frequentes

O que fazer em Madri?
As principais escolhas de o que fazer em Madri são: Palácio Real de Madri; Museu do Prado; Puerta del Sol; Parque de El Retiro.

Quais são os principais passeios em Madri?
Alguns dos passeios mais procurados em Madri são: Puerta del Sol; Parque de El Retiro; Templo de Debod; Estádio Santiago Bernabéu.

Onde ficar em Madri?
Escolher onde ficar em Madri depende de quais pontos turísticos você quer ficar perto e quanto planeja gastar com a hospedagem. Os bairros mais procurados por lá são Chueca, Malasaña, Bairro das Letras e Lavapies.

Quais os melhores hotéis em Madri?
Alguns dos melhores hotéis em Madri são o Riu Plaza España, o 7 Islas Hotel e o Barceló Imagine.

Tem opções de pousadas em Madri?
Sim! Em Madri as pousadas são conhecidas como hostals, veja nossas recomendações: Hostal Met Madrid, Hostal Adis e Hostal Lisboa.

Há bons hostels em Madri?
Sim, o Onefam Sungate by Hostel One, o The Central House Madrid Lavapiés e o Ok Hostel Madrid são ótimas escolhas de hostels em Madri.

Quais as melhores opções de aluguel de temporada em Madri?
Quer um espaço só seu em Madri? O Morar Apartments Malasaña, o Plaza Mayor Suites & Apartments e o Apartamentos Principe 7 são ótimas opções de aluguel de temporada em Madri.

Quantos dias ficar em Madri?
A quantidade ideal de dias para ficar em Madri é de três a quatro para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Se você conseguir estender o passeio para uns sete dias, ainda conseguirá conhecer algumas cidadezinhas da região, como Toledo, Alcalá de Henares e Segóvia.

Como chegar em Madri?
O jeito mais fácil e rápido de chegar em Madri é pegar um voo direto no Aeroporto de Guarulhos e desembarcar no Aeroporto de Barajas, em Madri. Porém, se você já estiver em algum lugar da Europa, é possível pegar um trem e chegar na cidade em pouco tempo.

Quando ir para Madri?
A estação mais indicada para ir até Madri é no outono ou na primavera, estações intermediárias que não contam com temperaturas extremas. Os meses mais recomendados são maio e outubro.

Melhor época para ir a Madri?
A melhor época para ir a Madri é no outono ou na primavera para aproveitar as atrações do destino sem esperar muito tempo em filas enormes nem sofrer com o frio no inverno. O outono tem temperaturas mais frescas, enquanto a primavera é mais agradável, mas as duas estações são ideais, principalmente os meses de maio e outubro.

Onde fica Madri?
Madri fica bem no centro da Península Ibérica e é a capital da Espanha. Quem viaja ao destino também pega a estrada para conhecer Toledo, Alcalá de Henares e Segóvia, cidades vizinhas.

Como se locomover em Madri?
Há diversas opções de transporte em Madri: metrô, ônibus, trem, ônibus turístico, bicicleta, Uber ou táxi e carro de aluguel. O mais recomendado é aproveitar o metrô super completo do destino ou usar uma bicicleta para conhecer as atrações. Como tudo fica bem localizado no centro, também é possível caminhar entre os pontos turísticos.

Precisa de visto para entrar em Madri?
Não! Para entrar em Madri você só precisa de um passaporte válido e um seguro viagem Europa que te dê cobertura durante toda a viagem. Uma dica para antes do passeio é consultar o site Join Sherpa e verificar os requisitos de viagem atualizados.