Curioso para saber quais são os destinos mais visitados da Europa? Neste post reunimos os 10 mais buscados pelos viajantes para conhecer no velho continente. Saiba quais são logo abaixo!

Arte e arquitetura icônicas, gastronomia incrível e diferente em cada país, lugares com belas paisagens, e muitos outros motivos fazem com que a Europa seja escolhida por muitos como destino internacional. Se você está decidindo qual parte dela quer conhecer na próxima viagem, ou simplesmente tem curiosidade de saber quais são os destinos mais visitados da Europa, está na página certa da internet.

O velho continente sempre fascinou os viajantes por conta de sua rica história e dos diferentes cenários em cada canto do território. Do norte, com a Noruega e a Islândia, ao sul, onde estão a Grécia, a Itália e a Espanha, o continente europeu abriga alguns dos destinos mais icônicos e visitados do mundo.

A seguir selecionamos os 10 destinos mais visitados da Europa para que você possa conhecer um pouco mais de cada um deles – e, assim, já começar a planejar sua viagem para vê-los pessoalmente 😉

1. Paris

Foto aérea do horizonte de Paris, com a Torre Eiffel imponente em destaque no meio das construções da capital francesa
A Torre Eiffel em destaque no horizonte de Paris – Foto: Christel F. via Unsplash

Paris é uma cidade envolta por encantamento. A cidade luz é perfeita para viagens românticas e culturais. Com ruas históricas e charmosas, a capital da França abriga alguns dos monumentos mais icônicos do mundo, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre-Dame. O Museu do Louvre, maior do mundo e lar de obras como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, é outro local imperdível no destino.

Além de tudo que Paris oferece de atrativos turísticos, a gastronomia também é algo a destacar num roteiro de viagem por lá. Os famosos cafés parisienses, as patisseries com bolos e doces irresistíveis e os restaurantes estrelados são algumas dicas. E, por fim, não dá para falar de Paris sem falar, também, de compras. As lojas da Avenida Champs Élysées são o lugar certo para quem pretende fazer comprinhas na capital francesa.

Leia mais sobre Paris:

2. Lisboa

Bondinho amarelo, cheio de pessoas, subindo ladeira de Lisboa, um dos destinos mais visitados da Europa
Os bondinhos são uma ótima forma de transitar por Lisboa – Foto: johanna schrag via Unsplash

Prepare as pernas para conhecer Lisboa! Cheia de ladeiras, a capital portuguesa é uma das cidades mais vibrantes da Europa. A arquitetura das ruas alfacinhas (como são chamados os nascidos no local), conhecida pelos famosos azulejos portugueses, também é marcada pelos telhados alaranjados, e mantém preservados muitos prédios antigos.

Os bairros típicos, como o Bairro Alto, com vida noturna mais animada, e a Alfama, berço do fado, música tradicional portuguesa, são alguns dos pontos imperdíveis para bater perna no destino. Mas, além deles, os lugares mais icônicos que devem ser visitados são o Arco da Rua Augusta, a Praça do Comércio, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e, pertinho dali, a fábrica original dos Pastéis de Belém.

Leia mais sobre Lisboa:

3. Roma

Parte do Coliseu, em Roma, iluminada ao anoitecer, para ilustrar a capa do post sobre os destinos mais visitados da Europa
Coliseu, em Roma, na Itália – Foto: Albert Canite via Unsplash

Roma não poderia ter outra descrição: é um verdadeiro museu a céu aberto. É uma capital incrível – e por isso mesmo ela figura entre os destinos mais visitados da Europa. Com muitos monumentos por todo lado, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Fontana di Trevi, quem curte história, sobretudo a do Império Romano, vai se encantar ao conhecê-la.

A capital da Itália também é muito reconhecida pelo turismo religioso. No Vaticano, Estado independente que fica dentro de Roma, a Basílica de São Pedro é um local imperdível, tanto pelo significado que tem para os católicos, quando pela imponência de arquitetura da igreja. E, para finalizar, vale uma menção para a gastronomia italiana, famosa pelas massas, pelas pizzas e pelos gelatos artesanais.

Leia mais sobre Roma:

4. Barcelona

Prédios de arquitetura detalhada em Barcelona, um dos destinos mais visitados na Europa
Em Barcelona a arquitetura é um dos pontos mais marcantes – Foto: Boris Hadjur via Unsplash

Quem curte arte vai amar passear por Barcelona. A cidade tem uma influência cultural enorme, muito por conta das obras de Antoni Gaudí, como a Sagrada Família e o Parque Güell, que são marcos icônicos da cidade. Inclusive, são projetos arquitetônicos super aclamados, e fonte de inspiração para quem é da área. Mas, fora das artes, a cidade catalã tem ainda noites animadas, com seus bares e clubes abertos até o amanhecer.

A cidade também é banhada pelo Mediterrâneo, e conta com praias que são o lugar perfeito para relaxar sob o sol, garantindo aquele bronzeado típico da região. E, é claro, não dá para deixar de lado também os pratos típicos mais servidos nessa parte da Espanha, como a paella, a bomba de la Barceloneta e a crema catalana. Não deixe de conhecer o mercado La Boqueria e te experimentar umas tapas enquanto estiver por lá.

Leia mais sobre Barcelona:

5. Londres

Torre de Londres vista de uma das margens do Rio Tâmisa, em um dia de céu claro com poucas nuvens
A Tower Bridge é uma das vistas mais marcantes de Londres – Foto: Nathan Bartlett via Unsplash

Londres é uma capital super vibrante, com uma atmosfera única que encanta mesmo quando o céu está todo cinza. Alguns dos lugares mais conhecidos da terra da realeza britânica são o Big Ben, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres. A cidade também é repleta de museus, como o Museu Britânico e a National Gallery, com coleções de grande interesse humanitário, e que valem muito a visita.

A capital do Reino Unido é reconhecida por seus pubs, estabelecimento tradicional onde há cerveja e música noite adentro. Outro ponto marcante do destino são os famosos ônibus vermelhos, de dois andares, cujo passeio é uma ótima dica para quem vai para lá pela primeira vez e quer fazer um tour geral. Por fim, não deixe de passear ao longo do Tâmisa e de conferir os mercados de rua.

Leia mais sobre Londres:

6. Amsterdam

Canal de Amsterdam, um dos destinos mais visitados da Europa, com barquinhos parados nas margens, e ruas em ambos os lados, onde há carros estacionados, árvores secas e prédios coloridos
Os canais de Amsterdam são super reconhecidos – Foto: Dmitrii Eliuseev via Unsplash

Os canais, as casas coloridas e as bicicletas de Amsterdam são verdadeiros símbolos da capital holandesa. um convite para explorar a cidade de uma forma única. A cidade, famosa por ser um local de valorização da liberdade individual e da diversidade das pessoas, conta com ótimos museus, como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, ambos com importantes obras da história da arte.

Outra visita de suma importância em Amsterdam é a do Museu Anne Frank, essencial para entender o passado os impactos causados pela Segunda Guerra Mundial. Por outro lado, para tornar o passeio mais leve, não deixe de conhecer os parques da cidade, e aproveite para fazer um tour de bike pelo destino, incorporando o estilo de vida dos moradores locais. Na culinária, experimente os Oliebollen – bolinhos bem parecidos com o nosso bolinho de chuva, os stroopwafel e a torta de maçã Appeltaart.

Leia mais sobre Amsterdam:

7. Madri

Vista do El Retiro Park, com um lado e pessoas andando de canoa com remos, sendo que ao fundo há árvores e uma construção com estátua, o Monumento a Afonso XII
El Retiro Park, em Madri – Foto: Genny Dimitrakopoulou via Unsplash

A capital da Espanha também figura entre os destinos mais visitados da Europa. Madri é uma cidade elegante, com diversos monumentos históricos, como o Palácio Real e a Puerta del Sol, e forte cena artística, com o Museu do Prado e o Museu Reina Sofia, cujas exposições contam com obras como As Meninas, de Velázquez, e Guernica, de Picasso, em cada um, respectivamente.

Assim como em Barcelona, Madri também é um local onde as tapas marcam presença, sendo imperdível degustá-las numa ida a algum dos bares da cidade. Alguns outros pratos madrileños são o bocadillo de calamares e os churros (diferentes dos que conhecemos no Brasil), que valem experimentar. Para finalizar, quem é fã de futebol deve visitar o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

Leia mais sobre Madri:

8. Veneza

Passeios de barco pelos canais de Veneza são imperdíveis – Foto: Dmitry Bukhantsov via Unsplash

Construída sobre uma série de canais, Veneza é um lugar único, e não à toa também é um dos destinos mais visitados da Europa. Super romântica, a cidade atrai diversos casais apaixonados para os passeios de gôndola , que passam em meio aos prédios antigos e pontes que ligam um lado das ruas ao outro. Sem dúvida, um cenário encantador.

Entre os canais, as pontes mais famosas e visitadas são a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros (dei Sospiri). Mas Veneza possui ainda outros locais de interesse, como a Piazza San Marcos, onde há o Campanário, a Basílica de São Marcos e o Palazzo Ducale. Por fim, dependendo da data que você pretende viajar, confira se vai para lá durante o período do Carnaval de Veneza, um dos eventos mais famosos da cidade.

Leia mais sobre Veneza:

9. Atenas

Templo de Hefesto, em Atenas, na Grécia – Foto: Dawid Tkocz via Unsplash

Em relação à história, Atenas é tão rica quanto Roma. Os principais atrativos da capital da Grécia são, sem dúvida, as construções imponentes da Grécia Antiga. Alguns exemplos de lugares históricos abertos para visitação são a Acrópole, o Parthenon e o Odeão de Herodes Ático, mas há outros locais de interesse por lá, como o Templo de Zeus Olímpico, a Ágora de Atenas e o Templo de Hefesto.

Atenas também conta com museus importantes, como o Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico, além de ter belos mirantes, como o Monte Licabeto, que fica a 277 metros de altura, sendo o ponto mais alto da cidade e permitindo uma visão panorâmica do destino. Fora tudo isso, outros locais para visitar são o bairro mais antigo, Plaka, e a rua mais antiga, Adrianou.

Leia mais sobre Atenas:

10. Praga

Foto: Helga Pettersen via Unsplash

Com um charme único, Praga é uma cidade encantadora, com torres e castelos que parecem saídos de um conto de fadas. A Ponte Carlos, com suas estátuas imponentes, e o Relógio Astronômico, com seu desfile de apóstolos, são lugares icônicos da cidade. O Castelo de Praga e a Catedral de São Vito são, também, pontos importantes do destino.

Mas além da arquitetura cativante, Praga conquista os viajantes por muitos outros motivos. Um deles é a gastronomia tcheca, cujos pratos típicos, como o goulash e o svíčková, costumam agradar os viajantes. Outros pontos da capital da República Tcheca que são imperdíveis são: conhecer o Relógio Astronômico na Torre Gótica da Praça Antiga, caminhar pela Ponte Carlos sobre o rio Vltava e, ao final, conhecer a ilha de Kampa.

Leia mais sobre Praga:

Seguro viagem Europa

Ter um seguro viagem Europa é requisito para entrar nos países parte do Tratado de Schengen, sendo exigida uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip de celular na Europa

Que tal passar toda sua temporada na Europa 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Europa. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para a Europa

Quer garantir uma passagem para a Europa com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro na Europa

Você sabia que pode alugar um carro online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Quais são os destinos mais procurados por brasileiros na Europa?

Os destinos mais visitados na Europa são Paris, Lisboa, Roma, Barcelona, Londres, Amsterdã, Madrid, Veneza, Atenas e Praga, tanto por brasileiros quanto por pessoas de todo o mundo.
Conheça também as cidades mais charmosas da Europa que fogem do roteiro comum.

Qual a melhor época para visitar a Europa?

Depende do destino. Para a maioria dos lugares, a primavera e o verão europeu (de maio a setembro) são ideais. Porém, o inverno também tem seu charme, especialmente para quem gosta do frio, quer ver neve, esquiar ou mesmo curtir os famosos mercados de Natal da Europa.

É preciso visto para brasileiros viajarem para a Europa?

Brasileiros não precisam de visto para entrar nos países europeus que fazem parte do espaço Schengen, desde que pretendam ficar até 90 dias no continente. A partir de 2025, porém, será preciso emitir uma autorização eletrônica para turismo, chamada de ETIAS.

O que é o ETIAS?

O ETIAS é uma autorização de turismo que será exigira a partir de 2025 para os viajantes brasileiros que forem à Europa.

Como faço para emitir o ETIAS?

Como o ETIAS ainda não está em vigor, não é preciso se preocupar com ele agora. A previsão é que comece a ser exigido em 2025 – até lá, é possível viajar para a Europa tranquilamente. 😉

Quando o ETIAS passará a valer?

A última informação divulgada é que o ETIAS será implementado a partir de maio de 2025. Por enquanto, brasileiros são isentos de qualquer autorização para viajarem por até 90 dias pela Europa.

Quais idiomas são falados na Europa?

A Europa é um continente diverso, com países distintos que dominam idiomas diferentes. As línguas mais comuns por lá são o inglês, o espanhol, o francês e o italiano.

Quais as opções de transporte dentro da Europa?

A Europa possui uma ótima rede de transportes, incluindo voos internos, trens de alta velocidade, ônibus e carros para aluguel, sendo possível cruzar as fronteiras dos países europeus tanto por terra quanto pelo ar.

Quanto custa em média uma viagem para a Europa?

O custo de uma viagem para a Europa depende de diversos fatores, como o destino escolhido, o tempo de estadia, o tipo de acomodação e as atividades que pretende realizar.

Qual a voltagem e tipo de tomada usada na Europa?

A voltagem varia entre 220V e 240V, e existem diversos tipos de tomadas. É recomendável levar um adaptador universal para viajar pelo continente europeu.

Quais as principais comidas típicas da Europa?

Cada país tem sua própria culinária, mas alguns dos pratos mais icônicos são o croissant e os macarons na França, a pizza e os gelatos na Itália, a paella e as tapas na Espanha, além do bacalhau e dos Pastéis de Belém em Portugal.

É seguro viajar para a Europa?

A Europa é um continente seguro para viajar, mas como em qualquer lugar do mundo, é sempre importante sempre tomar precauções básicas. Não ande com itens de valor à mostra, e preste muita atenção aos seus pertences e à bolsa, principalmente ao andar na rua ou de transporte público.

Como funciona o sistema de saúde na Europa?

O sistema de saúde no continente varia de país para país, mas a maioria dos destinos mais visitados da Europa possui ótimos hospitais. Para ser atendido, porém, é necessário contratar um seguro viagem Europa.