Dúvidas de quais documentos levar na sua viagem à Europa? Confira um checklist com o que você não pode esquecer para entrar no continente.
Férias chegando e é hora de arrumar toda a documentação para fazer uma viagem tranquila ao Velho Continente. Afinal, é tarefa fundamental ter os documentos para entrar na Europa em mãos antes do embarque.
Para que você tenha uma entrada tranquila nos países do Espaço Schengen, confira abaixo um checklist para cidadãos brasileiros com tudo que pode ser solicitado pela imigração.
As informações são do portal do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, e estão completamente atualizadas com as vigências deste ano.
Vamos nessa?
Neste post você vai ler:
Documentos para entrar na Europa – Quais são necessários?
A União Europeia exige cinco documentos de todos os visitantes brasileiros que vão viajar a algum dos países pertencentes ao Tratado de Schengen. Nesses casos, o período de permanência no continente é de 90 dias no máximo, sendo obrigatório apresentar a documentação ao entrar na região.
Porém, vale ressaltar que, mesmo para um país que não faz parte do Tratado, as regras são as mesmas. A única coisa que difere é a obrigatoriedade da contratação de um Seguro Viagem, do qual falamos mais à frente.
1) Passaporte brasileiro válido
O passaporte é um documento obrigatório para qualquer viagem para fora da América do Sul, mas é preciso estar atento à data de expiração dele. O recomendo pelo Itamaraty é que, ao sair do Brasil, o passaporte tenha ao menos seis meses de validade restante, a partir do inicio da viagem. Por exemplo, quem viaja em janeiro deve ter o documento válido até junho, pelo menos.
O Ministério das Relações Exteriores defende que o período de validade do passaporte deve ser de três meses contados a partir da data de retorno, como você pode ler nesta publicação oficial do MRE. Porém, existem casos de pessoas que tiveram problemas com isso ao fazer o check in no aeroporto. Por isso, se seu passaporte vai expirar em menos de seis meses, é melhor renová-lo antes de viajar!
O processo de renovar o passaporte é super simples – na verdade, é igual emitir um novo. Você precisa agendar um horário no posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa que faça a emissão do documento, e comparecer no dia, portando os documentos necessários. Em cerca de 20 dias o novo passaporte estará disponível para retirada.
Caso esteja se preparando para fazer a primeira viagem internacional, o post como tirar passaporte vai ser de grande ajuda nesse processo.
2) Passagem de ida e volta
Para entrar na Europa, além da passagem de ida para algum país do continente, será necessário também apresentar uma passagem volta para o Brasil (ou para outro destino, desde que seja fora da Europa).
A imigração europeia pode não liberar a entrada para brasileiros que viajam sem passagem de volta, a menos que seja apresentado um visto que libere permanência mais longa no continente. Aliás, o papel do agente imigratório é barrar pessoas que levantem suspeitas de querer ficar ilegalmente por lá. Assim, para prevenir que isso ocorra, o melhor a fazer é já viajar com a volta marcada.
Se você ainda não tem certeza de quando voltará, a dica é comprar uma passagem com data de retorno flexível, se encontrar essa opção. Esse tipo custa um pouco mais caro, mas ainda assim sai mais barato do que remarcar o voo, se você precisar, estando lá e com tudo já comprado.
3) Seguro viagem Europa
O seguro viagem para a Europa é outra exigência para os brasileiros que vão ao Velho Continente. Ele deve cobrir, no mínimo, 30 mil euros de despesas médicas, além de oferecer regresso sanitário, traslado médico e de traslado de corpo.
Estabelecido pelo Tratado de Schengen, este requisito tornou obrigatória a contratação de um seguro viagem por todo viajante que ficará por até 90 dias nos países participantes do acordo.
A regra, na verdade, é uma segurança para os próprios visitantes, pois visa garantir condições de arcar com eventuais despesas médicas que apareçam durante a viagem, inclusive em caso de óbito. Mas a contratação é muito recomendada, mesmo para quem não vai para um país do Tratado de Schengen. Nunca se sabe o que pode acontecer, desde uma torção a uma mala extraviada, não é mesmo?
Uma boa dica para comparar o seu seguro viagem é usar a ferramenta comparativa da Seguros Promo. A plataforma compara coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado, sendo a forma mais fácil de encontrar o seguro ideal para você.
Além disso, você ganha 10% de desconto no plano escolhido se utilizar o cupom DICASDEVIAGEM5 e pagar por PIX ou boleto bancário. Demais, não é? Mas, caso surja alguma dúvida, confira o passo a passo de como fazer um seguro viagem para a Europa.
Ah, e se você está se perguntando qual o melhor seguro viagem Europa, vai gostar de ler nosso conteúdo completinho que analisa as melhores opções disponíveis para contratar. 😉
4) Comprovante de reserva em hotel ou carta-convite
Um dos documentos para entrar na Europa que muitos acabam esquecendo é o comprovante de reserva em hotel, ou então uma carta-convite.
É preciso apresentar um dos dois para comprovar onde você vai se hospedar enquanto estiver no continente europeu.
a) Reserva em Hotel
Você pode reservar seu hotel pelo Booking.com mesmo. No site dá para comparar os preços dos hotéis do destino e descobrir ótimas ofertas. Guarde os comprovantes da hospedagem, que são enviados para seu e-mail após a reserva, e leve no dia da viagem, para apresentar na imigração.
Inclusive, se a sua viagem for para a França ou para Portugal, indicamos as dicas dos posts onde ficar em Paris ou onde ficar em Lisboa.
b) Carta-Convite
A carta-convite só é necessária caso você não fique em um hotel. Normalmente, quem vai se hospedar na casa de parentes ou amigos residentes no país em questão é que apresenta este tipo de comprovante.
O Itamaraty estabelece as seguintes condições para a carta-convite:
- No caso de viagens a negócios, a carta-convite deve ser assinada pela empresa e/ou instituição que patrocina a viagem.
- Já no caso de hospedagem com amigos e familiares, a carta deve ser assinada pelo residente, escrita na língua do país onde o viajante ficará hospedado e ser datada.
Modelo Carta Convite
Não há modelo específico para a carta-convite, mas ela deve conter as seguintes informações:
- Declaração do anfitrião residente de que o viajante é seu convidado
- Nome completo, nacionalidade, documento, telefone e endereço do anfitrião
- Nome completo, nacionalidade, telefone, passaporte e endereço do hóspede convidado
- Indicação do relacionamento entre anfitrião e convidado (familiar, amigo, namorado(a))
- Assinatura datada do anfitrião residente.
A carta-convite pode incluir também informações sobre:
- O fato de que o residente pretende providenciar a alimentação e acomodação do viajante
- O motivo da visita.
A carta deve ser preenchida em formulário próprio, que difere de acordo com o destino pretendido. Além disso, ela deve ser assinada por um residente da Europa de forma legal.
Caso você queira entrar no continente europeu por um país que não é o destino final, leve a carta-convite traduzida no idioma do país de entrada, pois é nele que será requisitado o documento.
5) Comprovação de recursos financeiros para a viagem
Outro requisito entre os documentos para entrar na Europa é comprovar que você tem recursos financeiros para se manter durante a viagem. O valor mínimo requerido pelas autoridades europeias é de cerca de 65 euros por dia, mas pode variar dependendo do país.
É preciso apresentar este valor em dinheiro, comprovante bancário ou cartões de crédito internacionais. No caso dos cartões de crédito, também é indicado solicitar uma carta do banco especificando o limite do cartão. Segundo o Itamaraty, essa comprovação não pode ser via internet.
ETIAS – Exigência para entrar na Europa a partir de 2025
A autorização de viagem ETIAS é mais um dos documentos de entrada na Europa, mas valerá somente a partir de 2025. Todos os brasileiros que viajam à Europa para turismo, com permanência de até 90 dias, vão precisar da aprovação do ETIAS.
Essa nova exigência foi criada como uma medida de segurança pela Comissão Europeia, numa tentativa de combater a crise migratória ao continente.
Sendo assim, ao viajarem para o Espaço Schengen, os brasileiros isentos de visto vão precisar preencher o formulário online do ETIAS, solicitando a aprovação de entrada. A boa notícia é que o processo é online e rápido, além de a resposta chegar por e-mail. Além disso, deve facilitar os trâmites na chegada ao país de destino.
Quando entrar em vigor, será necessário imprimir ao menos duas cópias da aprovação do ETIAS, e manter ao menos uma com você todo o tempo que estiver circulando pelo Espaço Schengen.
Recomendações extras de documentos para entrar na Europa
Você é uma pessoa super precavida e, além dos documentos já citados, quer saber mais formas de comprovar que não tem intenção de se mudar ilegalmente para a Europa? Existem outras dicas que você pode seguir para garantir que vai passar pela imigração europeia sem problemas, porém não são obrigatórias. Confira a seguir.
Comprovante de vínculo empregatício no Brasil
Melhor prevenir do que remediar. Se você quer ter certeza de que tudo será tranquilo na imigração, leve também um comprovante de vínculo empregatício aqui no Brasil.
O último holerite, uma carta da empresa, ou até mesmo a escritura de sua própria empresa podem ajudar ainda mais na hora de entrar no Velho Continente.
Visto para estudantes
Estudantes que vão à Europa para fazer graduação, mestrado, pós-graduação ou doutorado de longa-duração precisam apresentar um visto do país em que for estudar.
Já os turistas que ficam menos de 90 dias nas terras europeias integrantes do Acordo de Schengen não precisam pedir visto.
De acordo com as regras do tratado, ele estabelece a livre circulação de turistas brasileiros em 27 países. Você pode checar mais informações sobre esta questão e tirar dúvidas no Portal do Itamaraty.
Dicas para passar pela imigração no aeroporto
Quando chegar ao aeroporto, na hora de conversar com o agente de imigração, vale a pena se atentar a algumas dicas.
1 – Fique tranquilo!
Quem nunca tem um frio na barriga na hora da imigração? É normal! Nem sempre os agentes federais são simpáticos e receptivos, mas não se estresse com isso.
Se você não estiver com nenhuma má intenção e estiver indo de férias mesmo, basta relaxar. Não há motivo para ficar nervoso nessa hora, você não está fazendo nada de errado 😉
Apresente seus documentos conforme forem solicitados, e mantenha uma postura séria e tranquila. Se for questionado pelo agente de imigração, responda tudo com tranquilidade. Você vai ver como quem faz tudo direitinho passa fácil pela imigração, e na próxima viagem nem vai sentir mais esse nervosismo.
2 – Viaje com todos os documentos e provas impressos
Sim, o mundo é todo ligado na tecnologia. Porém, para este tipo de situação é melhor recorrer ao velho papel. Não tem como prever quando seu celular vai te deixar na mão, ou mesmo a internet falhar. Além disso, se precisar encontrar algum documento na hora da imigração, muitas salas de controle imigratório não oferecem acesso à internet.
Por isso, esteja preparado com todos os documentos impressos em mãos. Leve-os em uma pastinha, organizados e bem conservados.
Dúvidas frequentes
Os documentos são: passaporte, passagem de volta, seguro viagem, comprovante de estadia ou carta-convite, além de comprovar recursos financeiros para se manter durante a viagem.
O Tratado de Schengen tornou obrigatório que todos os viajantes tenham seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para entrar no continente. Contrate seu seguro online pela Seguros Promo.
O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é uma autorização para entrar na Europa que começará a valer a partir de 2025.
É uma autorização de entrada exigida para brasileiros acima de 18 anos que vão viajar para a Europa por, no máximo, 90 dias. Porém, quem pretende ficar mais tempo vai precisar de um visto específico.
A solicitação do ETIAS será online, em um processo rápido, com resposta por e-mail.
Todos os países Schengen participam do ETIAS: Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha…
Para viagens de até 90 dias os países do Espaço Schengen não exigem visto para brasileiros.
Não é exigido certificado internacional de vacinação para entrar na Europa, mas é sempre bom estar em dia com a carteira de vacinas.
É preciso comprovar, em média, 65 euros por dia/pessoa, para se manter durante a viagem. No entanto, esse valor varia dependendo do destino.
Quem tem cidadania europeia é tratado como qualquer outro cidadão europeu comum. Ou seja, basta apresentar o passaporte europeu na imigração, que a entrada será garantida, não sendo necessário apresentar nenhum outro documento.
junho 29, 2020
Opa, muito útil o post! 🙂
Estou planejando uma viajem para a Europa no ano que vem e estava um pouco preocupado com o novo sistema de entrada, o ETIAS. Mas no fim, acho que vai ser uma solução mais segura para todos.
Aliás, vi no site oficial, que vocês citaram também no post (https://www.etiaseu.com.br/aplicacao-visto-etias/), que o ETIAS foi adiado para o final de 2022!
julho 6, 2020
Olá Gabriel,
Muito obrigada pela informação, já atualizamos o post com a nova data da implantação do ETIAS.
Abraços
setembro 15, 2021
Olá boa tarde , suo autônomo como devo arrumar meu comprovante
setembro 17, 2021
Olá Osmar!
Você pode usar a sua declaração de imposto de renda ou a escritura de sua própria empresa, caso seja MEI ou PME.
março 31, 2023
Olá!!
E estes comprovantes de vínculo empregatício, imposto de renda, precisam estar traduzidos ou servem se levar da forma que recebemos aqui no Brasil?
março 31, 2023
Oii Erika!! Então, esses comprovantes de vínculo empregatício e imposto de renda não são documentos obrigatórios, são apenas dicas para quem é mais precavido e quer chegar na imigração com tudo em mãos, caso questionem algo. Sendo assim, pode levar da forma que você recebe no Brasil mesmo. Se optar por traduzir, você será ainda mais precavida, rs. Mas não é uma necessidade, tá?
janeiro 12, 2023
Esse post está incrível, tirou todas as minhas dúvidas de forma clara e objetiva. Muito obrigada 🙂
janeiro 12, 2023
Que bom que te ajudou, Jéssica! 🙂
julho 14, 2023
Pensei que ainda exigiam certificado de vacinação contra Covid! Pelo post vi que não!
Obrigado
janeiro 20, 2023
A partir de novembro de 2023, viajantes brasileiros com mais de 18 anos precisam solicitar uma autorização ETIAS para entrar e viajar pela Europa com isenção de visto.
Adiado para nov 2023
fevereiro 25, 2023
Boa tarde! As dicas são esclarecedoras mas e como aposentada como devo proceder?!
fevereiro 27, 2023
Oi Rosiane!
O comprovante de vínculo empregatício no Brasil não é um documento obrigatório para entrar na Europa. Você pode ir tranquilamente sem ele, mas caso queira ser mais precavida, pode levar algum comprovante de seus rendimentos mensais como aposentada.
Os únicos documentos exigidos pela imigração dos países europeus são o passaporte e o seguro viagem, além, claro, da passagem de volta e da sua reserva de estadia. 🙂
Se sua viagem for para o fim do ano, vale a pena também ficar atenta com as exigências do ETIASETIAS – Tudo sobre a autorização de viagens à Europa – o sistema vai ser implementado só em novembro, e depois que estiver ativo, vai ser preciso preencher um formulário e pagar uma taxa para poder ir à Europa.
Espero ter ajudado!
março 19, 2023
Olá, o comprovante pode ser um print do Wise?
março 20, 2023
Oi Tayla! Você pode mostrar o saldo disponível no Wise direto 🙂
março 21, 2023
No caso de menor que viajar acompanhado apenas pelos avós, precisa de algum documento específico para entrar/circular pelos países da UE?
março 22, 2023
Oi, Elaine! Então, o menor de idade vai precisar de uma autorização de ambos os pais para poder viajar sem a companhia deles. Você pode pegar mais informações e os modelos da autorização neste link aqui. Essa autorização também pode ser emitida direto no passaporte da criança – veja mais no nosso post Como tirar passaporte?
março 25, 2023
Oi
Na Europa não estão pedindo certificado de vacinação de covid e febre amarela? Nem test 48h antes ?
março 30, 2023
Oi Camila!
Recomendo você conferir no joinsherpa.com os requisitos para o país europeu para onde você vai. Porém, no geral, o continente não exige nenhum dos certificados que você citou, nem o teste de covid.
maio 25, 2023
Todos os documentos, prints impressos do hotel e comprovantes precisam estar traduzidos??
Na imigração eles entendem caso eu leve em português mesmo? Obrigado.
maio 30, 2023
Oi, Giovani! Eles vão entender sim – o nome do hotel e as datas de entrada e saída são infos que dá pra entender em qualquer língua. 🙂
Mas, se quiser ter mais segurança, pode levar traduzido também, em inglês ou na língua do país que você vai visitar.
junho 7, 2023
Olá, boa noite!
Farei uma viagem para Portugal em breve; a minha namorada que mora lá já me mandou a carta convite.
Em Portugal não é necessário declarar meios de subsistência se a pessoa estiver portando uma carta convite. A questão é que vou passar pela imigração na Espanha, e as regras lá são diferentes, a pessoa teria que declarar meios de subsistência mesmo com carta convite.
Como fica a minha situação? Até porque não vou ficar na Espanha, quais as regras que vão valer? Terei que declarar meios de subsistência?
junho 26, 2023
Oi, Matheus, peço perdão pela demora em te responder. Acredito que você vão vai ter problema algum ao passar pela imigração na Espanha, pois como ambos são países Schengen, os requisitos de entrada são os mesmos. A única recomendação que te dou é de levar a carta-convite escrita em espanhol, para que não haja desentendimentos com relação ao que sua namorada escreveu.
Uma ótima viagem para você!
julho 4, 2023
Boa tarde!
Estou indo para a europa e gostaria de saber se para passar na imigração o hotel precisa estar pago ou basta apresentar o comprovante de reserva (nesse caso em reservas com pagamento no checkout)?
julho 7, 2023
Oi, Diogo! As reservas são suficientes, mas você também deverá comprovar recursos financeiros para arcar com suas despesas de viagem. 🙂
julho 6, 2023
Olá Adriana
Muito bacana as suas dicas. Já salvei nos meus favoritos
Uma dúvida, por favor. Eu irei entrar na Alemanha via trem da Bélgica e neste caso como será a imigração para a Alemanha?
Obrigado
julho 7, 2023
Oi, Alfredo!
Como você já estará em território europeu e ambos os países fazem parte do Espaço Schengen, a imigração será super simples. É provável que você nem seja parado e possa transitar livremente pelos dois países.
Uma ótima viagem pra você!
julho 26, 2023
oi, França está exigindo teste de covid ou comprovante da vacina?
julho 26, 2023
Oi, Vanessa! A França não está exigindo nenhuma dessas comprovações 😉
julho 27, 2023
Olá , vou para Portugal a turismo e gostaria de ir a Madrid, no caso será pedido meios de subsistência dos pois países ou só de Portugal durante a imigração? Caso eu mencione que vou a Espanha ?!
julho 27, 2023
Olá , vou para Portugal a turismo e gostaria de ir a Madrid, no caso será pedido meios de subsistência dos pois países ou só de Portugal durante a imigração? Caso eu mencione que vou a Espanha ?!
julho 31, 2023
Oi, Vall! Será preciso comprovar recursos financeiros para se manter durante todos os dias da sua viagem 🙂
agosto 16, 2023
O comprovante do aplicativo do banco não é suficiente para comprovar o limite do cartão de crédito? Mesmo com o aplicativo é necessário solicitar ao banco uma carta?
setembro 6, 2023
Oi, Patrícia. O Itamaraty recomenda pedir um comprovante ao banco como uma forma de segurança para você mesma. Isto é porque, na hora, você pode ficar sem sinal de internet, por exemplo, o que impossibilitaria abrir o app. Ao ter um documento comprobatório em PDF, por exemplo, você se protege desse percalço.
setembro 13, 2023
Bom dia!
Qual é a orientação para quem possui próteses (joelho ou quadril) para passar pelo scanner quando for embarcar? Há necessidade de Declaração Médica? Esta Declaração deve ser traduzida por Tradutor Juramentado?
E no caso dos remédios de uso contínuo? Há necessidade de levar as receitas?
setembro 15, 2023
Oi, Custódio Príncipe!
A sua melhor escolha é levar o máximo de documentos que puder. Assim evita qualquer tipo de percalço na viagem.
Quando for passar pelo scanner, avise sobre a prótese. O scan acontece normalmente, mas como a prótese será detectada, é melhor deixar os funcionários avisados.
setembro 22, 2023
Oi,tudo bem?
Gostaria de saber se você sabe se é uma obrigatoriedade a vacinação COVID para entrar nos países da União Europeia.
setembro 22, 2023
Oi, Thais, tudo bom? Atualmente a União Europeia não está requerendo nenhum comprovante de vacina ou de recuperação da Covid-19 para a entrada nos países integrantes.
setembro 28, 2023
Vou passar 80 dias na Espanha, não terei férias, mas trabalho 100% home office, então vou trabalhar normalmente quanto estiver lá.
O que é indicado dizer na imigração?
*Sou MEI
setembro 28, 2023
Oi Giognes! Sim, você pode explicar que é MEI/autônomo, e mostrar o seu Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual para comprovar 🙂
outubro 6, 2023
Bom dia!
Mês que vem vou para França, Itália e Espanha. Na França eu e meu marido iremos ficar na casa de uma amiga que esta morando lá. Como faço para provar isso?
No caso de apresentar a conta bancária, tanto eu e meu marido precisa ter comprovante ou basta um de nós?
Preciso de comprovante de vacinas?
Do que se trata esse visto que será válido em novembro?
outubro 6, 2023
Oi Sarah! Tudo bem?
Você pode comprovar a hospedagem na casa da sua amiga com uma carta-convite.
Vocês dois precisam comprovar recursos para se manterem durante os dias que vão ficar por lá, se o comprovante bancário de um só for suficiente, sem problemas.
Não estão cobrando o comprovante de vacinas para entrar na Europa.
E, por fim, o ETIAS foi adiado para 2025 – não precisa se preocupar com ele 😉
novembro 11, 2023
Gostaria de saber se para o seguro obrigatório, pode ser o seguro oferecido pelo cartão de crédito que foi comprado a passagem. Por exemplo, o seguro do Elo, é de $ 60.000,00, Se esse seguro serve ou se eu preciso contratar um seguro particular
novembro 13, 2023
Oi, Lusalete! Sim, o seguro viagem cartão de crédito também vale 🙂
novembro 15, 2023
Olá! Amei o site! Parabéns pelas dicas. Minha dúvida é: preciso ter imppressa a passagem de volta ou basta ter o print no celular? Outra coisa que não sabia era essa questão de comprovar o recurso financeiro. Estou viajando pela primeira vez pra fora do Br (destino França). Neste caso eu tenho receio da Internet não funcionar ou dar bugue mesmo c plano internacional para wifi e N conseguir acessar o app do wise, o prinnt do banco já não serviria para comprovar o recurso financeiro? Obs: Meu irmão mora na França (mesmo que ele faça carta convite dizendo que arcará com as despesas ainda assim terei que comprar o recurso financeiro? Obs: além de mim, meus pais estarão comigo
novembro 16, 2023
Oi, Tamiris, tudo bem?
Sobre as passagens: você pode salvar o arquivo no seu celular, mostrar a tela do app onde ela aparece, ou mesmo salvar na Wallet do seu aparelho. Não precisa levar impresso em papel, não, mas se quiser levar, mal não vai fazer 😉
Sobre a comprovação de recursos financeiros: para se precaver sobre essa possível falta de internet, salve um extrato da sua conta nos arquivos do seu celular. É mais certeiro que o print.
Espero ter ajudado!
dezembro 1, 2023
Olá. Tendo o visto de estudante quanto tempo antes da data de registro eu posso ingressar na Europa?