Omã

Omã: A pérola do Oriente Médio

Você já ouviu falar alguma coisa sobre o Omã? Pois é, eu confesso que também não. Em junho de 2015 fiz uma viagem de 3 semanas pela Grécia com escala em Dubai, nos Emirados Árabes.

Aproveitando a ocasião resolvi pesquisar os destinos próximos a Dubai para um pequeno “stop” na volta e me deparei com um vôo de 40 minutos para Mascate, a capital do Sultanato do Omã. Sem saber o que isso significava resolvi dar um google em “Oman things to see”.

Fiquei chocada: o país parecia ser um paraíso desconhecido. Canyons, Praia, Deserto, tem de tudo por lá. Como eu me aventuraria sozinha – minha família voltou de Dubai para o Brasil – decidi escolher um renomado hotel, o Shangri-lá Barr Al Jissah Resort & Spa, e ficar apenas 3 dias: seria tempo suficiente para conhecer o principal (o país é pequeno) sem grandes riscos.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Já no caminho entre o aeroporto e hotel eu fui ficando maravilhada com o que via: deserto e mar lado a lado e não um deserto comum de areia clara, mas de pedras, algo muito peculiar.

Chegando no hotel pude entender porque a luxuosa rede Shangri-lá é considerada uma das melhores do mundo. Eu poderia facilmente só ficar no hotel que já seria incrível! Restaurantes maravilhosos, praia particular divina, piscina, centro de mergulho, tudo muito lindo. Possivelmente o melhor hotel em que já me hospedei.

A cotação do Real brasileiro para o Riad do Omã era de 10 para 1 (isso mesmo, DEZ reais são 1 riadizinho) o que significa que por mais barato que pareça, as coisas seriam muito caras.

Pesquisando agências na internet e os passeios turísticos oferecidos pelo hotel percebi que para fazer os passeios que eu mais queria eu iria desembolsar pelo menos mil reais por dia, um escândalo! Como só se vive uma vez e a adição do trecho “Dubai-Mascate” custou apenas R$ 140,00 à minha passagem original, resolvi aceitar a facada e fui mesmo assim.

Por sorte, conversando com o motorista de taxi vi que ele oferecia os mesmos passeios e que com ele eu poderia negociar o preço. Não deu outra, negociei e fiz os mesmos passeios por 1/3 do preço incluindo o trajeto de volta para o aeroporto!!

É claro que nesse esquema é sempre um risco, mas esse motorista foi indicado pelo Concierge do hotel no balcão do aeroporto, super recomendo os serviços dele, quem quiser pode comentar aqui que mando o contato! Eu já tinha feito algo parecido em outra viagem que deu super certo.

Já que eu estava sozinha, o que eu fiz foi o seguinte: escrevi no bloco de notas no quarto do hotel algo como “Estou saindo sozinha as 7h30 para visitar os lugares X, Y, Z com o motorista X, telefone Y, se eu não voltar até as 20h por favor procurá-lo” HAHAHA, mas no primeiro dia foi tudo tranquilo e eu não repeti o recado no dia seguinte (rs).

dirigindo em omã

Logo no começo de nossa visita paramos no Wadi Ad Dayqah Dam em Quriyat, o maior Dam no país. Dam são barreiras gigantes construídas sobre rios para utilizar o fluxo de água para irrigação e hidrelétricas, contendo lagos e evidentemente reservatórios de água.

O lugar é de tirar o fôlego, eu não fazia a menor ideia do que era um Dam (no Omã tem muitos “dam”, bem como muitos “wadi” e muitos “sinkholes”).

Adorei!!! Foi tipo, começar o dia com o pé direito, mas ainda melhor 🙂

visita wabi shabi

Do Dam seguimos para o lugar que eu mais queria, Wadi Shab, a umas 2h do hotel, na cidade de Tiwi. Você chega de carro, estaciona, pega um barquinho por um preço bem barato (tipo 1 Riad) e ele te deixa do outro lado do rio onde você faz uma trilha.

A trilha toda é linda, com um verde esmeralda surreal nas águas, a vegetação surpreendente dos cânions e as pedras, claro. No meio do caminho tem piscinas naturais, cachoeira e até caverna! Uma caverna cuja entrada se dá mergulhando!

passeio de barco em omã

visita wadi shadi

Ah, tenho que dizer que foi meio desconfortável fazer a trilha de tênis porque toda hora eu afundava o pé na água (haha) mas sem dúvida teria sido impossível descalça. Talvez o ideal fosse mesmo “watershoes”, mas eu estava sem. Sobrevivi ainda assim (rs).

O lugar é tão incrível que parecia cenário de filme, sem brincadeira. Não tinha quase ninguém por lá.

visita wabi shadi
wadi shabi em omã

Na volta do magnífico Wadi Shab paramos na Fins Beach, na costa do país entre Mascate e Sur. Vazia, tranquila e com esse azul tão azul que parecia reflexo do céu.

Nossa última parada do dia foi no Dabab Sinkhole (em árabe, Hawiyat Najm), a 113km de Mascate. No Omã existem vários Sinkholes *buracos com água* e são paisagens muito particulares, nunca havia visto nada igual.

É uma cratera com água mesmo, uma espécie de lagoa/piscina natural que tem até peixinhos.

Reza a lenda que o Dabab Sinkhole foi criado a partir da queda de um meteorito, mas os geólogos já afirmaram que na verdade se trata de uma formação natural que surgiu com a interação de pedras de calcário dissolventes contendo carbonato de cálcio e água.

Aqui aconteceu um “choque” cultural interessante: como eu estava no Oriente Médio sozinha tomei a precaução de usar um maiô com as mangas compridas e sem decote, apesar disso quando estava saindo da água reparei que tinha uma família observando de cima e meu guia rapidamente disse “melhor você colocar logo sua saia, tem famílias aqui”.

E quando estávamos em cima nos dirigindo ao carro tomamos um caminho vazio para não cruzarmos com ninguém – todas as mulheres muçulmanas no local estavam devidamente cobertas da cabeça aos pés.

Acho importante respeitar a cultura local e não recomendo que mulheres usem biquíni até porque mesmo “mostrando” apenas minhas pernas deu para sentir o choque. De qualquer forma, o Omã é realmente incrível, as piscininhas naturais são uma delícia!

Esse dia, como vocês podem ver, foi o máximo! Valeu a pena cada centavo, ou melhor, cada 10 Reais investidos (hahaha).

No dia seguinte o Ali, meu motorista, me levou para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Mascate – como o Palácio Real, o Souk (mercado) e a Ópera – mas eu contarei sobre isso em outra ocasião 😉

Chip de celular para Omã

Que tal passar toda sua temporada em Omã 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Omã. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Leia Mais:

Barbara Tigre

Bacharel e Mestre em Relações Internacionais, fluente em 5 idiomas, já morou em 6 países e viajou por uns 45! Namora o francês mais brasileiro do mundo há alguns anos e hoje se divide entre o Rio de Janeiro e Paris - o futuro a Deus pertence. Apaixonada por cinema, literatura e vinhos, divide algumas aventuras também no www.lesfoodtravellers.com. "

View Comments

  • Adorei sua viagem , Você poderia, por favor, me fornecer o nome e o telefone do motorista, por favor ? Estou querendo conhecer a Malásia no próximo ano. Queria aproveitar a viagem para conhecer também Brunei, Bahrein, Kuwait e Omã. Você conhece esses países ? Estava pensando passar 5 dias na Malásia e 3 em cada um dos outros. Você conhece algum site bom sobre estes países ?

    • Oi Tereza, tudo bem?

      Segue abaixo o contato:

      Ali Al Wahaibi, tel +968 9938-2382, email alialwahaibi007@hotmail.com !

      Eu te indico muito a ilha Perhentian Island na Malásia, foi o lugar que mais gostei (mas só conheci KL, Kota Baru - que fica no caminho da ilha, e o lugar do buda gigante perto de KL).

      Do seu roteiro infelizmente não conheço os outros lugares, apesar de ter muita curiosidade de ir à Bahrein. Acho que esses destinos ainda são pouco explorados, mas uma fonte sempre útil nessas horas é o velho e bom Lonely Planet ;)

      beijinhos

  • Oi Barbara,
    Adorei o seu post.
    Estou indo para Oman com uma amiga no mês que vem. Vamos aproveitar uma viagem de trabalho e dar uma esticada em Oma e vamos ficar no mesmo hotel que vc.
    Vc tinha visto de entrada antes de chegar? Ou fez o visto no Aeroporto mesmo? Seu passaporte é brasileiro?
    Pelo seu post me pareceu bem tranquilo para duas mulheres... É isso mesmo? :)
    bj e obrigada desde já pelas dicas

    • Oi Aleksandra, tudo bom?

      Que bom que você gostou do post :)
      Esse hotel é maraaaa vocês vão adorar com certeza, não deixem de comer o buffet de frutos do mar - é caro mas vale muito a pena!!
      Eu fui com passaporte brasileiro, não tirei visto com antecedência não, só carimbei na hora de entrada mesmo.
      Eu acho tranquilo sim, dentro do possível. Como eu disse por usar roupas "ocidentais" mesmo tentando ser discreta sempre chamava atenção mas nada que causasse mau estar ou desconforto, estando em 2 é melhor que sozinha com certeza heheh aproveitem muito!! Se precisar de algo só falar! Beijos

  • Olá Barbara !

    Pode me passar o contato do motorista sobre o qual falou nas dicas sobrev Oman ?
    E o período do ano em que esteve lá.
    Obrigada.

  • Post maravilhoso! Dicas anotadas. Muito legal essa viagem, Bárbara. Esperamos conhecer em breve. Beijos, Larissa.

  • Estamos pensando em ir para Dubai, alugar um carro e ir até Omã. Somos eu, minha esposa e filha de 11 anos. Você indicaria?
    Alguma sugestão ou ressalva?

    • Ola Reiner, mil perdões pela demora! Eu acho tranquilo dirigir por la, as estradas são boas, minha única ressalva é que alguns dos lugares que eu visitei não sei se são encontrados pelo GPS... acho que o Wadi Shab não era. Se você achar informação dizendo que dá, não vejo pq não!

  • Oi Barbara, adorei seu post. E estou encantada por esse lugar. Nunca havia ouvido falar de Omã, espero conhecer em breve.

  • Oi Bárbara, adorei seu post. Pretendo ir á Dubai em 2020 e quero aproveitar e conhecer Omã. Ainda tens o contato do motorista??Agradeço se ainda tiver. E também alguma dica de hotel mais em conta...kkkkkk
    Abraço

    • Oi Christine, tudo bem? Olha não sei se os dados ainda estão atualizados, mas acho que sim: o contato dele é Ali Al Wahaibi, tel +968 9938-2382, email alialwahaibi007@hotmail.com !Aproveite muito sua viagem! Conta pra gente depois como foi :) beijos

  • Oie! Amei o conteúdo! Gostaria de saber como foi enfrentar o calor em junho em Omã?

Recent Posts

Pousadas em Itacaré: confira nossas 12 recomendações

Um destino escondido em meio à Mata Atlântica do litoral da Bahia, com belas áreas…

3 minutos ago

Pousadas em Penedo: as 10 melhores do luxo ao econômico

Penedo é uma privilegiada cidade serrana situada aos pés da Serra da Mantiqueira, em Itatiaia,…

1 hora ago

Pousadas na Praia da Lagoinha: 10 opções de hospedagem

A parte sul de Ubatuba, em São Paulo,  possui ótimas praias para levar as crianças.…

2 horas ago

Pousadas em Brotas: as 14 melhores e mais bem avaliadas

A Capital do Turismo de Aventura em São Paulo é o destino perfeito para curtir…

2 horas ago

Veja nossa seleção das 23 pousadas Pet Friendly no Litoral Norte de São Paulo mais reservadas

Composto por cinco cidades, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, o Litoral Norte de…

2 horas ago

Guia de viagem completo para conhecer Petrópolis

Petrópolis, a cidade onde a família real dos tempos de império no Brasil se estabelecia…

4 horas ago