Deixe os estereótipos de lado. Viajar para o Irã é algo que todos deveriam fazer uma vez na vida, nós te contamos 10 motivos aqui.
Toda vez que eu contava para alguém que iria conhecer o Irã na minha viagem de volta ao mundo eu escutava as seguintes frases:
– Você é louca! Fazer o que no Irã?
– Irã? Mas lá só tem terrorismo!
– Tanto lugar para conhecer e você quer ir lá fazer o que?
– Vai ter que usar burca, hein?!
– Eu hein, aquele povo estranho…
Não foi fácil lidar com tantos comentários negativos a respeito desse país incrível, mas segui meu coração, arrisquei a cara feia e lá fui me aventurar!
Se eu gostei? Confira as 10 razões porque viajar para o Irã vale a pena sim! Uma das coisas mais incríveis que já fiz na minha vida.
Não esqueça de fazer seu seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% OFF.
Clique aqui e compre já o seu!
1. Iranianos
Sem dúvida esse item precisa ser o primeiro da lista. A hospitalidade da cultura iraniana é de se apaixonar! Sempre atenciosos, interessados, engraçados e dispostos a ajudar! Não estranhe se você conhecer uma família iraniana e já for convidado para almoçar/jantar na casa deles, ou até mesmo participar de piqueniques que eles adoram fazer.
Andando na rua, provavelmente você vai notar algumas pessoas te olhando, com cara fechada, mas basta você falar “Salaam”, que em farsi significa Oi/Olá, para receber um lindo sorriso e seja bem-vindo!
2. Segurança
Exatamente isso! O Irã é muito mais seguro que o Brasil. E não sou eu que estou falando. De acordo com a ONG americana Social Progress Imperative, o Brasil aparece no ranking como o 11º país mais inseguro do mundo, já o Irã aparece em 48º.
Mesmo viajando sozinha eu me senti bastante segura. Os iranianos sempre tentarão te ajudar caso você se perca ou se estiver procurando algum lugar.
3. Culinária
A gastronomia iraniana é deliciosa! Você encontrará muito mais do que o famoso Kebab, aquele churrasquinho no espeto delicioso. Ele é sempre servido com muito arroz, acompanhado com tablete de manteiga para derreter e tomate assado.
A culinária é rica em carne, frango, peixe e claro, muito arroz. Todas as refeições sempre acompanham o pão iraniano. A variedade de ervas e temperos dão toque especial, além dos vegetais, legumes e muita fruta. Não pode faltar o chá ao fim de cada refeição. Delicioso!
Os restaurantes são bons, apesar da pouca variedade de pratos, mas as melhores refeições que fiz foi na casa dos iranianos.
4. História
Irã é a antiga Pérsia e foi um dos maiores impérios do mundo, fundado pelo Ciro, o Grande em 550 a.C. Com essa informação você já pode ter ideia quanta historia esse país carrega, certo?
Rico em cultura e história, há centenas de monumentos, palácios, jardins, sem contar as mesquitas mais lindas que já vi!
5. Bazar
Para vivenciar a cultura local, uma das melhores opções é se perder dentro dos bazares iranianos. Digo se perder, no sentido literal da palavra, porque é impossível que isso não aconteça com tantos caminhos e ruazinhas dentro do bazar.
As opções de compra são infinitas: roupa, souvenir, chás, artigos para cozinha, decoração, lenços, joias, ervas, carpetes, etc. Ir ao bazar é vivenciar o dia a dia e a cultura iraniana.
6. Dinheiro
Viajar pelo Irã é bem barato! A média/dia da minha viagem foi U$ 35. Acomodação, transporte local e alimentação saem bastante em conta. É possível encontrar opções de hostel e hotéis mais econômicos até 5 estrelas, mas saiba a rede hoteleira do Irã ainda esta em desenvolvimento não espere muito, principalmente nas cidades menores.
É possível também viajar entre as cidades utilizando apenas ônibus, um ótimo custo benefício, sendo que são ônibus VIP. Taxi no Irã também é muito barato!
7. Mesquitas
Simplesmente as mesquitas mais lindas que já vi! Não tem como não se apaixonar por tanta beleza em um lugar só.
8. Cultura
Vivenciar a cultura Iraniana é interessantíssimo! Vai além de conhecer os sites históricos. O Taroof por exemplo, faz parte da educação iraniana, maneira no qual eles oferecem coisas de graça, mas obviamente você precisa pagar. Pode acontecer no taxi, hotel ou até no restaurante quando você pedir a conta. Uma regrinha simples é insistir por 3 vezes para ver se é Taroof ou um convite mesmo.
9. HEJAB
A revolução islâmica do Irã ocorreu em 1979 e foi um movimento popular para derrubar o rei Mohammad Reza Pahlavi, sendo este então o ultimo Xá (título designado aos reis da Pérsia). A partir daí diversas leis e regras religiosas fazem parte da cultura iraniana, como por exemplo o Hejab.
Todas as mulheres, incluindo as turistas, são obrigadas a se vestir adequadamente aos padrões iranianos. Lembra acima, os comentários negativos a respeito do Irã e da burca? Mais um equivoco aí. A burca é usada majoritariamente no Afeganistão, que nada mais é que uma “manta” que cobre o corpo todo incluindo o rosto.
No Irã, a obrigatoriedade é o lenço para cobrir a cabeça, cabelos e pescoço. Muitas mulheres utilizam outros modelos, como por exemplo o Chador, que é mais conservador, cobre o corpo todo e a cabeça, mas o rosto fica a mostra. A variação depende do conservadorismo da mulher. Outro ponto importante é usar sempre roupas largar e que não marque as curvas do corpo.
Mais por que esse item esta nos 10 motivos do por que viajar para o Irã?
Passar por essa experiência é incrível! Eu confesso que nos primeiros dias foi difícil me acostumar, o lenço caía toda hora e ficava desesperada. Mas acreditem, a capacidade de adaptação do ser humano é inacreditável! No final, já me sentia uma Iraniana e sair sem meu querido lenço não fazia mais sentido.
10. Patrimônio Mundial da UNESCO
Ter a oportunidade de conhecer em uma única viagem tantos lugares maravilhosos e designados como Patrimônio Mundial da Unesco, não tem preço!
Foram 10 motivos, mas poderia escrever muito mais. Não deixe que a mídia, as pessoas ou sua insegurança façam de um local tão especial parecer como o vilão da história em quadrinhos.
Abra seu coração para o Irã e confie em mim, o Irã já esta de braços abertos para você!
Quer viajar para o Irã? Aguarde o próximo post com o meu roteiro e dicas do que conhecer.
O que você precisa saber antes de ir para o Irã
Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?
1) Já comprou sua passagem aérea?
Onde Comprar: PASSAGENS PROMO
Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Irã, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉
2) Seguro Viagem para Irã
Onde Comprar: SEGUROS PROMO
Contratar um seguro viagem para o Irã é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS
3) Chip de celular Irã
Que tal passar toda sua temporada no Irã 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Irã. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
4) Alugue carros com os melhores preços
Onde Alugar: RENTCARS
Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!
#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.
Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.
Leia Mais:
- Viagem ao Irã – Tudo que Você Precisa Saber
- O que Fazer no Irã – Dicas Imperdíveis
- O que fazer em Israel – Roteiro de 8 Dias
- Guia Completo de Israel – Tudo que Precisa Saber ANTES de ir
- Como Visitar Petra, na Jordânia – Guia Completo
- Roteiro Omã – O que Fazer no Oriente Médio
- Seguro Viagem Internacional – Passo a Passo de Como Contratar
julho 25, 2016
Fernanda, qual língua usou no Irã? Inglês? Ou vc sabe a língua local? ADOREI seus posts e fotos!! É uma realidade bem distante, mas quem sabe um dia faço este roteiro encantador?!
setembro 17, 2016
Leidiane, usei o ingles!!! Eles falam farsi, mas da pra se virar muito bem com o inglês 🙂
Fico feliz que gostou do post e das fotos!
Grande beijo
agosto 1, 2016
Viva irannnn!!! ❤❤
setembro 26, 2016
Amei o post, recentemente fiz amizade com um Iraniano… Desde então, estou pesquisando sobre esse país. Realmente é bem dificil encontraram algo Bom sobre lá. Á muitas coisas inventadas mas me apaixonei. Desejo conhecer a cultura, a lingua e conceteza o lugar… Espero conseguir realizar esse desejo um dia
outubro 11, 2016
Camila, claro vá realizar esse desejo sim!!! O Irã é um país maravilhoso e cheio de historia.
Boa sorte, 😉
Beijos
Fernanda
outubro 8, 2016
E vc mulher, ocidental e andando sozinha por lá? Mtos trajetos ou saídas à noite, por exemplo, devem ser evitadas não? Outra coisa q reparo nestas viagens, os ocidentais seguem a vestimenta exigida, com o véu na cabeça. Qdo vão às Igrejas Católicas aqui no Brasil (Basílicas ou históricos) mtas vezes entram até de short, não pensam q tb tem q ter respeito.
outubro 11, 2016
Juliana, nao tive problema algum andando sozinha e por ser ocidental.
Pelo contrario, os Iranianos são super amigáveis e adoram os turistas!!! Eles são um máximo!!! 🙂
beijos 😉
agosto 26, 2017
Fernanda,
Bom dia!
Iremos ao Iran nos próximos dias. Ficaremos 04 dias no Teeran. Gostei do que vc postou sobre a cidade! Tem também museus interessantes lá?
Além disso, qual a cidade iraniana e litorânea mais próxima de Dubai (sairemos de lá), que vc indicaria para fazermos um passeio rápido (01 ou 02 dias)?
Abraço!
agosto 26, 2017
Oi Andrea!
Que bacana que vao conhecer o Ira! Fico muito feliz que o post ajudou voces. Tem bastante museu em Tehran sim, eu fui no Golestan Palace, muito bonito!!! A cidade mais perto para pegar o voo para Dubai é Shiraz, gostei bastante tambem. Aproveite para ler o post com o meu roteiro, esta aqui no site.
Bjos e boa viagem!!!
outubro 24, 2016
Oi Fernanda, gostei muito de você falando do Irá, com certeza, será um país que vou querer conhecer.
Sou apaixonada por história, e este país deve ter muito disso.
outubro 24, 2016
Que bom Fabiana,
fico feliz que gostou!
beijos
outubro 24, 2016
Fernanda, já comentei em outro post seu e esqueci de perguntar….vc contratou algum guia/agência? Ou reservou tudo sozinha? O que acha mais recomendável?!
janeiro 11, 2017
Oi Gabi,
Eu fiz tudo sozinha, nao contratei nenhum guia e nem agencia.
Da pra ir tranquilo!!!
Vale muito a pena usar o guia do lonely planet. Recomendo!!!
Bjos e boa viagem!!
janeiro 9, 2017
Olá Fernanda,
Sempre fui encantado pelo Irã, e vendo seu post, tive mais certeza ainda que preciso muito ir conhecer este lugar. Pena que ainda nao poderei ir esse ano. Uma pergunta, fiquei confuso com o tal Taroof, rs
janeiro 11, 2017
Ola Julio Cesar, tudo bem? Oba que bommm! fico feliz que vc gostou do post!!!
Nao deixe de programar essa viagem! com certeza vc vai amar e sera uma viagem inesquecivel !!!
O Taroof é bem bacana, bem diferente da nossa cultura rs!!! So indo pra vivenciar rs.
Aproveite sua viagem e depois me avisa se gostou.
abracos Fernanda
janeiro 13, 2017
Fernanda, amo pesquisar sobre outros povos, ainda mais o povo iraniano e o meu sonho é conhecer o Irã e o Paquistão, nunca fui de ouvir opiniões de pessoas que nunca leram nada a respeito da vida de outros países, brasileiros não leem nada e adoram opinar sem ter condições verdadeiras para tal, só gostaria de perguntar se a passagem aérea e os hotéis são mais em conta, pois viajo para a Europa todos os anos em minhas férias e o gasto não é tão grande;gostei muito de tudo que você relatou, abraços – Mário
janeiro 13, 2017
Oi Mario, que bom que gostou do meu relato! O Ira é um país incrível !!!
Sobre a passagem eu nao sei te dizer o valor saindo do Brasil, eu estava na Europa e acabei indo da Turquia direto para a capital, Tehran.
Os custos da viagem toda, incluindo alimentacao, hospedagem, transportes e passeios ficou em 30 dolares/dia. Bem barato!
Boa sorte e nao deixe de ir pra la!!
Grande abraço
fevereiro 6, 2017
Ola Fernanda , parabéns pela aula de cultura pessoal, eu minha esposa e filha de 7 anos, adoramos viagem que possam incluir algo em nossas vidas!!,
Gostaria de saber qual época do ano fez sua viagem, estamos pensando em viajar no início de julho, será que a temperatura será adequada!?
Acha possível viajar sem guia !?
Muito obrigado e mais uma vez parabéns!!
fevereiro 12, 2017
Ola Jose Luiz, que bacana que voce e sua familia adoram viajar!
Conseguiu ler meu post com as dicas indispensaveis para ir ao Ira? Comentei sobre a epoca do ano que eu fui e qual eu recomendo.
Nao deixe de ler todos os posts sobre o Ira, vai te ajudar bastante 🙂
Com certeza da pra viajar tranquilamente sem guia! Sucesso e boa viagem!!!
http://mochilando.com.br/viagem-ao-ira-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-planejar-uma-visita/
maio 12, 2017
Olá, meus parabéns por sua publicação.
Sempre desejei visitar o Irã, atualmente moro na China e tenho planejado viajar pra lá no próximo grande feriado que tivermos aqui. Tenho umas perguntas, quando você foi, já estava liberado o visto de entrada? Por que sei que atualmente precisamos apenas de pagar pelo visto ao chegar no país. Quanto você pagou por ele? Ao passar pela imigração, te exigiram itinerário e reserva de hotel? Obrigado.
junho 8, 2017
Kalebe
Fico feliz que voce tenha gostado do post e esta ajudando no seu roteiro.
Sim é possivel tirar o visto na entrada, mas nao sei o valor.
Eu acabei fazendo com antecedencia pq estava em um país que tinha embaixada Iraniana.
Nao me pediram na entrada passagem de saída nem reserva de hotel.
Abs e aproveite a viagem!!
maio 26, 2017
Olá Fernanda,
Estou simplesmente encantado com os seus relatos a respeito do Irã… Há anos já venho “namorando” com o destino, e acredito que em outubro eu consiga enfim realizar esse sonho!
Entretanto não tenho obtido êxito em conseguir fechar hospedagens por lá (ao menos a preços “po$$íveis” em sites como booking ou trivago , e conforme os seus relatos, os custos da viagem são bem acessíveis.
Desta forma, se possível, gostaria que você me indicasse através de qual meio você realizou suas reservas.
Grato antecipadamente,
junho 8, 2017
Oi Pedro
Que bom que o post ajudou e voce esta planejando sua viagem para o Irã. Realmente é um país que me encantou!
Eu fiz todas as reservas na hora, nao reservei com antecedencia.
Na verdade o Ira esta bem atrasado com a rede hoteleira, fica dificil reservar online.
Eu utilizei o livro do Lonely Planet e me ajudou bastante na busca dos hosteis ou hoteis. Como nao fui em alta temporada nao tive problemas em achar disponibilidade.
Aproveite sua viagem e depois me conta como foi 🙂
Abs
junho 5, 2017
Olá , parabéns pelos relatos . Gostava de lhe fazer uma pergunta . Tenho lido acerca do Irão , pois estou a pensar ir lá para o próximo ano , mas pelo que li, ainda não consegui formar opinião sobre valores praticados ….já li que tudo é barato , mas também já li que tudo é caro , mesmo o taxi . Hotéis pelos sites de reserva , não se consegue nada por menos de 100 Euros a noite e hotéis fracos e longe do centro . Será que os valores alteraram desde que lá foi e agora seja mesmo caro viajar no Irão ?
junho 8, 2017
Oi Andre
Acho dificil os valores mudarem tanto de 1 ano para ca. Eu fui em Maio de 2016.
A minha media / dia da viagem ficou em torno de 30 dolares.
Eu fiz todas as reservas de hoteis e hosteis na hora, nao reservei com antecedencia, e encontrei boas opcoes pelo livro Lonely Planet. Vale a pena utilizar!!
Eu viajei pelo país inteiro de onibus e em grandes cidades eu utilizei metro. Taxi usei algumas vezes e nao foi caro.
Espero que de certo!!! Qualquer ajuda ou duvida me avise.
Abracos.
junho 22, 2017
Oi Fer! Imagino que vc ja tenha ouvido isso de mta gente, mas eu AMEI tudo q vc escreveu sobre o Ira. Irei iniciar minha RWT em agosto/2017, e o Ira realmente nao estava na minha rota, mas dps de ver todas essas incriveis experiencias pelas quais vc passou, eu irei para la com toda a certeza! Mto obrigada por dividir sua experiencia conosco. Quem sabe nao nos encontremos pelo mundao afora… =)
junho 26, 2017
Oi Juliana!! fico muitooo feliz que tenha gostado do post! Espero que sua experiencia seja maravilhosa assim como foi a minha!! Me manda msg no Instagram assim consigo acompanhar suas aventuras!! Se joga , vai ser lindo!!! Boa viagem!! <3
setembro 10, 2017
Fernanda sua viagem então saiu mais barato do que se fosse em excursão, certo?
V. viajou de ônibus e aí correu td. bem, sem problemas c/ pessoas do Irã, fácil comprar passagem e pegar o ônibus.
setembro 20, 2017
Maria Cecilia, eu fiz a viagem toda de onibus , super tranquilo e seguro.
Nao sei valores de excursao, mas com certeza viajar independente sai mais barato.
setembro 10, 2017
Fernanda eu não falo inglês mas levo meu dicionário.
Mesmo não falando Inglês já fui a vários países árabes nunca encontrei dificuldade/problemas e consegui me virar, agora falando em Irã é possível fazer o mesmo???
setembro 20, 2017
Maria Cecilia, deve ser possivel sim!!! Se voce ja esta acostumada a viajar usando seu dicionario e nao tem problemas, vai ser facil pra voce.
Boa viagem!!
dezembro 31, 2017
Quanto tu gastou em média nessa viagem ao Irã?
janeiro 4, 2018
Wagner, eu escrevi essa informacao no meu post. Sao 3 posts no total sobre o Irã.
Abraços 🙂
abril 6, 2018
Oi Fernanda,
Parabéns pelo post! Gostaria de tirar uma duvida: como foi com você esse processo de fazer refeições na casa das pessoas? Isso é bem comum mesmo? Existe alguma tática? Rsrs Isso me pareceu interessante pois aprecio muito a culinária local, e de fato já percebi que no Irã a comida que se come nas residências é muito melhor do que a dos restaurantes…
Obrigado!