Deixe os estereótipos de lado. Viajar para o Irã é algo que todos deveriam fazer uma vez na vida, nós te contamos 10 motivos aqui.

Toda vez que eu contava para alguém que iria conhecer o Irã na minha viagem de volta ao mundo eu escutava as seguintes frases:

– Você é louca! Fazer o que no Irã?
– Irã? Mais lá só tem terrorismo!
– Tanto lugar para conhecer e você quer ir lá fazer o que?
– Vai ter que usar burca hein?
– Eu hein, aquele povo estranho…

Não foi fácil lidar com tantos comentários negativos a respeito desse país incrível, mas segui meu coração, encarei a cara feia e lá fui me aventurar!

Se eu gostei? Confira as 10 razões porque viajar para o Irã vale a pena, uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida.

1. Iranianos

Sem dúvida esse item precisa ser o primeiro da lista. A hospitalidade da cultura iraniana é de se apaixonar! Sempre atenciosos, interessados, engraçados e dispostos a ajudar! Não estranhe se você conhecer uma família iraniana e já for convidado para almoçar/jantar na casa deles, ou até mesmo participar de piqueniques que eles adoram fazer.
Andando na rua, provavelmente você vai notar algumas pessoas te olhando, com cara fechada, mas basta você falar “Salaam”, que em farsi significa Oi/Olá, para receber um lindo sorriso e seja bem-vindo!

viajar para o irã

2. Segurança

Exatamente isso! O Irã é muito mais seguro que o Brasil. E não sou eu que estou falando. De acordo com a ONG americana Social Progress Imperative , o Brasil aparece no ranking como o 11º país mais inseguro do mundo, já o Irã aparece em 48º.
Mesmo viajando sozinha eu me senti bastante segura. Os iranianos sempre tentarão te ajudar caso você se perca ou se estiver procurando algum lugar.

viajar para o irã

3. Culinária

A gastronomia iraniana é deliciosa! Você encontrará muito mais do que o famoso Kebab, aquele churrasquinho no espeto delicioso. Ele é sempre servido com muito arroz, acompanhado com tablete de manteiga para derreter e tomate assado. A culinária é rica em carne, frango, peixe e claro, muito arroz. Todas as refeições sempre acompanham o pão iraniano. A variedade de ervas e temperos dão toque especial, além dos vegetais, legumes e muita fruta. Não pode faltar o chá ao fim de cada refeição. Delicioso!
Os restaurantes são bons, apesar da pouca variedade de pratos, mas as melhores refeições que fiz foi na casa dos iranianos.

viajar para o irã

4. História

Irã é a antiga Pérsia e foi um dos maiores impérios do mundo, fundado pelo Ciro, o Grande em 550 a.C. Com essa informação você já pode ter ideia quanta historia esse país carrega, certo?
Rico em cultura e história, há centenas de monumentos, palácios, jardins, sem contar as mesquitas mais lindas que já vi!

viajar para o irã

5. Bazar

Para vivenciar a cultura local, uma das melhores opções é se perder dentro dos bazares iranianos. Digo se perder, no sentido literal da palavra, porque é impossível que isso não aconteça com tantos caminhos e ruazinhas dentro do bazar. As opções de compra são infinitas: roupa, souvenir, chás, artigos para cozinha, decoração, lenços, joias, ervas, carpetes, etc. Ir ao bazar é vivenciar o dia a dia e a cultura iraniana.

viajar para o irã

6. Dinheiro

Viajar pelo Irã é bem barato! A média/dia da minha viagem foi U$ 35. Acomodação, transporte local e alimentação saem bastante em conta. É possível encontrar opções de hostel e hotéis mais econômicos até 5 estrelas, mas saiba a rede hoteleira do Irã ainda esta em desenvolvimento não espere muito, principalmente nas cidades menores. É possível também viajar entre as cidades utilizando apenas ônibus, um ótimo custo benefício, sendo que são ônibus VIP. Taxi no Irã também é muito barato!

viajar para o irã

7. Mesquitas

Simplesmente as mesquitas mais lindas que já vi! Não tem como não se apaixonar por tanta beleza em um lugar só.

viajar para o irã

Mesquita – Masjed-e Agha Borzog

8. Cultura

Vivenciar a cultura Iraniana é interessantíssimo! Vai além de conhecer os sites históricos. O Taroof por exemplo, faz parte da educação iraniana, maneira no qual eles oferecem coisas de graça, mas obviamente você precisa pagar. Pode acontecer no taxi, hotel ou até no restaurante quando você pedir a conta. Uma regrinha simples é insistir por 3 vezes para ver se é Taroof ou um convite mesmo.

viajar para o irã

Jantando na casa de uma família iraniana.

9. HEJAB

A revolução islâmica do Irã ocorreu em 1979 e foi um movimento popular para derrubar o rei Mohammad Reza Pahlavi, sendo este então o ultimo Xá (título designado aos reis da Pérsia). A partir daí diversas leis e regras religiosas fazem parte da cultura iraniana, como por exemplo o Hejab.

Todas as mulheres, incluindo as turistas, são obrigadas a se vestir adequadamente aos padrões iranianos. Lembra acima, os comentários negativos a respeito do Irã e da burca? Mais um equivoco aí. A burca é usada majoritariamente no Afeganistão, que nada mais é que uma “manta” que cobre o corpo todo incluindo o rosto.

No Irã, a obrigatoriedade é o lenço para cobrir a cabeça, cabelos e pescoço. Muitas mulheres utilizam outros modelos, como por exemplo o Chador, que é mais conservador, cobre o corpo todo e a cabeça, mas o rosto fica a mostra. A variação depende do conservadorismo da mulher. Outro ponto importante é usar sempre roupas largar e que não marque as curvas do corpo.

Mais por que esse item esta nos 10 motivos do por que viajar para o Irã?

Passar por essa experiência é incrível! Eu confesso que nos primeiros dias foi difícil me acostumar, o lenço caía toda hora e ficava desesperada. Mas acreditem, a capacidade de adaptação do ser humano é inacreditável! No final, já me sentia uma Iraniana e sair sem meu querido lenço não fazia mais sentido.

viajar para o irã

10. Patrimônio Mundial da UNESCO

Ter a oportunidade de conhecer em uma única viagem tantos lugares maravilhosos e designados como Patrimônio Mundial da Unesco, não tem preço!

viajar para o irã

Foram 10 motivos, mas poderia escrever muito mais. Não deixe que a mídia, as pessoas ou sua insegurança façam de um local tão especial parecer como o vilão da história em quadrinhos. Abra seu coração para o Irã e confie em mim, o Irã já esta de braços abertos para você!

viajar para o irã

Quer viajar para o Irã? Aguarde o próximo post com o meu roteiro e dicas do que conhecer.