Você já se convenceu de que o Irã é um país encantador em nossos últimos posts, não é? Agora, só lhe resta saber como planejar sua viagem ao Irã. Confira as dicas de nossa colunista Fernanda Madureira.

Antes de mais nada, #ParaTudo: Você já viu o quão maravilhoso o Irã é nos dois primeiros posts da série? Se não, vale dar uma olhadinha em tudo o que a antiga Pérsia oferece para se convencer a colocar o país em sua listinha de viagens. Confira o por que viajar para o Irã e depois saiba o que fazer no Irã: descubra o que é indispensável em uma visita pelo país .

Leia Mais:

Organizando um roteiro pela Guatemala – O que você precisa saber

Tudo que você precisa para enfrentar o medo de viajar sozinha!

Agora que você já está bem informado sobre tudo o que o país oferece, vale ficar atento às dicas para curtir uma viagem ao Irã e saber como se planejar para uma ida a este país tão exótico para alguns.

o que fazer no irã Foto: Fernanda Madureira

Quando visitar o país

A alta temporada, entre março e maio, é a melhor época para ir ao Irã, já que faz calor, de um jeito ainda suportável. Fique atento: os preços podem ser mais caros, principalmente no ano novo persa que acontece entre 21 de março até 3 de abril.

Já a baixa temporada é entre Novembro e Fevereiro, faz bastante frio, principalmente nas cidades ao norte.

Evite fazer sua viagem ao Irã em Julho! Fui em Maio e peguei o começo de Junho e já passei muito calor. Quando mais ao sul, mais calor faz. Em Yazd por exemplo estava 40 graus.

Visto para entrar no Irã

É possível aplicar o visto de turismo na entrada nos principais aeroportos do Irã. É a maneira mais fácil e rápida de conseguir a autorização de entrada no país.
Outra opção é aplicar com antecedência, mas é necessário primeiramente solicitar uma autorização através de agencias de turismo. Eu fiz pela empresa Key2Persia e fui muito bem atendida.
Após a emissão dessa autorização, é possível aplicar para o visto no consulado. A autorização custa 30 euros.

Quanto dinheiro levar em uma viagem ao Irã?

Apesar de existir diversos bancos e caixas eletrônicos nas cidades, cartões emitidos fora do país são bloqueados. É necessário levar dólares em espécie e trocar nas casas de cambio. A minha viagem custou média/dia 35 dólares (hospedagem em hostel + transportes + alimentação).

Como se vestir por lá

Mulheres precisam obrigatoriamente usar o lenço para cobrir os cabelos e pescoço. Opte por roupas largas e que cubram as curvas do corpo.

o que fazer no irão Foto: Fernanda Madureira

Aproveite cada momento de sua viagem ao Irã, este país cheio de cultura e história. Esteja aberto a conhecer os Iranianos e suas historias, será uma viagem totalmente diferente, mas muito especial. Gostou? Comente aqui!