Estive duas vezes no Canadá em 2015. Em ambos os casos, a Air Canada foi a responsável por me levar ao destino final – a primeira viagem foi para a região da Colúmbia Britânica e a segunda para Toronto e Niágara Falls.

Air Canada

Aeroporto de Toronto – Canadá

Check-in

O processo de check-in da Air Canada é bastante rápido e organizado. Em São Paulo, tudo é feito diretamente no guichê, no agora organizado Aeroporto de Guarulhos. Nos aeroportos de Vancouver e Toronto o check-in pode ser realizado nos totens, imprimindo os bilhetes e até as etiquetas das malas no sistema de autoatendimento. Com os tickets impressos, resta apenas a etapa de pesagem das malas – sem filas – antes de partir para o embarque.

Outra facilidade oferecida pela companhia é o check-in pelo aplicativo da Air Canada.

Air Canada

Foto: Site Oficial

A disponibilidade de voos da companhia é diária partindo de São Paulo e alguns dias na semana partindo do Rio de Janeiro, nos seguintes horários:

De São Paulo para Toronto:
Todos os dias – saída as 20:30 / chegada em Toronto: 6:20

De Toronto para São Paulo:
Todos os dias – saída as 22:30 / chegada em São Paulo: 9:50

Do Rio de Janeiro para Toronto:
Terças, Quintas e Sábados – saída as 20:04 / chegada em Toronto: 5:40

De Toronto para o Rio de Janeiro:
Segundas, Quartas e Sextas – saída as 23:10 / chegada no Rio: 10:25

Entretenimento a bordo

O programa de entretenimento da Air Canada é o enRoute e você pode conferir toda a programação antecipadamente pelo site. No geral, gostei das opções de filmes (150 títulos) e séries, que inclui até capítulos de House Of Cards, da Netflix – o que contribuiu para uma viagem mais feliz 😉

Além de todo entretenimento visual, ainda são disponibilizados 100 álbuns musicais de diferentes gêneros para você se distrair e ainda ouvir música boa!

Air Canada

Air Canada

O sistema exibe também informações sobre o voo em um mapa, em que são disponibilizadas informações sobre altitude, temperatura externa, velocidade, distancia percorrida etc. As telas são individuais e com sistema touch – um pouco lento. As poltronas dispõem de carregador USB e tomada elétrica. Nos trechos internacionais foi oferecido fone de ouvido gratuitamente. Já no trecho entre Toronto e Vancouver, os fones foram vendidos $ 3,50 dólares canadenses.

Uma dica: para maior conforto, não se esqueça de levar seu próprio fone. Os fones da Apple não funcionam corretamente na entrada de áudio do avião.

Conexão

Ao chegar a Toronto, caso exista conexão para Vancouver, é necessário retirar a mala da esteira logo após a imigração. O procedimento, porém, não é necessário no voo de volta – depois de despachar as malas em Vancouver, retirei-as apenas em Guarulhos. De qualquer forma, o processo foi bem tranquilo, fácil e tudo bem sinalizado.

Os aviões

No trecho entre São Paulo e Toronto, viajei a bordo de uma aeronave Boeing 767-300. Já no trajeto Toronto e Vancouver, o avião foi um Boeing 777-300 e de Vancouver para Penticton, um Bombardier Dash 8-300 (Air Canada Express / Jazz).

Os voos operados pela Air Canada Express exigem que até mesmo as malas de mão sejam despachadas devido ao tamanho do bagageiro da aeronave. Computadores e outros eletrônicos são retirados e devem ir junto ao passageiro. Apenas bolsas e pequenas mochilas são permitidas, o restante segue com as malas despachadas.

Air Canada

As classes são divididas em:

International Business Class

Com luxos e serviços exclusivos, a International Business Class oferece o máximo em conforto e conveniência, com camas totalmente planas e uma cozinha requintada para servir os passageiros. Está disponível nos itinerários: Europa, Ásia, Pacífico e algumas rotas da América do Sul.

Business Class

Disponível para voos com destino a América do Norte e Caribe, ela oferece conforto com um serviço personalizado e encosto com telas de entretenimento a bordo.

Premium Economy Class

Com poltronas maiores e mais espaço para as pernas, a Premium Economy Class oferece melhores benefícios e por um preço menor. É uma nova classe de viagem e precisa ver a disponibilidade oferecida no voo escolhido.

Interntional Economy Class

Disponibilizada no Boeing 787, a classe oferece vinhos de cortesia, refeições e bebidas não alcóolicas. Com entretenimento on demand, o preço é mais acessível sem abrir mão de alguns benefícios.

Economy Class

Disponibilizada nos voos para América do Norte e Caribe, a classe oferece entretenimento a bordo com mais de 600 horas de conteúdo entre filmes, músicas e programas de tv.

Para saber mais sobre as classes oferecidas entre no site.

Refeições e serviço de bordo

O jantar foi servido cerca de duas horas após a decolagem. No cardápio, salada de pepino e tomate de entrada e arroz com legumes e bife como prato principal, além de pão e manteiga – a segunda opção de refeição era frango. A sobremesa servida foi um mousse de chocolate e, entre as opções de bebidas, tinha vinho branco e tinto, refrigerante, suco e água. Ao final do jantar, as bebidas foram servidas novamente, incluindo a opção de café.

O café da manhã começou a ser servido às 6h30 (horário de Brasília). As opções eram panquecas ou omelete, além de pão, manteiga e geleia, salada de frutas com melão e mamão papaia. Para beber, sucos de laranja ou maçã, chá e café.

Air Canada

Café da Manhã – Air Canada

Milhas

Para quem usa o programa Smiles agora é possível acumular e resgatar milhas em voos da Air Canada.

Imigração

Nas duas ocasiões, a entrevista com a imigração canadense foi bem tranquila, com perguntas habituais sobre a duração da viagem, o propósito da visita e o que eu faço para me sustentar no Brasil. Todo o processo foi rápido e praticamente sem filas.

Conclusão

A Air Canada oferece uma boa qualidade de atendimento, refeições, entretenimento e serviços. Não tem o diferencial de qualidade das companhias aéreas asiáticas, porém cumpre bem seu propósito. Voar sem escalas para o Canadá faz toda a diferença. Na minha avaliação, nota 8.

Flávio viajou a convite do Destination Canada.