Águas cristalinas repletas de vida marinha e uma paisagem saída diretamente dos sonhos: mergulhe neste guia de Fernando de Noronha!

O arquipélago de Fernando de Noronha está localizado a cerca de 500 km da costa de Pernambuco e guarda um cenário paradisíaco e romântico, com praias de águas reluzentes, uma natureza acolhedora e mergulhos inesquecíveis.

Existem excelentes motivos que fazem de Noronha um dos destinos mais procurados do Brasil e reconhecido internacionalmente por suas belezas únicas, praias deliciosas e um mar que abriga tanto uma fauna rica, quanto competições de surfe.

A gastronomia típica aliada ao turismo consciente e sustentável são apenas mais alguns chamarizes desse lugar que parece ter saído diretamente de um sonho.

Neste guia, descubra tudo o que você precisa saber para conhecer a mágica ilha de Fernando de Noronha!

O que fazer em Fernando de Noronha

Baía dos Porcos em Fernando de Noronha
Baía dos Porcos em Fernando de Noronha com vista para o Morro Dois Irmãos | Foto: Antônio Melcop, via Flickr

Fernando de Noronha tem muitas praias belíssimas, trilhas estonteantes e, ainda, passeios de barco, a possibilidade de fazer mergulho e até snorkeling.

Existem agências que realizam os passeios mais recorrentes, como o Ilha Tour, que percorre Noronha em algumas horas. Ele é uma ótima pedida para quem vai ficar poucos dias no arquipélago, contudo, caso o planejamento seja ficar mais tempo, é possível conhecer o destino aos poucos, indo a pé ou de buggies alugados para os passeios.

Eleita a praia mais bonita do mundo pelos usuários do TripAdvisor mais de uma vez, a Praia do Sancho fica no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e é preciso adquirir um ingresso para entrar no local e poder dar um mergulho na água. O acesso é feito por meio de uma escadaria mais inclinada, mas é possível observar de cima os animais no mar.

A Baía dos Porcos é um paraíso a parte. O acesso é mais simples e, com a maré baixa, o espetáculo da vida marinha enche os olhos. Para quem deseja mais contato com os animais, na Baía do Sueste há a possibilidade de alimentar tartarugas e tubarões.

Além de visitar o Projeto Tamar, é possível acompanhar, junto com biólogos, a desova das tartarugas marinhas e visitar algumas praias que são preservadas e, por isso, mais restritas, como a Praia da Atalaia.

Há trilhas que podem ser feitas para acessar as praias e uma das mais interessantes é a Trilha do Mirante do Golfinho. Bastante acessível, ela chega até o mirante de mesmo, nome onde se tem uma visão privilegiada da ilha.

O Passeio de Barco visita os pontos turísticos pelo mar e, além da experiência única, os visitantes são acompanhados por golfinhos rotadores, que seguem a embarcação de perto e garantem um espetáculo mais que especial.

Outros pontos históricos e bonitos são o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, construído na época da invasão holandesa, e a Vila dos Remédios, que tem várias lojinhas de artesanato e souvenires.

À noite há barzinhos e forró para todos os gostos e bolsos. A lista do que fazer em Fernando de Noronha é extensa e apresenta diversos destinos imperdíveis! Os citados ao longo texto deste texto são:

  1. Ilha Tour
  2. Praia do Sancho
  3. Baía dos Porcos
  4. Baía do Sueste
  5. Projeto Tamar
  6. Praia da Atalaia
  7. Trilha do Mirante do Golfinho
  8. Passeio de Barco
  9. Forte de Nossa Senhora dos Remédios
  10. Vila dos Remédios
  11. Forte Santo Antônio

Melhores praias em Fernando de Noronha

Praia do sancho em fernando de noronha
Praia do Sancho | Foto: Josadaik Alcantara Marques, via Flickr

As praias de Fernando de Noronha possuem águas cristalinas repletas de vida marinha. Tartarugas, tubarões, golfinhos, arraias e corais garantem as belezas naturais e o turismo ecológico na ilha.

As mais famosas são a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos, com uma vista estonteante. Delas é possível ter uma visão do Morro Dois Irmãos, outro cartão-postal da ilha. Contudo, é na Praia Cacimba do Padre que as formações ficam mais próximas e incríveis.

A Praia da Atalaia e a Praia do Leão estão sob preservação e requerem acompanhamento de biólogos para lidar com os animais e observar a desova das tartarugas. Inclusive, esta recebeu este nome por conta do barulho alto e potente que a água do mar faz ao atravessar uma formação rochosa com um buraco no meio próxima ao local.

Já a Praia do Cachorro é ótima para banho e fica próxima do centro. Junto a ela está o Buraco do Galego, outra formação de pedra lindíssima. E a Praia da Conceição é perfeita para os surfistas, sendo uma das mais agitadas da ilha.

O que não falta em Noronha são banhos de mar refrescantes em meio a natureza. Essas são apenas algumas das opções, mas não deixe de explorar todas as particularidades da ilha se tiver oportunidade!

  • Praia do Sancho
  • Baía dos Porcos
  • Praia da Atalaia
  • Praia do Cachorro
  • Praia do Leão
  • Praia da Conceição
  • Praia Cacimba do Padre

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Fernando de Noronha

O arquipélago tem uma vasta gama de opções em se tratando de pousadas e aluguéis de temporada. Elas são presentes em diversas localidades de Noronha e a maioria está próxima à Vila dos Remédios, já outras ficam mais próximas das praias. Em contrapartida, a rede hoteleira é bem limitada.

Separamos os hotéis, pousadas, airbnbs e casas de hóspedes mais bem avaliados para te ajudar na decisão.

Hotéis em Fernando de Noronha

Área externa do Dolphin Hotel. Uma piscina na frente, do lado direito uma cascata, atrás outra piscina redonda pequena. Atrás da piscina espaço com almofadas e cortinas, no fundo, árvores.
Reserve um quarto no Dolphin Hotel clicando na imagem

O destaque maior para acomodações na ilha são as pousadas, no entanto, caso você prefira os serviços de um hotel, há boas hospedagens que oferecem uma linda vista e muito conforto. Confira os melhores hotéis em Fernando de Noronha:

Veja todas as opções de hotéis em Fernando de Noronha

Pousadas em Fernando de Noronha

Fachada da Pousada Corveta
Faça a sua reserva na Pousada Corveta clicando na imagem

Já quando o assunto são pousadas há diversas opções, desde as mais sofisticadas, até as mais simples. Todas são extremamente charmosas, possuem vistas incríveis e estão localizadas por todos os cantos da ilha. Os valores também podem variar bastante, por isso, vale a pena dar uma olhada nas opções de pousadas em Fernando de Noronha. Confira as mais bem avaliadas:

Veja todas as opções de pousadas em Fernando de Noronha

Casas de hóspedes em Fernando de Noronha

Fachada da casa de hóspedes Tesouro de Noronha
Clique na imagem para reservar uma acomodação em Tesouro de Noronha

Casas de hóspedes são ótimas pedidas para quem gosta da agitação e de conhecer pessoas novas, são hospedagens parecidas com hostels. Também há muitas opções por toda ilha, variando bastante em questão de valores. Todas são bem gostosas e têm boa infraestrutura. Listamos as que mais se destacam:

Veja todas as opções de casas de hóspedes em Fernando de Noronha.

Airbnb em Fernando de Noronha

Quarto do Flat Vista Mar Noronha. Uma cama de casal na frente com toalha. De frente, do lado esquerdo uma estante com cabide, do lado direito uma porta de vidro com acesso a varanda.
Clique na imagem e faça sua reserva no Flat Vista Mar Noronha

Se você planeja conhecer a ilha paradisíaca mas se preocupa com o alto custo da viagem, temos uma ótima notícia: é super possível economizar em Fernando de Noronha. Um dos grandes diferenciais dos airbnb em Fernando de Noronha é justamente o preço e o custo-benefício. Confira nossas indicações:

Veja todas as opções de airbnb em Fernando de Noronha.

Onde comer em Fernando de Noronha

Frutos do mar no Bar do Meio em Fernando de Noronha
Mix de frutos do mar no Bar do Meio Noronha | Foto: Reprodução, via Facebook

Fernando de Noronha pertence a Pernambuco, então o que não pode faltar é a comida típica nordestina! No Museu do Tubarão é possível experimentar a culinária local e ainda aproveitar peixes frescos. Outro restaurante com comidas tradicionais bem marcantes é o Xica da Silva.

Para quem gosta de festejar até altas horas da noite, o Bar do Cachorro é a pedida ideal. Já para quem está buscando sofisticação, o Bar do Meio é um dos mais conhecidos da ilha e conta sempre com a presença de famosos. Igualmente badalado é o Varanda, com valores mais elevados.

Já quando o objetivo é comer bem por um valor mais acessível, o Flamboyant é a escolha mais acertada. Todos as opções estão listadas a seguir e valem a visita!

  • Museu do Tubarão
  • Xica da Silva
  • Bar do Cachorro
  • Bar do Meio
  • Varanda
  • Flamboyant

Quando ir para Fernando de Noronha

Fernando de Noronha pode ser visitado o ano todo. A baixa temporada contempla os meses de abril a junho e agosto a outubro. Já a alta, é durante novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e julho.

É legal destacar cada uma dessas épocas porque os valores de aluguéis variam muito de acordo com as estações. Além disso, há outro ponto bastante importante: a ilha possui uma lotação máxima. Por isso, caso esteja planejando a sua viagem no período de alta temporada, é recomendado fazer a sua reserva com antecedência.

Caso prefira mais tranquilidade, os meses de baixa temporada são mais econômicos e menos cheios.

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha

O mais gostoso é conhecer Noronha aos poucos, experimentar cada detalhe da ilha, fazer as trilhas e mergulhar sem pressa. Por isso, recomendamos que você reserve 7 dias para essa viagem. Assim, é possível explorar diversos lugares e revisitar aqueles que mais mexeram com o seu coração.

Contudo, sabemos que nem todos têm disponibilidade ou economias para tanto. Pensando nisso, preparamos um roteiro em Fernando de Noronha inesquecível para quem tem apenas 2 dias na ilha. Vale a pena conferir!

Como chegar em Fernando de Noronha

Só é possível chegar até a ilha de avião ou barco. Entretanto, não há uma frota de embarcações destinada exclusivamente para realizar o trajeto. Portanto, a maneira mais rápida e recorrente de chegar até Noronha é por meio de avião.

De avião

Os voos diretos para Fernando de Noronha partem de Recife e Natal com duração de cerca de uma hora. As únicas companhias que fazem esse trajeto são a Azul e a Gol.

Além dessas capitais, também é possível pegar um voo direto a Noronha em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, com duração de aproximadamente 4 horas e realizado pela Azul.

Caso você parta de outros lugares do Brasil é necessário fazer escala em uma dessas duas cidades nordestinas para chegar até a ilha.

Do aeroporto até a sua acomodação, é possível pegar um táxi ou esperar por um dos transfers gratuitos que passam por várias pousadas, levando os viajantes até seus destinos.

Transporte em Fernando de Noronha

A maneira mais fácil de se locomover em Noronha é alugando um buggy, porém, os preços são diários e variam de 200 a 500 reais dependendo da época. Também existem táxis, mas os preços são bem elevados.

Outras opções são: os ônibus que passam a cada 30 minutos e têm a tarifa única de 5 reais; andar a pé, que exige disposição, mas que, dependendo do lugar que estiver hospedado pode ser uma ótima pedida para conhecer mais a ilha; ou pedir carona, as pessoas, em geral, são bem tranquilas e o clima de festa faz com que todos se ajudem.

Descubra mais sobre como economizar em Fernando de Noronha.

Taxa para entrar em Fernando de Noronha

Como explicamos acima, Noronha tem uma taxa de lotação devido ao turismo ecológico no arquipélago. Também por conta do ecoturismo, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) deve ser paga por todos que visitam a ilha. O valor é diário e precisa estar no seu orçamento de viagem.

O site oficial do arquipélago de Fernando de Noronha possui uma tabela indicando os valores a serem pagos de acordo com os dias de estadia. É possível, ainda, realizar o pagamento diretamente pelo site, o que agiliza a entrada no arquipélago.

Seguro viagem para Fernando de Noronha

Contratar um seguro viagem para Fernando de Noronha é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Fernando de Noronha

Quer garantir uma passagem para Fernando de Noronha com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Destinos Relacionados

Dúvidas frequentes

O que fazer em Fernando de Noronha?
Em Fernando de Noronha é possível conhecer praias, fazer trilhas em meio a natureza, mergulhar no mar e ver o pôr do sol. Experiências únicas na ilha que merecem sua atenção. Confira as hospedagens em Fernando de Noronha.

Quais são os principais passeios em Fernando de Noronha?
Os principais passeios em Fernando de Noronha são ligados à natureza, como as belas Praia do Sancho e Baía dos Porcos, o Morro Dois Irmãos na Praia Cacimba do Padre, o caminho da Trilha do Mirante do Golfinho, os mergulhos nas águas cristalinas e a desova das tartarugas com o Projeto Tamar. Veja as hospedagens disponíveis no Booking.

Quanto custa, em média, uma viagem para Fernando de Noronha?
Os custos de uma viagem para Fernando de Noronha variam bastante, dependendo de vários fatores, como temporada, tipo de acomodação, atividades planejadas, duração da estadia e o seu estilo de viagem.

Para ter uma ideia geral, considerando apenas os custos básicos, como passagens aéreas (de ida e volta), hospedagem, alimentação e taxas de preservação ambiental (obrigatórias para visitantes), você pode esperar um gasto médio entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por pessoa para uma estadia de uma semana. No entanto, esse valor pode variar muito, especialmente se você optar por acomodações mais luxuosas, atividades adicionais como mergulho ou passeios específicos.

Por que Fernando de Noronha é tão caro?
Fernando de Noronha é caro devido à limitação de visitantes, taxas de preservação ambiental, custos logísticos pela distância geográfica e oferta limitada de serviços.

O que não pode deixar de fazer em Fernando de Noronha?
Explorar praias como Baía do Sancho, mergulhar para descobrir a vida marinha, visitar o Parque Nacional Marinho, fazer trilhas para vistas incríveis, assistir ao pôr do sol no Forte Santo Antônio e fazer passeios de barco são imperdíveis em Fernando de Noronha.

Onde ficar em Fernando de Noronha?
Em Fernando de Noronha é possível ficar em hotéis, pousadas e casas de hóspedes. A Pousada Corveta é uma das mais bem avaliadas. E para quem gosta de hotéis, o Dolphin Hotel é uma boa pedida. Mas se tratando de casas de hóspedes, o destaque fica para a Tesouro de Noronha. Veja mais opções.

Quais os melhores hotéis em Fernando de Noronha?
Fernando de Noronha não possui muitos hotéis, tendo como destaque as pousadas, contudo, para quem não abre mão do conforto hoteleiro e quer uma bela vista da ilha, o Dolphin Hotel é uma ótima pedida. Saiba mais detalhes.

Tem opções de pousadas em Fernando de Noronha?
Há diversas opções de pousadas em Fernando de Noronha para todos os gostos e bolsos. Destaque para as mais bem avaliadas: Pousada Corveta, Pousada Filó e Pousada Maria Bonita Noronha.

Quais os melhores airbnb em Fernando de Noronha?
Existem diversos airbnbs em Fernando de Noronha. Destacamos os melhores e mais avaliados pelos viajantes: a Casa Da Didda, a Casa do Ney, a Flat Vista Mar Noronha e a CASA PITANGA.

Quais as melhores casas de hóspedes em Fernando de Noronha?
Para quem gosta de conhecer pessoas novas, ficar em uma casa de hóspedes em Fernando de Noronha pode ser uma ótima pedida. As mais bem avaliadas são: Tesouro de Noronha, Flamboyant Residence e Martinelli Residence. Veja mais opções.

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha?
Para aproveitar todas as belezas e conhecer Fernando de Noronha sem pressa, 7 dias são ideais. Caso não tenha esse tempo, é possível fazer passeios com o Ilha Tour e conhecer os principais pontos da ilha para aproveitar um roteiro em Fernando Noronha em apenas 2 dias.

Como chegar em Fernando de Noronha?
O modo mais fácil de chegar em Fernando de Noronha é por avião. Os voos da Azul e da Gol saem de Natal ou Recife diariamente para a ilha e quem vem de outras cidades precisa fazer escala em uma dessas duas capitais, com exceção de São Paulo, que também possui voos diretos para o arquipélago. Veja as hospedagens disponíveis no Booking.

Quando ir para Fernando de Noronha?
Fernando de Noronha tem um clima tropical o ano todo, então, a escolha do período para visitar depende dos seus interesses. A alta temporada, de dezembro a fevereiro, é perfeita para aproveitar as águas mais calmas e mergulhar em sua biodiversidade marinha. 

No entanto, esse período também é mais movimentado e os preços podem ser mais altos. Se prefere evitar multidões, considere visitar entre abril e junho ou entre agosto e novembro, quando a ilha é mais tranquila, os preços são mais acessíveis e ainda é possível desfrutar de um clima agradável. Encontre hotéis e pousadas em Fernando de Noronha.

Melhor época para ir a Fernando de Noronha?
Para quem gosta de festa, a alta temporada – nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e julho – é a ideal para ir a Fernando de Noronha. Já para quem prefere tranquilidade e quer economizar, a baixa temporada – nos meses de abril, maio e junho – pode ser a melhor pedida. Veja todas as opções de hospedagens em Fernando de Noronha.

Quais as melhores praias de Fernando de Noronha?
As melhores praias em Fernando de Noronha são: Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Praia da Atalaia, Praia do Cachorro, Praia do Leão, Praia da Conceição para os surfistas e Praia Cacimba do Padre para uma visão privilegiada do Morro Dois Irmãos. Saiba mais sobre hospedagens em Noronha.

Onde fica Fernando de Noronha?
Fernando de Noronha é um arquipélago que pertence a Pernambuco, ficando a cerca de 500 km da costa do estado. Confira todas as hospedagens em Noronha disponíveis no Booking.

Como se locomover em Fernando de Noronha?
A maneira mais fácil de se locomover em Fernando de Noronha é alugando buggies, mas também é possível pegar ônibus que passam a cada 30 minutos e percorrem toda a ilha. Outras opções são andar a pé ou pedir carona. Os táxis existem, mas são bem caros. Veja todas as opções de hotéis e pousadas em Noronha.

O que é necessário para entrar em Fernando de Noronha?
Para entrar em Fernando de Noronha é preciso pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA). O valor é diário e pode ser agilizado pelo site oficial do arquipélago. Veja as hospedagens em Noronha disponíveis no Booking.