Reunimos as principais opções do mercado de internet em viagens neste guia, para que você garanta conexão fora do Brasil. Confira a seguir os detalhes de cada uma!

Ter uma boa conexão de internet em viagens é fundamental. Só assim você vai ficar tranquilo para curtir o destino, pois sabe que vai conseguir ficar online, se precisar. E existem inúmeras situações nas quais a rede móvel é uma grande facilitadora.

Sem um chip de viagem fica bem difícil realizar algumas atividades corriqueiras. Alguns exemplos são contatar alguém, acionar o seguro viagem internacional, usar aplicativos de mapas para ver o caminho até alguma atração, procurar os melhores restaurantes da cidade, postar as fotos da viagem, entre outros.

Sendo assim, para ajudar nossos leitores, elaboramos este conteúdo completo, abordando as principais formas de garantir acesso à internet em viagens. Veja a seguir todos os detalhes sobre as formas mais indicadas, e descubra qual delas vale mais a pena para você.

Como ter internet em viagens internacionais?

Mulher preta de perfil, com dreadlocks em um penteado semi preso, jaqueta de couro preta, alça de bolsa nos ombros, segurando um celular à frente dela, com ambas as mãos, usando os polegares para mexer na tela do aparelho. O fundo está embaçado, mas é possível distinguir que há árvores ao fundo. Foto para ilustrar o post sobre internet em viagens.
Confira as principais formas de ter internet em viagens – Foto: Terrillo Walls via Unsplash

Existem quatro formas principais de se conectar à internet em viagens. Você pode: comprar um chip de celular para o exterior, comprar um chip local já no destino, adquirir um pacote de extensão internacional da sua operadora brasileira, ou buscar redes de wi-fi abertas nos lugares que visitar.

A seguir nós destrinchamos mais detalhes dessas opções. Confira as vantagens e desvantagens de cada uma para que você possa ponderar por conta própria qual é a melhor opção para a sua viagem.

Chip de celular para o exterior

Os chips de viagem são sinônimo de praticidade. Não existe jeito mais simples de garantir que você terá internet durante o período que estiver no exterior.

Inclusive, é justamente a facilidade que torna essa opção mais atrativa, pois você recebe o produto em casa, instala no celular e já chega ao destino com a conexão ativa, sem precisar se preocupar com mais nada em relação a isso. Super prático, não é?

Apesar de fácil, no entanto, essa não é a forma mais econômica de garantir internet em viagens. Os preços de chips internacionais costumam partir de US$ 30, e sofrem alterações dependendo do destino da quantidade de dias de contratação do pacote. Porém, para quem prioriza a comodidade de ter tudo em mãos de forma rápida e prática, esse valor acaba compensando.

Vale lembrar ainda que existe uma nova tecnologia no mercado, a de chip virtual internacional (eSim), que não necessita nem da entrega do chip físico. Com instalação por meio de um QR Code, é uma dica ótima para quem está sem tempo de esperar a entrega do modelo convencional.

Veja valores de pacotes de chip para usar no exterior.

Comprar chip local no destino

A forma mais econômica de garantir conexão de internet em viagens é, sem dúvidas, comprando um chip local no destino. Existem opções baratinhas na maioria dos destinos, com pacotes interessantes e redes de boa qualidade, mais que suficientes para suprir a necessidade dos viajantes de ficar online.

Se você vai fazer uma viagem longa, ou tem um roteiro mais tranquilo pelo país que vai visitar, é uma ótima forma de garantir seu acesso à rede.

Para quem tem dias contados no local, no entanto, essa pode não achar essa uma boa escolha, visto que será preciso gastar um tempo do início do passeio só para ir até a loja e contratar o plano. Além disso, se precisar de qualquer suporte, vai ter que lidar com o atendimento da operadora na língua do país, que muitas vezes pode ser uma barreira (principalmente em lugares com idiomas menos comuns).

Sendo assim, se o seu foco for mesmo a economia, e você não se importar de reservar uma parte da viagem para dar conta da aquisição do chip, essa modalidade é perfeita. Por outro lado, se você prefere gastar um pouco mais, mas não ter que se preocupar com isso quando chegar no destino, a compra dos chips internacionais é mais indicada.

Confira a cobertura dos chips internacionais ao redor do mundo.

Pacote internacional de operadoras brasileiras

Existe uma outra forma mais cômoda de usar internet em viagens, sem precisar de um chip extra. Para isso, basta contratar um pacote internacional que te permita utilizar a rede de dados mesmo no exterior, assim também como fazer ligações de outro país.

Algumas operadoras nacionais oferecem esse serviço, e para conferir se a sua tem esses planos de roaming internacional será preciso confirmar diretamente com ela. Para ajudar, porém, nós temos artigos das principais marcas de telefonia móvel do Brasil, abordando os chips da Vivo no exterior, da Claro no exterior, da Tim no exterior e da Oi no exterior.

De todo modo, já adiantamos que essa modalidade é mais cara, e o valor não se justifica considerando a qualidade do que é oferecido. Sendo assim, vale mais a pena considerar outra forma de se conectar enquanto estiver em viagem, com destaque para os modos já abordados acima, que são os mais eficazes.

Adquira um chip para usar no exterior com bom custo-benefício.

Usar redes de wi-fi abertas

De todas, essa opção é a mais barata. Afinal, para usar redes de wi-fi abertas não costuma ser preciso gastar nada, salvo em locais onde você só tem o acesso liberado se consumir algo, como acontece em alguns cafés. Essa forma de usar internet em viagens, porém, não transmite muita segurança, pois não garante conexão o tempo inteiro, e você pode acabar ficando sem sinal num momento importante.

Em suma, apesar de ser um modo amigável para o bolso, depender das redes de wi-fi abertas não é uma boa ideia quando se está num país diferente. Afinal, pode ser que seja preciso chamar um Uber, consultar o trajeto até um local de interesse, ou acionar o seguro viagem. Sem conexão remota fica bem mais difícil fazer qualquer uma dessas atividades.

Se você sabe que vai passar a viagem toda numa conferência onde haverá wi-fi liberado, e sabe que no hotel há esse serviço disponibilizado, pode ser tranquilo passar a viagem usando a internet dessa forma. Mas se você vai bater perna, conhecer pontos turísticos e usar apps de transporte, é mais seguro apostar num chip internacional, ou alguma das outras formas de garantir internet em viagens já citadas aqui.

Garanta sua internet em outro país.

Como funcionam os chips para internet em viagens?

Homem com barba, óculos de grau, chapéu, cachecol enrolado no pescoço de cor terrosa, alças de mochila amarelas nos ombros, e blusa preta, segurando um celular nas mãos, e ao fundo é possível ver um canal com barcos flutuando. Foto tirada em Richmond, no Reino Unido, para ilustrar o post sobre internet em viagens.
Os chips internacionais garantem conexão fácil no exterior – Foto: Clem Onojeghuo via Unsplash

O chip de viagem funciona da seguinte maneira: você adquire o pacote online, de acordo com o destino e o tempo que ficará por lá (depois, se precisar estender o plano, basta entrar em contato com a empresa escolhida), e espera a entrega do produto na sua casa, se tiver optado por um pacote com chip físico. No caso dos eSims, a entrega do produto é imediata (o QR Code é enviado por e-mail).

Após receber o chip, você vai precisar instalá-lo no seu celular. O passo a passo é basicamente padrão, não importa a empresa da qual você comprou o chip, e consiste nos passos a seguir:

  1. Desligue o aparelho de celular
  2. Retire o chip nacional (se seu celular tiver espaço para dois chips, basta seguir para o passo seguinte)
  3. Insira o chip de viagem no lugar adequado
  4. Ligue o aparelho de celular novamente
  5. Acesse as configurações e ative o roaming internacional

Nos casos de ativação do eSim, será preciso ler o QR Code enquanto o celular está conectado a uma rede de wi-fi (é preciso ter internet para a instalação do chip virtual). Por isso, se organize para fazer isso em casa, antes da viagem, ou mesmo no aeroporto, enquanto aguarda pelo voo.

Já no destino a internet remota vai funcionar como se estivesse emprestando a rede local. Para cada país é utilizada a rede de uma operadora diferente, sendo as mais comuns a Vodafone e a T-Mobile, na Europa e nos EUA, respectivamente.

Tenha internet ilimitada com os chips de celular internacionais.

Quanto custa usar internet no exterior?

O valor da internet em viagens depende da modalidade que você escolher para ter conexão.

Os chips internacionais para celular têm custo a partir de US$ 31, mas podem variar no preço por conta do lugar pretendido, ou ainda de acordo com a quantidade de dias de duração do plano. A boa é que os leitores deste site podem ganhar desconto, nos pacotes de preço cheio, com o cupom DICASDEVIAGEM.

Quem opta por comprar um chip local ao chegar no país de destino vai gastar menos. Dá para encontrar chips com planos básicos e preços limitados a apenas um dígito, por exemplo.

Já os pacotes internacionais das operadoras brasileiras têm valores mais salgados. Cada empresa pratica uma tarifa diferente para os serviços oferecidos no exterior, então o indicado é conferir os preços direto com a operadora de interesse.

Economize na compra do chip com o cupom DICASDEVIAGEM.

Como comprar um chip internacional no Brasil?

Foto tirada em Helsinki, na Finlândia, mostra mulher com iPhone no ouvido, como se estivesse em ligação, enquanto está sentada no chão de areia de uma praia ou de um lago. Ela usa camisa xadrez e tem uma tote bag apoiada na perna. Ao fundo ainda é possível ver grama antes da água.
Dá para comprar chip internacional pela internet – Foto: Alesia Gritcuk via Unsplash

É muito fácil comprar um chip internacional para celular ainda estando no Brasil – aliás, não é à toa que essa é a forma mais prática de ter internet durante uma viagem.

Você pode fazer a compra do conforto da sua casa, e receber o chip pelos correios em poucos dias. Para quem é das capitais de São Paulo ou do Rio de Janeiro há ainda mais vantagens, pois a entrega é feita no mesmo dia da aprovação do pagamento – no caso dos planos da America Chip.

Fizemos um passo a passo da compra na America Chip para que fique ainda mais claro o processo, mas essas etapas são praticamente iguais em qualquer uma das empresas indicadas aqui. Confira:

  1. Entre no site e escolha o plano que se adequa ao seu destino
  2. Defina a quantidade que ficará no exterior
  3. Informe a “Data de ativação” (data do início da viagem)
  4. Clique no botão COMPRAR
  5. Informe seu estado para o cálculo do frete
  6. Defina quantos chips deseja comprar
  7. Insira os seus dados pessoais, incluindo um e-mail para contato e endereço para entrega
  8. Acrescente o cupom de desconto: DICASDEVIAGEM – 10% off em qualquer plano de chip da America Chip
  9. Insira os dados de pagamento – Pix ou cartão de crédito (à vista sem juros ou parcelado)
  10. Confirme todas as informações e finalize o pedido

Qual a melhor internet para viagens?

O melhor tipo de internet em viagens é o que mais se adequa à sua realidade. Se você planejou a ida ao exterior nos detalhes, e reservou um dinheiro para garantir que vai ter conexão de qualidade, com rede de dados ilimitada e possibilidade de fazer ligações para o Brasil, sem dúvidas o chip internacional, como os da America Chip, é sua melhor escolha.

Já em um cenário de alguém que vai viajar com o orçamento contado, mas precisa do acesso à internet enquanto estiver fora, o chip local é uma boa escolha. Com valores mais em conta, ele também fornece acesso à rede de dados, de acordo com o plano contratado. O único empecilho é não ter a internet disponível de cara, já que é preciso encontrar uma loja para adquirir o chip após chegar ao destino.

Essas são as formas mais indicadas de conexão remota internacional. Os planos internacionais oferecidos pelas operadoras brasileiras costumam não compensar (mas você pode verificar diretamente com eles as condições, pois pode haver um plano com bom custo-benefício para quem já é cliente).

E, por fim, ficar dependendo das redes abertas de wi-fi é um perrengue. Apesar de não ter custo, não vale a pena usar a internet somente desta forma. Nunca se sabe quando você vai precisar dela para pedir um carro por app, ou conferir um trajeto – e, em outro país, é melhor não arriscar.

Adquira o chip internacional do conforto da sua casa.

Dúvidas frequentes

Como faço para usar o WhatsApp no exterior?

É possível usar o WhatsApp no exterior normalmente – basta indicar ao app que você deseja continuar com o número antigo, nos casos de quem adquire um chip internacional para celular.

Como usar o 4G em viagem internacional?

Você pode usar o 4G em viagens internacionais ao adquirir um chip de celular para o exterior, contratar um plano da sua própria operadora que funcione em outro país, ou comprar um chip local ao chegar no destino.

Como fazer o celular funcionar em outro país?

Se você quer usar a internet remota enquanto estiver em outro país, precisa comprar um chip com um plano internacional. Há, também, as alternativas de comprar um chip local já no destino, ou usar um pacote especial da sua operadora brasileira, caso ela ofereça cobertura no exterior.

Como saber se meu celular está liberado para uso no exterior?

Pode acontecer de alguns celulares não serem compatíveis com a rede de telefonia móvel do destino pretendido. Para confirmar se o seu aparelho vai funcionar no país para onde você vai, é necessário entrar em contato com a empresa do chip de viagem adquirido.

É possível usar internet durante o voo?

Sim, é possível usar internet durante o voo, caso a companhia aérea ofereça wi-fi para os passageiros. Para conectá-lo, o celular deve estar em modo avião. Ao chegar ao destino, porém, a internet só estará disponível se for contratada previamente. Veja opções de chips de celular para o exterior.

Quais operadoras funcionam fora do Brasil?

Diversas operadoras nacionais oferecem pacotes internacionais para seus clientes, como é o caso da Vivo, da Tim, da Claro e da Oi. Confira com a empresa do seu chip as condições, ou contrate um chip internacional para celular.

Como usar o chip internacional em viagens?

Para usar o chip de celular no exterior você precisa confirmar que ele suporta a rede do país de destino e depois instalar o novo chip no aparelho. Assim, ao chegar lá, você já vai ter conexão de internet.

O que é o roaming internacional?

O roaming internacional é um serviço que permite o uso das redes de internet e telefonia locais serem pelo seu aparelho com configurações ajustadas para a operadora brasileira.