Depois de uma incrível jornada viajando o país europeu de trem, escolhi os dez melhores passeios na Suíça. Recomendo que você faça também!

 1. Jungfraujoch

Subir ao topo da Europa me deixou emocionado, não é todo dia que temos essa oportunidade e sem dúvida foi o grande highlight da minha viagem. O passeio inteiro foi incrível e o tempo não poderia estar melhor. Não deixe de fazer esse passeio pois vale muito a pena.

passeios na suíça Foto: Diego Imai
passeios na suíça Foto: Diego Imai

2. Basel Kuntsmuseum

Dei a sorte de estar em Basel no dia da reabertura deste museu depois de alguns anos parado. O museu é enorme e traz incríveis obras de arte de artistas como Picasso, Monet, Dalí, Cezanne, Van Gogh e muitos outros.

Clique aqui para ler mais sobre o passeio.

passeios na suíça Foto: Diego Imai
Museu Kunstmuseum

3. Bern Old Town City Tour

O centro histórico da capital suíça é incrível, muita história e muita beleza neste lugar que é patrimônio mundial da UNESCO. Procure um guia local para te apresentar a parte histórica, o passeio é curto e vale muito a pena! Vale a pena subir no Clock Tower e conhecer o principal símbolo da cidade por dentro.

Não é a toa que este é um dos melhores passeios na Suíça, conto tudo aqui.

passeios na suíça Foto: Diego Imai
Clock Tower

4. Vevey – Chaplins World

Nunca tinha escutado sobre Vevey e pude passar o dia explorando esse pequeno lugar ao lado de Montreux na Riviera Suíça. Felizmente, foi uma surpresa muito positiva! Descobri que ali foi por muitos anos a casa do grande artista e cineasta Charlies Chaplin, fui visitar seu túmulo em um pequeno cemitério além de tirar foto com sua estátua as margens do lago Geneva. A cidade também acaba de inaugurar o Chaplins World, um centro dedicado 100% a esse grande artista e ser humano que foi Charles Chaplin.

Conheça Vevey aqui.

passeios na suíça Foto: Diego Imai
passeios na suíça Foto: Diego Imai

5. Lausanne Olympic Museum

Como um bom amante do esporte que sou, não pude deixar de visitar o Museu Olímpico em Lausanne, a capital olímpica . O museu é enorme e traz muita história em diferentes alas contando tudo sobre as Olimpíadas até os dias de hoje. Uma área especial ao Brasil e ao Rio de Janeiro traz bastante de nossa cultura e nossa cidade. Muito bonito de se ver!

Saiba mais de Lausanne aqui.

passeios na suíça Foto: Diego Imai
Entrada do museu!

6. Zurich Ool Town Stroll

Zurique é a maior cidade do país, mas mesmo assim não é grande se comparado com os padrões brasileiros. A cidade é fácil de se explorar e vale colocar o centro histórico em seu roteiro. A boa dica é perder-se nas pequenas ruas da cidade, o que é uma experiência única.

passeios na suíça Foto: Diego Imai

7. Golden Pass Rail

Eu não viajei muito de trem em minha vida, mas essa viagem sem dúvida foi a mais bonita que já fiz na vida. O trem de vista panorâmica é algo incrivelmente bonito e eu tenho umas trezentas fotos dessa viagem, pois a paisagem ficava melhor a cada minuto. A viagem terminou na cidade de Montreux na Riviera Suíça as margens do lago Geneva e aos pés dos alpes Suíços, então dá pra imaginar né? Definitivamente, é um dos melhores passeios na Suíça.

passeios na suíça Foto: Diego Imai

8. Basel

A cidade de Basel entra nessa lista como um todo. Basel é a cidade que mais gostei dentre todas as que visitei. É um local com muita história, um centro histórico lindo que mistura modernidade e principalmente arte em sua cultura. É um mix que me fez ficar apaixonado pelo lugar! Não deixe de visitar a cidade!

Leia mais aqui.

passeios na suíça Foto: Diego Imai

9. Free Walking Tour em Interlaken

Em Interlaken existe um grupo que organiza tours de graça para conhecer mais da cidade e experimentar um pouco da cultura Suíça. Visitei uma fazenda local onde se produz queijos, visitei uma fabricante de chocolate e pude experimentar todos os tipos de chocolates, além de caminhar e conhecer essa cidade tão charmosa e pequena aos pés das montanhas.

passeios na suíça Foto: Diego Imai

10. Passeio de Barco no Lago Geneva

Eu fiz uma rápida viagem de barco pelo lago Geneva quando estava em Montreux, poder ver a cidade e a Riviera Suíça com os alpes de fundo é sem dúvida maravilhoso. Caminhar a beira do lago já é incrível, agora sentar no deck de um dos barcos, tomar um café ou um vinho com tal paisagem é nota 10!

passeios na suíça Foto: Diego Imai
Castelo Chillon – Passeio de Barco – Foto: Turismo Montreux
passeios na suíça Foto: Diego Imai

11 – Interlaken

Leva esse nome por estar entre os lagos Thun e o lago Brien, que são lindíssimos. Além de ser uma cidadezinha mega charmosa, ela é um ótimo ponto de partida para diversos vilarejos alpinos encantadores e para o famoso passeio “Top of Europe”.

Recomendo tirarem um dia para conhecer essa cidade tão linda, andar pelo rio Aare (caminhada, passeio de bike e/ou um picnic), conhecer o centrinho, que é super fofo e tem uma praça super gostosa para passar o final da tarde, ou até mesmo voar de parapente, que é super famoso na região.


Já contratou seu seguro viagem?Economize nos melhores planos com o cupom DICASDEVIAGEM5.
Clique aqui e confira!


E o principal, não deixem de conhecer o Harder Klum, um mirante que proporciona uma vista espetacular da cidade, mostrando perfeitamente os lagos Thun e Brien e o rio Aare junto com os alpes cheios de neve (depende da época do ano). A combinação é mais que perfeita!

O mirante conta com uma plataforma suspensa que é incrível, ótima para tirar aquela foto inesquecível! Uma pena é o fato dela ser muito concorrida e, infelizmente tive algumas participantes em minha foto. Além da vista de cair o queixo, existe um restaurante super charmosinho, com sorvetes, sucos e refeições (os preços são típicos da suíça).

Para chegar no Harder Klum você terá que pegar um funicular que demora cerca de 10 minutos para chegar até a montanha, pagamos 20 CHF com Swiss Pass ( 50% de desconto).

12 – Grindelwald

E mais um pedacinho do paraíso na terra, aquele tipo de cidade que te dá uma sensação de paz incrível. A principal atração da cidade é subir a montanha First, que é uma montanha com inúmeras atrações: tirolesa, trilhas, caminhadas, bike e uma passarela suspensa que tem uma vista espetacular para montanha Eiger.

Para subir a montanha é necessário pegar uma gondôla, e, a partir daí você já começa ficar deslumbrado com a paisagem. Aliás, ficar “de queixo caído“ na Suíça é algo bem frequente.

Entre diversas opções, optamos por fazer a trilha para o lago Bachalpsee que é uma das mais famosas trilhas e também pelo fato de ter a menor duração, cerca de 50 minutos. Mas confesso que me arrependo muito de não ter feito a tirolesa (first flyers) que imagino ser surreal. A trilha é relativamente tranquila, acho que sofremos um pouco mais por conta do horário nada favorável, 12h, o sol estava muito forte.

Sem dúvida, fazer essa trilha foi uma das melhores experiências da minha vida, não sei explicar, foi algo tão mágico, tão perfeito, fiquei em êxtase. Ao longo do percurso tem diversos banquinhos, ótimo para dar uma descansadinha e contemplar tamanha beleza. Preço First: 29 CHF com Swiss Pass.

13 – Lago Gelmer

Esse passeio é sensacional pela emoção dupla. Além de conhecer um lago de cor azul turquesa incrível, você irá andar no Gelmerbahn, o funicular mais inclinado da Europa ( 106% de inclinação em algumas partes), um combo que é imperdível. O lago fica na região de Grimselwelt, bem perto de Interlaken. Chegando no local para subir no funicular meu coração já deu uma leve, para não dizer uma “ bela”, acelerada.

Eu nunca tinha visto um funicular daquele jeito, parecia mais uma montanha russa, mas com um “plus” mais que especial, uma montanha russa no paraíso, porque a paisagem era surreal de tão perfeita (eu sei que parece exagero, mas só quem já foi para Suíça vai entender que faltam adjetivos para qualificar esse país).

Na hora de subir fiquei bem apreensiva, mas depois fui relaxando e curtindo a paisagem. Chegando no lago, fiquei deslumbrada, que lugar perfeito. Como fomos no final do inverno ainda tinha neve nas montanhas, deixando o cenário ainda mais lindo. Enfim, passeio imperdível, eu amei.

14 – Lauterbrunnen – Vale Encantado

Essa vila é inacreditável, antes de conhece-la, eu já tinha visto inúmeras fotos, mas na hora que chegamos, eu fiquei impressionada com tanta beleza. Sabe quando tudo é tão perfeito que não parece real? Tive essa sensação com esse lugar.

Agora imaginem uma cachoeira no meio da cidade, Alpes do outro e casinhas perfeitas com as janelas cheias de flores, não é para morrer de amor? A vila é bem pequena, fizemos em meio período, mas para quem tiver mais tempo, acho recomendável ficar um dia inteiro para andar por esse lugar tão lindo.

Exploramos a vila a pé e depois subimos na cachoeira Staubbach, que foi bem divertido e conta com uma vista privilegiada da cidade, então não deixem de fazer essa mini trilha.

Eai, ja sabe o que fazer na Suíça? Conta aqui pra gente seu roteiro e se você já conheceu esses lugares de perto !

E você já sabe tudo sobre os melhores passeios na Suíça? Comente aqui!

Diego Imai viajou a convite do Turismo da Suíça.

Leia Mais