Veja aqui alguns passeios alternativos em Paris selecionados especialmente para celebrar os mortos!

O início de Novembro representa feriados religiosos em diversas partes do mundo. Nós no Brasil temos o Dia de Finados, 2 de Novembro, como uma das mais importantes tradições religiosas de origem cristã católica para celebrar os mortos. Normalmente aproveitamos a data para rezar por nossos entes queridos, lembrá-los e homenageá-los, de forma que é normal ver o cemitério movimentado e com mais flores em função da ocasião.

Tendo em vista esse contexto, decidimos apresentar dois passeios alternativos em Paris, que são bem legais de se fazer aqui : o Cemitério Père Lachaise e as Catacumbas.

Leia mais: 

O que fazer no Sul da França? Conheça Vence e Saint Paul de Vence

5 países fascinantes mas politicamente abalados

Vá além de Paris: Um fim de semana visitando castelos no Vale de Loire

Cemitério Père Lachaise

É provavelmente o cemitério mais famoso do mundo, uma vez que é lá que os corpos de diversas celebridades internacionais foram enterrados. Jim Morrison, Edith Piaf, Molière, de la Fontaine, Honoré de Balzac, Chopin, Oscar Wilde e até Allan Kardec são alguns de seus residentes. Além disso, tem muitas homenagens para os participantes da Resistência, combatentes estrangeiros mortos pela França, representantes políticos, e até o Cristo Redentor eu encontrei hahahaha !

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

Situado no 20 arrondissement de Paris e com uma dimensão de 44 hectares, o cemitério leva o nome do Padre para quem o Rei Louis XIV se confessava, o Padre Francisco de Aix de La Chaise. Foi aberto em 1804 após um decreto de Napoleão determinando que todas as pessoas tem o direito de ser enterrada. Uma das coisas mais interessantes deste sítio é que praticamente todos os estilos de arte fúnebre estão ali: tumbas góticas, mausoléus da antiguidade, traços arquitetônicos da época do Barão Haussmann, etc.

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

Para visitar o célebre cemitério utilizando o sistema de transporte público é muito simples, existem 3 estações de metrô nas proximidades imediatas do Père Lachaise que te deixam bem próximo de suas diferentes entradas. São elas: Père-Lachaise (linha 2 e 3), Philippe-Auguste (linha 2) e Gambetta (linha 10).

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

A entrada é livre e gratuita, e seu horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano. De Novembro à Março é de 8h às 17h30 de segunda à sexta, de 8h30 às 17h30 aos sábados e de 9h às 17h30 aos domingos e feriados. Já de meados de Março até Outubro o horário de fechamento é extendido até as 18h. Também é possível fazer visitas guiadas aos sábados e domingos, veja aqui.

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

Essa semana ao visitar o cemitério para poder escrever este Post acabei descobrindo que ele abriga os protagonistas de uma história de amor linda e trágica, digna do reconhecimento de Romeu e Julieta ou Tristão e Isolda. Durante o reinado de Luis VI, Pierre Abelard era um professor de filosofia que aos 36 anos virou também professor de Teologia na Catedral de Notre-Dame em Paris, onde o Cânone Fulbert lhe confiou a educação de sua sobrinha de 17 anos, Heloise. Como já podemos imaginar, ela se encantou pela inteligência e beleza de Abelard, se apaixonaram e decidiram consumir esse amor para além do plano platônico. Heloise engravidou, eles fugiram para a Bretanha onde ela teve o bebé e o deixou aos cuidados da família de Abelard. Os dois se casaram secretamente ao retornar para Paris, porém o Cânone logo descobriu e, furioso, denunciou o casamento à Igreja. Em função das leis da época Abelard foi acusado de heresia, proibido de continuar sua carreira eclesiástica de professor e, o pior de tudo, punido fisicamente através da castração. O casal foi separado durante todo o resto de suas vidas, mas continuaram se amando e sofrendo conjuntamente através de cartas. Como nas mais belas tragédias, apenas na morte Heloisa e Abelard puderam enfim ficar juntos.

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

Você pode saber mais sobre esse impressionante cemitério, aqui. Eu recomendo que se “estude” um pouco o cemitério porque eu fui despreparada só com base no mapa deles (que fica em cada entrada com uma lista das “atrações” ao lado) e me perdi muito hahahahaha demorei quase 40 min pra achar a Edith Piaf porque toda hora pegava alguma ruazinha errada! #geraçãoquenaousoumapapagaopreço

Catacumbas de Paris

Por sua vez, são um verdadeiro labirinto no coração subterrâneo da cidade luz! Com uma profundidade de 20 metros, 213 degraus e 2 quilômetros de extensão do percurso, a visita de aproximadamente 45 minutos se dá a uma temperatura média de 14 graus Celsius. Se tivessem de fato defuntos ali seria ótimo para conservação dos corpos né?! #comentariosemnocaododia #deveserbomprosossostambem
Localizadas nas antigas galerias cujas pedras serviram para a construção da capital, as Catacumbas comportam os restos de milhões de parisienses, transferidos para lá entre o fim do século XVIII e meados do século XIX, uma vez que os cemitérios parisienses da época foram pouco a pouco fechando por insalubridade – por isso a necessidade de construir o Père Lachaise, inclusive.
Definitivamente, a visita das Catacumbas é um dos passeios alternativos em Paris mais originais que existem por aqui, já que envolve a história da França e uma certa misticidade, digamos assim, na decoração romântico-macabra do lugar. Imagina entrar num lugar escuro, com corredores repletos de ossos dispostos nas paredes e uma placa “Pare, aqui é o Império da morte”. Deus me livre, cruz credo, e todas as outras expressões do gênero se encaixam hahaha

passeios alternativos em paris cemitérios Foto: Barbara Tigre

Entre os ossos trazidos de igrejas e cemitérios de Paris para as Catacumbas, encontram-se os restos de diversas personalidade da História da França, como o escritor Jean de la Fontaine (que também possui uma tumba no Père Lachaise) e Danton e Rosbespierre, personagens imprescindíveis da Revolução Francesa que foram guilhotinados.

Um outro ponto de interessante na visita é seu aspecto geológico: descobrimos que há mais de 45 milhões de anos Paris e seus arredores eram na verdade um mar tropical, de forma que dezenas de metros de sedimentos se acumularam em seu fundo. Esses sedimentos com o tempo se transformaram em calcário, hoje visível nas Catacumbas.

É bem fácil chegar de transporte público, basta pegar o metrô ou RER até a estação Denfert-Rochereau, as Catacumbas ficam bem ali, na Place Denfert-Rochereau (no endereço 1, avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy). Evidentemente, não há acesso para cadeirantes e menores de 14 anos necessitam estar acompanhados de adulto. Abertas de terça à domingo de 10h às 20h30, mas a bilheteria fecha as 19h30.

Curtiu as dicas de passeios alternativos em Paris? Comente aqui!

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.