Conheça Ístria, a península croata onde história e natureza andam juntas em perfeita harmonia! Além de belos cenários medievais e uma natureza exuberante, o destino é um dos melhores do mundo para os fãs de turismo gastronômico.

Também conhecida como a “Toscana croata”, a península do mediterrâneo já pertenceu à Itália e parte dessa cultura permanece em seus anfiteatros romanos, suas vilas medievais e, claro, na influência da culinária que se destacou ainda mais com seu solo fértil para oliveiras, vinícolas e as sofisticadas trufas brancas.
É tanta coisa pra se fazer em uma região tão pequena que não é difícil entender por que Ístria é tão especial e tão rica. A península croata tem apenas 80km de costa, basicamente você conseguiria contornar ela inteira em 45 minutos, mas com a quantidade de tesouros escondidos nessa terra, isso seria um verdadeiro pecado. A vontade que dá é de passar meses descobrindo tudo por lá, e acho que ainda não seria suficiente.
Como é difícil escolher o que fazer no meio de tanta variedade, separei aqui 10 passeios em Ístria que farão você começar a programar agora mesmo a sua viagem para este paraíso!

Um tour day por Pula

Também chamada de Pola, em italiano, essa é a cidade mais famosa e visitada de Ístria e a maioria das pessoas que visitam não fazem muita ideia dos arredores.
A principal atração da cidade e o que atrai a maioria dos turistas é o anfiteatro romano extremamente bem preservado, que muito se parece com o famoso Coliseu de Roma, apesar de menor em tamanho e na quantidade de turistas, o que acaba envolvendo os visitantes em sua história e deixando a imaginação rolar solta.
Como em toda Ístria, Pula também é repleta de restaurantes com qualidade excepcional e charmosas ruelas onde você pode se perder por muitas horas sem receios.

passeios em istria na croacia Foto: Patricia Schussel

A cidade é muito agradável para se conhecer por conta própria, mas recomendo muito que contrate o serviço de um guia, já que é difícil entender toda a história presente ali mesmo com quem entende tudo do assunto.

Rovinj – todo charme e história de uma cidade medieval

Rovigno, em italiano, é considerada a cidade mais romântica do Mediterrâneo e não é pra menos! No entanto, a pitoresca cidade não é necessariamente só ideal para pombinhos apaixonados, mas sim para se derreter de amores pela região. A cidade é tão linda quanto as 16 ilhas que a cercam e é a prova de que natureza e história podem estar em um só destino em perfeita harmonia.

passeios em istria na croacia Foto: Patricia Schussel

Acho que o detalhe que mais gostei em Rovinj é que a cidade conta com acessibilidade para cadeirantes desde a base até o alto do morro, coisa rara em lugares turísticos! Por isso, é muito comum encontrar grupos de turistas com deficiência física e algumas agências oferecem tours especializados. É lindo ver esta inclusão em um lugar medieval que obviamente não foi projetado para isto. 🙂 A partir deste detalhe, você pode imaginar a qualidade e cuidado com o turismo, que tornou Rovinj a cidade que mais se beneficia por turismo em toda Croácia porque, ao contrário dos lugares mais populares do país, quem visita Rovinj, não quer ir embora tão cedo.

Se for passar mais de um dia em Rovinj, sugiro que faça um tour guiado em um dos dias para conhecer toda a história e curiosidades sobre o local – é um dos passeios em Ístria que vale muito a pena!

Mergulho no mar Adriático

O mar Adriático é bastante convidativo para quem ama o mundo subaquático. A abundância e diversidade da sua vida vegetal e animal, assim como a sua multiplicidade de paredes subaquáticas, recifes, cavernas e naufrágios, é muito bem preservada.

o que fazer em istria na croacia

Em toda costa istriana, há diversos centros de mergulho que fornecem cursos e certificados (CMAS, PADI, NITROX, apnéia) com profissionais muito capacitados que o leva aos mais emocionantes paraísos subaquáticos do Adriático.

Mergulhar em Ístria é possível durante todo o ano devido à temperatura favorável do mar, mas é mais propício entre os meses de maio e novembro, sempre que o mar tiver com condições favoráveis.

Voo de monomotor sobre Vrsar com Aeropark Vrsar

Eu acho que me apaixonei por Ístria antes disso, mas este momento com certeza foi o ápice do romance.

Uma das opções para se conhecer a belíssima cidade de Vrsar e toda redondeza que inclui Rovinj e as lindas ilhas do mar Adriático sob um novo ponto de vista, é fazendo um voo panorâmico sobre a região com a empresa Aeropark Vrsar, que foi o aeroclube que me atendeu com extremo profissionalismo.
É claro que levantar um avião especialmente pra você e seu(s) acompanhante(s) é um investimento um pouco mais alto, mas pra quem gosta de adrenalina com uma paisagem de tirar o fôlego, recomendo DEMAIS a aventura e garanto que valerá cada centavo pois a experiência é simplesmente inesquecível!

passeios em istria na croácia

passeios em istria na croácia

No dia em que fizemos o voo, o avião para pequenos grupos que é usado normalmente não estava disponível e, pra minha felicidade, cada voo foi particular somente com o piloto. Além de voos panorâmicos, a empresa também oferece outros passeios em Ístria e atividades radicais como voo livre individual ou com instrutor. Para mais informações, agendamentos e disponibilidade, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Rapel nas cavernas Baredine

Quando digo que Ístria é surpreendente, é realmente no sentido literal da palavra. Depois de tantas belezas na superfície, você acredita que já conheceu quase tudo e aí você é surpreendido por um rapel na escuridão total de uma caverna pra te mostrar um novo mundo que existe lá em baixo! Pois é… Ístria é realmente para todos os gostos e isso inclui qualquer amante de esportes radicais.
Nas proximidades da cidade de Porec, se esconde um verdadeiro paraíso subterrâneo onde você pode se tornar um explorador de cavernas por um dia e praticar rapel somente sob a luz de uma pequena lanterna entrando no mundo de estalactites e estalagmites.

passeios em istria na croácia foto: Patricia Schussel

Eu não sou esportista (pelo contrário, nem levo muito jeito pra coisa, apenas gosto bastante), então não precisa se preocupar com alto condicionamento físico para executar a atividade – é claro que preparo físico ajuda muito, mas a dificuldade não é tão alta e não é preciso experiência prévia em rapel. O esforço é um item necessário já que é preciso ser capaz de aprender as instruções e fazer tudo sozinho sem auxílio, mas uma equipe super preparada irá acompanhar seu treinamento antes de entrar na caverna. Caso eles sintam que você não está apto para o rapel, eles irão te indicar um outro passeio mais adequado onde você pode explorar algumas cavernas caminhando. A SpeleoLit, que foi a empresa que me atendeu, também oferece roupa, sapato e todos os acessórios para a atividade.

passeios em istria na croácia foto: Patricia Schussel

Para mais informações, agendamentos e disponibilidade, entre em contato pelo site.

Hum – a menor cidade do mundo

Hum… quantos habitantes você acha que a menor cidade do mundo tem?

A guia que nos levou até HUM ficou um pouco na dúvida na hora de responder o número, mas em menos de um minuto ela contou exatamente todos os habitantes de cabeça sem precisar muito esforço, afinal, eram apenas 27 pessoas pra se lembrar!

Segundo ela, a cidade estava com 19 habitantes até pouco tempo atrás, pois uma família tinha se mudado de lá para a cidade vizinha, mas eles não aguentaram a “grande cidade” e voltaram para o sossego do lar devolvendo a estatística de incríveis 27 habitantes para a cidade.
A guia disse que uma vez nasceram 3 crianças na mesma semana em Hum e toda a mídia croata foi até a cidade fazer matéria sobre o ocorrido, afinal, a população aumentou mais de 10% de uma hora pra outra! Rs. A cidadezinha é realmente fofa, vale muito conhecer!

o que fazer em istria na croacia

É claro que você não vai demorar muito tempo para percorrer o vilarejo que é extremamente charmoso e, como todo vilarejo em Ístria, tem uma bela igreja que ocupa boa parte da cidade. Apesar de ser um passeio rápido, recomendo muito que se programe para almoçar no único restaurante da cidade chamado HUMSKA KONOBA (se você esquecer o nome, acho que não vai ter muita dificuldade pra se encontrar! rs) e prove um pouco da comida tradicional da região verde de Ístria, que é bastante diferente da costa.

Produção de vinho e azeite de oliva

Um passeio pelas belas vinícolas e produtoras de azeite de oliva é simplesmente indispensável ao visitar Ístria, mesmo que você não entenda nada do assunto!

o que fazer em istria na croacia

Adega em Istria

Ao lado das belas plantações de uvas que se perdem de vista nas colinas estão as populares oliveiras, o que não é tão estranho, uma vez que as árvores de azeitonas estão espalhadas em abundância por todas as partes da península – praticamente todo local tem sua pequena produção caseira do azeite.
Quase nada pode ser comparado a este nobre fluído vegetal que tem sabor e aroma absolutamente excepcionais. Um dos maiores tesouros da dieta mediterrânea é produzido em solo orgânico cuidado há dezenas de anos especialmente para gerar com extrema qualidade o produto que é indispensável da culinária istriana e provavelmente o que a torna ainda mais especial – mas sempre junto de um bom vinho, claro! 🙂 Entre as inúmeras variedades de uvas encontradas nesta área, os mais importantes são o Malvazija branco de Ístria e o Teran, cuja coloração varia do roxo ao vermelho-rubi.

Mas o que faz de Ístria um sinônimo de bons vinhos e a consagrou com o título de melhor azeite de oliva do mundo?
O árduo trabalho dos locais com uma produção 100% artesanal é fundamental, mas sem dúvida os caprichos que a natureza proporciona à região fazem toda a diferença para garantir uvas de altíssima qualidade e um solo extremamente fértil que dá um gosto especial às azeitonas.

Você pode encontrar todas as informações sobre as rotas do vinho e azeite de oliva em Ístria aqui, assim como outras delícias gastronômicas.

Parapente sobre Buzet

A parte mais verde de Ístria não poderia ser explorada de melhor maneira. Os frequentes voos de parapente que dão ainda mais vida à imensidão das montanhas são bastante populares na região de Buzet. A vista do alto da montanha na base do voo é estonteante e com o voo fica ainda melhor!

Eu fui guiada com perfeito profissionalismo pela empresa Istra Paragliding, que nos levou em uma base de salto com menos trânsito aéreo e essa vista incrível praticamente particular!

passeios em istria na croacia

Para mais informações, agendamentos e disponibilidade, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Mountain bike em Groznjan

Depois de se deslumbrar com a região montanhosa de Ístria em um passeio de parapente, é hora de explorar as florestas de um modo mais intenso com um inesquecível passeio de Mountain Bike começando pela pitoresca Groznjan, também conhecida como “vila dos artistas”, que explica todo o charme da pequena cidade.

passeios em istria na croacia Foto: Patricia Schussel

passeios em istria na croacia Foto: Patricia Schussel

Saindo da vila, a agência Fiore Tours segue com o passeio extremamente organizado com as bicicletas que são levadas até o topo do morro onde está Groznjan para que o passeio seja ainda mais agradável, pois são cerca de 3 horas de apenas descida – quem não ama descidas que atire a primeira pedra! Rs. O passeio não tem nenhum grau de dificuldade, basta saber pedalar uma bicicleta e curtir o belíssimo visual que você irá presenciar!

Aproveite o final do passeio para se deliciar no restaurante Zigante, o melhor restaurante especializado em trufas do mundo!

Para mais informações, agendamentos e disponibilidade, entre em contato pelo site.

Caça às trufas

Já que estamos nesse clima verde de explorar as florestas istrianas, essa é pra quem quiser ir ainda mais a fundo – neste caso, literalmente!
A região de florestas de Ístria é mundialmente famosa por ser a maior “produtora” de trufas do mundo. E se você não faz ideia do que são trufas nem muito menos como elas são encontradas, não se desespere, afinal, a trufa é um dos alimentos mais caros e requintados do mundo.

passeios em istria na croacia

Apesar de também serem deliciosas, eu não estou falando das populares trufas de chocolate. A trufa original que deu origem ao nome do doce é da família dos fungos, mas, ao contrário dos seus primos, ela nasce sob o solo a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, mais especificamente junto à raiz de carvalhos e castanheiras – eu nem preciso comentar que Ístria é recheada dessas árvores, não é?!

Falando assim, parece até fácil encontrá-las mas, acredite, se fosse tão fácil assim, o nome disso não seria caça e sim colheita.
As trufas não podem ser plantadas e pouco se sabe sobre como elas nascem. Na maioria dos locais onde a trufa é encontrada, os trufeiros (caçadores de trufas) usam porcos treinados para farejá-las no meio da floresta. Ístria é dos poucos lugares onde se utiliza cães farejadores que são adestrados desde pequenos para sentir o cheiro que é bastante forte e particular até para nós humanos. Durante o adestramento, os cães são alimentados com trufas como recompensa de um bom trabalho e, depois que você provar essa relíquia gastronômica, vai estender rapidamente por que os animais não demoram nada para se viciar nas benditas trufas.

O passeio de caça às trufas é no mínimo interessante, mas sua sorte pode variar bastante conforme a época do ano, quantidade de chuva ou outros caprichos da natureza. A melhor época para a caça da trufa branca, a espécie mais rara, é entre outubro e dezembro, enquanto a trufa negra pode ser encontrada principalmente no verão. Diversas agências locais oferecem o passeio que normalmente sai da cidade de Umag, entre outras.

passeios em istria na croacia Foto: Patricia Schussel

E você ? Ficou com vontade de conhecer estes passeios em Ístria? Comente aqui!

Patricia viajou a convite do Orgão de Turismo de Ístria.

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.