Se sua intenção é ir para o município baiano e só ir embora depois de aproveitar tudo de bom e do melhor de lá, leia esse guia completo e confira dicas imperdíveis para não perder nadinha em uma das regiões mais animadas do Brasil.

Porto Seguro é uma cidade do sul da Bahia com um clima muito animado e descontraído. Com certeza, você não vai sair de lá sem ouvir o tradicional axé, experimentar o famoso acarajé e, principalmente, aproveitar as maravilhosas praias da região.

Os portugues não poderiam escolher outro lugar para pisar primeiro no território brasileiro, afinal qualquer um se interessaria pelas paisagens incríveis do local. Essa terra merece ser uma das primeiras cidades do Brasil.

E, por falar nisso, visitar o município é também uma oportunidade de conhecer mais sobre a história do descobrimento do país. Além de lindas praias e festas, o destino tem memorial, museu e centro histórico com o Marco do Descobrimento para visitar.

Ficou curioso para saber mais sobre a cidade baiana?

Continue lendo e prepare-se para incluir muitas dicas e informações sobre o destino na sua mala.

O que fazer em Porto Seguro

Vista de uma praia de Porto Seguro.
Porto Seguro – Foto: Benê Queiroz via Wikimedia Commons

Visite o Centro Histórico, onde fica o famoso e importante Marco do Descobrimento, conheça a reserva indígena de índios pataxós, veja baleias, aproveite o mar, e finalize seu dia em um dos bares ou restaurantes da Passarela do Álcool.

Há muito o que fazer na cidade baiana. Seja durante o dia ou a noite, a cidade é recheada de atrativos históricos, cenários naturais e lugares agitados para ir. As paisagens são de praxe em qualquer opção. Portanto, esteja preparado para tirar lindas fotos em lugares inesquecíveis.

Nos arredores da cidade tem Cairaíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso para acrescentar no seu roteiro. Os locais ficam bem próximos de Porto Seguro e são destinos que têm como característica lindas praias, além do típico estilo simples, aconchegante e, claro, encantador dessa parte da Bahia.

Confira essas dicas de o que fazer na região:

  1. Centro Histórico
  2. Passarela do Álcool (ou Passarela do Descobrimento)
  3. Memorial da Epopeia do Descobrimento
  4. Observação de Baleias
  5. Parque Marinho de Recife de Fora
  6. Reserva da Jaqueira
  7. Parque Nacional do Pau Brasil
  8. Passarela do Álcool
  9. Museu de Porto Seguro

Melhores praias de Porto Seguro

Praia em Porto Seguro.
Praia de Porto Seguro – Foto: Vicente Eugenio via Flickr.

As praias são um dos principais atrativos da cidade, inclusive, são para todos os gostos e idades. Se chover e não der para entrar na água, as famosas barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares são alternativas para curtir um bom axé com o pé na areia.

Porto Seguro é um destino famoso pelas suas belas praias, algumas até consideradas entre as mais bonitas do país, como, por exemplo, a Praia do Espelho. São mais de 40 opções paradisíacas, com mar cristalino, areia clara e, em determinadas épocas, água morna.

A mais famosa e, consequentemente, mais frequentada da região, é a Praia de Taperapuã. É lá que tem as famosas barracas com shows e luaus para aproveitar uma boa música e comidas típicas. A mais tranquila é a Praia do Mutá, última da cidade, ótima indicação para quem prefere sossego e quer fugir de aglomerações.

As praias de Trancoso, Arraial d’Ájuda e Caraiva também são imperdíveis. Apesar de não estarem localizadas exatamente em Porto, vale a pena dar um pulinho nesses pedacinhos de paraíso.

Algumas das principais praias da região:

  • Praia de Taperapuã
  • Praia do Mutá
  • Praia do Espelho
  • Praia da Coroa Vermelha
  • Praia dos Coqueiros
  • Praia de Caraíva

Onde ficar em Porto Seguro

Porto Seguro tem uma grande oferta de acomodações e, o melhor de tudo, com preço baixo. Há opções de hotéis, resorts, pousadas, casas e apartamentos, sendo, em sua maioria, localizados na região da Avenida Beira-Mar, entre as praias Mundaí e Mutá.

Se você prefere ficar próximo do mar, a Praia de Taperapuã tem várias possibilidades de hotéis, além de ser uma região com programação para o dia inteiro, destaque para o famoso quiosque Axé Moi. Já o centro, com opções mais simples, é uma boa localização para os que querem ficar mais próximos de atrações noturnas, como, por exemplo, a Passarela do Álcool.

Um detalhe importante é que, apesar de as hospedagens terem ótimos preços, durante a alta temporada (verão) a demanda e os valores aumentam. Sendo assim, antecipe a reserva e garanta sua vaga em uma das acomodações.

Para ajudar você a decidir onde ficar, veja a seguir as melhores recomendações de acomodações.

Hotéis em Porto Seguro

Área externa do Vila Miola Hotel.
Clique na imagem e faça sua reserva na Vila Miola Hotel.

Os hotéis da região são baratos e com ótima infraestrutura. Você pode pagar a partir de R$ 104 a diária, em acomodações com piscina e quartos aconchegantes.

Confira algumas opções para se hospedar na cidade baiana:

Veja todas as opções de hotéis em Porto Seguro.

Pousadas em Porto Seguro

Quartos e piscina da pousada Capoeira Village.
Clique na imagem e faça sua reserva na pousada Capoeira Village.

Você vai se surpreender com as pousadas da cidade baiana. As acomodações são lindas, com ótima estrutura e, claro, com aquele clima acolhedor e aconchegante.

Veja essas recomendações bem avaliadas de pousadas:

Veja todas as opções de pousadas em Porto Seguro.

Resorts em Porto Seguro

Resort Portobello Praia, em Porto Seguro.
Clique na imagem e faça uma reserva no Portobello Praia.

Os resorts não ficam de fora entre as boas opções para se hospedar na cidade baiana. Diferente dos hotéis e pousadas, os resorts tem como vantagem pensão completa, piscina e mar exclusivos para aproveitar uma estadia dentro da acomodação.

Confira algumas opções de resorts em Porto Seguro:

Veja todas as opções de resorts em Porto Seguro.

Airbnb em Porto Seguro

Área externa da Residence Pé na Areia.
Clique na imagem e veja a Residence Pé na Areia.

As casas e apartamentos do Airbnb são acomodações excelentes para os que preferem ter liberdade e, principalmente, para quem está com um grupo de pessoas, já que é possível ficar por volta de seis hóspedes na mesma residência.

Para te ajudar, confira essas sugestões de Airbnb em Porto Seguro:

Onde comer em Porto Seguro

Restaurante Recanto do Sossego, em Porto Seguro.
Restaurante Recanto do Sossego – Reprodução página do restaurante, via Facebook.

Ansioso para experimentar a comida baiana?

A culinária da Bahia é marcante devido ao seu autêntico sabor e, claro, em razão do famoso tempero. Quem nunca ouviu falar do tempero baiano? Forte para alguns, único para outros. O que vale mesmo é aproveitar os dias em Porto Seguro para experimentar um acarajé, bobó de camarão, moqueca, a cocada e, assim, tirar suas próprias conclusões.

A Passarela do Álcool e a região do centro oferecem várias opções de bares e restaurantes, especialmente a noite. Durante o dia, escolha uma das megabarracas na praia, como, por exemplo, Axé Moi, Barramares e Tôa Tôa, para comer e se surpreender com a culinária da região.

Confira alguns dos mais famosos lugares para comer na cidade baiana:

  • Axé Moi
  • Barramares
  • Tôa Tôa
  • Recanto do Sossego
  • Gallo Praia
  • Casarão Adega Restô

Quando ir para Porto Seguro

Porto Seguro é um destino para ir em qualquer época, já que o clima da região é mais quente durante quase o ano inteiro. Mas, alguns pontos podem te ajudar a definir quando ir, o que vai depender do seu perfil e se busca o período mais movimentado, mais quente, ou até mesmo mais barato.

Se você é aquele viajante que curte um bom e agitado carnaval, vá entre fevereiro e março. Neste período, há bastantes foliões espalhados pela cidade, além de blocos e trios elétricos. Há muita festa, e elas, inclusive, ultrapassam a quarta-feira de cinzas com a programação do Carnaporto.

A alta temporada na região é entre dezembro e março, fase mais quente e com algumas pancadas de chuvas. Mas, em relação a isso, fique tranquilo: as pancadas acontecem, porém logo em seguida abre um lindo céu azul.

A baixa temporada é por volta de abril e outubro, período mais tranquilo, barato e com menos movimento de pessoas. Em novembro, geralmente começa a chegar as excursões de formatura de escolas, se você não quer pegar a garotada por lá, evite esses dias também.

O final de ano é bem animado e com várias programações no Réveillon. Outro detalhe interessante, que pode te ajudar a definir quando ir, é que entre julho e outubro baleias Jubarte migram por lá para se reproduzirem. Você pode incluir no seu roteiro um passeio para vê-las, caso vá nesses meses. É uma oportunidade incrível.

Quantos dias ficar em Porto Seguro

Se você quiser aproveitar todas as atrações de Porto Seguro, incluindo as vizinhas Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso, o indicado é ficar por volta de 7 dias por lá. Claro, é possível fazer o passeio em menos ou mais dias, porém, para aproveitar bem a viagem sem correria e com tempo para visitar tudo o que há de bom na região, programe-se para ficar pelo menos uma semana.

Como chegar em Porto Seguro

Porto Seguro fica no sul da Bahia, a cerca de 730 km de distância da capital baiana. É possível chegar na cidade de avião, com a vantagem de ter um aeroporto próprio e perto do centro, além de ônibus ou carro.

A rodoviária do município também fica em um ótimo lugar, bem próximo do aeroporto e a, aproximadamente, três minutos de distância (indo de carro) do aeroporto.

De avião

Ir de avião para Porto Seguro pode ser a opção mais rápida, dependendo do lugar que você sair. Além de ser bastante prático, já que a cidade tem um aeroporto muito bem localizado, a apenas 8 km de distância do centro.

De carro

Se você for de carro para a cidade, tanto pelo sul como pelo norte, utilize a BR-101 (principal via de acesso) até Eunápolis e, depois a BR-376 até Porto Seguro.

De Salvador até Porto Seguro

Salvador é bastante longe de Porto Seguro, e a distância da capital até a cidade baiana é mais de 700 km. Caso opte por ir de carro ou ônibus, o percurso é bem cansativo, pois pode durar mais de nove horas. Ir de avião é a opção mais rápida.

Transporte em Porto Seguro

Os meios de transporte mais utilizados para se locomover em Porto Seguro são: táxi, ônibus e carro. Se você for para alguma vila vizinha, como, por exemplo, Arraial d’Ajuda, a balsa, as vans ou transfers são opções utilizadas também.

Caso use o transporte público, no período noturno e nos finais de semana eles passam com menos frequência. Apesar disso, esse é o meio mais em conta da região.

Se você optar pelo táxi, a dica é ficar atento com os valores que costumam ser tabelados (quase não utilizam o taxímetro) e também se os carros são identificados com o nome do ponto do taxista, para evitar o transporte ilegal.

Para as pessoas que estiverem com carro, a boa notícia é que o transito por lá é tranquilo e oferecem fácil acesso entre os principais pontos turísticos.

Seguro viagem para Porto Seguro

Contratar um seguro viagem para Porto Seguro é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Porto Seguro

Quer garantir uma passagem para Porto Seguro com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes sobre Porto Seguro

O que fazer em Porto Seguro?

Visite o Centro Histórico, passe pelo Marco do Descobrimento, passeie na Passarela do Álcool, veja o museu e até baleias. E, claro, as praias são imperdíveis na cidade baiana. Confira mais sobre o que fazer em Porto Seguro.

Quais são os principais passeios em Porto Seguro?

As praias paradisíacas, as megabarracas na areia e os passeios históricos que contam a história do descobrimento do Brasil são os atrativos que mais despertam a curiosidade das pessoas para conhecer Porto Seguro. Confira mais sobre os principais pontos turísticos da cidade baiana.

Quais as melhores Praias de Porto Seguro?

As praias mais famosas de Porto Seguro e região são: Praia de Taperapuã, Praia do Mutá, Praia do Espelho, Praia da Coroa Vermelha, Praia dos Coqueiros e Praia de Caraíva. Veja mais detalhes sobre as melhores praias da região.

Onde ficar em Porto Seguro?

O melhor lugar para ficar é na região da Avenida Beira-Mar, entre as praias Mundaí e Mutá. Leia mais sobre onde ficar em Porto Seguro.

Quais os melhores hotéis em Porto Seguro?

O Vila Miola Hotel, o Hotel Solar do Imperador e o Eden Praia Hotel são hospedagens bem avaliadas e com ótima estrutura. Veja mais opções de hotéis em Porto Seguro.

Tem opções de pousadas em Porto Seguro ?

Porto Seguro tem pousadas com ótimo custo-benefício, como, por exemplo, a Pousada Rio da Vila, a Capoeira Village e a Pousada Aldeia Portuguesa. Encontre mais recomendações de pousadas em Porto Seguro.

Quais os melhores airbnb em Porto Seguro?

O Chalé de Frente para a Praia, a Residence Pé na Areia, a Linda Casa Praia de Taperapuan e o Duplex Refinado Porto Seguro são ótimas sugestões de Airbnb. Veja mais recomendações de Airbnb em Porto Seguro.

Quantos dias ficar em Porto Seguro?

O indicado é ficar por volta de sete dias em Porto Seguro para fazer todos os passeios com calma, incluindo os vizinhos, como, por exemplo, Caraíva e Arraial d’Ajuda. Confira mais sobre quantos dias ficar na cidade.

Como chegar em Porto Seguro?

Você pode ir de avião, carro ou ônibus. A vantagem de ir de avião é que há um aeroporto na cidade, bem próximo da rodoviária e do centro. Leia mais sobre como chegar em Porto Seguro.

Quando ir para Porto Seguro?

Entre dezembro e março (alta temporada) Porto Seguro fica mais lotado e com bastantes festividades, incluindo o carnaval e Réveillon. Depois disso e tirando os feriados, o período é de baixa temporada e com menos pessoas. Leia mais detalhes sobre quando ir para Porto Seguro.

Melhor época para ir a Porto Seguro?

A resposta para essa pergunta depende do seu estilo de viagem. Se procura encontrar a cidade mais movimentada, vá entre dezembro e março. Já se prefere menos movimento e preços mais baixos, tente ir entre abril e outubro. Veja mais sobre a melhor época para ir a Porto Seguro.

Onde fica Porto Seguro?

Porto Seguro fica no sul da Bahia. Leia mais dicas e informações sobre a cidade baiana.

Como se locomover em Porto Seguro?

Os meios de transporte mais utilizados na cidade são carro, ônibus e táxi. Em alguns casos, as balsas, vans e transfers de empresas de turismo também são muito procurados para andar por lá. Confira mais sobre como se locomover em Porto Seguro.