Praias paradisíacas, falésias impressionantes e paisagens que ficarão marcadas para sempre na sua memória. Tudo isso em um charmoso vilarejo que te faz se sentir em casa, em meio ao paraíso. Ficou curioso? Continue lendo para saber tudo sobre Trancoso.

Trancoso é um povoado a menos de 30 km de Porto Seguro, no sul da Bahia. De um lado, o lugar revela a graça da simplicidade de um vilarejo e, de outro, mostra-se rico em cenários naturais e praias paradisíacas.

A vila foi a primeira aldeia jesuíta no Brasil. Fundada em 1586, com o nome de São João Batista dos Índios. Até os anos 70, só era conhecida por nativos, mas os hippies a descobriram e pouco a pouco a revelaram para o mundo.

Atualmente, viajantes de diversos países são atraídos pela natureza exuberante e rusticidade do lugar. Mais do que um destino de bate e volta, o local tem ganhado espaço para mais dias nos roteiros de viagem.

Descubra o que fazer no vilarejo baiano e confira a seguir as principais dicas para aproveitar o melhor da região.

O que fazer em Trancoso

Região do Quadrado e Igreja de São João Batista.
Igreja de São João Batista, no Quadrado – Foto: Raul Golinelli via Wikimedia Commons

Centro do povoado e ponto de encontro em Trancoso, o famoso Quadrado tem uma magia única com uma igreja no centro e casinhas coloridas ao redor. O lugar é a praça mais frequentada da região, com opções de comércios locais e restaurantes em volta.

Em 1815 foi erguida a Igreja de São João Batista, considerada a segunda igreja católica construída no Brasil. A ‘igrejinha do Quadrado’, como é conhecida, foi construída com pedras e arrecifes em um composto de areia e óleo de baleia. Ela é encantadora e, se você der sorte, pode até ver um casamento rolando por lá.

Basta o sol dar lugar à lua para tudo se transformar. O Quadrado ganha o brilho das luzes dos restaurantes e bares, além de muita música. Deixe tudo mais especial indo um pouco mais cedo para admirar a lua surgindo atrás da igreja, no Mirante do Quadrado. O reflexo da lua no mar da praia é pura poesia.

Além disso, em alta temporada, principalmente no Réveillon e carnaval, a calmaria do vilarejo se agita com festas, eventos e até baladas. O Teatro L’Occitane tem algumas programações de shows durante o ano, mas é importante procurar saber antes, pois não há uma agenda fixa.

Algumas pessoas também aproveitam os dias em Trancoso para esticar a viagem em Caraíva e Arraial d’Ajuda, vilarejos vizinhos e incríveis para conhecer.

Depois de toda essa parte histórica e charmosa de Trancoso, sem dúvidas, as praias vão ocupar grande parte da sua lista de o que fazer no vilarejo. Durante o dia, você pode aproveitar o mar, fazer caminhadas na areia e, ainda apreciar as paisagens fascinantes da região. À noite, a sugestão é ir para o centro histórico e curtir o clima do Quadrado.

Além das praias (leia mais sobre elas a seguir), confira algumas opções de o que fazer por lá:

  1. Quadrado
  2. Igreja de São João Batista
  3. Mirante do Quadrado
  4. Comércio e lojas de artesanatos da região
  5. Teatro L’Occitane

Réveillon em Trancoso

Trancoso no final de ano virou sinônimo de festa fina, elegante, badalada com rusticidade e autenticidade. Com todos estes adjetivos, o destino é o queridinho de famosos para passagem do Ano Novo fora das grandes capitais.

As festas, organizadas pela agência Haute, costumam começar no dia 27. Na noite de 28 de Dezembro, a festa oficial We Love Trancoso é open bar com muita música, ingressos limitados e fogos. Inclusive, os fogos de artifícios só vão parar na noite da virada.

No dia 29, a Saravá, tradicional festa que atrai muitos famosos para a vila, prestigia a música brasileira em um evento muito envolvente. O Pré-Réveillon Trancosono dia 30, tem mais estilos musicais invadindo a pista com os Djs.

A praia de Taípe é o ponto de encontro da principal festa do Réveillon. Todos os anos, são cerca de 3 mil pessoas celebrando a vinda do novo ano por lá. Os shows com artistas nacionais e internacionais, somados ao visual paradisíaco praiano, levam a galera à loucura. É o ingresso mais caro da temporada.

As festas também são vendidas em pacotes. Com exceção do tradicional Réveillon Taípe, eles costumam acontecer em lugares diferentes de ano para ano.

O circuito de festas da Haute é o mais movimentado, com temática predefinida, e domina a Praia de Trancoso. Mas o circuito independente feito por marcas, pousadas e restaurantes têm agitado cada vez mais o vilarejo e conquistado os viajantes como uma alternativa. E se você acha pouco, não fique triste. Ainda tem a festa de Ressaca de Réveillon em Trancoso.

Dica importante: Se decidiu curtir a badalação da virada de ano em Trancoso, sem problemas. Mas, já comece a olhar passagens e hospedagem. O quanto antes melhor. Isto porque a disponibilidade acaba muito, muito rápido.

Melhores praias em Trancoso

Praia dos Coqueiros em Trancoso.
Praia dos Coqueiros – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Quem vai para o vilarejo baiano, já logo se prepara para mergulhar nas lindas praias da região. Afinal, uma das explicações da perfeição de Trancoso está na beleza única do mar e da natureza que o cerca. São coqueiros altos, águas cristalinas e falésias impressionantes.

As praias costumam ter boa infraestrutura com barracas, mas as mais desertas podem ter custos elevados para utilização destas estruturas. E, nos caminhos para as praias, você pode até ver alguns manguezais. Se conseguir, dê uma espiada na vida dos ligeiros caranguejos.

A Praia dos Coqueiros é uma das mais visitadas, devido ao seu fácil acesso. Já a Praia dos Nativos se distingue das outras, com suas formações de pequenas ilhotas na maré baixa. Além disso, tem ainda o Rio Trancoso, que separa as Praias do Nativo/Trancoso da Praia dos Coqueiros. Se a maré diminuir, dá até para ir de uma praia à outra andando.

Bem próximo dessas praias, seguindo para o sul da Estrada de Trancoso, há a Praia de Rio Verde e a lagoa Rio Verde, com águas mornas, cristalinas, areia branca fofa e muita vegetação nativa ao redor. Se você prefere as mais desertas, a Praia Rio da Barra, umas das primeiras ao norte, é uma opção perfeita e paradisíaca para conhecer.

Praia é o que não falta na região, inclusive, não muito longe da vila, as de Arraial d’Ajuda estão no caminho para a Praia de Trancoso. A Praia de Taípe, com suas falésias e mar tranquilo, é a mais próxima. Já na ponta extremo sul, em Curuípe, fica a bela e famosa Praia do Espelho. As de Caraíva também não ficam de fora: são ótimas possibilidades para conhecer

Confira as praias mais famosas de Trancoso:

  • Praia dos Coqueiros
  • Praia dos Nativos
  • Praia de Trancoso
  • Praia de Rio Verde
  • Praia Rio da Barra

Onde ficar em Trancoso

Trancoso é um lugar onde menos é mais, e isso também se refere ao quesito hospedagem. A simplicidade e a integração com a natureza fazem das acomodações da região pequenos espaços de sonhos.

Por lá, você vai encontrar lugares para relaxar de verdade, cuja maior dificuldade se resume em conseguir sair delas para curtir as praias e o destino. Afinal, com tantas opções confortáveis e aconchegantes, a própria hospedagem se torna uma atração à parte.

A dica para você que prefere se hospedar em uma região que tenha tudo por perto, incluindo bares, restaurantes e comércios locais, é: escolha uma hospedagem na região do Quadrado. Por outro lado, se a preferência é ficar próximo da praia, procure as opções beira-mar.

Talvez, as possibilidades com pé na areia sejam um pouco mais caras. Nesse caso, a região da Praia de Rio Verde pode ser mais barata. Aliás, se você está à procura de valores baixos, faça sua reserva com antecedência para garantir preços mais acessíveis.

Para facilitar a sua escolha, confira a seguir recomendações de ótimos lugares para ficar por lá.

Hotéis em Trancoso

Vista de uma das varandas do Casa La Torre Hotel Boutique.
Clique na imagem e faça sua reserva no Casa La Torre Hotel Boutique.

Embora as pousadas ocupem maior parte da rede hoteleira da região, Trancoso também tem algumas opções de hotéis. Eles são mais sofisticados e com preço mais elevado em relação às outras acomodações, porém a infraestrutura que eles oferecem faz valer a pena qualquer investimento.

Veja, a seguir, algumas recomendações:

Veja todas as opções de hotéis em Trancoso.

Pousadas em Trancoso

Pousada Quarto Crescente, em Trancoso.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Quarto Crescente.

Sempre com muita vegetação e aquele aconchego típico de um vilarejo baiano, as pousadas em Trancoso são um charme. Os preços são mais acessíveis e há várias opções espalhadas pela região.

Algumas sugestões para você ficar por lá:

Veja todas as opções de hotéis em Trancoso.

Airbnb em Trancoso

Interior de uma casa do Airbnb.
Clique na imagem e veja essa Casa Tranquila com Belo Jardim.

O Airbnb tem casas, apartamentos e chalés lindos para ficar em Trancoso. Há acomodações com vários quartos, piscina e áreas externas muito confortáveis para passar o dia.

Confira algumas opções:

Onde comer em Trancoso

Restaurando localizado no Quadrado, em Trancoso.
Restaurante localizado no Quadrado – Foto: Carolina Torres via Flickr

A gastronomia é uma das peças chave para completar o charme e graciosidade de Trancoso. Ir durante a noite para o Quadrado, sentar em uma mesa iluminada por lâmpadas rústicas e saborear um prato com tempero baiano é algo típico de se fazer por lá. Aliás, o encanto do centro histórico é um convite a uma boa e deliciosa mesa.

A região do Quadrado tem os preços mais salgados da região, embora seja uma parte bastante convidativa e cheia de opções de restaurantes. Os estabelecimentos que ficam beira-mar também são caros, então, se você procura preço mais baixo, busque possibilidades fora desses locais.

As barracas de tapioca e acarajé oferecem valores mais em conta, além de ser uma oportunidade de experimentar os pratos mais típicos da região. É uma boa dica não sair de lá sem passar pelo Acarajé da Chica ou pela Tapioca da Sandra.

Os pratos com frutos do mar e peixes também preenchem boa parte dos cardápios da região. Ouse experimentar os regados a dendê e pimenta.

Alguns dos locais mais indicados para comer no vilarejo:

  • Tapioca da Sandra
  • Hamburgueria São João Batista
  • Gino Gastronomia
  • Acarajé da Chica
  • Capim Santo
  • Silvana & Cia
  • Restaurante e Bar de Praia Villas de Trancoso

Quando ir para Trancoso

Trancoso está na Costa do Descobrimento, perto de Porto Seguro, na Bahia. Sua localização privilegiada permite que o sol forneça calor praticamente o ano todo.

Mesmo quando a chuva cai, normalmente de março a maio, o calor não se vai. E, de setembro a outubro, o calor pode até ficar mais ameno, porém, nada que estrague o passeio.

Se a ideia é se hospedar em Trancoso e curtir a região com mais tranquilidade, evite feriados prolongados, meses de verão, final de ano e, principalmente, época de férias escolares. Nos períodos de baixa temporada, os preços ficam bem mais amigáveis.

Quantos dias ficar em Trancoso

A indicação média é de pelo menos cinco dias em Trancoso. Este é o tempo estimado para aproveitar tranquilamente as praias e pontos turísticos da cidade.

Quando a intenção é visitar lugares vizinhos, como, por exemplo, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Caraíva, a dica é estender a viagem por mais alguns dias.

Como chegar em Trancoso

Trancoso é um distrito que pertence a Porto Seguro e, portanto, a cidade é um dos principais pontos de acesso para o vilarejo. Lá há um aeroporto bem localizado, que recebe voos dos principais municípios do pais. Se você optar por vir de avião, esse é o aeroporto mais indicado para ir à vila.

Após chegar em Porto Seguro, de lá para Trancoso dá para ir de carro, de táxi, transfer e até condução pública.

Quem vier de outros lugares do estado, pode utilizar as estradas BR-367 e BA-001, trecho conhecido por Estrada de Trancoso, e chegar ao vilarejo partindo de Eunápolis.

Há vários percursos para chegar lá, inclusive, alguns exigem fazer a travessia de balsa.

Logo abaixo, vamos deixar três opções de rotas de como chegar em Trancoso, partindo de Porto Seguro de carro, por meio da estrada mais rápida ou passando por Arraial d’Ajuda. 

De Porto Seguro até Trancoso

O aeroporto de Porto Seguro fica a 30 km de distância do vilarejo, separados por uma balsa e pouco mais de 20 km de estrada. Porém, para quem procura como chegar em Trancoso, é possível pegar uma estrada direta e dirigir cerca de 77 km.

Rota de Porto Seguro até Trancoso sem balsa

A opção mais prática é encarar um pouco mais de 77 km de estrada, sem balsa até Trancoso. Em 1h20 você chega no vilarejo, saindo de Porto Seguro.

Rota de Porto Seguro até Trancoso com balsa

Uma maneira mais cênica é pegar a balsa e atravessar para o outro lado, em Arraial d’Ajuda. De lá, siga pela Estrada Arraial-Trancoso por cerca de 27 km até o Quadrado de Trancoso. Essa estrada é de terra batida estreita e com uma vista bem natural de muita vegetação nativa à beira da estrada.

A travessia pelo Rio Bunharém leva 10 minutos, muitas vezes mais rápido do que o tempo para embarcar. Na alta temporada, a espera parece eterna, porém a paisagem mais bonita da Estrada de Arraial fará tudo compensar.

A balsa funciona 24 horas. Ao longo do dia sai a cada 30 minutos, oferecendo mais horários na alta temporada. Nas madrugadas, das 23h às 6h, as saídas são reduzidas e acontecem de hora em hora.

O valor da balsa é de R$18,60 (veículo com motorista) e é cobrado R$5 por cada passageiro extra dentro carro. Nos domingos, feriados e alta temporada o valor muda para R$22,90, e dos passageiros permanece o mesmo. Esses valores podem sofrer alterações, portanto, consulte antes de ir.

Rota passando por Arraial d’Ajuda sem balsa

Uma terceira alternativa de como chegar em Trancoso é fugir da balsa, mas seguir pela costa e conhecer Arraial D’ajuda no meio do caminho. Ainda pela Estrada Trancoso, entre na BA-986, para em frente encontrar a Estrada Arraial-Trancoso e seguir pela costa. Por este caminho, você foge da balsa e também ganha tempo.

Transporte em Trancoso

O meio de transporte que você mais vai utilizar em Trancoso são os seus pés. Mas não se assuste, porque além de muitos restaurantes e lojinhas serem próximos um dos outros, caminhar com o pé na areia, atravessando de uma praia para outra, é um convite muito especial para ver de perto as paisagens incríveis da região.

Quando o destino for mais longe, a dica é utilizar quadriciclo, táxi, moto-táxi, carro ou, até mesmo, lancha e ônibus. O transporte público é mais indicado para ir em lugares mais distantes (Arraial d’Ajuda, Caraíva e Praia do Espalho, por exemplo) já que eles não podem andar entre as praias ou até passar por algumas estradas.

Caso você opte por andar de carro por lá, apesar da estrada principal ser asfaltada, os trajetos menores que vão até as praias não são, portanto, exigem mais cuidado na hora de dirigir. Além disso, é difícil estacionamento, em alguns casos é necessário parar em propriedades privadas e pagar um valor a mais por isso. Mas, o carro é a opção que mais oferece autonomia e praticidade para acessar locais mais longes.

Dicas para aproveitar a praia

A variação da maré será crucial para você aproveitar as praias de Trancoso. Boa parte delas são melhores e mais belas com a maré baixa. A praia do Espelho, por exemplo, causará muito mais impacto com a maré bem baixa e a ausência dos ventos.

Se puder, consulte a tábua de marés ou pergunte aos pescadores. Na tábua, use Ilhéus como referência para as praias de Trancoso. As melhores piscinas naturais costumam estar em marés abaixo de 0,5 m.

Seguro viagem para Trancoso

Contratar um seguro viagem para Trancoso é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Trancoso

Quer garantir uma passagem para Trancoso com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Trancoso?

Durante o dia, aproveite muito as praias incríveis da região e, quando escurecer, vá para o Quadrado aproveitar uma noite rústica em um dos tradicionais restaurantes do vilarejo. Veja mais sobre o que fazer em Trancoso.

Quais são os principais passeios em Trancoso?

As praias paradisíacas costumam atrair muitas pessoas para Trancoso. Além disso, o famoso Quadrado, com todo o seu charme de vilarejo, movimenta bastante a região também. Veja quais são os principais passeios de Trancoso.

Onde ficar em Trancoso?

As regiões próximas do Quadrado e das praias são as mais procuradas para ficar. Porém, elas podem ser as mais caras. As acomodações nas redondezas da Praia de Rio Verde, além de serem boas opções, são as mais em conta. Veja mais sobre onde ficar em Trancoso.

Quais os melhores hotéis em Trancoso?

O forte de Trancoso são as pousadas. No entanto, apesar de ser menor a oferta e com preço mais alto, há alguns hotéis sofisticados e com ótima infraestrutura, como, por exemplo, Casa La Torre Hotel Boutique, Hotel e Resort Villas de Trancoso, UXUA Casa Hotel & Spa e Rio Da Barra Villa Hotel. Confira mais sobre os hotéis em Trancoso.

Tem opções de pousadas em Trancoso?

Trancoso tem muitas opções de pousadas, como, por exemplo, Pousada Quarto Crescente, Pousada Calypso, Pousada Samambaia e Pousada Capim Santo. A maioria delas são com bastante verde, e área externa repleta de conforto para relaxar e aproveitar o dia. Confira recomendações de pousadas em Trancoso.

Quais os melhores airbnb em Trancoso?

Há várias casas, apartamentos e até chalés em Trancoso pelo Ainbnb, como, por exemplo, Casa Tranquila com Belo Jardim, Casa Bijou Chalé e Chalé com Vista do Mar. Veja mais opções de Airbnb em Trancoso.

Quantos dias ficar em Trancoso?

O recomendado é ficar pelo menos cinco dias no vilarejo. Leia mais sobre quantos dias ficar em Trancoso.

Como chegar em Trancoso?

O principal acesso da cidade é pelo aeroporto de Porto Seguro. Mas há outras rotas que podem ser feitas de carro ou ônibus, a partir de Eunápolis ou passando por Arraial d’Ajuda. Veja mais sobre trajetos para chegar em Trancoso.

Quando ir para Trancoso?

Carnaval, Réveillon, feriados prolongados e férias escolares são os períodos mais movimentados da cidade. Se você gosta da agitação, vá entre esses dias. Se procura algo mais tranquilo, procure ir na baixa temporada, a partir de abril. Confira mais detalhes sobre quando ir para Trancoso.

Melhor época para ir a Trancoso?

O clima de Trancoso é favorável à praia durante o ano inteiro. Porém, o verão costuma ser a época mais agitada e cara. A partir de abril, os preços começam a cair e o movimento diminui. Leia mais sobre a melhor época para ir ao vilarejo.

Quais as melhores praias de Trancoso?

As melhores praias do vilarejo baiano são: Praia dos Coqueiros, Praia dos Nativos, Praia de Trancoso, Praia de Rio Verde e Praia Rio da Barra. Confira mais detalhes sobre as praias de Trancoso.

Onde fica Trancoso?

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, fica no litoral sul da Bahia. Confira dicas sobre Trancoso.

Como se locomover em Trancoso?

Muitos passeios podem ser feitos a pé ou de bicicleta. Mas quando é um pouco mais longe, há táxi, moto-táxi e quadriciclos para se locomover por lá. Carros e ônibus também são opções de locomoção, porém, em algumas praias, o transporte publico não chega e é necessário pagar estacionamento. Leia mais sobre como se locomover em Trancoso.