As falésias multicoloridas com topos revestidos pelas casas brancas das Cyclades fazem de Santorini um dos cartões postais mais cobiçados entre os viajantes. Mas o grande forte da ilha grega na verdade são suas praias. E, para conhecê-las e curtir o destino em todo seu potencial, nós fizemos um roteiro em Santorini ideal para quem vai ficar de 1 a 4 dias por lá. Assim, você garante que vai conhecer os principais pedacinhos desse paraíso.

No entanto, vale ressaltar que Santorini não é uma ilha super cheia de atividades. É um local mais para descansar, curtir a paisagem oceânica e aproveitar as incríveis piscinas de borda infinita – ou seja, é um destino adepto da definição de “férias perfeitas” no seu estado mais natural.

Aliás, um dos detalhes que fazem toda diferença em uma viagem para Santorini é a escolha do hotel. Ficar em uma boa acomodação faz toda a diferença, principalmente se a sua viagem for em casal. Um dos musts por lá é ficar em um hotel romântico e com boa vista – um investimento que muda completamente as férias na ilha.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: o roteiro em Santorini. Role a tela para baixo e confira os detalhes do itinerário que elaboramos para quem vai curtir a ilha.

Roteiro em Santorini resumido

Confira um resumo do roteiro em Santorini:

  • Dia 01: Chegada em Santorini.
    Caminhe por Kamari e Oia e conheça a região, as lojinhas, e restaurantes. Finalize o dia com o famoso pôr do sol (dica: ao reservar um hotel com vista, você pode ver o entardecer de lá mesmo).
  • Dia 02: Passeio de barco.
    É possível reservar essa atividade para o período da manhã ou da tarde, quando já combina com o horário do pôr do sol, para assistir ao fenômeno em alto mar.
  • Dia 03: Dia de conhecer praias e apreciar paisagens.
    Explore a ilha no sentido Kamari – vá para Thera, Perivolos, Red Beach, Ophiras e Pireus, onde é possível ver outro pôr do sol incrível.
  • Dia 04: Saída de Santorini.
    Do porto de Thera, siga para o próximo destino.

Mapa do roteiro em Santorini

Roteiro em Santorini de 1 a 4 dias

1º dia em Santorini

Comece seu roteiro em Santorini conhecendo Oia. É a região mais conhecida da ilha, e por isso a mais movimentada. O lugar é propício para passear a pé e se perder pelas lojinhas e restaurantes das vielas. Muita gente coloca o pôr do sol de Oia como um dos grandes pontos na lista de o que fazer em Santorini Grecia (e com toda razão). Porém, nós temos algumas considerações importantes.

#AnotaAí: Se você quiser ver o pôr do sol lá, tem que se programar com muita antecedência. Uma dica é fazer reservas em restaurantes concorridos que têm vista privilegiada para o entardecer, como o Kastro Oia. Já se você quiser um plano B para fugir das multidões, ver o pôr do sol em outras regiões também é muito bonito – como em Imerovigli, que falamos abaixo.

Outra dica importante, se você está pensando em se hospedar em Oia – onde fica um dos hotéis mais incríveis do local -, tenha em mente que é uma região difícil de parar o carro. Por isso, veja se o seu hotel tem estacionamento.

Costa de Oia, um dos locais para visitar durante o roteiro em Santorini
Oia é um charme e sempre surpreende os viajantes – Foto: James Ting via Unsplash

2º dia em Santorini

Que tal começar o segundo dia com um passeio de barco em Santorini? Se você conseguir ir durante o pôr do sol, o passeio é ainda melhor, mas é preciso reservar com antecedência, pois o horário é super disputado.

Uma boa dica para embarcar são os catamarãs da empresa Sunset Oia Sailing Cruises, com equipe que busca os viajantes no hotel para o passeio. Quem vai no turno da manhã fica até 14h da tarde com a equipe, inclusive almoçando no barco. Tudo é feito lá mesmo, e a refeição inclusa no pacote é deliciosa, além de ser acompanhada por bebidas como água, vinho, sucos e refrigerantes, também inclusos. A única coisa que não tem é cerveja.

O itinerário do passeio de barco em Santorini passa por The Red Beach, The White Beach, Pharos – Indian Rock, Hot Springs, Palea Kameni e Caldera.

Mar com barquinho explorando a costa, um dos passeios do roteiro em Santorini
Essa imensidão azul merece um bom passeio de barco – Foto: Claudia Aguilar via Unsplash

3º dia Santorini

O terceiro dia pode ser aproveitado para explorar ainda mais a ilha. Siga em sentido a Kamari, faça uma primeira parada em Thera Antiga, e depois passe por Perivolos e pela Read Beach. Por fim, o dia pode ser finalizado com chave de ouro apreciando o pôr do sol no Farol de Akrotiri.

Pôr do sol no Farol de Akrotiri, em Santorini
O pôr do sol no Farol de Akrotiri é deslumbrante – Foto: faceless ekone via Unsplash

Lugares imperdíveis do roteiro em Santorini

Os nomes dos locais em grego são um pouco complexos, e ainda mais com a escrita tradicional. Se você ficou um pouco confuso com as nomenclaturas do roteiro em Santorini, os principais pontos turísticos estão listados abaixo. Assim, fica bem mais claro os lugares que foram citados, para que seu percurso seja definido certinho antes da viagem.

Thera Antiga

A antiga Thera (também chamada de Thira ou Fira) é um dos pontos mais altos de Santorini. Para lá, levar tênis para fazer trekking é essencial, já que saindo de lá você tem a opção de andar por 1 hora até um dos pontos arqueológicos da ilha, ou 2 horas para chegar na praia de Perivolos.

Uma boa dica é estacionar em Kamari porque lá tem o ponto mais próximo de Thira Antiga. Na alta temporada, fiquei atendo aos estacionamentos que costumam lotam rápido.

A partir desse ponto, é preciso subir a pé. Se você não estiver afim de trilha, basta subir um pouquinho que você já vai conseguir uma vista panorâmica incrível, sem precisar gastar horas de caminhada.

Vista de Thera, capital e um dos lugares imperdíveis do roteiro em Santorini
Thera, a capital de Santorini – Foto: Xuan Nguyen via Unsplash

Perissa e Perivolos

Perissa e Perivolos são duas praias que dividem a mesma faixa de areia, como Ipanema e Leblon.

Por lá dá para curtir o dia em uma das espreguiçadeiras com guarda sol disponível na praia. Algumas são gratuitas, outras exigem uma consumação mínima, ou mesmo o pagamento de uma taxa para sentar.

A água da praia é linda, mas bem gelada – esteja avisado. Na orla existem diversos restaurantes e alguns hotéis. Para o almoço, o restaurante 41 Forty One, em Perivolos vale muito a pena.

Se você estiver procurando opções de hotéis na região, vai ver que os preços são muito mais baratos. As opções de hospedagem nesta área tem vista para o mar, porém não tem vista para a caldeira (que é a grande atração da ilha) nem para o pôr do sol.

Orla da praia de Perissa, em Santorini
A praia de Perissa é uma das principais em Santorini – Foto: Norbert Nagel via Wikimedia

Red Beach

Próxima parada: Red Beach. É uma praia com cores surreais, incluindo falésia e areias vermelhas. Uma erosão na rocha formou esta paisagem semelhante à imagem que temos de Marte.

Vale a pena vê-la de longe, seja em um passeio de barco ou pelo mirante no alto da falésia. A água é linda, transparente e o solo é de pedrinhas. Tem estacionamento para os carros, mas durante a alta temporada lota bem rápido.

A Red Beach, em Santorini, com falésias vermelhas
Falésias vermelhas características do local – Foto: Ronak Mokashi via Unsplash

Imerovigli

Imerovigli é uma região com vários hotéis e restaurantes. Fora isso, não há nenhuma atração por perto. É um ótimo bairro para se hospedar e uma das regiões mais caras também. Por lá, o entardecer também é fenomenal, com vista para a Caldera e também para Oia.

Vale a pena ver um pôr do sol por lá, reservar um restaurante, ficar nas piscinas de borda infinita e curtir a vista panorâmica do local. Além disso, por ser uma região mais vazia, você não vai disputar espaço para apreciar o fim da tarde. É uma opção mais tranquila e confortável para essa hora do dia.

Pessoa em piscina com vista para o mar da Grécia em Imerovigli
Uma das paisagens mais características de Santorini é apreciada em Imerovigli – Foto: Hello Lightbulb on Unsplash

Wine Museum – Passeio pelas vinícolas 

Para quem não sabe, os vinhos de Santorini são ótimos! Por lá, existem várias vinícolas que valem o passeio. Para quem gostou da ideia, o Wine Museum é uma boa indicação, com um tour contando a história do vinho na ilha. No fim, há degustação de 4 vinhos.

As principais vinícolas para conhecer em Santorini são: Artemis Karamolegos Winery, Venetsanos Winery e a Domaine Sigalas.

Vinhos diversos no Santo Wines
Vinhos do Santo Wines, em Pyrgos, Santorini – Foto: Kandukuru Nagarjun via Flickr

Caldera View Point

Pode colocar na listinha de o que fazer em Santorini Grecia. O Caldera View Point é um mirante com uma vista e tanto! Lá em cima, tem um café que vale a parada também. Para chegar lá, é só colocar no Google Maps “Caldeira View Point” e partir para a visita.

Vista da Caldera, em Fira, um dos principais lugares para ver no roteiro em Santorini
A vista da Caldera em Fira – Foto: Dietmar Rabich via Wikimedia

O que provar em Santorini Grécia 

Um bom roteiro que se preze deve também ter indicações das comidas típicas mais indispensáveis para os viajantes degustarem, não concorda? A lista a seguir indica as iguarias mais deliciosas que você vai encontrar para experimentar em Santorini.

Ah, e vale também ressaltar que os preços de restaurantes na Grécia costumam ser razoáveis. Os pratos saem em torno de 9 a 20 euros, sendo uma média de 35 euros gastos por refeição. Alguns vinhos locais muito bons são encontrados por 12 euros. Para quem quiser um lanche mais econômico, gostoso e rápido, o gyros é uma boa dica.

  • Moussaka: Prato típico grego feito com berinjela, carne e batata
  • Pita gyros: Uma espécie de kebab grego – muito gostoso e muito barato (cerca de 2 euros)
  • Vários tipos de salada grega: Saborosas, acompanhadas de queijos locais tipo feta e cabra
  • Azeitonas e azeites: Sempre na mesa, claro!
  • Tzatziki: Molho feito com iogurte, muito gostoso
  • Vinhos e cervejas: Além dos vinhos locais, destaque para as cervejas Beptina, Mythos e Fix
Pita gyros em Fira
Gyros no pão pita, do Lucky Souvlaki, em Fira – Foto: whereisyourtoothbrush via Flickr

Onde ficar em Santorini

Como já mencionamos anteriormente, além do roteiro em Santorini, uma outra parte fundamental do seu planejamento de viagem é decidir pela hospedagem ideal. Isso porque um bom hotel, em localização privilegiada, pode fazer muita diferença na sua experiência pelo destino.

A ilha tem algumas regiões principais para se hospedar: o vilarejo de Oia, Imerovigli e Thera. Veja alguns hotéis que indicamos:

Piscina do hotel San Antonio, de borda infinita e com vista para o mar
Que tal essa piscina infinita com vista do San Antonio? – Foto: divulgação

Como se locomover em Santorini 

Santorini é uma ilha pequena. É possível atravessá-la de ponta a ponta em cerca de 1 hora de carro. Por isso, muita gente opta em alugar scooters ou quadriciclos, que levam uma grande vantagem quando o quesito é estacionamento. As vagas na ilha são super concorridas, principalmente se você se hospedar na região de Oia.

Mas o carro também tem vantagens. Por exemplo, de moto ou quadriciclo, é mais difícil transportar bagagens. O carro também protege do sol, que é bem forte na Grécia. Se você alugar uma scooter ou quadricíclo, se prepare para voltar naquele bronze para o Brasil (mas não esqueça do protetor solar!). Por fim, de carro é mais fácil de navegar com Waze ou Google Maps.

Não existe Uber na ilha, e existem poucos táxis. Uma corrida do aeroporto para o hotel em Imerovigli sai de 30 a 40 euros.

Para alugar o seu veículo, recomendamos a plataforma online Rent Cars. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena! – VER PREÇOS

Santorini – Guia de viagem completo

Não é segredo que Santorini atrai multidões durante grande parte do ano, e que é sim uma das ilhas mais cheias da Grécia. A boa notícia é que a ilha ainda usa bem este posto de “queridinha”.

A tradicional vila de Oia (a pronúncia é “ía”) é a mais movimentada, onde vale a pena se perder pelas vielas e se deixar levar entre lojas, restaurantes e hotéis. A ilha ainda possui outros segredos, como excelentes vinícolas, cervejarias e algumas das melhores acomodações entre as ilhas da Grécia.

Outro grande destaque da viagem à ilha é o pôr do sol inesquecível, que rende fotos icônicas de viagem, além de uma lembrança da paisagem que você vai levar consigo pelo resto da vida, ansiando por repetir a experiência. Quando a hora do espetáculo natural chega e o sol se põe, não há um visitante sequer que deixe de apreciar os reflexos no mar e o brilho do alaranjado nos penhascos. Não há como negar: o entardecer é definitivamente a grande atração da ilha.

Parte de Santorini e do mar da Grécia
Santorini encanta viajantes de todo mundo – Foto: Anthony DELANOIX via Unsplash

Seguro viagem para a Grécia

Contratar um seguro viagem para a Grécia é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que obrigada a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico hospitalar de no mínimo 30 mil euros. – VER PREÇOS

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Passagens aéreas para a Grécia

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Barcelona, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena! – VER PREÇOS

Chip de internet na Grécia

Ficar sem internet é quase impossível nos dias de hoje. Para aproveitar o destino usando aplicativos de transporte e outras facilidades online, ter uma boa conexão móvel é fundamental. Para isso, basta comprar um chip internacional de uma empresa de confiança, como a America Chip. Nós usamos muito nas nossas viagens e adoramos! – VER PREÇOS

Leia também mais dicas sobre chip:

Perguntas frequentes

O que fazer em Santorini?

Santorini é uma ilha voltada para férias relaxantes, sendo interessante conhecer por lá praias como Perissa, Perivolos e a Red Beach. Veja dicas para montar seu roteiro em Santorini.

Quantos dias ficar em Santorini?

Cerca de três dias são o suficiente para conhecer os principais pontos de interesse em Santorini, com o quarto dia de viagem servindo para a partida para outro destino. Confira o roteiro em Santorini completo.

O que fazer em Santorini em 1 dia?

Com um só dia para conhecer a mais famosa das ilhas gregas, passeie a pé por Oia, e não deixe de prestigiar o pôr do sol na região. Veja mais dicas no post roteiro em Santorini.

O que fazer em Santorini em 2 dias?

No segundo dia de viagem por Santorini, uma ótima ideia é partir em um passeio de barco pelas praias da ilha – algumas só são acessíveis dessa forma. Veja outras dicas de roteiro em Santorini.

O que fazer em Santorini em 3 dias?

Com três dias para explorar a ilha, uma boa pedida é percorrer de carro outras praias e lugares de interesse no território. Finalize com o pôr do sol no Farol de Akrotiri. Confira nosso roteiro em Santorini completo.