A França é um dos países mais diversificados da Europa. Veja aqui o que visitar na rota de Castelos do Vale de Loire, nossa sugestão do que fazer além de Paris.

Um dos programas mais legais para se fazer na França além de Paris é visitar os castelos no Vale de Loire. Apesar de ser possível organizar excursões programadas e até day-tours, recomendo o aluguel de um carro, pois os castelos são grandes e seria uma pena ter que se preocupar com horário.

Tanto em Chenonceau quanto em Chambord, os castelos principais desse post, é possível fazer um passeio de barco super romântico, então definitivamente um tour limitaria muito a liberdade de visita! #reallifefairytale

Onde ficar no Vale de Loire

Nós nos hospedamos num hotel estilo pousada excelente chamado Auberge de l’École, em Pontlevoy. Além do café da manhã impecável, o restaurante do hotel também é muito bom e conhecido na região. Os quartos são todos românticos, um verdadeiro charme!

castelos no vale de loire

Quarto do Hotel

castelos no vale de loire

Café da manhã no hotel

Pontlevoy é uma cidade minúscula, de passagem, mas sua localização é perfeita para os castelos. De Pontlevoy à Chambord são aproximadamente uns 40 minutos e à Chenonceau aproximadamente 20 minutos.

O que fazer no Vale de Loire

Château de Chambord: construído no século XVI durante o reinado de François I, Chambord continua sendo até os dias de hoje um dos maiores castelos do Vale de Loire. Graças à seus 5440 hectares, constitui também o maior parque florestal fechado da Europa.

É interessante aqui ver a diferença em relação à outros castelos franceses como Versailles e Vaux-le-Vicomte que possuem os famosos “jardins franceses”, enquanto em Chambord tem-se apenas uma vasta área verde.

castelos no vale de loire

Com um exterior bem bonito e seu interior mobiliado, o Castelo de Chambord é sem dúvida impressionante. Ao lado de sua entrada existem vários restaurantes a preços acessíveis, o que facilita bastante a visita tornando possível passar o dia inteiro lá. Nós optamos pelo restaurante La Cave des Rois e gostamos.

A única coisa que não recomendo em Chambord é o áudio-guia: ele foca na descrição da arquitetura do Castelo e deixa a desejar no que diz respeito à história do local.

castelos no vale de loire

Área verde do Castelo Chambord

Château de Chenonceau: o castelo mais fofo do mundo #inlove. Construído sobre uma ponte em cima de um rio, Chenonceau é conhecido como o Château des Dames, ou Castelo das Mulheres, graças ao protagonismo feminino em sua história.

Um bom exemplo desta história: Henri II ofereceu o castelo à Diane de Poitiers, sua amante, mas quando ele morreu, Catherine de Médicis – a mulher oficial – que não estava nem um pouco contente com o que havia passado, pediu o castelo de volta #drama #revenge

castelos no vale de loire

Chenonceau possui ainda um jardim bem pequeno, mas lindo de morrer #morrimastireifoto . Apesar de não ser tão mobiliado por dentro, vale muito a pena pegar o áudio-guia lá! Ah, lá também dá para alugar um barquinho e colocar o namorado pra malhar os braços no remo hahaha #casalfit

Dessa vez escolhemos almoçar na cidade fora do Castelo (Chenonceaux), porque nele só havia um restaurante de alta gastronomia (caro) e um outro buffet que vive lotado. Optamos assim pelo restaurante no quintal do Hostel du Roy, com comida boa e preço honesto.

castelos no vale de loire

Outras ideias de castelos no Vale de Loire

Château de Amboise: a apenas 20 minutos de Chenonceau, esse castelo apresenta uma arquitetura medieval e fica localizado bem no meio da cidade (de Amboise)!

É muito legal esse contraste de ver o desenvolvimento da cidade em seu entorno. Ah, no caminho para lá ainda demos muita sorte e nos deparamos com um maravilhoso campo de Girassóis.

castelos no vale de loire

castelos no vale de loire

Montrichard: fica a menos de 10 minutos de Pontlevoy na rota dos Castelos. É uma pequena cidade com um Donjon (a torre mais alta de uma fortaleza medieval) e uma tradicional cave de espumante chamada Monmusseau, onde é possível fazer degustação #chic.
Lá também tem um restaurante excelente onde comemoramos o aniversário do meu namorado ano passado, o Le Nanteuil.

castelos no vale de loire

Sem dúvida a França apresenta excelentes opções do que fazer além de Paris, e conhecer os castelos no Vale de Loire é uma delas, não é mesmo? 😉

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.