Separamos todas as dicas para você conhecer a avenida mais famosa de Barcelona, Las Ramblas. Confira tudo aqui!

Las Ramblas, em Barcelona, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizadas no começo do bairro Gótico e no coração da cidade velha, esta região é uma das mais repletas de turistas, compras e gastronomia. Vale a pena explorar esse local com calma e aproveitar cada oportunidade.

Aqui você encontrará pessoas do mundo inteiro, bancas de flores, o mercado de lã, artistas de rua, bares, restaurantes, museus, obras de arte, teatros e muito mais.

>> Leia mais dicas O que fazer em Barcelona para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade.

Confira nosso guia com tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo Las Ramblas Barcelona.

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Parte de Las Ramblas Barcelona
Parte de Las Ramblas Barcelona

Mapa Las Ramblas Barcelona

Las Ramblas Barcelona fica no bairro Gótico. É uma junção de diversas ruas, com uma larga calçada de pedestres no meio, que se estende por mais de 1 km. Ela liga a Praça Catalunya até o mar, no Mirador de Colón.

Os nomes das ruas que compõe Las Ramblas são, sucessivamente: Rambla de Canaletes, Rambla dels Estudis, Rambla de Sant Josep, Rambla dels Caputxins e Rambla de Santa Mònica.

Abaixo elaboramos um mapa com os principais pontos para visitar na avenida Las Ramblas Barcelona:

O que significa Las Ramblas?

Ramblas significa “leito do rio seco” ou avenida larga com grande movimentação de pedestres em uma ampla calçada central. Ambas as traduções fazem jus às Ramblas.

No século 19, o rio Malla ocupava o local antes de ser desviado, devido a construção da muralha do Raval. Hoje, a parte central da Rambla é dedicada exclusivamente aos pedestres, comércios e performances.


#ParaNãoEsquecer: O seguro viagem é obrigatório na Espanha.

A imigração não libera visitantes que chegam a Barcelona sem seguro viagem contratado. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% OFF, compare os preços e coberturas na SegurosPromo.


Como é a avenida Las Ramblas Barcelona

Las Ramblas é um conjunto de ruas com 1200 metros de comprimento que liga a Plaça Catalunya até o Mirador de Colom. Este último é um ponto histórico no qual supostamente Colombo apontou em direção às Américas pela primeira vez.

Antigamente, este local era o leito de um rio. Agora é um dos principais centros turísticos, ideal para compras e para curtir a gastronomia da cidade. La Rambla, ou Las Ramblas, também divide a cidade velha entre o El Raval ao sudoeste e a continuação do bairro Gótico, ao nordeste.

Por ser um ponto turístico, Las Ramblas contam com metrôs próximos, fast foods, terraços, cafés, floriculturas, barzinhos e performances artísticas de todos os tipos como mímicos, atores, músicos, etc.

Durante o dia o movimento é possível observar visitantes de toda a parte do mundo caminhando por aqui. Porém, fique atento, pois aqui é um dos pontos mais comuns de furto da cidade.

Uma das várias figuras curiosas que você vai encontrar nas Ramblas em Barcelona
Uma das várias figuras curiosas (estátua viva) que você vai encontrar avenida Las Ramblas Barcelona

Como chegar nas Las Ramblas?

Barcelona é uma cidade moderna e possui amplas opções de transporte para a todos seus pontos.

Anota as dicas de como chegar na avenida Las Ramblas Barcelona:

Ônibus:

  • Durante o dia – Linhas 14, 59 e 91
  • Durante a noite linhas – N9, N12 e N15 .

Metrô:

  • Estação Catalunya no início das Ramblas com acesso às linhas 1 e 3
  • Estação Liceu na metade das Ramblas com acesso à linha 3
  • Estação Drassanes no final das Ramblas com acesso à linha 3

Trem

  • Estação Catalunya no início das Ramblas com acesso às linhas R1, RG1, R3 e R4
Las Ramblas durante a noite - Foto: Katherine Price via Flickr
Las Ramblas durante a noite – Foto: Katherine Price via Flickr

Las Ramblas – O que fazer e Onde comer

Está em busca de uma comida autêntica mediterrânea? Vá até La Boqueria. Deseja comer tapas tradicionais? Las Ramblas oferece muitos lugares para você escolher.

Está com pressa e quer comer algo rápido para perder o menos tempo possível parado? Las Ramblas também está repleta de fast foods tradicionais das cidades cosmopolitas. Assim como opções árabes e asiáticas que são cada vez mais populares na Europa, como kebaberias e Wok to Walk.

Para compras nesta região você encontrará de tudo. Lojas como Zara, Mango, Nike, Loja do Barcelona, Loja do Real Madrid. A até incontáveis lojinhas de souvenires e produtos diversos para levar para casa.

Há muito que se fazer nos 1,2 km das Ramblas. Durante seu passeio por Las Ramblas você vai passar por alguns pontos bem interessantes

  • Font de Canaletes
  • Parróquia de la Verge de Betlem
  • Font de la Portaferrissa
  • Palau de la Virreina
  • Museu Eròtic de Barcelona
  • Mosaico de Miró
  • Jardí de la Casa Ignácio de Puig
  • Gran Teatre del Liceu
  • Plaça Reial
  • Mirador del Colom
  • La Boqueria
  • e ainda outros pontos para quem gostar de história e arquitetura

Abaixo selecionamos os principais pontos que recomendo fazer parte do seu itinerário das Ramblas:

Font de la Portaferrissa na avenida Las Ramblas
Font de la Portaferrissa
Plaça Reial
A Plaça Reial

La BoqueriaMercado Las Ramblas

Em 1835, houve um incêndio no Convento de São José causado por revolta popular. Em seu lugar, a cidade de Barcelona construiu uma praça e o mercado foi inaugurado no local.

Conhecido antigamente como Mercat de Sant Josep, La Boqueria é o mais famoso e antigo dos mercados Municipais de Barcelona. O Mercat de La Boqueria é um dos pontos imperdíveis da cidade.

Com mais de 250 estandes distribuídos em forma de labirinto, La Boqueria é um local perfeito para comprar frutos do mar, frutas, legumes, queijos e vinho e também para beliscar as iguarias locais.

Além das lojinhas também há jamóns, salames artesanais e diversos tipo de comida. Este mercado é um local perfeito para fazer uma boquinha.

Aproveite as lojas locais para conseguir vinhos excelentes na promoção. Curta os bares internos e aproveite para tomar uma taças de vinho ou cervejas para combinar com os petiscos oferecidos.

>> Leia mais dicas no nosso post La Boqueria Barcelona – Guia do Mercado Mais Famoso da Cidade.

Entrada do La Boqueria - Mercado Las Ramblas
A entrada do Mercado La Boqueria – Mercado Las Ramblas em Barcelona
Frutas no La Boqueria - Mercado Las Ramblas
Frutas, legumes e muito mais no La Boqueria
Peixes no La Boqueria - Mercado Las Ramblas
Pescado e frutos do mar no La Boqueria

Parróquia de la Verge de Betlem

Um dos pontos históricos das Ramblas, no coração de Barcelona, esta paróquia em estilo barroco construída em 1555. Foi a primeira casa dos Jesuítas na Catalunya e a sede do Colégio Universitário.

Embora tenha sofrido alguns incêndios graves em sua história, foi restaurada e abriga 10 capelas laterais. Na fachada principal, você pode observar o nascimento de Cristo. Nas laterais, o estilo barroco fica distinto com a imagem de São Francisco Xavier.

No interior, alguns pontos são memoráveis. Entre eles a cerâmica do dossel feita por Manel Padrós e o tabernáculo com a capela do Santíssimo Sacramento. Os óleos da Capela da Virgem dos Abandonados e a porta do menino Jesus que inspirou o artigo ”O Jesus da Rambla” feito por Cinto Verdaguer, também valem o destaque.

Parróquia de la Verge de Betlem - Foto: Catalonia Sacra
Parróquia de la Verge de Betlem – Foto: Catalonia Sacra

Casa Bruno Cuadros

Las Ramblas é um pedaço do mundo muito especial. Além de mostrar o passado, também expõe como os tempos modernos contribuíram para aumentar ainda mais a grandeza desta cidade.

A Casa Bruno Cuadros, verdadeira alegoria do Orientalismo, foi no passado uma loja de guarda-chuvas. O estilo próximo do modernismo, com a cor e delicadeza das suas decorações, fazem deste edifício uma parada obrigatória.

Combinando elementos pré-modernistas com outras culturas, o edifício é super eclético. As varandas e a galeria no último andar possuem referências egípcias. A fachada com sgraffitos e vitrais lembram guarda-chuvas e ventiladores de ferro fundido.

Na loja, o orientalismo também permeia o exterior. Caracterizado por trabalhos de carpintaria, vidros pintados e pinturas com caracteres desenhados a partir de pratos japoneses.

O elemento mais marcante é, no entanto, o grande dragão de ferro forjado chinês. Ele se projeta na fachada, segurando um guarda-chuva como pretexto para a loja.  

Após a finalização das reformas de 1980, o local icônico da famosa loja de guarda-chuvas foi convertido em uma agência bancária.

Parte externa da Casa Bruno Cuadros
Parte externa da Casa Bruno Cuadros
O dragão de ferro forjado chinês na faixada da Casa Bruno Cuadros
O dragão de ferro forjado chinês na faixada da Casa Bruno Cuadros

Gran Teatre del Liceu

O Gran Teatre del Liceu é a casa de Ópera de Barcelona. Local de inúmeros espetáculos líricos e performances de balé desde 1847.

Com ambientes refinados decorados no estilo Florentino, o esplendor arquitetônico é, desde seu início, complementado com a apresentação de ícones da música como Wagner, Puccini, Mussorgsky, Tchaikovsky, Stauss, Stravinsky, Mozart.

Atualmente, os maiores compositores e maestros da atualidade se apresentam aqui. Inclusive, as maiores companhias de dança, como o Balé Russo de Diaghilev, se apresentaram aqui.

É o local perfeito para quem procura história, como para quem busca uma performance inesquecível.

Com capacidade para mais de duas mil pessoas, é uma das maiores casas de ópera da Europa.

Quando visitar, não perca o salão de espelhos, com suas majestosas pinturas no teto e textos sobre arte e música inscritos nas paredes. Admire também a estátua da Musa da Música criada por Venanci Vallmitjana.

Gran Teatre del Liceu nas Ramblas
Gran Teatre del Liceu nas Ramblas

Mirador del Colom

O Mirador del Colom é considerado o local onde Colombo primeiro apontou em direção às Américas. Porém, para o olhar treinado, a direção apontada não é bem para as Américas, mas sim para a África.

Interpreta-se, então, que o navegador apontou para o mar que levaria até o caminho necessário para chegar às Américas e não para o destino em si.

Você pode visitar o Mirador localizado nos pés da estátua de Colombo. Este é um famoso local para fotos. Não é à toa, oferece uma vista panorâmica e tanto.

Ao norte, o bairro Gótico, Catedral e as Ramblas. Se olhar ao leste vai ver o mar, a marina olímpica e o fórum moderno. Mais ao sul a colina de Montjuic e a oeste o parque Collserola.

Ingressos custam a partir de 6 euros. Aberto das 8h30 as 20h30 (último acesso as 19h30)

Mirador del Colom

Onde ficar em Las Ramblas Barcelona – Indicação de hotéis

Como Las Ramblas é uma região bem turística, ficar nessa região pode ser bem movimentado e barulhento durante todo o ano. Uma comodidade é que região conta com uma ótima estrutura de metros, trem e ônibus.

Andar a noite na região é seguro, só fique atento com alguns “ladrões de carteiras”. Eles furtam visitantes distraídos, que param para assistir as apresentações de artistas de rua.

>> Leia também nosso post com mais dicas Onde ficar em Barcelona – As Melhores Regiões e Hotéis.

Abaixo selecionamos alguns hotéis que certamente agradarão todos os gostos, bolsos e estilos de viajantes.

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade. Consulte sempre o site do Booking.com para verificar os preços atualizados.

Hotel Museu Bagués ($$$)

O que vale a pena: Uma opção luxuosa, refinada e sofisticada nas Ramblas

O Hotel Museu Bagués conta com museu interno e é ideal para hóspedes em busca de um serviço ímpar e personalizado.

Os destaques são o spa e o Museu de Jóias que ostenta peças da coleção, o terraço com piscina, solário e o restaurante La Terraza de Bagués

Os quartos são espaçosos, à prova de som, decoradas com o tema do hotel. Oferece máquina Nespresso, ar condicionado e TV e até duas pessoas podem desfrutar do quarto.

Diárias a partir de 190 euros*, café da manhã não está incluso.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Hotel Museu Bagués
rooftop Hotel Museu Bagués

Hotel Petit Palace Boqueria Garden ($$)

O que vale a pena: perto do Mercado da La Boqueria, este hotel encantador é um verdadeiro Oásis de paz e tranquilidade em meio às agitadas Ramblas.

Um dos hotéis mais bonitos da cidade, o Petit Palace Boqueria Garden une a modernidade com refinação e estilo. Possui um jardim de árvores centenárias, restaurante-bar no terraço e também há o restaurante interno para café da manhã e petiscos.

Perfeito para casais que busca um retiro romântico e também para a família, já que alguns quartos cabem até seis pessoas. As comodidades são iPad no quarto, ar condicionado, TV, Wi-Fi, aluguel de bicicletas e alguns quartos com sacada.

Diárias a partir de 110* euros com café da manhã incluso.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Hotel Petit Palace Boqueria Garden
restaurante no Hotel Petit Palace Boqueria Garden

Oriente Atiram Hotel ($)

O que vale a pena: Localizado ao lado do Teatro Liceu, bom custo-benefício e qualidade de serviço.

Um dos pontos interessantes do Oriente Atiram é o salão de café da manhã com teto de vidro. O buffet varia conforme o dia, mas nunca deixa a desejar que vem em busca do estilo catalão-ibérico de café da manhã.

Os quartos acomodam até 4 pessoas e possuem Wi-Fi gratuito, ar condicionado, TV e a café da manhã incluso.

Diárias a partir de 58 euros*, café da manhã não está incluso.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Oriente Atiram Hotel
area cafe Oriente Atiram Hotel

Kabul Party Hostel ($)

O que vale a pena: se você gosta de festas diárias, ótimo custo-benefício, localização invejável e gente animada esse é seu hostel.

O Kabul Party Hostel está localizado na Plaça Reial é ótimo para quem gosta de agito. Perfeito para quem tem pique suficiente para combinar festas diárias com passeios turísticos e deseja economizar um pouco aproveitando o café da manhã e jantar já inclusos no pacote, além do Wi-Fi gratuito.

Os quartos são grandes e possuem diversas opções. De suítes privativas para duas pessoas a quartos mistos de 3 a 24 pessoas e também quartos exclusivamente para mulheres. Você também encontrará um armário de segurança e espaço para carregar eletrônicos.

É um hostel um pouco barulhento, caso deseje noites tranquilas, veja outras opções onde ficar barato no post onde ficar em Barcelona.

Diárias a partir de 15 euros* com café da manhã e jantar incluso.

Veja os preços e disponibilidade e faça já sua reserva clicando aqui!

Kabul Party Hostel
Quarto Kabul Party Hostel

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Booking.com

O que você precisa saber antes de ir para Barcelona

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Barcelona, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO na Espanha

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para quem visita os 26 países participantes. Entre eles a Espanha. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

3) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: AMERICA CHIP

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional na AmericaChip. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

4) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Gostou das nossas dicas de Las Ramblas Barcelona? Deixe seus comentário ou dúvidas aqui que a gente sempre te ajuda…

Leia mais

O que fazer em Barcelona – Dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade

La Boqueria Barcelona – Guia do Mercado Mais Famoso da Cidade

Onde ficar em Barcelona – As Melhores Regiões e Hotéis

Seguro Viagem Espanha – Saiba Como e Onde Contratar

Onde comer em Barcelona – Dicas dos melhores restaurantes na cidade