Onde comer, onde beber e como aproveitar tudo que o melhor mercado de Barcelona tem a te oferecer.

Premiado mais de uma vez como o melhor mercado municipal europeu, La Boqueria Barcelona é o mais famoso e antigo dos mercados da cidade. São mais de 250 estandes distribuídos por 2500 metros quadrados em forma de labirinto. La Boqueria é um local que todo mundo que vai a Barcelona precisa conhecer.

Localizado em Las Ramblas, a rua mais famosa de Barcelona, vale a pena passar no mercado para passear, comer ou comprar produtos locais.

Conhecido originalmente como Mercat de Sant Josep, foi inaugurado em 1840 quando foi construído na praça que substituiu o Convento de São José, incendiado em 1835 por revolta popular.

Leia mais nossas dicas no post O que fazer em Barcelona para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade.

Entrada do La Boqueria vista de dentro do mercado, cheio de pessoas caminhando entre os stands. Foto de G0DeX via Flickr
La Boqueria cheio durante o dia – Foto: G0DeX via Flickr

Quer encontrar passagens baratas para Barcelona?
Encontre voos para a Espanha com descontos de até 35% todos os dias no Passagens Promo.


Com a inauguração do mercado, houve a centralização dos agricultores e comerciantes da região que, antes da destruição das muralhas medievais, vendiam seus produtos do lado de fora para evitar a cobrança de impostos. 

Atualmente, além das lojinhas vendendo produtos frescos, dentro da Boqueria há inúmeros estandes com frutos do mar cozinhados e temperados, jamóns, salames artesanais e diversos tipo de comida típica espanhola.

O mercado é um local perfeito para fazer uma boquinha ou aproveitar um dos diversos restaurantes localizados entre os estandes. Aproveite as lojas locais para conseguir vinhos excelentes na promoção. Caso queira brindar ali mesmo, visite um dos bares internos para beber uma boa taça de vinho ou cervejas e combinar com os petiscos oferecidos.

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Como chegar no mercado La Boqueria

Para chegar no Mercat de La Boqueria é muito simples. Pegue a linha 3 do metrô e desça na estação Liceu. Uma vez fora da estação suba a La Rambla no sentido Plaça Catalunya por 100 metros, vire à esquerda e estará no mercado. O mercado está localizado de frente para o Museu Erótico, do outro lado das Ramblas.

Onde comer no Mercado La Boqueria

São cerca de 300 stands e restaurantes distribuídos no espaço em formato de labirinto, assim fica fácil perder o foco, não é mesmo?

Por isso separamos algumas lugarzinhos onde comer e o que conhecer no mercado que irão te ajudar melhor. Com tantas opções você pode ficar perdido e sem saber o que vale a pena visitar no La Boqueria.

Dicas desde paradas estratégias para beliscar ou até caso queira sentar para comer alguma coisa e explorar bem o mercado.

Anota ai!

Bar Boqueria (Frutos do Mar)

Um restaurante de fusão catalã e espanhola situado no Mercado Boqueria há mais de 23 anos. O Bar Boqueria possui uma excelente seleção de tapas (aperitivos em espanhol), frutos do mar, sangria e cervejas excelentes para uma saborosa e prazerosa refeição. Não deixe de experimentar as ostras frescas e o polvo (pulpo) a galega. 

A carta de vinhos e drinks possui opções de todos os preços e certamente você encontrará uma opção ótima para combinar com seu prato e também com seu bolso.

Foto de espaço do Bar Boqueria no mercado em Barcelona, com pessoas
O Bar Boqueria – Foto: FB/bar.boqueria

El Quim de la Boqueria (Frutos do Mar)

Inaugurado há em 1987, El Quim é um restaurante famoso por seu café da manhã com frutos do mar, sanduíches até o meio dia, pratos saborosos e sobremesas caseiras.

Aproveite sua passada para experimentar as lulas a la Andaluzia fritas com maestria no local. 

Foto de esquina do stand onde funciona o Quim de la Boqueria
Esquina do Quim de la Boqueria – Foto: FB/elquimdelaboqueria

Pinotxo Bar (Frutos do Mar)

Aberto há mais de 60 anos, o Pinotoxo Bar é frequentado por artistas e ainda tem vários prêmios recebidos.

O bar é famoso pelas ostras, pelo gazpacho, escargot, pelos cogumelos e também pela incrível seleção de frutos do mar.

Uma opção levemente mais cara, porém é um dos melhores restaurantes da cidade. Aproveite seu tempo aqui. O café cortado é tido como o melhor da cidade.

Foto de tapa no Pinotxo Bar, no La Boqueria
Tapas, prato para degustar no Pinotxo Bar – Foto: FB/Pinotxo-Bar

Creps la Boqueria 

Crepes para todos os gostos. O Creps la Boqueria é extremamente popular entre famílias que não conseguem decidir onde comer e famílias que viajam com crianças.

Há também uma pequena seleção de tapas e alguns drinks.

El falafel de Shani (Vegano)

Você não come carne ou frutos do mar? Sem problemas! O La Boqueria Barcelona é considerado o melhor mercado municipal europeu também por sua diversidade alimentar. Basta ir até o stand 133-134 para saborear o saboroso falafel kosher produzido pela família Shani.

Foto de falafel vendido no mercado La Boqueria em Barcelona
Falavel vegano – Foto: El falafel de Shani site oficial

Onde fazer compras no Mercado La Boqueria

O mercado vai além de um ponto turístico ou restaurantes para visitantes. É, sim, um mercado municipal que abastece a cidade e tem de tudo um pouco.

Como tal, oferece ampla variedade de produtos e insumos para quem visita. Suas diversas lojas oferecem o que há de mais fresco na cidade em termos de frutas, legumes, frutos do mar, frios e comida local.

É certamente um mercado para todos os gostos. Selecionamos abaixo algumas recomendações sobre o que há de melhor para comprar no mercado.

Assim você via poder aproveitar ao máximo sua passagem por lá e garantir que você tenha uma experiência memorável

Foto de temperos a venda em mercado de Barcelona, com alho, pimentas, entre outras iguarias
Estande de venda de temperos – Foto: Stéphane Goldstain

Juani

Está em busca de frutos do mar? Este é outro lugar que oferece mariscos selecionados para comer enquanto explora o mercado e também para levar para cozinhar mais tarde. Não deixe de experimentar a pata de caranguejo e a lula provençal servidos aqui.

Estande com frutos do mar à venda no mercado La Boqueria Barcelona
Exposição à venda no Juani – Foto: www.boqueria.barcelona

Ramos Boqueria 1939

Um dos pontos altos deste mercado é a seleção vasta de frios. Em stands como este você encontrará o que há de melhor em jamón, salames recheados, salames temperados e outros tipos de frios tradicionais da região.

Foto de jámon do Ramos Boqueria, no mercado de Barcelona
Jámon no Ramos Boqueria – Foto: site oficial

Puerto Latino

Dentro da Boqueria é possível encontrar comidas de diversos países. Neste stand você encontra comida mexicana de qualidade para comer na hora ou para preparar mais tarde.

Imagem do estande Puerto Latino no mercado La Boqueria
O stand Puerto Latino – Foto: www.boqueria.barcelona

Jaime i Montse

Para quem busca uma opção mais saudável para combinar com seu passeio, este stand oferece uma ampla seleção de frutas, sucos naturais e também de doces para beliscar. 

Foto do estande Jaime i Montse no mercado de Barcelona
O estande Jaime i Montse – Foto: www.boqueria.barcelona

MAS

Por aqui você vai encontrar azeites, queijos e frios no mercado La Boqueria Barcelona. 

Estande MAS, com o melhor em azeites, queijos e frios no mercado catalão.
O MAS no mercado – Foto: Foto: www.boqueria.barcelona

La Carte des Vins

Como não poderia faltar em um mercado municipal europeu, nesta lojinha você existem ótimas opções de vinhos nacionais e internacionais, com preços competitivos.

Dependendo do dia também é possível participar de degustações.

Exposição de vinhos no La Carte des Vins
Seleção de vinhos no La Carte des Vins – Foto: www.boqueria.barcelona

Boket La Boqueria

Boket é o stand mais famoso de carne do mercado.

Aproveite a seleção de hambúrgueres, espetos e demais carnes prontas para comer ou em condições ideais para levar e cozinhar depois.

Estande Boket Boqueira com exposição de peças de carne à venda
Estande de carnes Boket – Foto: www.boqueria.barcelona

Vidal Pons

Com uma excelente seleção de fruta, nozes, frutas secas, verduras e legumes este local é muito comum entre os locais e turistas.

Diferentemente do Brasil, os países europeus não produzem tanta variedade destes produtos. Mercados como La Boqueria são indispensáveis para a importação e distribuição, geralmente vindas de países fora da Europa e muito apreciados pelos locais.

Seleção de frutas secas expostas no mercado La Boqueria em Barcelona
Seleção de frutas secas no Vidal Pons – Foto: FB/Vidal-Pons

#ParaNãoEsquecer: O seguro viagem é obrigatório na Espanha

A imigração não libera visitantes que chegam a Barcelona sem seguro viagem contratado. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% OFF, compare os preços e coberturas no SegurosPromo.


Horário Mercado La Boqueria

O mercado funciona de segunda a sábado das 8 da manhã até as 20h30. A entrada é gratuita.

Como fica em uma região bem turística, é uma boa opção para matar aquela fominha que surge no meio do passeio. 😉

Hotéis Onde ficar próximo ao Mercado La Boqueria

O Mercado a Boqueria fica próximo às Ramblas, por lá há diversas opções de acomodações para todos os bolsos e gostos. Separamos algumas ótimas opções para você aproveitar o mercado La Boqueria.

>> Leia mais dicas no nosso post Onde ficar em Barcelona – Melhores Hotéis e Regiões onde se Hospedar na cidade.

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

*Podem ocorrer alterações nos valores das diárias conforme a época do ano e disponibilidade.

>> Veja aqui todas opção onde ficar em Barcelona próximo ao Mercado.

  • Hotel Bagués ($$$) – é uma das opções mais luxuosas. O hotel conta com um museu. Diárias a partir de 198 euros* com café da manhã pago à parte.
  • Petit Palace Boqueria Garden ($$): A 3 minutos do Mercado da La Boqueria. Hotel é ideal para casais ou famílias. Opção de quartos e apartamentos completos que acomodam de 1 a 6 pessoas. Diárias a partir de 112 euros* com café da manhã pago a parte.
  • Oriente Atiram ($$): 3 minutos do Mercado La Boqueria Barcelona, o Oriente Atiram possui um preço competitivo e boa qualidade de serviço. Diárias a partir de 82 euros* com café da manhã incluso.
  • Kabul Party Hostel Barcelona ($): localizado a 5 minutos do La Boqueria este hostel é ideal para jovens e quem gosta de festas. Quartos espaçosos com opções de quartos compartilhados ou privativos. Diárias a partir de euros.
Foto de quarto do Hotel Bagués com cama ampla e armário
Quarto do Hotel Bagués – Clique na foto para verificar disponibilidade e fazer sua reserva
Foto de quarto no Petit Palace Boqueria Garden, em Barcelona, com decoração inspirada na literatura
O charmoso Petit Palace Boqueria Garden – Clique na foto para verificar disponibilidade e fazer sua reserva
Foto de quarto colorido com girassol na cama para os hóspedes, no Hotel Oriente em Barcelona
Quarto do Hotel Oriente – Clique na foto para verificar disponibilidade e fazer sua reserva
Foto de quarto compartilhado no Kabul Party Hostel
O Kabul Party Hostel – Clique na foto para verificar disponibilidade e fazer sua reserva

Quer ver todas as opções de hotéis em Barcelona nas datas de sua viagem?
As acomodações por lá são super concorridas e quanto antes reservar, mais barato você paga pela diária no Booking.com. Veja mais detalhes clicando nos preços do mapa:

Booking.com

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Barcelona

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?”

Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá?

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Barcelona, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Seguro Viagem para a Europa é OBRIGATÓRIO

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para quem visita os 26 países participantes. Entre eles, a Espanha. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Continue lendo sobre Barcelona