Luís Correia, no litoral do Piauí, possui belíssimas praias paradisíacas perfeitas para curtir os dias de sol em frente ao mar de águas azuis. Neste post você vai ver mais sobre a cidade e como aproveitar a sua estadia.

Repleta de praias paradisíacas e clima quente, o litoral do Piauí atrai turistas o ano todo. Sendo assim, Luís Correia é parada certa para quem busca descanso e dias de diversão à beira-mar. É o destino perfeito para curtir dias de sol, passeios nas dunas e se refrescar nas praias de águas cristalinas e calmas. Além de ser parada obrigatório para quem visita o arquipélago de Delta do Parnaíba e faz o roteiro da Rotas das Emoções.

A cidade também se destaca pela prática de esportes aquáticos, como barco à vela, surfe, kitesurf, wakeboard, esqui aquático e jetski. E aqueles que preferem um programa mais leve, só poder apreciar a belezas locais no passeio de quadriciclo pelas dunas dos Lençóis Piauienses já faz valer a viagem.

Outro fator que agrada bastante quem visita a região é a gastronomia local que conta com deliciosos aperitivos feitos com frutos do mar. Já pensou desfrutar de um saboroso petisco de camarão bem em frente ao mar?

Quer saber mais para poder viajar o mais preparado possível? Então, confira a seguir o nosso guia completo. 😎

O que fazer em Luís Correia

Vista da Lagoa do Portinho, em Luís Correia com dunas e lagoas.
Lagoa do Portinho, em Luís Correia – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

Luís Correia é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e lazer. A cidade conta com inúmeras atrações históricas, culturais e com as praias mais bonitas do Piauí, perfeitas para a prática de esportes de aventura. Em meio as dunas de areias claras unidas ao mar, ao rio e ao centro urbano, a Lagoa do Portinho, por exemplo, é parada certa para se refrescar e fazer passeios de lanchas e jet-ski.

Já a Árvore Penteada se tornou parada obrigatória devido sua caraterística peculiar. Esse tamarineiro cresceu de forma inclinada, por causa dos ventos fortes da região, se tornando uma atração única, localizada na PI-116, próxima à praia do Arrombado.

Outra atração famosa pelas belezas naturais, é a praia do Coqueiro. A mais conhecida da região, conta com areias claras, mar calmo e paisagens pontilhadas por coqueiros enormes. Já a praia do Atalaia é a mais frequentada pelos turistas, com águas rasas e calmas e uma enorme faixa de areia.

Confira abaixo algumas das principais atrações:

  1. Lagoa do Portinho
  2. Árvore Penteada
  3. Praia do Coqueiro
  4. Praia do Macapá
  5. Praia do Carnaubinhas
  6. Praia do Itaqui
  7. Praia de Maramar
  8. Praia de Atalaia
  9. Praia do Arrombado
  10. Lençóis Piauienses
  11. Rio Camurupim
  12. Porto de Amarração
  13. Igreja Bom Jesus dos Navegantes

Melhores praias em Luís Correia

Vista da Praia do Coqueiro com barcos à distâncias e dois homens ao fundo.
Praia do Coqueiro – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

As praias são a grande sensação de Luís Correia, pois são conhecidas pelas águas cristalinas, mornas e uma rica fauna marinha. Permitindo, assim, momentos memoráveis de descanso e lazer em seu passeio pelo Nordeste.

A praia do Coqueiro é umas das mais procuradas na região por suas paisagens naturais, pelas muitas opções de passeios e por ser um cantinho aconchegante para descansar. Além de ser uma praia muito bonita com belas piscinas naturais e perfeita para a prática de esportes aquáticos.

Pouco conhecia pelo público, a praia de Macapá é bastante frequentada por praticantes de kitesurf e para quem procura tranquilidade e boa comida nordestina. A praia conta com maré baixa e bancos de areia que parecem dunas conectadas pela água.

Afastada do centro urbano, a praia do Maramar é uma praia com beleza paradisíaca e muito procurada para a prática de kitesurf, sem contar que possui uma boa infraestrutura de hospedagens para receber seus viajantes.

Considerada o cartão-postal da cidade, a praia do Atalaia é uma das mais frequentadas pelos turistas e super recomendada para crianças e idosos pelas águas calmas e rasas. Já a praia de Carnaubinhas é formada por água calma em tom esverdeado e piscinas naturais, perfeita para quem busca tranquilidade durante as férias.

Pouco visitada pelos turistas e considerada a mais bonita da cidade, a praia do Arrombado possui águas cristalinas, pequenas dunas de areia movediça e condições ideais para a prática de esportes aquáticos. E a praia do Itaqui é um verdadeiro refúgio, com mar de águas calmas, dunas, falésias e piscinas naturais. É um praia praticamente deserta, ideal para quem busca sossego.

Confira nossa lista das principais praias em Luis Correia:

  • Praia do Coqueiro
  • Praia do Macapá
  • Praia de Maramar
  • Praia de Atalaia
  • Praia do Arrombado
  • Praia do Carnaubinhas
  • Praia do Itaqui

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar em Luís Correia

A cidade conta com uma ampla seleção de hospedagens que vão desde hotéis, pousadas, chalés e casas de temporada até resorts. Além de contar opções perto das praias ou do centro, assim, o melhor lugar para se hospedar em Luís Correia vai depender de onde você prefere ficar.

Sabendo disso, já separamos abaixo quais são as algumas das melhores estadias da região, independente do tipo de hospedagem ou de quantas pessoas estarão na viagem. Confira abaixo:

Hotéis em Luís Correia

Piscina do  Hotel Amarração em Luís Correia.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Amarração 

Os hotéis em Luis Correia possuem boas acomodações, serviço de quarto adequado e qualidade no atendimento. Além de disporem de boa localização próxima às praias. Veja algumas alternativas abaixo:

Veja todas as opções de hotéis em Luís Correia.

Pousadas em Luís Correia

Quarto da Pousada das Flores.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada das Flores

Há um leque de opções de pousadas em Luís Correia. A maioria conta com excelentes acomodações equipadas com ar-condicionado, wi-fi e TV de tela plana, jardim e estacionamento privativo. Confira abaixo as opções selecionadas:

Veja todas as opções de pousadas em Luís Correia.

Chalés em Luís Correia

Vista da piscina da Casa Della  em Luís Correia.
Clique na imagem e faça sua reserva na Casa Della 

Para quem busca conforto, privacidade e proximidade com o mar, os chalés em Luís Correia são uma ótima sugestão. Confira abaixo algumas acomodações que atendem esses requisitos:

Veja todas as opções de chalés em Luís Correia.

Resorts em Luís Correia

Piscina do Aimberê Eco Resort Hotel em Luís Correia.
Clique na imagem e faça sua reserva na Aimberê Eco Resort Hotel

Há duas sugestões de resorts em Luis Correia que estão pertinho do mar e contam com excelente infraestrutura e ótimas opções de lazer interno, incluindo praia, parque aquático, sala de jogos e restaurantes. Confira a seguir quais são elas:

Veja todas as opções de resorts em Luís Correia.

Aluguel de temporada em Luís Correia

Vista da piscina da Sombra do Coqueiro Villas - 150m da Praia.
Clique na imagem e faça sua reserva na Sombra do Coqueiro Villas

Outra boa alternativa de hospedagem, são as casas de temporadas em Luís Correia. Ideais para quem quer viajar com a família e deseja ter mais privacidade e comodidade. Confira a seguir essas opções:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Luís Correia.

Onde comer em Luís Correia

Prato Ariacó Carlitu’s do  restaurante Barraca Carlitu’s em Luís Correia.
Ariacó Carlitu’s, restaurante Barraca Carlitu’s Foto: Divulgação oficial via Facebook

A gastronomia piauiense conta com uma forte influência indígena e africana que é apresentada nos seus temperos e pratos, como a carne de sol e o baião de dois. Além de apresentar diversos pratos com muitos frutos do mar, como o caranguejo e o peixe fresquinho que são bastante presentes na culinária regional.

Aqueles que gostam de apreciar a gastronomia local podem se dirigir ao Barraca Carlitu’s e experimentar o prato Ariacó Carlitu’s. Acompanhado por um molho especial de camarão, pirão, baião de dois no capricho, saladinhas e batata doce. Uma verdadeira delícia!

Agora, se você prefere apreciar uma boa comida com uma vista linda de frente para o mar, a indicação é o Sunset Bar e Restaurante. O local é conhecido, principalmente, pelos frutos do mar. Um dos principais pratos são arroz com camarão, carne de sol do sertão e pargo frito.

Veja abaixo nossa seleção de alguns dos melhores lugares para comer em Luís Correia:

  • Barraca Carlitu’s
  • Sunset Bar e Restaurante
  • O Alemão
  • Sabor nordestino do italiano

Quando ir para Luís Correia

A cidade de Luís Correia é perfeita para ir o ano inteiro. A temperatura média varia de 25ºC a 30ºC, chegando a 20ºC no inverno e circulando na casa dos 35ºC no verão. No entanto, é de maio a agosto a estação seca, ou seja: a alta temporada que atrai turistas do país todo em busca de dias quentes.

Já entre dezembro e maio é considerada a baixa temporada, e por isso o fluxo de turistas cai, uma vez que é a temporada de chuvas e as temperaturas caem. Entretanto, é nessa época que os rios e os lençóis piauienses ficam mais cheios. Então, para quem gosta de praticar kitesurf, surfe e outros esportes de aventura, é a temporada perfeita com ventos mais fortes.

Quantos dias ficar em Luís Correia

O município pode ser visitado em cinco dias, assim você aproveita melhor os passeios da região. Com isso, você pode curtir as tardes quentes de sol nas praias, visitar a Árvore Penteada e o Porto de Amarração, além de fazer o passeio de barco por Delta do Parnaíba.

Como chegar em Luís Correia

Há diversas maneiras de chegar até Luís Correia, Piauí. Entretanto o jeito mais simples de chegar é por meio de avião. Contudo, também é possível utilizar ônibus ou ir de carro, porém o tempo de chegada demora mais e os custos acabam sendo bem parecidos com a viagem aérea.

Confira abaixo os detalhes acerca de cada tipo de meio de transporte:

De avião

A cidade não possui aeroporto. Para chegar, você tem duas opções: descer no Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, que fica na cidade vizinha, ou no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, de lá você consegue pegar um ônibus ou um carro e seguir até Luís Correia.

Vale enfatizar que o Aeroporto de Parnaíba recebe voos diretos com saída de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI). Então, se você deseja sair da região sul e sudeste do país, vai precisar fazer uma conexão em um destes aeroportos.

De carro

Se você vai desembarcar no Aeroporto de Teresina e seguir de carro até Luís Correia, o percurso é um pouco longo. A viagem é feita pela BR-343 e conta com cerca de 350 km, em torno de cinco horas.

Agora, se você vai descer no Aeroporto de Parnaíba e só seguir de carro pela BR-343, um trajeto que dura 15 minutos, em torno de 12 km de distância.

De ônibus

Se você optar viajar de ônibus a viação Itapemirim faz o translado do sudeste até as principais capitais do estado de Piauí. E as viações Guanabara e Transbrasiliana realizam o trajeto de Fortaleza e outras regiões do nordeste até a cidade.

A viagem de Fortaleza até Luís Correia leva em torno de nove horas, dependendo do número de paradas pelo caminho. Já de Teresina até Luís Correia leva cerca de seis horas.

De Luís Correia até Parnaíba

Para quem está à passeio em Luís Correia, uma boa dica é aproveitar para dar um pulinho na cidade vizinha de Parnaíba, cerca de 15 minutos de carro. O município possui a linda praia da Pedra do Sal, um centro histórico no Porto das Barcas e conta com o famoso passeio em Delta do Parnaíba.

Transporte em Luís Correia

O melhor jeito de se locomover pela cidade é alugando um carro, assim você não vai precisar depender de táxis, que geralmente cobram preços caros. Vale ressaltar que o município conta com serviço de Uber.

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba fica na divisa dos estados do Piauí e do Maranhão, sendo um rio que se abre em cinco braços indo ao encontro do mar, formando mais de 70 ilhas. Um verdadeiro santuário ecológico. É uma área de proteção ambiental que conta com espelhos d´água, dunas, mangues, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas.

Os passeios pelo local são feitos por embarcações que saem do Porto das Barcas, em Parnaíba, e percorrem todo o trajeto pontuando a riqueza da fauna e da flora da região. O Delta faz parte do roteiro do turismo da Rota das Emoções que conta com os destinos de Lençóis Maranhenses e de Jericoacoara.

Seguro viagem para Luís Correia

Contratar um seguro viagem para Luís Correia  é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Luís Correia

Quer garantir uma passagem para Luís Correia com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Luís Correia?

Luís Correia é uma cidade pacata no litoral do piauiense que oferece atrações e diversões para todas as idades. A região conta com praias lindíssimas, práticas de esportes radicais e momentos de lazer a beira-mar.

Quais são os principais passeios em Luís Correia?

Os principais passeios em Luís Correia são:
Lagoa do Portinho;
Praia do Coqueiro;
Praia de Atalaia;
Árvore Penteada;
Porto de Amarração;
Igreja Bom Jesus dos Navegantes… Confira mais informações.

Onde ficar em Luís Correia?

Existem ótimas opções de onde ficar em Luís Correia, tanto no centro quanto a beira-mar. Os destaques são a Vila Itaqui, a Pousada das Flores, a Casa Della e o Aimberê Eco Resort Hotel.

Quais os melhores hotéis em Luís Correia?

Os melhores hotéis em Luís Correia são a Vila Itaqui, o Hotel Amarração, o Rio Poty Hotel Praia e o Vilarejo Macapá Chalés. Conheça o guia completo.

Tem opções de pousadas em Luís Correia?

As melhores opções pousadas em Luís Correia são a Pousada das Flores, a Pousada Recanto dos Poetas, a Pousada Bellissima Italia e a Leão Beach Pousada. Veja mais detalhes sobre Luís Correia.

Quais os melhores casas de temporada em Luís Correia?

As melhores casas de temporadas em Luís Correia são a Casa Solar Araújo 100 do mar, o Palm Beach Casa de Veraneio, a Casa na praia com vista para o mar e a Sombra do Coqueiro Villas – 150m da Praia.

Quais os melhores chalés em Luís Correia?

Os melhores chalés em Luís Correia são a Casa Della, o Chaleville 1601 – Inigualável, o Residência Europa e o Chalé do Coqueiro.

Quais são as opções de resorts em Luís Correia?

As duas opções de resorts em Luís Correia são o Carnaubinha Praia Resort  e o Aimberê Eco Resort Hotel.

Quantos dias ficar em Luís Correia?

O tempo mínimo para ficar em Luís Correia é de cinco dias para fazer os principais passeios.

Como chegar em Luís Correia?

O jeito mais simples de chegar a Luís Correia é via aérea. Você pode optar por desembarcar no Aeroporto de Teresina e seguir os 350 km de carro ou de ônibus até a cidade. Ou descer no Aeroporto de Parnaíba e seguir um trajeto de 12 km de distância de carro ou de ônibus.

Quando ir para Luís Correia?

Os meses de maio a agosto são considerados o melhor período para visitar Luís Correia. É um período de alta temporada com dias quentes e muita diversão.

Melhor época para ir a Luís Correia?

A melhor época para visitar Luís Correia é durante maio e agosto, quando o clima é seco e quente, perfeito para aproveitar as praias da cidade. Agora, para aqueles que gostam de praticar esportes radicais, os meses de agosto a dezembro são a temporada perfeita por causa dos ventos fortes ideais para a prática de kitesurf, de surfe, dentre outros.

Quais as melhores praias de Luís Correia?

As melhores praias de Luís Correia são:
Praia do Coqueiro;
Praia do Macapá;
Praia de Atalaia;
Praia do Itaqui… Confira mais detalhes.

Onde fica Luís Correia?

A cidade de Luís Correia fica no litoral nordeste, no estado do Piauí, famoso pelas belas praias paradisíacas que atraem turistas o ano todo.

Como se locomover em Luís Correia?

A melhor maneira de se locomover em Luís Correia é de carro, pois as praias e atrações ficam distantes umas das outras.