Quer viajar por Roma com um carro a sua disposição? Essa liberdade de poder ir e vir em qualquer horário é ótima, porém alguns detalhes no aluguel de carros exigem atenção. Aqui vamos te contar tudo que você precisa saber. Confira!

Andar pelas ruas da Cidade Eterna é fazer uma viagem, também, no tempo. São muitas belezas a cada esquina e que valem a pena cada segunda da visita. Uma das alternativas para se locomover por lá é optar por um aluguel de carros em Roma.

Para quem vai visitar mais cidades da Itália, essa é uma ótima opção, pois as rodovias do destino são excelentes. Contudo, caso seu foco seja ficar apenas na capital, é preciso pensar com mais cuidado sobre a verdadeira necessidade de contar com um veículo. Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre o aluguel de carros em Roma para te ajudar na decisão. Continue a leitura e saiba tudo!

Onde alugar um carro em Roma?

vista de cima de uma via com vários carros e ônibus com uma rotatória no centro da Altare della Patria, em Roma, com vários prédios ao redor
Altare della Patria – Foto: Joshua Newton, via Unsplash

Você pode alugar um carro para Roma online, pela RentCars. O site é um comparador de preços e lista todas as locadoras e veículos disponíveis no destino. Assim escolher a oferta mais vantajosa para sua viagem fica bem mais fácil, né? Ah, e o pagamento é em reais, sem IOF, com parcelamento de até 12x.

Um dos benefícios de fechar o aluguel de carro em Roma pela internet é a praticidade. Com a reserva já feita, você chega ao destino e vai direto à locadora para retirar o veículo e já pode seguir viagem. Quem deixa para alugar na hora, entretanto, acaba perdendo um tempo nesse processo de locação.

Fechar tudo online também te ajuda a evitar pegadinhas da locadora. Por exemplo, se eles insistirem com algum serviço desnecessário, na hora você pode acabar caindo na lábia do vendedor. Online, porém, você escolhe tudo com calma, e já chega na locadora com tudo decidido.

Outra forma de alugar carros é fazê-lo pessoalmente, já no destino. Essa opção demora mais e, por ser de última hora, também envolve mais riscos. Você pode não achar um veículo ideal disponível, por exemplo.

Assim, se você prioriza a rapidez e quer deixar tudo resolvido antes de viajar, alugar um carro online é a melhor escolha.

Confira na RentCars os carros disponíveis para o destino.

Aluguel de carros no Aeroporto de Roma

Alugar o carro no Aeroporto Fiumicino é a forma mais rápida de garantir seu transporte no destino. A maioria dos viajantes prefere pegar o veículo ali mesmo e já sair dirigindo, além desta ser uma opção muito mais cômoda do que buscar uma locadora em outra parte da cidade.

As locadoras disponíveis no Aeroporto Fiumicino de Roma são a Centauro, a Europcar, Ok Mobility, a Rental Plus e a Autovia. Já as disponíveis no Aeroporto Ciampino, que recebe voos domésticos, são a Autovia, a National, a Centauro e a Europcar.

Porém, como você já viu, alugar o carro online é muito mais fácil. E você pode fazer a reserva do seu pelo próprio site do comparador de locadoras, deixando tudo acertado para retirar o veículo direto no aeroporto. Basta confirmar detalhes da locação ao chegar lá e pronto, já pode sair dirigindo.

Ou seja, dá pra alugar carro no aeroporto de Roma mesmo online, do jeito mais prático e rápido possível. 😉

Use o comparador da RentCars para alugar seu carro no aeroporto de Roma.

Alugar no aeroporto ou no centro?

Frentes de carros estacionados, um ao lado do outro, para ilustrar post sobre aluguel de carro em Roma
Foto: Obi – @pixel7propix via Unsplash

Em qualquer lugar sempre compensa mais alugar o carro direto no aeroporto, porque normalmente se chega cansado ao destino, cheio de malas, e poder pegar o veículo para já sair dirigindo é uma grande comodidade. Porém, caso você queira confirmar se essa é a opção mais vantajosa para a sua viagem, use o comparador de locadoras para ver os preços praticados no centro e no aeroporto.

Normalmente, o valor costuma ser o mesmo em ambos locais, ou há uma variação mínima. Assim, é mais fácil optar pela locadora do aeroporto, garantindo a facilidade de já sair dirigindo após o voo. Mas, é claro, podem haver exceções, e por isso vale sempre a pena conferir os valores no site comparador.

Se o valor da locação no seu destino for mais caro no aeroporto, é preciso também considerar a diferença de preço, para saber se compensar pegar o carro no centro. Haverá um gasto com transporte até a loja, além do tempo perdido nesse trâmite.

Seja como for, depois de um voo, com malas para carregar e a família cansada, essa opção não compensa muito. Pegar o carro no aeroporto é mais fácil, e vale pela comodidade.

Alugue o carro online para retirar no aeroporto ou no centro.

Como alugar o carro online?

Abaixo você confere um passo a passo super explicativo sobre como alugar o carro online para a sua viagem. Confira:

  1. Acesse o site da RentCars
    Nele você pode comparar os preços de aluguel de carros em Roma.
  2. Selecione seu destino, o período que vai ficar com o carro e onde vai devolvê-lo
    Você pode pegar o carro na loja do aeroporto ou do centro, e também pode indicar se vai devolver o veículo numa cidade diferente de onde o retirou.
  3. Clique em “Pesquisa”
    Você será redirecionado para uma página com todas as opções disponíveis nas datas da sua viagem.
  4. Filtre a busca de acordo com o que você precisa
    É possível selecionar outros filtros para refinar mais a busca, como modelos, locadoras e até mesmo a faixa de preço.
  5. Escolha o veículo ideal para sua viagem e clique em “Continuar”
    Você será direcionado para uma página com os detalhes da reserva – o que está incluso no carro, quanto é o caução, e mais.
  6. Adicione itens opcionais
    Precisa de cadeirinha para criança, bebê conforto, GPS ou vai incluir um motorista adicional? É nessa parte que você seleciona os adicionais.
  7. Confira todas as informações e clique em “Continuar”
    A próxima página solicitará o seu login, ou o preenchimento dos dados do locatário.
  8. Habilite a caixinha dos Termos e Condições Gerais de Locação e clique em “Pagar reserva”
    Nessa próxima etapa você vai inserir os dados de pagamento e pronto! Sua reserva de carro está feita.

É super fácil achar um veículo adequado para as suas necessidades usando o comparador de locadoras, não é?

Não deixe de conferir as tarifas da RentCars para a sua viagem.

O que é necessário para alugar um carro em Roma?

Para alugar um carro em Roma é necessário ter:

  • Habilitação válida
  • CNH definitiva com pelo menos 2 anos
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID)
  • 21 anos completos
  • Cartão de crédito com saldo suficiente para o caução

Outros documentos solicitados são RG, CPF e/ou passaporte. Quem alugar online, com o comparador de veículos, também vai precisar do voucher de reserva do carro.

O seguro do carro, apesar de não ser obrigatório, é muito importante. Escolha uma das opções oferecidas pela locadora, ou confira se seu cartão de crédito oferece essa proteção. Verifique também se o seguro cobre terceiros ou se tem franquia. Assim como o seguro viagem, a proteção do veículo é indispensável.

Na hora de pegar o carro, um ponto importante é inspecionar a integridade dele, inclusive com fotos e vídeos para registrar tudo que encontrar, sejam marcas, arranhões ou outros problemas. Assim, se a locadora te contestar e quiser cobrar por algo, você tem como provar que já estava lá antes do seu uso.

Veja as ofertas de carros para alugar pela RentCars.

Quanto custa para alugar um carro em Roma?

Carro vermelho com teto preto em estrada com campos gramados em ambos os lados, cadeira de montanhas ao fundo, pela esquerda, e nuvens densas ocupando o céu.
Foto: Maksim Tarasov via Unsplash

O valor do aluguel de carro em Roma varia muito, pois depende de diversos fatores. Os preços podem ir de R$ 50 até mais de R$ 300, por dia, no destino.

Alguns quesitos que influenciam no preço da locação são o modelo do automóvel, a quantidade de dias da viagem, o seguro escolhido, o local onde o carro vai ser devolvido e até a quantidade de pessoas que vão dirigi-lo.

O bom é que a RentCars oferece condições facilitadas. Além de atuar como um comparador de preços das principais locadoras do destino, a reserva feita pelo site pode ser parcelada em até 12x e é feita em real, sendo isenta de IOF.

Veja as tarifas de carro para Roma no comparador de locadoras online.

Devo contratar o seguro do veículo?

Sim, é imprescindível contratar um seguro para o carro alugado. Ninguém espera utilizá-lo, claro, mas não dá para prever quando ele vai ser necessário. O mesmo princípio se aplica ao seguro viagem Roma – é sempre melhor estar prevenido, não concorda?

As locadoras dispõem de seguros próprios, que você escolhe assim que aluga o carro. Outra forma de garantir o seguro do seu automóvel com seu próprio cartão de crédito – muitos oferecem esse benefício.

Seja qual for sua forma de contratar o seguro, confira com atenção as condições de utilização do serviço. Fique atento também com o contrato da locadora, pois os seguros dela costumam anular o do cartão de crédito.

Alguns tipos de seguro estão listados abaixo, e você pode conferir mais detalhes sobre ele no post geral sobre aluguel de carros.

  • LDW (Loss Damage Waiver): Cobre colisões, vandalismo, roubo e até perda total.
  • CDW (Collision Damage Waiver): Cobre amassados, riscos e outros problemas do tipo.
  • ALI (Additional Liability Insurance): Cobre o motorista e os danos materiais a terceiros.
  • PAI (Personal Accident Insurance): Cobre danos físicos sofridos pelos ocupantes do carro. Também pelas siglas CPP, PAEC ou PTI.
  • PEP (Personal Effects Protection): Cobre roubo de objetos do motorista principal, do motorista adicional, e dos passageiros.
  • Seguro do Cartão de Crédito: Normalmente são dos tipos CDW ou LDW.

Reserve seu carro com seguro pela RentCars.

Como alugar um carro barato em Roma?

Carro branco parado em estrada de Crater Lake, em Oregon, nos EUA, com pessoa parada ao lado direito, em dia de céu claro repleto de nuvens
Foto: Tim Stief via Unsplash

Algumas formas de pagar menos no aluguel de carros em Roma são:

  • Escolher um veículo compatível com a viagem. Muita gente pensa só no preço e não nas pessoas e bagagens envolvidas. Se você vai viajar com a família, pegar um carro grande é importante, ou as malas não vão caber no porta-malas, gerando um transtorno.
  • Reservar o veículo com antecedência. Você pode, inclusive, usar a política de garantia de preço da RentCars e, assim, se achar uma oferta melhor em outra plataforma, pode receber o reembolso do valor pago a mais.
  • Viajar em baixa temporada é outra boa dica, pois normalmente os preços caem nestas épocas.
  • Optar pela quilometragem controlada também é algo que deixa a locação mais barata, porém só é indicada para quem sabe que vai andar pouco, senão é furada.
  • Limitar os condutores também reduz o custo da locação – a diária é mais cara se mais gente divide a direção.
  • Dispensar o GPS da locadora também é uma boa dica. Ao invés disso, invista num chip de celular para Roma e use o Maps ou o Waze no seu próprio aparelho.
  • Por fim, chegar à locadora decidido é essencial para manter os gastos dentro do planejado, ou você pode acabar contratando adicionais que nem vai usar.

E fica aqui um alerta: não é só escolher o carro com o preço mais baixo, viu? Você pode ter problemas se fizer isso sem pensar bem. Por isso, fique atento às nossas dicas acima 😉

Alugue o carro para Roma online e controle melhor o orçamento.

Vale a pena alugar um carro em Roma?

De um modo geral, não vale a pena alugar um carro em Roma, exceto em casos muito específicos. Isso porque a capital da Itália possui um vasto serviço de transporte público que é muito ágil e de fácil acesso. Além disso, pode ser caro deixar o veículo em estacionamentos ou difícil encontrar vagas na rua.

Contudo, caso você esteja viajando em família com crianças pequenas, ter um carro pode ser mais confortável na hora de se deslocar. Uma outra alternativa que vale a pena é optar pelo aluguel quando há pretensão de conhecer cidades próximas, não se limitando apenas a Roma. Dessa forma, fica mais fácil de explorar os arredores e você pode fazer isso no seu próprio ritmo.

Confira a disponibilidade de veículos nas datas da sua viagem.

Cuidados ao dirigir em Roma

vista de carros nas ruas amplas de Roma, há várias árvores ao redor e prédios com fachada de tijolo
Conheça as belezas de Roma com um carro alugado – Foto: Joshua Newton, via Unsplash

Não é difícil dirigir em Roma, e os cuidados são bem parecidos com os do Brasil. Por exemplo, a mão é sempre na direita e as ultrapassagens devem ser feitas pela esquerda. É preciso, porém, emitir junto ao DETRAN a Permissão Internacional para Dirigir (PID), para se locomover pelo país.

Na cidade, existem tipos diferentes de vagas. Em geral, existe um sistema de “zona azul”, gratuito para uso até uma hora. Depois disso, nas vagas azuis é necessário pagar, as brancas são gratuitas e as amarelas são preferenciais para pessoas com deficiência ou ônibus.

Os estacionamentos possuem uma média de 10 a 20 euros por diária, ou seja, valores que podem ser um pouco salgados à longo prazo. E há locais marcados como ZLT, zonas de tráfego limitado, em que apenas trânsito local é permitido, e as ZCS, zonas controladas, onde é proibido estacionar.

A Itália possui uma malha rodoviária ampla e de muita qualidade. Nas vias estaduais, o tráfego é gratuito, contudo, nas autoestradas é preciso pagar pedágio. Elas são identificadas pela letra A e são bastante extensas, cortando diversas cidades do país.

Nesse caso, o motorista pega um ticket ao entrar na rodovia e, ao sair, realiza o pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou em dinheiro. Existem locais em que você é cobrado somente pela distância percorrida, já em outros, a taxa é fixa.

Outra dica bacana é contar com um chip de celular para Roma para ter internet ilimitada e utilizar o GPS durante a sua estadia por lá. Isso porque as empresas de aluguel de carro costumam disponibilizar o aparelho à parte, com diárias que custam, em média, 20 euros, ou seja, bem caras.

Melhores locadoras de aluguel de carros em Roma

Algumas das principais locadoras de carros em Roma são a Europcar, a Autovia, a Europa Rent, a Centauro e a Ecovia. Elas estão no aeroporto e em outras regiões e oferecem boas condições de diárias, sendo boas opções conhecidas e idôneas. Contudo, há outras alternativas listadas na lista espalhadas pelo destino.

Alugar um veículo é um processo relativamente simples, mas exige atenção com detalhes que, se passam despercebidos, podem dar dor de cabeça na hora da entrega do carro, com cobranças indevidas. Por isso, pesquise a reputação da locadora, e não deixe para o alugar seu carro na última hora.

Caso tenha interesse, abaixo linkamos páginas com conteúdo completo sobre cada uma das locadoras citadas aqui.

  • Europcar
  • Rental Plus
  • Locauto
  • Sicily by Car
  • OK Mobility

Roma – Guia de viagem

fachada do Coliseu, em Roma, sendo uma estrutura com arcos arredondados
Coliseu – Foto: Nick Night, via Unsplash

Roma é uma cidade de muitas belezas, começando pelo seu Centro Histórico, que oferece caminhadas incríveis em uma deliciosa viagem ao passado. Alguns pontos interessantes são a Fontana di Trevi, a Piazza Navona, o Campo di Fiori, o Coliseu e as ruas do Fórum Romano. Outro ponto imperdível é o Vaticano, com a incrível Capela Sistema e a bela Basílica de São Pedro. Vale a pena conhecer cada cantinho dessa cidade que mistura o clássico e o moderno! 🙂

Veja também:

Seguro viagem para Roma

Ter um seguro viagem para Roma é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Roma

Já planejou quais serão os seus passeios em Roma? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Roma.

Chip de celular em Roma

Que tal passar toda sua temporada em Roma 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Roma. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Roma

Quer garantir uma passagem para Roma com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Vale a pena alugar carro em Roma?
De modo geral, não vale a pena alugar um carro em Roma, pois a cidade possui um ótimo serviço de transporte público e, ter um veículo alugado só é uma boa ideia caso você vá emendar a viagem para conhecer outras cidades do destino. Confira carros disponíveis para alugar pela RentCars.

O que é necessário para alugar um veículo em Roma?
Para alugar carro em Roma você vai precisar de:
– CNH permanente e válida (+ de 2 anos)
– Permissão Internacional para Dirigir (PID)
– cartão de crédito com limite para o caução
– RG, CPF e/ou passaporte
– ter 21 anos completos
Veja opções de carros para alugar em Roma.

Qual o preço para alugar um veículo em Roma?
Para alugar um veículo em Roma, você vai desembolsar cerca de R$ 260 na diária da locação. Confira os quanto custa alugar um carro em Roma nas datas da sua viagem.

O seguro no aluguel de carro em Roma é obrigatório?
O seguro não é obrigatório para alugar um carro em Roma, mas é muito recomendado. Caso aconteça um acidente ou o carro sofra algum dano, fica bem caro arcar com os custos por conta própria. Veja os seguros disponíveis para carros alugados.

Qual seguro escolher para o carro alugado?
Os seguros LDW e CDW são os mais indicados no aluguel de carros, porém só cobrem danos materiais ao veículo alugado. O seguro ALI também cobre danos a terceiros. Eles são boas opções para optar na hora de alugar carro em Roma. Confira carros disponíveis para alugar pela RentCars.

Devo usar o seguro do cartão de crédito na locação do carro?
O seguro do cartão de crédito é uma boa para quem vai alugar carro com o próprio cartão, porém ele só cobre os danos materiais, e não terceiros. É possível usar o seguro do cartão e contratar o plano adicional ALI, direto com a seguradora. Veja mais detalhes sobre carros para locação em Roma.

O que é o depósito caução no aluguel de um carro?
O caução é um valor que a locadora de veículos deixa “bloqueado” no seu cartão de crédito. Após a devolução do carro em perfeito estado, o valor é estornado. Se houver algo errado com o carro, essa quantia pode ser usada para pagar o prejuízo. Confira preços de veículos para alugar em Roma.

Qual é o valor do caução para aluguel de carros em Roma?
O valor do depósito caução no aluguel de carro em Roma varia de acordo com a locadora, modelo do carro, seguro escolhido e até a idade do locatário pode influenciar. Veja valores da diária de carros para alugar pela RentCars.

Qual a idade mínima para alugar um carro em Roma?
A idade mínima para uma pessoa alugar carro em Roma é de 21 anos – na verdade, essa faixa etária costuma ser padrão ao redor do mundo, independente das leis locais de direção. Confira os veículos disponíveis para alugar online.

Como comparar os preços das locadoras de aluguel de carros em Roma?
É super fácil conferir os preços de diferentes locadoras online. Para isso, acesse a RentCars e pesquise pelo destino da sua viagem, escolhendo se vai pegar o veículo no centro ou no aeroporto.

Como alugar um carro pela internet para usar em Roma?
Alugar seu veículo para a viagem pela internet é a forma mais fácil de garantir um automóvel adequado e com o melhor preço. Para fazer a locação, basta acessar a RentCars e pesquisar os carros disponíveis para o destino nas suas datas.

Como funciona a quilometragem controlada no aluguel de carros?
A quilometragem controlada é uma modalidade de aluguel de carro, na qual é estabelecido um limite de km rodados por dia. Costuma ter uma diária mais barata, mas quem ultrapassa essa quantia paga uma multa à locadora. Confira os carros disponíveis para alugar em Roma.

Como funciona a quilometragem livre no aluguel de carros?
A quilometragem livre garante que o locatário possa circular pelo destino sem um limite de km por dia. Ou seja, para quem pretende dirigir bastante e passar por várias cidades, é a modalidade mais indicada. Veja quais veículos você pode alugar em Roma.

Devo optar por quilometragem livre ou controlada?
Quem quer ter o carro disponível durante o período no exterior, porém não tem a intenção de andar muito, pode economizar ao escolher os km controlados. Para quem vai passar por várias cidades, no entanto, é melhor os km livres. Saiba mais sobre locação de carros em Roma.

Preciso de seguro viagem para visitar Roma?
É preciso, sim, contratar um seguro viagem Europa para ir até Roma, pois o destino é um dos integrantes do Tratado de Schengen.