Um guia completo para planejar sua viagem a Bertioga. Anote as dicas e aproveite muito!

Localizada na Região Metropolitana de Santos, Bertioga é um destino de litoral que figura entre os mais buscados pelos paulistanos ou moradores do interior do estado para passar feriados e finais de semana de descanso. Além das belas praias, a proximidade com outros destinos como São Sebastião também exercem influência sobre os visitantes que vão até lá.

O território da cidade está situado aos pés da Serra do Mar, com direito a uma extensa parte de Mata Atlântica preservada na cidade. O Parque Estatual Restinga de Bertioga é outro grande atrativo, tornando o destino um lugar incrível para os amantes da natureza e adeptos do ecoturismo.

O que fazer em Bertioga

Mais de 30 km de mar forma a costa litorânea de Bertioga. Com praias lindas de mar verdinho, é claro que curti-las é o programa número um a se fazer na cidade. Algumas das praias mais famosas são a Boracéia, a primeira após a divisa com São Sebastião, além das praias de São Lourenço, da Enseada e Indaiá, que também valem ocupar um dia da viagem.

Guaratuba é outra opção super recomendada, embora fique um pouco distante do centro do destino e, por isso, tenha um ambiente mais tranquilo, ideal para quem quer mesmo sossego. A praia de Itaguaré é uma alternativa mais selvagem, sem comércio e com ambiente mais rústico que as demais.

O Canal de Bertioga, apesar de não ser bem uma praia, é uma porção de água que também atrai visitantes. Ali fica localizado um dos principais pontos turísticos da cidade, o Forte São João que, segundo registros históricos, foi a primeira construção feita no Brasil, erguida em 1538.

Por conta da região de mata preservada, Bertioga atrai inúmeras pessoas interessadas em trilhas e nos demais atrativos naturais do destino. Uma das mais conhecidas é a Trilha da Garganta do Gigante, uma área onde existem piscinas naturais e cachoeiras. Além disso, é possível também visitar a Aldeia do Rio Silveira, onde vivem índios Guarani que preservam tradições.

Onde ficar em Bertioga – Nossas indicações de hotéis

A região onde fica a Praia da Enseada é a que oferece melhor infraestrutura para os visitantes de Bertioga. Vale a pena buscar uma acomodação por ali, e as ofertas são variadas. É nesta parte da cidade onde se encontra o centro e a maior parte do comércio disponível, com restaurantes e lojas próximos, além de muitos hotéis e pousadas para escolher.

Ao longo da orla, próximo das outras praias famosas da cidade, como a Indaiá, Guaratuba e Boracéia também possuem opções de acomodação para escolher. A praia de São Lourenço possui o território ocupado majoritariamente por um condomínio privado, mas tem algumas hospedagens disponíveis, principalmente entre casas de temporada.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Bertioga

Pousadas em Bertioga

Airbnb em Bertioga

Encontre as melhores hospedagens em Bertioga no Booking.com ou Airbnb.com

Trecho de mar com mata ao lado na Riviera de São Lourenço
Parte da Riviera de São Lourenço – Foto: Thiago Tadeu via Wikipedia
Foto de parte do Parque Estadual Restinga de Bertioga, área de preservação ambiental
Mata preservada no Parque Estadual Restinga de Bertioga – Foto: Haroldo Kalleder

Onde comer em Bertioga – Dicas de restaurantes

Bertioga fica numa região bem servida no quesito gastronômico da rodovia Rio-Santos. Por lá existem restaurantes diversos, de cozinhas de todo o mundo, mas um dos destaques são os frutos do mar. O Restaurante Thobias é um dos mais conhecidos da cidade, assim também como o Restaurante Isa.

Para um jantar mais sofisticado, o Jangada é a escolha certa. Se você é vegetariano, corra para o Dona Abobrinha e se delicie com pratos caprichados e com preço justo. E para quem quer um ambiente descontraído e com boa comida perto da praia, o Persios Riviera Trailer é a melhor indicação.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Bertioga

Alugar um carro em Bertioga é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Guarda-sóis em orla de praia em Bertioga
Bertioga é um dos litorais mais visitados de SP – Vanderlei Bissiato via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts de Santos e região