Você sabia que 75% das quedas das Cataratas do Iguaçu ficam na Argentina? Descubra o por que a visita é ainda mais bonita por lá do que pelo lado brasileiro.

Esse ano visitei pela primeira vez as Cataratas do Iguaçu na Argentina e a experiência superou muito minhas expectativas. Fui surpreendido com as paisagens e a quantidade de trilhas diferentes oferecidas, mais longas e bonitas que a do lado brasileiro.

cataratas do iguaçu lado argentino

O que você precisa saber antes de ir

Para fazer o passeio pelo país vizinho é bom reservar um dia inteiro. Prepare-se, pois diferentemente do lado brasileiro, você vai andar mais em uma média de 5 a 10km em um único dia. Uma boa dica é ir com um tênis bem confortável para o passeio.

Lembre-se também de passar em um mercado antes de ir e comprar algumas coisas para comer e beber durante o dia, pois dentro do parque é bem mais caro. Levei algumas frutas, pão de queijo, sanduíche natural e uma garrafa de agua de 1,5L (no parque você pode encher de graça sua garrafa com água potável). Outro ponto importante é sair cedo do Brasil. Cheguei na fronteira às 9 da manhã e fiquei 40 min esperando no congestionamento para passar para o lado argentino. Não esqueça de levar documentos (passaporte ou carteira de identidade) para cruzar a fronteira.

Ainda no Brasil, troque reais por pesos argentinos para evitar problemas para entrar no parque (Só é aceito peso argentino na entrada do parque).O valor de entrada para brasileiros é de 200 pesos argentinos (cerca de 60 reais). Para deixar o carro no estacionamento são cerca de 70 pesos (20 reais). Bebidas em geral custam em média 35 pesos. Acredite se quiser, mas um “Subway” de 30 centímetros custa quase 60 reais por lá.

cataratas do iguaçu lado argentino

Qual é a melhor época para conhecer as Cataratas do Iguaçu na Argentina?

No meu ver não existe uma melhor época para ver as cataratas, com certeza durante todo o ano você vai apareciam uma bela paisagem. A grande diferença é que de Outubro a Março é o verão, época de chuvas e calor, fui nessa época das chuvas, não dava para ver o fundo, pois é uma imensidão de água. Já a época de maio a setembro é do inverno, por sua vez do frio e estação seca.

cataratas do iguaçu lado argentino

Como ir para o lado argentino:

• Alugue um carro;

• Muitos turistas preferem pegar um táxi para ir até as Cataratas do lado argentino, mas certifique-se de fechar um valor antes de embarcar;

• É possível também cruzar a fronteira de ônibus ou van. Para ir de ônibus é preciso pegar um ônibus de Foz para Puerto Iguaçu. O ônibus vai te deixar na rodoviária de Puerto Iguaçu e de lá é preciso pegar um ônibus da empresa Rio Uruguay que te levará até a entrada do parque.

As trilhas das Cataratas do Iguaçu na Argentina

Fiz as três trilhas mais famosas do parque, consegui fazer todas em um único dia: Circuito Inferior, Circuito Superior e a Garganta del Diablo.
Comecei pelo Circuito Inferior (aprox. 1700m), o mais distante da entrada do parque e a trilha mais tranquila para fazer no início do dia quando muitos dos turistas vão direto para o ponto mais famoso, a Garganta del Diablo. O Circuito Inferior tem alguns mirantes bacanas para apreciar a vista e no final você vê as cataratas de uma perspectiva diferente. Além disso, é possível se refrescar com as quedas de água, sendo a única trilha que você se molha de verdade.

Depois fiz o circuito superior (aprox. 2000m), nessa caminhada como o próprio nome já diz, você terá uma visão de cima das cataratas, para fotografar não achei tão bom, mas com certeza coloque esse circuito na sua rota.
Por último, fiz o Garganta del Diablo. Essa trilha tem a opção de ir de trenzinho, que sai a cada 20 min da estação cataratas. Como o trem estava muito cheio optei por ir andando. É uma caminhada de 2500km até onde o trenzinho vai e depois mais 1,2km de caminhada nas passarelas metálicas em cima do rio. Chegar até em cima da Garganta é maravilhoso, vale a pena passar um tempo apreciando a força das quedas. Só tenha paciência, pois fica uma concentração muito grande de turistas para ver a Garganta del Diablo.

cataratas do iguaçu lado argentino

Dicas úteis:

Horário de funcionamento: O parque abre todos os dias, às 8:00am e fecha as 18:00pm. A entrada só é permitida até às 15:00.
Endereço: Victoria Aguirre, 66, Puerto Iguazú, Argentina.
Site: Cataratas do Iguaçu Lado Argentino

E você? Já conheceu as Cataratas do Iguaçu na Argentina?

Leia mais: 

O que fazer em Bariloche na Argentina: atrações no Inverno e no Verão

De tirar o folêgo! Inspire-se com a Patagônia Argentina

O que fazer em Ushuaia: as 9 atrações imperdíveis da região