Ilhabela é um paraíso ao norte do litoral paulista, com belas praias e diversos encantos em meio a natureza e a cultura local. Descubra a seguir os segredos que ilha reserva.

Ilhabela, maior ilha oceânica do Brasil e situada ao norte de São Paulo, é um dos destinos de praia mais cobiçados pelos paulistas, além de ser uma rota estratégica de acesso ao litoral sul do Rio de Janeiro. Contudo, o balneário recebe visitantes de todas as partes do país e do mundo.

A cidade também abriga parte da reserva de Mata Atlântica, além de ser a Capital Nacional da Vela, por sediar eventos neste segmento e reunir esportistas de todos os cantos do planeta.

Diante de todas as belezas naturais que fazem da ilha um paraíso ecológico, Ilhabela conserva um rico cenário cultural que aborda os costumes do povo caiçara, preservados até hoje em alguns povoados da ilha. Inclusive a arquitetura da área central também remete a histórias dos tempos coloniais.

O município é o destino perfeito para férias ou até mesmo para um simples final de semana, entretanto, em uma só viagem não é possível conhecer tudo, ou nem mesmo a metade. Desta forma, sugerimos as dicas mais imperdíveis, e não esqueça de levar um bom repelente! Role a tela e confira:

O que fazer em Ilhabela

Visão aérea da praia do Bonete em Ilhabela
Praia do Bonete – Foto: Maristela Colucci/MTur, via Flickr

Que Ilhabela é um senhor destino para quem deseja curtir sol e mar, isso não há dúvida. São tantas opções diferentes que vai faltar tempo para conhecer tudo na ilha. Entretanto, ela também oferece várias outras atrações, como trilhas, cachoeiras, práticas esportivas e passeios pela vila para conhecer o artesanato e gastronomia local.

Reunindo o combo trilhas, cachoeiras e praias, o Parque Estadual de Ilhabela é a melhor pedida, principalmente para quem gosta de fazer ecoturismo. Por lá há trilhas de diferentes níveis que dão acesso a impressionantes locais, com destaque para praias menos exploradas, como a de Castelhanos, praia da Fome e Bonete.

Um bom local para mergulhar e conhecer mais sobre a vida marinha é o Santuário Ecológico Marinho, localizado na praia da Ilha das Cabras, onde são preservadas tartarugas, peixes e estrelas-do-mar. Também vale tentar alguns esportes aquáticos, como stand up paddle, kitesurf, windsurf, caiaque e canoa havaiana, além do surfe e da vela.

Em Ilhabela o agito é diferente do habitual com pool partys começando pela manhã nos clubes de praia. As mais renomadas festas do tipo acontecem no DPNY Beach Hotel & Spa e no Sea Club, e à noite a animação continua com as baladas da ilha.

Uma outra opção é curtir a vida noturna na Rua do Meio com todas as suas possibilidades para comer, beber e fazer compras. Ela está localizada no centro histórico, que é a região mais boêmia de Ilhabela. Por lá se concentram algumas das construções mais significativas da história da cidade, como o antigo prédio da Cadeia e Fórum, hoje sede do Parque Estadual de Ilhabela, e o cartão postal do balneário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda.

Destacamos abaixo outras atrações imperdíveis em Ilhabela.

  1. Parque Estadual de Ilhabela
  2. Praia da Ilha das Cabras
  3. Praia do Bonete
  4. Antigo prédio onde funcionou a cadeia e o fórum
  5. Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda
  6. Centro Histórico
  7. Rua do Meio
  8. Mirante do Piúva
  9. Praia de Santa Tereza
  10. Museu Náutico
  11. Buraco do Cação
  12. Fazenda Engenho D’Água
  13. Farol da Ponta das Canas
  14. Cachoeira da Toca
  15. Praia de Castelhanos
  16. Cachoeira do Gato

Melhores praias em Ilhabela

Vista da praia de Castelhanos do alto do mirante do coração em Ilhabela
Vista da praia de Castelhanos – Foto: João Paulo Marques D’Andretta, via Wikimedia

Ilhabela é um paraíso com mais de 40 praias, subdivididas em praias do lado do canal de São Sebastião e praias de mar aberto, que na prática significam, águas mais tranquilas e águas mais agitadas, respectivamente. Outro parâmetro para nortear os visitantes, é usar a balsa como referência: praias ao norte da balsa e praias ao sul da balsa.

Iniciando pelas praias sentido sul, uma das primeiras é a Ilha das Cabras, que faz parte do Santuário Marinho, uma área de preservação de variadas espécies de animais aquáticos. É uma região bastante procurada por quem curte fazer mergulho, oferece uma boa estrutura de restaurantes, bares, pousadas e até uma escola de mergulho a poucos passos da praia.

Outra das praias mais conhecidas é a da Feiticeira, reconhecida por ter mar calmo e ser mais vazia. Já a praia Grande é bastante movimentada e tem ótima infraestrutura, incluindo banheiros e duchas. A praia do Curral é outra bastante famosa em Ilhabela, onde há inclusive um mirante de vista privilegiada da paisagem da ilha.

A praia de Perequê é bastante movimentada e fica bem próxima da região central. Costuma ter mar calmo e de lá saem os passeios de barco para as praias mais distantes. A praia do Jabaquara está entre as mais bonitas da ilha, com águas transparentes e larga faixa de areia clara. É a última praia com acesso por carro.

A maior praia de Ilhabela é a praia de Castelhanos, com mais de 1,5 km de extensão. Outra praia bastante conhecida, porém com difícil acesso, é a praia do Bonete. Para chegar até lá é necessário fazer uma trilha que leva de quatro a seis horas pelo Parque Estadual de Ilhabela, ou você pode ir de barco, num trajeto de aproximadamente uma hora.

Confira essas e outras praias para conhecer em Ilhabela:

  • Praia Ilha das Cabras
  • Praia do Portinho
  • Praia da Feiticeira
  • Praia do Curral
  • Praia do Julião
  • Praia Grande
  • Praia do Jabaquara
  • Praia da Vila
  • Praia de Castelhanos
  • Praia do Bonete

Onde ficar em Ilhabela

Três regiões prevalecem na hora de escolher onde ficar em Ilhabela: o centro histórico e as regiões norte e sul da ilha. Cada uma dessas áreas tem suas características singulares.

No centro histórico, ou Vila como costuma ser chamado, as hospedagens são mais próximas do burburinho urbano e ficam perto de bons restaurantes, bares e lojas sendo uma ótima opção para quem pretende fazer tudo a pé.

A região norte também conta com boa infraestrutura incluindo pistas de ciclovia e caminhada, restaurantes, bares e quiosques à beira-mar, além de ter lindas praias e ficar perto do centro. Já a região sul tem um ambiente mais rústico e propício para quem busca tranquilidade. As praias mais famosas dessa região são a do Curral e a Feiticeira.

A região leste é uma parte bem mais preservada da ilha, com poucas opções de pousadas. As hospedagens são mais rústicas, com acomodações mais modestas, contribuindo para uma experiência mais genuína sobre a cultura caiçara.

Para ajudar na escolha separamos as mais bem avaliadas acomodações na ilha, confira abaixo:

Hotéis em Ilhabela

Área de piscina com vista para o mar no Barra do Piúva Porto Hotel
Clique na imagem e faça a sua reserva no Barra do Piúva Porto Hotel

Os hotéis em Ilhabela oferecem a possibilidade de experienciar o melhor da ilha, combinando confortáveis acomodações em ambientes pensados para relaxar em frente às praias, além de apresentarem serviços de alta qualidade. Destacamos a seguir os mais bem avaliados, confira:

Veja todas as opções de hotéis em Ilhabela.

Pousadas em Ilhabela

Quarto com vista para o mar na Pousada Mariola
Clique na imagem e faça a sua reserva na pousada Pousada Mariola

Em Ilhabela, escolher por uma pousada pode ser algo bem difícil, uma vez que há muitas ofertas maravilhosas pela cidade. No entanto, para ajudar na decisão, listamos algumas das mais bem avaliadas da ilha:

Veja todas as opções de pousadas em Ilhabela.

Chalés em Ilhabela

Fachada do chalé Canta Galo- Onde o Galo canta de tão linda vista
Clique na imagem e faça a sua reserva no chalé Canta Galo

Já imaginou acordar e ter uma vista dessas para contemplar? Em Ilhabela os chalés têm esse olhar sensível, mirando sempre por uma integração com a natureza, aliando conforto e privacidade. Confira essa e outras opções:

Veja todas as opções de chalés em Ilhabela.

Airbnb em Ilhabela

Ambientes integrados de quarto, sala e cozinha no Flat 2 Vista das Estrelas
Clique na imagem e faça a sua reserva no Flat 2 Vista das Estrelas

As hospedagens em airbnb na ilha são para quem não abre mão de acomodações mais intimistas. Elas oferecem toda a infraestrutura de uma casa, com o diferencial de detalhes que tornam a experiência ainda mais incrível. Veja as possibilidades entre as mais bem avaliadas:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Ilhabela.

Onde comer em Ilhabela

Caldeirada, prato feito a base de peixes e frutos do mar, no Pimenta de Cheiro Ilhabela Restaurante
Caldeirada, prato típico da cultura caiçara – Foto: Divulgação do Pimenta de Cheiro Ilhabela Restaurante, via Facebook

Ilhabela está repleta de excelentes opções gastronômicas, que vão de pratos da culinária caiçara aos pratos mais requintados da cozinha internacional. Os preços variam bastante conforme a escolha do estabelecimento.

Entre as diversas opções pela cidade, a Vila concentra o maior número de restaurantes. Alguns têm preços bem camaradas e ambientes agradáveis, como o Pimenta de Cheiro que oferece um vasto menu e fica de frente para a praia do Perequê.

Se você quiser uma opção mais requintada o Almirante Bar e Restaurante é uma boa dica, ele fica mais longe do centro e tem um cardápio com grande variedade de frutos do mar, além de ter uma vista espetacular do pôr do sol.

Por fim para se refrescar do calor vale uma parada na Gelateria Tradizionale para experimentar os tradicionais gelatos italianos.

Confira essas e outras opções abaixo:

  • Almirante Bar e Restaurante
  • Pimenta de Cheiro Ilhabela Restaurante
  • Restaurante Manjericão
  • Restaurante Cheiro Verde
  • Bar São Paulo
  • Gelateria Tradizionale
  • Café Ponto das Letras

Quando ir para Ilhabela

Assim como acontece na maioria dos destinos de praia, o período mais concorrido para ir a Ilhabela é o verão, atingindo o pico de visitações entre dezembro e fevereiro. E especialmente para quem gosta deste ritmo movimentado e esteja disposto a investir num roteiro de badalação, este pode ser o período certo para aproveitar a ilha e suas atrações.

Para quem prefere mais tranquilidade, os meses de abril e maio oferecem dias de sol e sossego. É uma combinação perfeita para curtir as praias e aproveitar melhor a cidade, aproveitando que são meses de baixa temporada e as tarifas de hospedagem tendem a ficar mais baixas. Em maio, especialmente, é possível fazer um mergulho na cultura local com A Semana da Cultura Caiçara.

Ainda que não seja tão comum no litoral paulista, em Ilhabela o inverno é um período bastante movimentado, principalmente o mês de julho que marca um dos períodos de férias escolares, e alguns eventos que a cidade recebe, como a Semana Internacional da Vela e o Festival de Jazz. Já o mês de agosto é reservado para o Festival do Camarão na segunda quinzena do mês.

Quantos dias ficar em Ilhabela

O ideal é permanecer na cidade por pelo três dias para fazer os principais passeios da ilha. Para quem quiser se aprofundar mais nas atrações que o município oferece, vale se programar para ficar uma semana ou mais.

Como chegar em Ilhabela

Os principais acessos via terrestre para quem parte de São Paulo são a Via Dutra e a Rodovia Ayrton Senna. Já para quem viaja a partir do Rio de Janeiro, a Rodovia Rio-Santos.

Para os viajantes vindos das regiões mais distantes do eixo Rio-São Paulo, o avião é maneira mais ágil e cômoda de percorrer parte do caminho. Os aeroportos mais próximos de Ilhabela são os de Guarulhos e São José dos Campos.

Para quem quiser encurtar o percurso, pode optar por fazer um voo de helicóptero, que dura em média 50 minutos, decolando a partir do Campo de Marte, com a vantagem de poder sobrevoar as praias de Barra do Una, Maresias e Toque-Toque.

De avião

O aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf em São José dos Campos é o mais próximo de Ilhabela, distante cerca de três horas de carro. Outra possibilidade é o aeroporto internacional de Guarulhos, com um intervalo de mais ou menos três horas e meia até a ilha.

De carro

De São Paulo até Ilhabela são 210 km de distância, que podem ser feitos pelas Rodovias Ayrton Senna seguindo pela Carvalho Pinto até o acesso à Tamoios, descendo a serra até Caraguatatuba e virando à direita com destino a São Sebastião, para pegar a balsa e atravessar o canal até a ilha. A viagem leva em torno de quatro horas e meia.

Vindo do Rio de Janeiro a distância é maior, são 450 km que podem ser realizados por mais de um caminho. Um deles é fazer o trajeto pela Rodovia Rio-Santos, percorrendo todo o litoral sul do estado, chegando em São Paulo por Ubatuba, passando por Caraguatatuba e finalmente em São Sebastião para pegar a balsa até Ilhabela.

Transporte em Ilhabela

Há diversas maneiras de se locomover em Ilhabela, sendo as principais o carro ou andar a pé mesmo. No centrinho, fazer os caminhos a pé vai permitir aos viajantes aproveitar melhor os atrativos dessa região. Também vale destacar que Ilhabela possui uma boa infraestrutura para caminhadas e passeios de bike em sua orla.

Para chegar às praias mais isoladas barcos e lanchas são necessários, a não ser que você tenha disposição para fazer as trilhas.

A oferta de transporte coletivo na cidade é regular e funciona muito bem, não é difícil encontrar táxis também.

Balsa em Ilhabela

Para entrar em Ilhabela o viajante deve pegar uma balsa que parte de São Sebastião. O percurso é feito durante 24h por dia, com tempo de espera entre uma viagem e outra de meia hora, num percurso que dura 15 minutos apenas. Durante a madrugada os intervalos se estendem para uma hora de espera entre cada viagem. Os valores aplicados em dias úteis são mais baratos aos cobrados em finais de semana e feriados.

Em algumas épocas do ano as filas são bem longas, entretanto há um serviço chamado Hora Marcada, onde é possível programar a viagem garantindo pontualidade e agilidade na travessia. Basta acessar o site do departamento hidroviário do estado de São Paulo, fazer a compra (os valores vão de R$ 65 a 98) e realizar o agendamento.

Bicicletas, bem como seus respectivos condutores, ficam isentos do pagamento e os idosos e pessoas com deficiência têm prioridade na hora do embarque.

Seguro viagem para Ilhabela

Contratar um seguro viagem para Ilhabela é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para São José dos Campos

Quer garantir uma passagem para São José dos Campos com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Ilhabela?

Ilhabela se destaca como um dos mais procurados destinos de praia no litoral paulista, entretanto, a ilha também oferece várias outras atrações, como trilhas, cachoeiras, esportes, lojinhas e restaurantes. Veja mais opções de o que fazer em Ilhabela.

Quais são os principais passeios em Ilhabela?

Alguns dos principais passeios são:
Parque Estadual de Ilhabela;
Praia da Ilha das Cabras;
Praia do Bonete;
Antigo prédio onde funcionou a cadeia e o fórum;
Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda… Confira outras atrações em Ilhabela.

Onde ficar em Ilhabela?

Três regiões prevalecem na hora de escolher a hospedagem, o centro histórico e as regiões norte e sul. Confira essa e outras informações de onde ficar em Ilhabela.

Quais os melhores hotéis em Ilhabela?

Há ótimas opções de hotéis na cidade, como o DPNY Beach Hotel & Spa e o Barra do Piúva Porto Hotel que oferecem comodidade e bons serviços. Destacamos essas e outras possibilidades de hotéis em Ilhabela.

Tem opções de pousadas em Ilhabela?

Dentre elas a Pousada Forte Rocha e a Pousada de Charme Emirados, para quem não abre mão de acomodações confortáveis em ambientes tipicamente praianos. Confira mais seleções de pousadas em Ilhabela.

Quais os melhores airbnb em Ilhabela?

Uns dos mais bem avaliados airbnbs em Ilhabela são Flat 1 Vista das Estrelas e Flat 2 Vista das Estrelas. Além dessas opções, veja outras bem criativas em airbnb em Ilhabela.

Quais são os melhores chalés em Ilhabela?

O Canta Galo é um dos mais bem avaliados, situados no coração de Ilhabela. Já o Siriúba Reserve oferece piscina ao ar livre, jardim e trilhas dentro da propriedade. Confira outras opções de chalés em Ilhabela.

Quantos dias ficar em Ilhabela?

O ideal é permanecer na cidade por pelo menos três dias para conhecer as principais atrações da ilha. Leias mais sobre Ilhabela.

Como chegar em Ilhabela?

Para chegar em Ilhabela é necessário acessar a cidade de São Sebastião e então pegar a balsa que leva até a ilha. Confira mais informações de como chegar em Ilhabela.

Quando ir para Ilhabela?

A alta temporada acontece durante os meses de dezembro a fevereiro, porém durante o inverno a ilha também é interessante para quem gosta de passeios menos movimentados. Confira o que destacamos em quando ir para Ilhabela.

Melhor época para ir a Ilhabela?

A melhor época para ir a Ilhabela é entre os meses de abril e maio, pois oferecem dias sol, porém com mais sossego, já que são considerados meses de baixa temporada. Uma outra vantagem são as tarifas de hospedagem ficarem menores para este período. Leia mais sobre a melhor época para ir a Ilhabela.

Quais as melhores praias de Ilhabela?

Ilhabela é um paraíso com mais de quarenta. Entre as mais conhecidas e frequentadas estão as praias da Feiticeira, do Curral, Perequê, Jabaquara e Castelhanos. Saiba mais detalhes sobre as melhores praias em Ilhabela.

Onde fica Ilhabela?

Ilhabela é um arquipélago situado no litoral norte do estado de São Paulo. Está próxima das cidades de São Sebastião, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Veja como chegar.

Como se locomover em Ilhabela?

Há várias maneiras de se locomover em Ilhabela, entre elas andando a pé ou de bike pelo centro e redondezas, ou ainda de ônibus e carro para os trajetos mais distantes. Barcos também são necessários para acessar alguns passeios, além da balsa para chegar até a ilha. Confira mais sobre como circular por Ilhabela.