Descubra quais museus em Paris visitar durante a sua viagem

Um dos passeios mais indispensáveis na capital francesa é fazer um tour cultural pelos museus em Paris. A cidade luz abriga mais de 150 galerias de arte em uma área com pouco mais de 105 Km², são tantos museus em Paris que há uma opção para cada tipo de gosto.

Para você saber qual tem mais a ver com o seu perfil, contamos um pouco sobre os museus mais renomados e famosos da cidade de Paris, e porquê você tem de conhecê-los.

Os museus em Paris são reconhecidos pelo grande acervo de obras e pelas exposições temporárias que acontecem em paralelo com a temática principal da casa. 

Muitos artistas já fizeram grandes doações dos seus acervos pessoais para os museus em Paris. O próprio Rodin, quando era vivo, doou suas esculturas e peças de Van Gogh para dar vida ao museu que hoje leva seu nome. 

O Louvre, um dos museus mais famosos do mundo, que recebe milhões de visitantes por ano (inclusive mais do que a Torre Eiffel), tem sessões completas de Grécia e Egito antigo que só foram possibilitadas por meio de uma grande curadoria pelo mundo. 

Se você já é um grande fã de arte ou quer aproveitar sua viagem a Paris para estar mais próximo da cultura, entenda aqui quais museus incluir no roteiro e saiba como comprar os ingressos online para evitar perder tempo em filas durante a viagem.

Melhores Museus em Paris

São mais de 100 museus espalhados pela cidade, e a não ser que você tenha muito tempo em Paris para conhecer todos, nós fizemos uma seleção dos maiores e mais interessantes para você adicionar ao seu roteiro.

Como a arte é subjetiva e os gostos por museus também, nesta seleção você encontra os melhores museus em tamanho de acervo e relevância temática para selecionar qual visitar em sua viagem.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para evitar filas com o GetYourGuide

Museu do Louvre

Simplesmente, o maior museu de arte do mundo! Apesar de clichê, o Museu do Louvre é visita indispensável na cidade. São mais de 35.000 peças em acervos. Dentre elas você encontra a “Monalisa”, de Leonardo Da Vinci; “A Vênus de Milo”, da Grécia Antiga e “A Coroação de Napoleão”, de Jacques Louis David. 

Pelo tamanho do Louvre, dedique mais tempo de sua viagem. Portanto, reserve uma tarde ou dia inteiro para conhecê-lo. Priorize também os setores os quais tem interesse. 

O preço da entrada custa em média 125 reais e você pode comprar online, clicando aqui. Você também pode comprar o ingresso na hora, mas tenha mente que mesmo em baixa temporada, as filas são imensas. Com este ingresso online você evita dor de cabeça e as filas.

O museu fica localizado na Rue de Rivoli, primeiro  arrondissement de Paris, é possível chegar de metrô pela estação Palais Royal, linhas 1 e 7.

O museu do Louvre funciona das 9h às 18h aos sábados, domingos, segundas, quartas, quintas e sextas. Às terças-feiras o museu fica fechado.

Museu do Louvre
Museu do Louvre | Foto: EdiNugraha, via Pixabay

Museu de Orsay

O Museus d’Orsay tem um vasto acerto de pinturas renomadas, esculturas e peças históricas, além de ser um dos museus em Paris mais visitados. Os destaques ficam para as obras do século XIX, impressionistas e pós impressionistas. 

O prédio do museu é bastante amplo e bem setorizado, a organização das alas facilita muito a apreciação das peças. Por lá você encontra as famosas obras de Renoir e Coubert: “As banhistas” e “A Origem do Mundo”, respectivamente. 

O preço da entrada custa em média 100 reais (e é gratuita para menores de 18 anos). Uma boa dica é comprar o ingresso antecipado online, para evitar filas.

O museu funciona de terça a domingo das 9h30 às 18h. Segunda-feira não abre.

O prédio fica na rua de Lille, número 62. Você pode chegar até o Museu d’Orsay pela linha 12 do metrô, saltando na estação Solferino. 

Museu Orsay em Paris
Museu Orsay | Foto: Rohan Reddy, via Pixabay

Museu Picasso

O Hotel Salé, na rua Thorigny número 5, abriga o famosos Museu Picasso, nomeado em homenagem ao artista cubista. O edifício que já foi escola de artes e embaixada de Veneza hoje acomoda mais de 300 peças, dentre elas pinturas, esculturas, desenhos e outras obras de arte criadas por Picasso. 

É um dos museus em Paris mais conhecidos. A entrada custa em média 27 reais e pode ser comprado online. O local funciona de terça à sexta das 10h30 às 18h. Aos finais de semana ele abre das 9h30 às 18h. 

Museu Picasso em Paris
Museu Picasso | Divulgação Oficial © Chloé Vollmer-Lo/Voyez-Vous

Centro Georges Pompidou

O Centre Georges Pompidou é um grande centro de exposição de arte moderna. Assim como os museus mundiais mais recentes, sua própria construção e arquitetura foram pensadas como arte, e são bem características. 

São seis andares com mais de 5.000 obras, uma biblioteca e um centro de pesquisa musical. O museu fica na Place Georges Pompidou e funciona todos os dias das 11h às 20h, exceto às terças que não abre. Você pode evitar filas ao comprar seu ingresso aqui.

Centre Georges Pompidou
Centre Georges Pompidou | Foto: Sean X Liu, via Flickr

Museu Rodin

O museu Rodin além de peças do artista (como, O Pensador) e da história de Rodin, também  faz algumas exposições pontuais de outros artistas. 

A entrada custa em média 81 reais e é possível comprar online aqui.

Fica na Rue de Varenne, número 77. É possível chegar até o museu pela estação Varenne, linha 13 do metrô. Ele funciona das 10h às 18h30 todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras. 

Museu Rodin em Paris
Museu Rodin | Divulgação Oficial

Museu Nacional de l’Orangerie

O prédio, que já foi estufa de laranjas, hoje abriga um dos maiores acervos de obras impressionistas da França. Inaugurado em 1853, o museu l’Orangerie contou com instruções do próprio Monet para organizar as coleções do artista no local. Renoir, Picasso e Matisse também podem ser encontrados eternizados no museu. 

O l’Orangerie fica na Praça da Concórdia e o ticket médio custa 78 reais. Fique atento, pois durante o primeiro domingos de cada mês a entrada é gratuita. Em outros dias, o ingresso pode ser comprado aqui.

Ele está aberto de quarta a segunda das 9h às 18h e permanece fechado às terças-feiras. 

Museu de L'Orangerie
Museu de L’Orangerie | Foto: Rex Harris, via Flickr

Museus grátis em Paris

Sabemos que uma viagem a Paris não é algo barato. Por isso, fizemos uma seleção de três museus que têm a entrada gratuita para você que quer rechear o seu roteiro com arte, mas não quer gastar tanto com as entradas dos museus. Confira mais informações nos links oficiais. 

Museu de Arte Moderna de Paris
Museu de Arte Moderna de Paris | Foto: Hermann, via Pixabay

Museum Pass (Passe de Museus)

Uma grande dica para sua programação de museus em Paris é comprar o Museum Pass, um ticket que dá acesso ilimitado e sem filas a mais de 60 museus por até seis dias na capital francesa. É uma ótima para quem quer “maratonar” em museus.

O preço médio custa cerca de 355 reais. Para os interessados em arte o investimento é mais do que certeiro. Veja aqui como adquirir o ticket.

Onde Ficar em Paris

Hospedagem em Paris é um dos grandes dilemas de quem visita a cidade. É difícil entender como os bairros são dispostos, quais são as melhores localizações e onde encontrar as boas hospedagens no meio de tudo isso.

Mas pode ficar tranquilo que nós explicamos tudinho em nosso post Onde se Hospedar em Paris – Guia Completo Bairro a Bairro para você não se perder em momento algum e ainda aproveitar o que há de melhor em cada região. 😉

Encontre as melhores hospedagem em Paris no Booking.com

Clique na foto e faça sua reserva no Hôtel Mayfair Paris

Chip de Internet em Paris

Está cada vez mais fácil e barato ter internet ilimitada durante toda a viagem em Paris. Hoje em dia você pode comprar online um chip internacional de celular enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Nós sempre usamos e adoramos!

Você recebe o sim card em seu endereço e depois é só inserir no celular para já chegar em Paris com a internet 4G ilimitada funcionando durante toda a viagem.

Quer ter internet ilimitada durante toda a viagem?
Compare os preços e compre seu chip de viagem internacional antecipadamente na America Chip, EasySim4U, O Meu Chip ou Viaje Conectado.

Seguro Viagem para Paris

Contratar um seguro viagem para Paris é obrigatório. Tudo isso por causa do Tratado de Schengen, que obrigada a contratação de um seguro viagem Europa com cobertura médico hospitalar de no mínimo 30 mil euros.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Petit Palais Paris
Museu Petit Palais | Foto: Gilles Letang, via Flickr

Aluguel de Carro em Paris

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens.

Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

>> Leia também Como se Locomover em Paris

Passagens Aéreas para Paris

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Paris, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Vista aérea da Cidade Luz
Vista aérea da Cidade Luz | Foto: Michel Craig, via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts de Paris

Ficou com vontade de conferir os museus em Paris? Qual vai adicionar ao seu roteiro?

Dúvidas Frequentes

Quantos museus têm em Paris?

São mais de 100 museus espalhados pela cidade, e a não ser que você tenha muito tempo em Paris para conhecer todos, nós fizemos uma seleção dos maiores e mais interessantes para você adicionar ao seu roteiro. Clique aqui veja mais.

Qual é o nome do museu que fica em Paris?

Um dos museus mais famosos do mundo que fica em Paris é o Museu do Louvre. Você pode comprar os ingressos online aqui ou conferir ainda mais sobre o museu em nosso conteúdo completo.

Como fazer uma visita virtual no Museu do Louvre?

É possível fazer uma visita virtual no museu do Louvre ao acessar o site oficial e conferir as galerias e atrações no mapa 360º em realidade virtual. Em nosso conteúdo sobre os museus em Paris você confere ainda mais sobre o Louvre e as principais atrações da cidade.