As fotos de uma boa viagem trazem boas lembranças, mas são as sensações que te transportam de volta. No caso de Portugal, temos a certeza de que você não vai esquecer dos sabores. Descubra onde comer bem e barato na cidade do Porto, capital da gastronomia nortenha.

Se você está planejando uma viagem a Portugal, não deixe de ir ao Norte. Apesar de pequeno, o país tem uma diversidade incrível de paisagens, tradições, gastronomia e até sotaques! Comece por visitar a cidade do Porto, tem voo direto do Brasil mas se estiver em Lisboa pode pegar o trem que leva entre duas a três horas. O ideal é ficar uns dias para conhecer a capital do Norte com calma, pois tem muito para fazer por lá.

É uma delícia passear pelas ruas do centro da cidade, repletas de azulejos coloridos e lojinhas tradicionais. Cada esquina é um lugar histórico, desde igrejas seculares a praças inteiras no estilo Art Noveau. Ao passear pela zona “Ribeirinha”, listada como patrimônio mundial da UNESCO, é fácil cair na tentação de ficar pelos restaurantes turísticos que tem por ali. Mas se você quer provar os pratos mais típicos, visite os restaurantes preferidos dos locais que sabem melhor do que ninguém onde comer bem e barato na cidade do Porto.

Desde a famosa francesinha ao marisco incomparável das águas geladas de Portugal, se prepare para comer como um verdadeiro “Tripeiro”, como o pessoal do Norte é conhecido. Em primeiro lugar, a relação preço-qualidade é muito importante para eles. São fiéis aos restaurantes onde se come bem e barato e não ligam para sofisticação. O negócio aqui é autenticidade, o garçom que conhece os clientes pelo nome e a dona do restaurante que é também a cozinheira.

É bom saber também que os pratos nortenhos não são light e nem vegetarianos. O melhor mesmo seria viajar sem restrições alimentares, para poder usufruir de tudo o que a cidade tem para oferecer. E não se preocupe se estiver de regime, basta percorrer as ladeiras da cidade a pé depois do almoço para queimar aquela batatinha extra.

Descubra onde comer bem e barato na cidade do Porto como um verdadeiro local

Café Santiago

Comecemos pela imperdível “Francesinha”, estrela do cardápio no Café Santiago. Se você não conhece essa deliciosa invenção, vamos já avisando que é melhor ir de estômago vazio. A “Francesinha” é uma espécie de sanduíche no prato, com várias camadas de linguiça, carnes frias e um bife de carne de vaca embrulhadas numa dose generosa de queijo derretido. Acompanha ovo, batata frita e um molho incrível com um toque de piri-piri.

O Café Santiago é perfeito para uma pausa no seu passeio pela Baixa do Porto. É bastante concorrido, mas não demora muito para liberar uma mesa e o atendimento é rápido. E o melhor é que o almoço sai por menos de dez euros por pessoa.

onde comer na cidade de porto portugal

Francesinha – Uma das melhores dicas de onde comer na cidade do Porto

Aberto de segunda a sábado, entre as 12:00h e as 23.00h

Endereço: Rua Passos Manuel 226, Porto

Acesse o site AQUI.

Casa Nanda

Ali na Baixa tem também outro queridinho dos “Tripeiros”, que é onde você vai descobrir a origem desse apelido. Na Casa Nanda a melhor pedida são as “Tripas à moda do Porto”, um prato tradicional do tempo dos Descobrimentos. Reza a lenda, que o navegador Infante D. Henrique pediu à população do Porto ajuda para abastecer de comida as naus que partiam para a Índia. Cedendo toda a carne que tinham, os habitantes ficaram apenas com as miudezas e com elas tiveram de se virar. Misturaram feijão com tripas e um tempero gostoso e nasceram as “Tripas à moda do Porto”.

Se você não é muito chegado nesse tipo de comida, peça uma sugestão à cozinheira Fernanda. Quem melhor do que a dona do lugar para saber o que é bom? Comece pelos bolinhos fritos de entrada, que são de comer de joelhos.

onde comer na cidade do porto portugal

Tripas a moda Porto – Foto: viajecomigo.com

Aberto de terça a sábado, entre as 12:15h e as 15.00h para almoço e das 19:00h às 22:00h para jantar. No domingo abre apenas para almoço entre as 12:15h e as 15:00h.

Endereço: Rua da Alegria 394

Reservas somente pelo telefone +351 22 537 0575

A Tasquinha

Apesar de estar bem no centro da cidade, entre a torre dos Clérigos e as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda, a Tasquinha parece um restaurante do interior do país. Na casa de arquitetura tradicional portuguesa, você pode optar por uma mesa na sala acolhedora ou na esplanada debaixo das árvores da praça. O cenário rústico é encantador e você não paga mais de 25 euros com direito a entrada, sobremesa e vinho.

A especialidade são os filetes de polvo com arroz do mesmo, perfeitos para acompanhar com vinho verde. Para além disso, o cardápio tem uma boa variedade de pratos tradicionais portugueses, como vários tipos de bacalhau e rojões à moda do Minho.

Aproveite para provar um queijinho de entrada, mas deixe espaço para as sobremesas conventuais, você não vai querer perder os papos d’anjo e a sericaia.

onde comer na cidade do porto portugal

Sugestão da casa já na entrada!

onde comer na cidade do porto portugal

Aberto de segunda a sábado, entre as 12:00h e as 15.30h para almoço e das 19:00h às 00:00h para jantar. 

Endereço: Rua do Carmo 23, Porto

Acesse o site AQUI.

Don Tonho

Se você não resiste aos restaurantes do charmoso Cais da Ribeira, então pegue uma mesa no Don Tonho. Aqui você paga um pouquinho mais, já que o restaurante foi construído na própria Muralha Fernandina de frente para o Rio Douro e a icónica ponte Luiz I. Apesar de ser vizinho de restaurantes que são obviamente “armadilha-para-turistas”, o D. Tonho é bem tradicional e frequentado por locais.

Localizado em pleno Patrimônio Mundial da UNESCO, a vista das caves de vinho do Porto não é a única coisa inesquecível, tem também o famoso bacalhau português. No D. Tonho você pode escolher qualquer uma das variedades que não tem erro, os favoritos são os tradicionais bacalhau à lagareiro e à moda da casa. Acompanhe com uma taça de Papa Figos ou de Esteva, excelentes vinhos tintos da região, ou dê uma olhada na extensa lista de vinhos da casa.

onde comer na cidade do porto portugal

Tradicional Bacalhau Don Tonho – Foto: flavorsandsenses.com

Aberto todos os dias, entre as 12:30h e as 15.00h para almoço e das 19:30h às 23:00h para jantar.

Endereço: Cais da Ribeira 13-15, Porto

Acesse o site AQUI.

Filipe de Angeiras

A sua viagem a Portugal ficaria incompleta sem uma boa mariscada junto ao mar. A água gelada tinha que ter algum benefício e é ela que proporciona o marisco mais saboroso. Na cidade do Porto as marisqueiras estão concentradas na periferia, bairros como Matosinhos e Leça da Palmeira têm uma a cada esquina. Por lá você paga uns bons 50 euros por pessoa, então pode valer a pena ir um pouquinho mais longe para pagar metade.

O Filipe de Angeiras fica numa praia a 10 minutos de carro do aeroporto. É uma marisqueira típica, onde as famílias portuguesas se deliciam com o peixe fresco do dia, amêijoas à bulhão pato ou uma generosa sapateira recheada. As gambas al ajillo são simplesmente divinas e não se esqueça de pedir o pão torrado com manteiga, um must em qualquer mariscada. O chopp, chamado de “fino” no Porto, é o melhor acompanhamento junto com o pôr-do-sol no mar bem na frente do restaurante. Se optar pelo almoço, pode depois fazer um passeio relaxante pelas praias até Matosinhos, caminhando pelo passadiço de madeira.

onde comer na cidade do porto portugal

Frutos do mar frescos e deliciosos para você incluir na lista de onde comer na cidade do Porto!

Aberto de segunda a sábado, entre as 12:00h e as 23.00h e no domingo das 12:00h às 16:00h.

Endereço: Av. da Praia de Angeiras 160, Lavra

Reservas pelo telefone +351 934 544 733

Rainha da Foz

Para terminar com algo doce, o croissant é a eleição dos locais. Os preferidos no Porto são de brioche e você vai ver bastantes pelas pastelarias da cidade. Mas é no prestigiado bairro da Foz, onde vivem as famílias mais tradicionais, que tem um dos favoritos.

A confeitaria Rainha da Foz fica do lado do mercado do bairro, numa rua de casinhas que termina no mar. É um ponto de encontro dos moradores para tomar um cimbalino (o café expresso do Porto) no fim do dia ou levar uma caixa de croissants para o lanche da tarde. Espere a fornada sair e prove um croissant quentinho. Os simples são os melhores, mas tem também de chocolate e de amêndoa.

onde comer na cidade do porto portugal

Popular croissant da Rainha da Foz. Anote na sua lista de onde comer na cidade do Porto!

Dica: Peça para levar e caminhe pela orla até o Farol de Felgueiras, ponto onde o rio Douro desemboca no Oceano Atlântico.

Aberto todos os dias, das 08:00h às 20:00h

Endereço: Rua de Diu 299, Foz

Tomou nota de onde comer bem e barato na cidade do Porto? Depois nos conte qual foi o seu prato preferido.

Hotéis em promoção na Cidade do Porto, Portugal

Booking.com

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens à Europa?

Se você estava pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa, saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima para quem está planejando a viagem para lá: O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores:a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja também: 

Roteiro Portugal: 10 lugares que você não pode deixar de conhecer

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Onde ficar no Porto em Portugal

Onde comer em Paris 

5 dicas insider para descobrir onde comer em Ibiza