O que fazer em Portugal de 7 a 20 dias inclui diversos pontos turísticos e cidades imperdíveis. O ideal é alugar um carro para poder conhecer tudo de forma independente. Porém, também é possível chegar em quase todos os lugares de transporte público, só que leva mais tempo. Sugerimos opções de hospedagem em cada um dos pontos, para que você possa reservar com antecedência, evitando preocupações de última hora.

Compare os melhores preços para alugar um carro em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em real e ainda parcele em até 12 vezes sem IOF. 

Veja abaixo as melhores dicas para um roteiro inesquecível!

Cidade de Portugal

Portugal está entre os melhores países para visitar. Guimarães, a charmosa cidade próxima ao Porto.

 

O que fazer em Portugal em 7 dias

 

Lisboa

Com tanta coisa legal na lista de o que fazer em Portugal, comece sua viagem com 3 dias em Lisboa. A capital portuguesa é parada obrigatória no roteiro de Portugal, e uma das cidades com mais pontos turísticos para visitar.

O ideal é se hospedar no centro histórico de Lisboa, nos bairros do Chiado e da Baixa ou por ali perto. Dê uma olhada na nossa seleção de hotéis para todos os budgets, nos melhores locais onde ficar em Lisboa.

Clique aqui e encontre mais promoções de hospedagem em Lisboa essa semana

O que fazer por lá

Divida seus 3 dias em Lisboa entre visitar pontos turísticos, comer bem e passear tranquilamente pelas ruas de calçada portuguesa. Nós contamos as dicas e melhores pontos neste post o que fazer em Lisboa em 3 dias. 

Comece pela Baixa histórica, caminhando pela rua das lojas desde o Elevador de Santa Justa até à Praça do Comércio. Por lá é bem legal pegar um tuk-tuk para explorar a região do Castelo de São Jorge e o bairro de Alfama. Também dá para ir a pé, porém precisa levar calçado confortável para subir as ladeiras e escadinhas, que levam até o topo de uma das sete colinas da cidade.

Visite a Avenida da Liberdade, o Chiado e o Príncipe Real para compras. Lá também tem os melhores restaurantes de Lisboa, como o “Bairro do Avillez” ou o “Sea Me”.

#Dica: Se você quer experimentar os melhores restaurantes da cidade, mas por uma questão de budget ou tempo ficaria muito apertado, vá até o Mercado da Ribeira. Esse antigo mercado de bairro foi transformado pela revista Time Out num dos melhores locais para almoçar ou jantar na cidade. Ali se juntam todos os chefs portugueses para dar a chance de você provar um ou dois pratos de suas casas. Tudo isso acompanhado por uma imperial (o termo usado em Lisboa para chopp) ou de um bom vinho, é claro.

Reserve um dia para passear por Belém, começando com um ou dois Pastéis de Belém, e depois visitando a Torre de Belém e os museus incríveis que tem por ali. No terceiro dia, não deixe de ir até Cascais e Estoril, para conhecer as praias que ficam apenas a 40 minutos do centro de Lisboa.

Roteiro Portugal: 10 lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá | Mochilando

Visita ao centro histórico de Lisboa. Foto: Virginia Falanghe – Portugal pontos turisticos – O que fazer em Portugal em 7 dias

 

Sintra

A belíssima Serra de Sintra, fica pertinho da cidade de Lisboa. Dá para ir de trem desde o centro, ou de carro. A viagem leva entre 40 minutos a uma hora. A região é repleta de palácios e castelos dignos de contos de fadas, como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Quando a neblina típica da serra levanta, é possível ver o mar ao fundo. É que a poucos metros dali fica o Oceano Atlântico e algumas das praias mais bonitas da região, como a Praia Grande, a Praias das Maçãs e as Azenhas do Mar. Se você estiver de carro alugado, vale muito a pena descer a serra e ir até lá, passando também pelo Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do país. Saiba mais sobre esses e outros pontos imperdíveis em Portugal.

Em Sintra, tem várias opções de hospedagem que acomodam todos os bolsos, como o Moon Hill Hostel para mochileiros ou o luxuoso Tivoli Palacio de Seteais.

Veja mais dicas de Sintra no nosso post  Sintra Portugal: O que fazer, Onde comer, hotéis e muito mais!

O que fazer em Portugal em 7 dias

Palácio da Pena em Sintra – O que fazer em Portugal em 7 dias

 

Óbidos

Para o quinto dia da sua viagem, uma das coisas em nossa lista de o que fazer em Portugal é ir até à Vila de Óbidos, a 80 km de Lisboa.

Passeie pelas ruas de casinhas que ficam dentro do Castelo de Óbidos, uma construção medieval que remonta ao século XII. É possível também percorrer o cimo das muralhas, de onde se tem uma perspectiva diferente da vila. E para uma experiência medieval completa, sugerimos ficar na Pousada Castelo de Óbidos, construída em plena muralha do castelo.

No caminho de Lisboa para Óbidos, não deixe de parar em Mafra para visitar a magnífica biblioteca que fica dentro do Palácio Nacional de Mafra. Aproveite e experimente um dos pães favoritos dos portugueses, que é desta região.

O que fazer em Portugal em 7 dias

Para o quinto dia da sua viagem, uma das coisas em nossa lista de o que fazer em Portugal é ir até à Vila de Óbidos, a 80 km de Lisboa.

 

Fátima 

Se você quer saber o que fazer em Portugal no sexto dia, então continue indo rumo ao Norte do país. De Óbidos até Fátima você leva uma hora de carro, mas vale a pena fazer uma paradinha para ver as ondas gigantes da Nazaré. Isso se você estiver visitando no inverno, pois no verão é uma praia super tranquila e familiar.

Assista uma missa no Santuário de Fátima e visite a Capelinha das Aparições, para entender toda a história por trás de um dos lugares mais visitados de Portugal. Geralmente, uma manhã é o suficiente para visitar a cidade. #Dica: Tente visitar no dia 13 de Maio, para participar da procissão das Velas e do Adeus.

viagem para portugal

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Capelinha das Aparições ao fundo

Coimbra

Depois disso, o legal é continuar subindo até Coimbra, que fica a mais ou menos 80 km dali. Antes de visitar o Paço das Escolas e a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país, aproveite para almoçar no Zé Manel dos Ossos. Essa pequena “tasca” (como são conhecidos os restaurantes pequenos e típicos em Portugal), serve as melhores iguarias de carne de porco que você vai provar em Portugal. Só tem seis mesas mas vale a pena esperar, pois o serviço também é rápido.

Se hospede no lindíssimo Hotel da Quinta das Lágrimas, cenário da trágica história de amor entre D. Pedro e D. Inês.

O lindíssimo Hotel da Quinta das Lágrimas, cenário da trágica história de amor entre D. Pedro e D. Inês. – O que fazer em Portugal em 7 dias

Serra da Estrela

Para realmente conhecer Portugal, não basta visitar as cidades. Rico em diversidade, o país tem também belíssimas paisagens rurais no interior. Por isso, depois de visitar Coimbra, vale a pena dar um pulo na Serra da Estrela, a duas horas de viagem da cidade.

Por aqui você vai entrar em contato com a natureza, passeando por florestas e nascentes, cumprimentando pastores e seus rebanhos. No verão, é possível mergulhar nas piscinas e cascatas naturais de águas cristalinas, como é o caso do Poço do Inferno. Já no inverno, é lindo percorrer as aldeias cobertas de neve, que se espalham pela serra mais alta do país.

Inclua no seu roteiro a vila de Manteigas, e visite a fábrica da Burel para conhecer a lã tradicional portuguesa e levar uma lembrancinha bem típica. Ah, e não esqueça de provar o maravilhoso queijo da serra, produzido nesta região.

Nas cidades da Covilhã e da Guarda é onde você vai encontrar mais opções de hospedagem na Serra da Estrela. Dê uma olhada na charmosa Casa com História, por exemplo.

O que fazer em Portugal em 7 dias

Nas cidades da Covilhã e da Guarda é onde você vai encontrar mais opções de hospedagem na Serra da Estrela. Dê uma olhada na charmosa Casa com História, por exemplo. O que fazer em Portugal em 7 dias


O que fazer em Portugal em 10 dias

 

Se você vai ficar mais dias em Portugal, existem outras cidades que valem a pena incluir no seu roteiro e que ficam no norte do país. As cidades charmosas e as melhores vistas do Rio Douro deixam claro que você não deve deixar de visitar essa região.

Porto

A cidade do Porto precisa estar no seu roteiro. Todo o mundo que visita adora e por isso nosso conselho é ficar pelo menos 2 dias por aqui. O ideal seria 3 para visitar tudo com calma, seguindo nossas dicas de O que fazer no Porto.

Seja como for, tem alguns pontos imperdíveis na cidade que você precisa conhecer. Charmosa e animada, na segunda cidade mais importante do país tem um monte de lojinhas e cafés independentes, de vibe artística. Passear pelo centro é uma delícia, repleto de edifícios de arquitetura Art Noveau e igrejas forradas de azulejo.

A vista do Rio Douro e do Cais da Ribeira – patrimônio da UNESCO – é um dos cartões postais do Porto. Atravesse a Ponte D. Luís I e olhe para trás, é realmente de cortar a respiração.

Onde ficar no Porto

Do outro lado da ponte fica o cais de Vila Nova de Gaia, onde tem várias caves de vinho do Porto onde é possível fazer degustação. É também ali que fica o melhor hotel vinícola da cidade, The Yeatman. Já imaginou acordar e ter a melhor vista da cidade do Porto, da janela do seu quarto?

Se você procura opções de hospedagem, dê uma olhada em nossa seleção e quais os melhores bairros onde ficar no Porto.

Encontre aqui mais opções de hospedagem na cidade do Porto

A vista mais privilegiada da cidade no hotel The Yeatman, na Vila Nova de Gaia – O que fazer em Portugal em 10 dias

Vale do Douro, Guimarães e Braga

No décimo dia, faça uma pequena roadtrip pelo verdejante vale do Douro e visite uma vinícola para entender como se produz o vinho português.

#Dica: Saia do Porto pela estrada A3 até Peso da Régua e depois faça o percurso panorâmico de 27 km até à vila de Pinhão.

Na volta, faça um pequeno desvio um pouco mais a norte e visite as lindas cidades de Guimarães e Braga. A primeira é considerada o berço de Portugal e por isso vale a pena incluir no seu roteiro. Para não perder nenhum ponto turístico por ali, dê uma olhada em nossas dicas  sobre as Cidades de Portugal que você precisa conhecer.

Roteiro Portugal: 10 lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá | Mochilando

Margens do Rio Douro. Foto: Virginia Falanghe. Pontos Turisticos Portugal – O que fazer em Portugal em 10 dias


O que fazer em Portugal em 15 dias

 

Para quem tem um pouquinho mais de tempo para conhecer Portugal, aproveite para juntar às dicas acima a estas outras sugestões de destinos para completar 15 dias de roteiro.

Depois de viajar pelo norte de Portugal, é hora de ir até as regiões do Alentejo e do Algarve, que ficam no sul.

Évora

Conhecida por ter um monumento histórico a cada esquina, Évora é uma cidade que você não pode perder na sua viagem a Portugal.

Localizada a 140 km de Lisboa, ir até Évora é a desculpa perfeita para contemplar a belíssima e melancólica paisagem Alentejana. Além disso, essa região é conhecida pela gastronomia única que você não pode perder. #Dica: Experimente a carne de porco à Alentejana.

É em Évora que fica a famosa Capela dos Ossos, um arrepiante lugar de paredes forradas de ossos humanos verdadeiros. Vale a pena também fazer uma tour a pé pela cidade, para visitar o Templo de Diana – patrimônio da UNESCO – e subir no telhado da Sé de Évora que ficam bem no centro.

O Convento do Espinheiro é uma ótima opção para dormir num monumento da cidade, antes de seguir viagem.

Pontos Turisticos em Portugal

Capela dos Ossos, Évora – Foto: David V.A. via Flickr – O que fazer em Portugal em 15 dias

 

Costa Vicentina

Saindo de Évora, a ideia é continuar descendo rumo ao Sul de Portugal.

Se você está visitando no verão, então reserve pelo menos dois dias para fazer esse percurso com calma. É que pela estrada nacional 120, tem algumas das praias mais bonitas e selvagens do país.

Esse litoral é chamado de Costa Vicentina e é onde muitos portugueses preferem passar suas férias, ao invés de ir até o Algarve na alta temporada, a fim de evitar multidões.

Por aqui o negócio é estender a toalha nas praias da Zambujeira do Mar, de Odeceixe ou do Monte Clérigo, por exemplo. Se você gosta de surfe, aproveite para pegar umas ondas na praia da Arrifana e a praia da Bordeira. E no fim do dia, coma um peixe e marisco fresquíssimos em qualquer um dos restaurantes que tem por ali, com vista para as falésias e para o sol mergulhando no mar.

Reserve um dos quartos cuidadosamente decorados no Amazigh Guest House , na vila de Aljezur. Localizado a 3 Km da praia da Arrifana, tem café da manhã incluído e duas piscinas exteriores.

Roteiro Portugal: 10 lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá | Dicas de Viagem - O que fazer em Portugal em 15 dias

Chegada a Praia de Odeceixe: uma península de areia em meio à falésias e uma cidade medieval. O que fazer em Portugal em 15 dias

 

Algarve

Continuando pela estrada do litoral, o próximo ponto é a vila de Sagres, local de onde saíam as naus portuguesas. E se você procura o que fazer em Portugal, uma das coisas interessantes é entender a história do país. Nesta vila tem alguns pontos turísticos para conhecer, como o Farol e a Fortaleza de Sagres da época dos Descobrimentos. Além disso, vale a pena ir até à praia do Beliche, aconchegada entre uma falésia imponente, e a ampla praia da Cordoama para mergulhar no mar gelado.

Dali é fácil conhecer toda a região do Algarve, pegando a Via do Infante em Lagos que fica a 30 Km de Sagres. Mas antes, aproveite para conhecer de barco as grutas que levam dali até à Praia da Ponta da Piedade.

No caminho para Faro, capital do Algarve, tem várias paradas obrigatórias que vão tornar seu roteiro inesquecível. É o caso da praia do Carvoeiro, eleita uma das melhores praias europeias em 2018 pela European Best Destination. Ela fica numa enseada de casinhas brancas, amontoadas na falésia que protege a baía. Lá é possível alugar uma prancha de stand up paddle e se aventurar pelas águas azul-turquesa, descobrindo as cavernas mais próximas.

Vale também passar em Albufeira, destino badalado entre turistas ingleses e alemães. É um dos lugares mais animados do Algarve, com uma rua cheia de bares que viram balada pela noite fora.

Roteiro Portugal: 10 lugares que você precisa conhecer quando estiver por lá | Mochilando

Praia da Bexiga, Sagres | Algarve – O que fazer em Portugal em 15 dias

Onde ficar no Algarve

Para opções de hospedagem, recomendamos os resorts PortoBay Falesia, que fica em cima da praia da Falésia, e o Golden Club Cabanas, que inclui a travessia da Ria Formosa até à praia de Tavira. Para os jogadores de golf, o ideal é reservar um dos apartamentos no Vale do Lobo Resort, de onde é possível chegar a pé a um dos campos com a melhor vista para o mar no país.

Durante sua estadia, não deixe de visitar Faro e Tavira. São cidades imperdíveis e solarengas, que aliam paisagens maravilhosas com ruelas medievais. Saiba mais sobre elas em nosso artigo Cidades de Portugal

 


O que fazer em Portugal em 20 dias

 

Ilha da Madeira

Não tem coisa melhor do que visitar Portugal com tempo. Assim você pode passear tranquilamente e conhecer todos os pontos turísticos, de norte a sul do país incluindo a Ilha da Madeira.

De Lisboa até o Funchal (na ilha da Madeira), o voo leva uma hora e meia. Ele pode custar a partir de 45 euros, dependendo da época. O ideal é ir no Verão, para evitar as chuvas, o que também acaba fazendo dos meses de Junho e Agosto temporada alta.

O que fazer na Ilha da Madeira

Repleta de trilhas pelo meio de florestas em montanhas, o negócio aqui é o contato com a natureza. Do topo da terceira montanha mais alta de Portugal, o Pico Ruivo, você pode avistar outra ilha no meio do Oceano. É a ilha de Porto Santo, onde as praias são de areia ao invés de pedra como na Madeira.

E claro, como não podia faltar na lista de o que fazer em Portugal, experimentar as tradições do lugar. Descer uma rua apertada e íngreme, a bordo de um carrinho de verga artesanal, é uma das experiências mais requisitadas por turistas. Mas tem outras mais seguras e gostosas, como provar a típica espetada Madeirense, acompanhada de um excelente vinho da Madeira.

O ideal é ficar 5 dias, para poder fazer as caminhadas com calma e relaxar um pouco. Que tal reservar sua hospedagem no Savoy Saccharum Resort & Spa?

Ilha da Madeira - O que fazer em Portugal em 20 dias

Açores

Para visitar o arquipélago dos Açores, é preciso pelo menos 10 dias. A não ser que você queira ir apenas à Ilha de São Miguel, a maior das nove ilhas dos Açores.

É que o arquipélago fica um pouquinho longe, a duas horas e meia de avião Lisboa. Ainda mais, os voos geralmente não são baratos. Nos meses de Maio a Setembro, os preços podem chegar a 300 euros ida e volta.

Porém, a paisagem é única e você não vai se arrepender. Formado por atividade vulcânica, este arquipélago é um paraíso natural. Ele é repleto de lagoas, geysers e planícies verdes com hortênsias despontando aqui e ali.

É possível visitar o interior de vulcões adormecidos. Além de ver as vacas que produzem a melhor manteiga do país pastando tranquilamente. Visitar campos de chá e avistar baleias e golfinhos em passeios de barco entre as ilhas. O que não vai faltar por aqui é o que fazer ao ar livre.

Onde ficar nos Açores

A ilha com mais oferta de hospedagem é S. Miguel, onde você pode ficar na beira do mar na White Exclusive Suites & Villas

O que fazer em Portugal em 20 dias

Para visitar o arquipélago dos Açores, é preciso pelo menos 10 dias. A não ser que você queira ir apenas à Ilha de S. Miguel, a maior das nove ilhas dos Açores.O que fazer em Portugal em 20 dias

Já sabe qual é a melhor época para ir a Portugal?

Muita gente nos pergunta. Afinal, qual é a melhor época para ir a Portugal? O destino da vez entre os brasileiros é bom de visitar ao longo de todo o ano. Porém, para aproveitar ao máximo cada passeio, dê uma olhada aqui embaixo sobre qual a melhor época por região.

Cidades, praias ou vinícolas, todos esses pontos valem a pena conhecer em qualquer época em sua visita ao país. Mas se você quer ter a certeza de que vai pegar o melhor dia de praia ou a época das vindimas, então confira nossas dicas no post melhor época para ir a Portugal.. Na alta temporada que vai de Maio e termina em Outubro, o bom tempo é garantido mas também tem bastante movimento. E já que Portugal é o país mais solarengo da Europa, na baixa temporada (de Novembro e vai até Abril, tirando o Natal e Ano Novo) também tem dias de céu azul, ótimos para passear pela cidade.

Agora que você já sabe o que fazer em Portugal, seja em 10, 15 ou 20 dias, nos conte a sua experiência nos comentários abaixo!

 

Agora que você já sabe tudo sobre Portugal encontre aqui no Booking as promoções essa semana de hospedagem 


Booking.com

Você sabia que é obrigatório fazer um seguro em viagens a Portugal?

Está pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa? Saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima. O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem. Ai, você contratar a que achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

 

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias. Informações, lugares… e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema. Agora, você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 37!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype. E ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia mais: 

Qual o melhor seguro viagem para Europa?

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

Onde ficar em Lisboa: do barato ao luxo nos melhores bairros da cidade

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Melhores Rooftops e Bares da cidade do Porto em Portugal

Onde ficar no Porto em Portugal

Onde comer bem e barato na cidade do Porto, Portugal

O que fazer em Lisboa: Dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade