Viagem marcada para Marechal Deodoro? Chegou no lugar certo! Aqui tem um guia completo para você aproveitar a cidade ao máximo.

Estive em Marechal Deodoro e posso afirmar que a cidade conquista facilmente qualquer coração. Encontrei por lá um misto de praia, mangue, lagoa e muita história, além de um povo humilde e muito acolhedor, que muitas vezes fica na frente de casa tecendo redes de pesca ou peças artesanais.

Marechal Deodoro fica em Alagoas e é a cidade natal do primeiro presidente do Brasil – motivo que explica o nome do município. Ela fica a pouco mais 25 km de Maceió, e por isso desponta como uma boa alternativa para incrementar a viagem de quem vai conhecer a capital alagoana. Inclusive, até 1839, Marechal foi a primeira capital do estado. Legal, não é mesmo? 🤩

E se você gosta de água salgada, a famosa praia do Francês é a grande estrela da cidade. Nela, além do belo visual natural, há uma orla recém-inaugurada deliciosa para aproveitar o mar. Fora isso, os prédios históricos localizados no centrinho, onde se concentram igrejas e construções antigas, também são um convite especial aos viajantes.

Preparado para conhecer Marechal Deodoro? Siga com a leitura e descubra todas as dicas para não perder nadinha na sua viagem. Boa leitura!

Melhores dicas de Marechal Deodoro

Abaixo tem um resumão do que eu mais gostei e indico em Marechal Deodoro. Já pegue o seu bloquinho de anotações ou tire um print dessa tela para você não perder nada!

Anotou tudo? Agora role a telinha para ler dicas mais completas e imperdíveis sobre Marechal Deodoro. 😄

Onde fica Marechal Deodoro

Print do Google Maps mostrando o trajeto de Maceió até Marechal Deodoro, sendo os destinos vizinho e com uma distãncia de 28 km e um percurso de 1 hora de distância
Marechal Deodoro fica a cerca de 1h de distância de carro de Maceió

Marechal Deodoro fica em Alagoas e praticamente ao lado de Maceió. A cidade está a aproximadamente uma hora de carro, num percurso que, dependendo do trajeto, totaliza 28 km de distância da capital. Bem pertinho, não é mesmo? E devido à essa proximidade, Maceió pode ser a cidade base para sua viagem.

O que fazer em Marechal Deodoro

Vista aérea da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, com a orla cheia de pessoas e guarda-sóis, além de casas mais à direita
Praia do Francês – Foto: @lucasmenesesphoto
Igreja do Senhor do Bonfim, em Marechal Deodoro. A igreja fica em uma praça com área extensa à frente, e tem uma arquitetura histórica, com as bordas amarelas e portas azuis. Há casas históricas nas ruas ao lado
Igreja do Senhor do Bonfim – Foto: Joyce Dias
Edição de três fotos mostrando a frente e o interior da casa de Marechal Deodoro, em Marechal Deodoro. A primeira (à esquerda) é a frente da casa, a segunda (meio) é a estátua de Marechal e ao fundo tem bancos e um ármário antigo, e a terceira (à direita) são camas de época
Antiga casa de Marechal, que hoje se tornou a Casa Museu Marechal Deodoro – Fotos: Joyce Dias

O roteiro de o que fazer em Marechal Deodoro inclui praia, lagoa, passeios em museus e construções antigas, além de boa gastronomia. A cidade tem um clima pacato e histórico, mesclado a maresia do mar.

A praia do Francês é o grande atrativo da cidade e é uma boa opção para curtir um dia de sol (leia mais sobre ela abaixo). Depois, é possível fazer um tour histórico passando pelas igrejas de Santa Maria Madalena, do Senhor do Bonfim, de Nossa Senhora do Amparo, além do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e da Casa Museu Marechal Deodoro, onde morou o primeiro presidente do Brasil.

Eu fiz esses passeios e fiquei encantada com a história da cidade. Inclusive, há guias locais e gratuitos da secretaria de turismo (tire informações no @descubramarechal.al) que vão explicando as atrações com um sotaque deodorense muito acolhedor. 🥰

Por fim, Marechal Deodoro também é conhecida pelas rendeiras que fazem trabalhos incríveis e os expõem no Espaço Cultural Santa Maria Madalena. Recentemente, também foi inaugurado outra área para os artesãos no centro da cidade, perto da praia do Francês.

Fora isso, há ainda as famosas barraquinhas de venda de doce no bairro Massagueira, onde a especialidade são as cocadas de sabores variados. E a dica é finalizar o dia na La Rue, que é uma rua com barzinhos, restaurantes e estabelecimentos com comidas regionais e até internacionais (leia mais na seção abaixo).

Anote as principais atrações de o que fazer em Marechal Deodoro:

  1. Praia do Francês
  2. Palácio Provincial
  3. Casa Museu Marechal Deodoro
  4. Igreja Nossa Senhora da Conceição
  5. Igreja do Rosário dos Pretos
  6. Museu Arquidiocesano de Arte Sacra Dom Ranulpho e Convento Franciscano
  7. Espaço Cultural Santa Maria Madalena
  8. La Rue
  9. Vila dos Pescadores
  10. Corredor Verde
  11. Massagueira
  12. Lagoa Mundaú

Veja mais dicas de o que fazer nos arredores de Marechal:

Praias em Marechal Deodoro

Vista aérea de dois mergulhadores e um barco no mar de águas transparentes, em Marechal Deodoro
É possivel ir de barco até as piscinas naturais na Praia do Francês – Foto: @lucasmenesesphoto
Vista aérea de uma praia em Marechal Deodoro, sendo o lado esquerdo com um gramado com árvores e ao lado direito tem a praia com mar azulado e areia branca
O lado direito da Praia do Francês tem mais ondas e é ideal para surfar – Foto: @lucasmenesesphoto

A Praia do Francês é muito conhecida em toda a região, sendo até considerada uma das mais bonitas do estado alagoano. Ela é mais central, então consequentemente é mais movimentada e bem estruturada. Já a praia do Saco é mais pacata e deserta, indicada para quem gosta de tranquilidade.

Para você conhecer melhor cada pedacinho de areia, veja abaixo mais detalhes acerca das praias de Marechal Deodoro:

Praia do Francês

Uma das vantagens da Praia do Francês é que o mar tem um lado mais calmo e outro agitado. No lado esquerdo, por exemplo, devido aos arrecifes, a praia fica uma verdadeira piscina natural. Enquanto no lado direito, onde tem coqueiros e mais ventos, há ondas para quem curte surfar. Ou seja, ela é perfeita para qualquer público!

Fora isso, a sua orla foi revitalizada recentemente e tem um calcação muito gostoso para caminhar, andar de bicleta ou até tirar fotos no entardecer. Há, também, uma excelente infraestrutura com quiosques, restaurantes e ambulantes à beira-mar.

Praia do Saco

A praia do Saco já é mais vazia e com infraestrutura rústica, perfeita para quem quer fugir do agito de uma praia central. Durante a maré baixa também formam-se piscinas naturais e você pode avistar um paredão de arrecifes.

E aí, já sabe qual é a sua praia preferida? Me conte nos comentários! 😁

Onde ficar em Marechal Deodoro

O melhor lugar onde ficar em Marechal Deodoro é na região central, nas redondezas da Praia do Francês. Por lá, você poderá ir caminhando até os comércios e aos restaurantes localizados na La Rue. Além disso, a orla da praia é movimentada e com boa infraestrutura, sendo um bom atrativo a qualquer hora do dia para quem se hospedar por perto.

No geral, a cidade possui várias pousadas tranquilas e charmosas, daquelas que renovam as energias. E uma dica para encontrar a sua acomodação é procurar por opções beira-mar para garantir aquela vista privilegiada.

Veja abaixo nossas indicações de hotéis, pousadas e aluguel de temporada em Marechal Deodoro:

Hotéis em Marechal Deodoro

Fachada do hotel Ponta Verde Francês, com uma escada e jardim dos lados, e ao fundo o prédio com bicicletas na frente e carrinhos para carregar malas. Há quartos com sacadas
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Ponta Verde Praia do Francês – Foto: Joyce Dias

Não há muitas opções de hotéis, sendo o Hotel Ponta Verde Francês um dos principais da cidade e o mais indicado para quem curte essa categoria – eu mesma me hospedei nele quando estive em Marechal.😄

Mas para te auxiliar, abaixo tem mais uma opção de hotel para você conhecer:

Veja todas as opções de hotéis em Marechal Deodoro.

Pousadas em Marechal Deodoro

Prédio da Pousada Panorama, em Marechal Deodoro. O local tem as paredes de tijolinhos, compondo uma decoração rústica, além de um jardim à frente e varandas nos quartos do térreo e do primeiro andar.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Panorama

Por outro lado, há uma maior quantidade de pousadas em Marechal Deodoro, sendo elas mais rústicas, econômicas e intimistas. Veja nossa seleção abaixo:

Veja todas as opções de pousadas em Marechal Deodoro.

Aluguel de temporada em Marechal Deodoro

Interior do Ubud Apartments Praia do Frances, com um sofá preto, um balcão com itens de cozinha em cima e dois bancos à frente. Há também uma varanda com gramado, árvore e rede, separada por uma porta de vidro
Clique na imagem e faça sua resera no Ubud Apartments Praia do Francês

Outra opção onde ficar em Marechal Deodoro são os apartamentos ou casas de temporada. Esse tipo de acomodação oferece mais autonomia, além da liberdade de ter todos os cômodos de uma residência só para você. Veja as opções abaixo:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Marechal Deodoro.

Onde comer em Marechal Deodoro

Rua, com uma fachada escrito "La Rue", restaurantes e pessoas sentadas em bancos ou andando no calçadão
A “La Rue” é uma rua com diversos restaurantes e barzinhos em Marechal Deodoro – Foto: Joyce Dias
Placa de um restaurante apresentando um combo de torre de chopp por R$54,90, com pessoas ao fundo andando em uma rua repleta de restaurantes em Marechal Deodoro
A cidade conta com gastronomia diversificada, incluindo pratos internacionais e locais – Foto: Joyce Dias
Edição de três fotos com opções gastronomicas em Marechal Deodoro. A primeira (à esquerda) é um copo de chopp, a segunda (meio) é um prato com camarões e outro ao fundo com lula, e o último (à direita) é um prato com frango grelhado, cebolas e purê
Há chopps no Alagoana, além de pratos bem elaborados servidos no Java ou no Marjestoso – Fotos: Joyce Dias

O melhor lugar onde comer em Marechal Deodoro é na La Rue, uma rua que foi toda revitalizada recentemente e que tem diversas opções de restaurantes e barzinhos. Por lá, você encontra desde pratos locais, compostos por peixes e frutos do mar, até receitas internacionais e um belo chopp.

Outra opção onde comer em Marechal é no polo gastronômico na Massagueira, que tem um belíssimo pôr do sol com a vista da Lagoa Manguaba de fundo.

Quando estive na cidade, optei por almoçar no Fateixa, o restaurante do Hotel Ponta Verde. O local é aberto ao público, incluindo para quem não é hóspede, e tem pratos de dar água na boca. Os que eu indico são o peixe crocante e o purê de banana – foram os meus prefridos.😋

À noite, eu fui à La Rue. Os estabelecimentos geralmente abrem depois das 12h, então nesse horário a rua bomba. O clima de lá é muito gostoso e o calçadão permite você caminhar ou escolher uma mesinha para comer ao ar livre. Conheci o Java, e depois caminhei mais um pouquinho até o Marjestoso, que fica a poucos passos da rua principal.

O que me chamou a atenção foi o ambiente do Java, que é todo temático, e a cartela de vinhos que o local dispõe. Já o Marjestoso também é muito bem decorado e o seu cardápio é super variado, servindo desde a culinária mediterrânea até peixes e pizzas.

O Alagoana, por sua vez, é uma choperia estilo botequim, uma boa opção para quem curte chopp e cerveja gelada. O local fica a alguns quarteirões da La Rue e mais próximo da Praia do Francês.

Como você já deve ter percebido, Marechal Deodoro tem uma variedade de lugares onde comer, independente da sua preferência e orçamento.

Veja abaixo dicas de onde comer em Marechal:

Quando ir para Marechal Deodoro

Você pode visitar Marechal Deodoro durante o ano todo, já que essa região de Alagoas é sempre bem quente. Mas vale destacar que o inverno é a baixa temporada e quando aumenta a possibilidade de chuvas, já o verão é a alta temporada e quando a cidade fica mais cheia.

Eu, por exemplo, visitei Marechal durante o inverno, em agosto, e consegui aproveitar tudo. Peguei alguns momentos de chuva, mas é incrível como nessa região as pancadas são super rápidas. Chovia, mas logo abria o sol! Além disso, a cidade estava mais vazia e os preços das passagens e passeios mais baixos.

Quantos dias ficar em Marechal Deodoro

Depende! O mais recomendado é ficar no mínimo dois dias em Marechal Deodoro, para dar tempo de curtir a praia e de conhecer as atrações históricas.

Por outro lado, a quantidade de dias de viagem também depende da sua disponibilidade, uma vez que é possível fazer desde bate e volta até viagens mais longas – de cinco dias, por exemplo – para aproveitar Marechal com mais tranquilidade.

Como chegar em Marechal Deodoro

O jeito mais fácil de chegar em Marechal Deodoro é indo de avião até o aeroporto mais próximo de Maceió, o Zumbi dos Palmares, e depois fazer uma viagem de 40 minutos de carro até o destino.

De avião

O aeroporto mais próximo de Marechal Deodoro é o Zumbi dos Palmares, que fica a 50 minutos de carro de Maceió. Vale destacar que o local também é conhecido como o aeroporto de Maceió, mas na verdade ele fica em Rio Largo, que é um munícipio ao lado da capital.

De carro

A viagem para chegar em Marechal Deodoro de carro é bem rápida. Partindo da capital alagoana, as rodovias que interligam os municípios são a AL-101 e a AL-215, sendo elas tranquilas e fáceis de trafegar.

De Maceió até Marechal Deodoro

São 28 km de Maceió até Marechal Deodoro, um percurso que leva cerca de 40 minutos de carro. É uma boa pedida unir os dois destinos na mesma viagem, visto que as duas cidades são bem próximas, com uma estrada bem pavimentada e com diversas atrações para conhecer.

Transporte em Marechal Deodoro

Os jeitos mais práticos de se locomover em Marechal Deodoro são com um carro próprio, Uber, táxi ou até mesmo a pé, já que a cidade é pequena e dá para fazer muitos passeios caminhando ou de bike.

Uma dica também é fazer o tour histórico com os guias da secretaria de turismo municipal, que é gratuito e passa pelos principais pontos turísticos. Você pode saber mais informações no perfil @descubramarechal.al. Ou então, comprar um passeio ou transfer com a WS Tur Receptivo ou CVC, empresas que escolhi e fiquei super satisfeita!

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió

Quer garantir uma passagem para Maceió com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro em Marechal Deodoro

Você sabia que pode alugar um carro para Marechal Deodoro online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Quais os melhores passeios em Marechal Deodoro?

A praia do Francês é um excelente lugar para curtir um dia de sol e o centro histórico também, passando na Casa de Marechal, no Museu da Arte Sacra e nas construções antigas. Veja também onde ficar em Marechal.

O que fazer em Marechal Deodoro, Alagoas, com crianças?

Todos os passeios em Marechal Deodoro são para a família inteira aproveitar, tanto a praia como as atrações do centro histórico. Veja também onde se hospedar com sua família.

Como chegar em Marechal Deodoro?

Você pode desembarcar no aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica a 50 minutos de distância de Maceió, e depois fazer um percurso de 40 minutos de carro partindo da capital. Você também pode fazer essa viagem com os pacotes de passeios da CVC.

Quem foi Marechal Deodoro da Fonseca?

Marechal Deodoro da Fonseca foi um militar, proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil. Ele nasceu na cidade do Alagoas que recebeu o seu nome em sua homenagem.

Qual é a melhor indicação de restaurante em Marechal Deodoro?

O Fateixa, o Marjestoso Rest Lounge e o Alagoana Choperia e Botequim são excelentes indicações de restaurantes em Marechal Deodoro. Isso porque foram lugares onde estive e adorei os serviços oferecidos.

Onde comer em Marechal Deodoro?

Os melhores lugares onde comer em Marechal Deodoro são na La Rue e no polo Gatronômico na Massagueira.

Qual é o melhor hotel em Marechal Deodoro?

Eu me hospedei no Hotel Ponta Verde Praia do Francês e achei excelente o atendimento e comodidades oferecidas – veja nosso review completo. Eu me senti em casa, e achei muito original a decoração inspirada na história da cidade. Super indico! Conheça também outros hotéis.