Estive na Praia do Gunga e escrevi aqui todas as dicas para você fazer um passeio maravilhoso. Anote tudo e aproveite muito!

A Praia do Gunga está na lista das mais famosas do litoral de Alagoas e uma das mais bonitas do Brasil. E não é para menos, já que sua beleza torna-se incomparável ao apreciarmos o encontro das águas da Lagoa do Roteiro com o Oceano Atlântico, além de suas falésias, laguna, coqueiros e areia branquinha.

A Praia do Gunga é mais agitada e indicada para quem gosta de música na areia e quiosques movimentados. Ela também tem muitos passeios e uma feira com diferentes tipos de artigos, o que faz dela um lugar com programação completa para passar o dia todo.

Vale destacar que a praia é privada e é necessário pagar para entrar. Caso esteja de carro é cobrado o estacionamento por automóvel. Eu fui de transfer com a WS TurCVC, então não precisei pagar nada na hora da entrada – até o day use no quiosque estava incluso. Outro ponto importante é levar dinheiro em espécie, porque alguns bugueiros não aceitam cartão.

Quer saber mais informações sobre a Praia do Gunga? Role a telinha e confira muitas dicas para sua viagem!

Melhores dicas da Praia do Gunga

Abaixo tem um resumão do que eu mais gostei e indico na Praia do Gunga. Já pegue o seu bloquinho de anotações ou tire um print dessa tela para você não perder nada!

Anotou tudo? Agora role a telinha para ler dicas mais completas de Gunga. 😄

Onde fica a praia do Gunga?

Mapa com imagem do Google Earth mostrando o litoral sul de Alagoas de Maceió até a Praia do Gunga
A Praia do Gunga fica no litoral sul, depois de Maceió e da Praia do Francês.

A Praia do Gunga fica no município de Roteiro, no estado de Alagoas. Ela está a pouco mais de 40 minutos de carro de Maceió, totalizando 39 km de distância da capital. As cidades de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, onde fica a Praia do Francês, ficam bem ao seu lado e integram o lado sul do litoral alagoano.

O que fazer em Praia do Gunga

Praia do Gunga, em Alagoas, com um caiaque na reia, algumas pessoas nadando e de pé na areia e as mesas espalhadas dos quiosques
Há diversos quiosques na areia e o mar é uma delícia 🥰 – Foto: Joyce Dias
Área com coqueiros e areia, com vários carros de buggy e quadriciculos estacionados
Há diversos passeios, sendo os de buggy e quadriciclo os mais procurados – Fotos: Joyce Dias
Mulher olhando para o lado, com o cabelo cacheado solo, com a lagoa do Roteiro de fundo e árvores ao fundo.
Parada em um banco de areia bem no meio da Lagoa do Roteiro – Foto: Joyce Dias

Além do mar, da laguna e da Lagoa do Roteiro para se refrescar, há também passeios de buggy ou quadriciclo até as falésias, tours de barco e muita diversão com adrenalina no mar, como banana boat, paramotor e até barco voador.

Mas antes de chegar na praia, uma dica é passar pelo Mirante do Gunga para admirar a vista. Depois, conforme você for fazendo o resto do caminho até chegar na orla, já dá para ir apreciando a paisagem do mar turquesa à frente de coqueiros – é lindo!

O mar da praia é um espetáculo por si só, com cores lindas e aparência cristalina. Quando a maré está baixa, as águas ficam tranquilas e formam uma espécie de piscina natural. Inclusive, é possível ver até mesmo peixinhos nadando, e o snorkel pode ser de grande utilidade para observá-los. Mais tarde, a maré sobe e o mar fica um pouco mais agitado.

Eu fiz um passeio de barco à palateia das ostras e na volta paramos em um dos bancos de areia que se formam bem no meio da Lagoa do Roteiro. A paisagem é explendida durante todo o percurso e a sensação de parar, descer do barco, colocar o pé na água e de ver ao meu redor uma imensidão de água é maravilhosa. 🥰

Vale dizer que há boa infraestrutura com quiosques para quem vai passar o dia todo por lá. E os passeios podem ser comprados na bilheteria da praia mesmo – é recomendado ir preparado para pagar em dinheiro. Outra opção é se antecipar e comprar com a WS Tur e CVC, eu fiz isso e me livrei das filas!

Outro detalhe é que há uma grande quantidade de ambulantes vendendo mercadorias diversas, e eles costumam ser insistentes. Além disso, a praia é bastante popular, e por isso não é tão ideal para quem procura descanso, principalmente nos finais de semana.

Por fim, ao redor da Praia do Gunga também há outros destinos que valem muito a pena conhecer. Veja abaixo os posts de praias e cidades próximas para você também visitar.

Leia todas nossas dicas:

Onde ficar na Praia do Gunga

Mulher dentro de uma hidro no Gungaporanga Hotel com coque no cabelo e usando óculos de sol olhando para o lado. Há uma paisagem atrás do mar e árvores
O Gungaporanga Hotel fica a 15 minutos de carro da Praia do Gunga – Clique na imagem e faça sua reserva

Não há hospedagens exatamente na praia, por isso, o melhor lugar onde ficar na Praia do Gunga é em Barra de São Miguel, uma cidade vizinha bem próxima e com ótimas opções de hotéis e pousadas em Barra de São Miguel. Outra opção é ficar na praia do Francês ou em Maceió, que também ficam perto.

A vantagem de ficar nas redondezas da Praia do Gunga é que você pode combinar passeios em outros destinos próximos que também são casa das melhores praias do nordeste. A capital Maceió, por exemplo, fica a apenas 40 minutos de distância do Gunga e tem uma localização estratégica bem no meio do litoral norte e sul do estado.

Veja abaixo indicações de hospedagens bem pertinho da Praia do Gunga:

Pousadas em Barra de São Miguel perto da Praia do Gunga

Jardim do Brisamar Hotel Pousada, perto da praia do Gunga, com uma escultura parecendo a frente de uma casa de madeira escrito "Brisamar Hotel Pousada" e "Barra de São Miguel AL". Já um gramado com flores e o prédio da acomodação atrás com quartos com varanda e rede
Clique na imagem e faça sua reserva no Brisamar Hotel Pousada

As mais próximas da Praia do Gunga são as pousadas em Barra de São Miguel, sendo opções mais intimistas e econômicas. Abaixo nós separamos as mais indicadas para você ficar, confira:

Veja todas as opções de pousadas perto da Praia do Gunga.

Hotéis na Praia do Gunga

Rede pendurada em um coqueiro, com uma piscina atrás, espreguiçadeiras e mesas com guarda-sol espalhados em volta e o mar ao fundo do Village Barra Hotel, perto da praia do Gunga
Clique na imagem e faça sua reserva no Vivá Barra Hotel Pousada

Já os hotéis localizados nas redondezas da Praia do Gunga têm preços variados, podendo achar desde opções três estrelas até os mais luxuosos à beira-mar em Barra de São Miguel. Veja abaixo os nossos preferidos:

Veja todas as opções de hotéis perto da Praia do Gunga.

Aluguel de temporada na Praia do Gunga

Piscina à beira-mar do Barra Bali Barra de São Miguel, com espreguiçadeiras de um lado e de outro o mar com um barco navegando
Clique na imagem e faça sua reserva no Barra Bali Barra de São Miguel

Assim como os hotéis e pousadas, o aluguel de temporada é outra opção onde ficar perto da Praia do Gunga. Nos arredores de Barra de São Miguel é possível encontrar casas e apartamentos em diferentes tamanhos e preços, que podem acomodar desde um casal até famílias. Veja nossa seleção abaixo:

Veja todas as opções de aluguel de temporada perto da Praia do Gunga.

Onde comer na Praia do Gunga

Areia da praia do Gunga, com mesas e áreas cobertas com bancos e rede de vários quiosques
Há diversos quiosques com cardápio completo na Praia do Gunga – Foto: Joyce Dias
Colagem de três fotos de um quiosque na praia do Gunga. A primeira é de uma escultura de madeira no formato de um barco de vela com uma bandeira azul escrito "Pajú Praia". A segunda (ao meio) é de um balaço com diversos quiosques num gramado do Pajú Praia à beira-mar. A terceira foto (à direita) é da ducha do quiosque com flores penduradas, puffs espalhados atrás e a praia ao fundo
Fiquei no Paju Praia, que tem ducha, rede, banheiro limpo e restaurante à beira-mar – Fotos: Joyce Dias
Colagem de 3 fotos com pratos de comida e um drink do Paju Praia, um beach club na praia do Gunga. A primeira é uma mesa redonda de madeira com vários pratos, incluindo carne, batata frita, macarrão com frutos do mar, bobó de camarão e etc. A segunda (meio) é de uma sobremesa dentro de um coco com duas bolas de sorvete e cocada dentro. A terceira imagem (à direita) é de uma mão segurando um drink roxo, com uma rede ao fundo e uma praia
Minhas escolhas no Paju Praia, com destaque para o sorvete de tapioca com cocada dentro do coco!😍

O melhor lugar onde comer na Praia do Gunga é em um dos quiosques à beira-mar. E há diversas opções espalhadas na areia com refeições para o dia todo, drinks saborosos, coco gelado, sobremesas de dar água na boca, além de toda infraestrutura com banheiro, ducha, rede, cadeiras e guarda-sol.

Eu escolhi ficar no Paju Praia, um quiosque muito bem estruturado com ducha, rede, restaurante, além de um banheiro que sempre tinha uma pessoa o limpando durante o dia todo. O cardápio do local é bem variado, há carnes, peixes, comidas regionais, petiscos e diferentes tipos de drinks. O meu preferido foi a sobremesa: sorvete de tapioca com cocada dentro do coco. Pensa num negócio gostoso! 😋

Um detalhe importante é que geralmente os estabelecimentos fecham entre 16h e 17h. E o preço também não é dos mais econômicos, já que alguns quiosques cobram consumação mínima dependendo da mesa que você escolher. O Paju Praia, por exemplo, cobra de R$ 100 a R$ 400 (de acordo com a mesa), mas o valor pode ser revertido em consumação.

Você também vai encontrar excelentes opções de ostras para saborear – inclusive, há quem diga que aqui é onde se encontram as melhores do Alagoas todinho.

Abaixo nós separamos algumas opções onde comer na Praia do Gunga. Veja:

  • Paju Praia
  • Bar e restaurante Gunga Top
  • Kokal Restaurante
  • Sol & Mar Restaurante

Quando ir para a Praia do Gunga

Tanto na Praia do Gunga como em todo o Alagoas, a época mais indicada para ir é de setembro a feveiro, pois é quando está mais calor e sem chuvas.

Mas é bom você saber que é possível ir em qualquer época do ano, já que até de março a agosto, período com maior índice de chuva, o destino é bem quente. Para se ter uma ideia, no inverno a temperatura mínima chega a 23°C, e no verão pode ultrapassar 30°C.

Eu fui para a Praia do Gunga em agosto, e embora a previsão apontava chuva, eu consegui curtir tudo normalmente. Quando choveu, foi bem rápido e não atrapalhou em nada o passeio. Algo que gostei muito nessa época é que era baixa temporada, então os preços estavam mais baixos e as praias menos lotadas.

Quantos dias ficar na Praia do Gunga

A Praia do Gunga é um lugar para passar o dia todo em passeios bate e volta, partindo das cidades mais próximas. Até porque não há hospedagens à beira-mar, e você vai ter que encontrar um lugar para se hospedar nas cidades vizinhas. Mas, claro, nada impede de curtir a praia durante mais dias. 🙂

Como chegar na Praia do Gunga

Dependendo da sua localização, o jeito mais fácil de chegar na Praia do Gunga é desembarcando no aeroporto Zumbi dos Palmares (a 50 minutos da capital alagoana) e depois fazer uma viagem de carro, transfer, ônibus, táxi ou de Uber até a Praia do Gunga.

Se não quiser fazer a viagem do aeroporto e ir direto para o Gunga, uma dica é escolher uma cidade para se hospedar que fique entre o local de desembarque e a praia, como Maceió, Marechal Deodoro ou Barra de São Miguel.

De avião

O aeroporto mais próximo da Praia do Gunga é o Zumbi dos Palmeres. Embora o local seja conhecido como o aeroporto internacional de Maceió, ele fica na verdade em uma cidade chamada Rio Largo, a 50 minutos da capital.

De carro

Ir de carro para a Praia do Gunga é o jeito mais prático, já que você pode sair dirigindo do destino onde estiver hospedado. As estradas nas redondezas são tranquilas de dirigir, só é indicado ter mais atenção nas partes com curvas mais sinuosas. Lembre-se que é cobrado o estacionamento por automóvel na praia, viu? 😉

De Maceió até a Praia do Gunga

De Maceió até a Praia do Gunga são cerca de 40 minutos de carro, totalizando pouco mais de 38 km de distância. A principal rodovia de acesso é a AL-101, sendo ela bem sinalizada e pavimentada.

Além de ir dirigindo, você também pode fazer esse trajeto de Uber ou de táxi, ou ir com agências de turismo. Eu fiz esse passeio partindo de Maceió com a WS Tur no pacote da CVC, e gostei bastante. O veículo era novinho e climatizado, o motorista bem cuidadoso, e o melhor é que eu não tive que me procupar com o estacionamento e nem com o valor do day use do quiosque, pois estava tudo incluso.

Transporte na Praia do Gunga

Ao chegar na Praia do Gunga, você não vai mais precisar de transporte. O automóvel fica no estacionamento, e tudo pode ser feito a pé mesmo. Vale lembrar novamente que é cobrado o estacionamento por dia e por automóvel.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Alagoas

Quer garantir uma passagem para Alagoas com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro na Praia do Gunga

Você sabia que pode alugar um carro para usar na Praia do Gunga online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas Frequentes

A Praia do Gunga é perigosa?
Não! Eu passei o dia lá e não vi perigo com assalto e nem com o mar. Mas, claro, todo cuidado nunca é demais.

A Praia do Gunga é particular?
Sim! A Praia do Gunga fica em uma antiga propriedade rodeada de coqueiros. Hoje o lugar tem estacionamento próprio e uma entrada apenas, então você vai ter que pagar para estacionar.

A Praia do Gunga fica aberta em qual horário?
Geralmente, os estabelecimentos da Praia do Gunga funcionam das 8h às 17h.

O que tem de bom na Praia do Gunga?
Tem o mar, a Lagoa do Roteiro e a laguna onde as águas do oceano se encontram com o rio. Há também muitos coqueiros que deixam a paisagem ainda mais bonita e diversos passeios para fazer, como andar de buggy até as falésias e ir de barco conhecer a palatéia das ostras.

Onde está localizada a Praia do Gunga?
A Praia do Gunga fica na cidade de Roteiro, no estado de Alagoas, e a 39 km de Maceió.

Qual é a distância da Praia do Gunga até Maceió?
A Praia do Gunga fica a 40 minutos de carro de Maceió, a 39 km de distância da capital alagoana.

Onde ficar na Praia do Gunga?
Não há hospedagens à beira-mar na Praia do Gunga, e o melhor lugar onde ficar é nas redondezas, como em uma das pousadas em Barra de São Miguel. Veja as opções!

Qual é melhor: a Praia do Gunga ou a Praia do Francês?
Compensa muito visitar as duas, já que a Praia do Gunga é maior e tem mais opções de passeios e a Praia do Francês tem piscinas naturais na maré baixa e um mar maravilhoso.