Você já está sabendo dessa novidade? Agora a Terra do Rei irá exigir um novo documento para os viajantes: a ETA Inglaterra. Mas não se preocupe, reunimos aqui as principais informações para te ajudar a entender tudo sobre o assunto!

Quem está planejando sua viagem à terra do Rei Charles III precisa estar atento a um documento que, muito em breve, passará a ser obrigatório para os brasileiros que desejam entrar no país. Estamos falando aqui da ETA Inglaterra, um novo formulário elaborado pelo governo britânico que propõe digitalizar e aumentar a segurança de suas fronteiras.

A ETA Inglaterra ainda está em fase de implementação, mas aqui já explicamos tudo sobre o formulário, como ele deve ser preenchido, entre outros detalhes. Bora conhecer mais sobre essa novidade? Continue a leitura para conferir tudo que você precisa saber! 😉

O que é a ETA Inglaterra?

vista da Câmara Municipal de Manchester, com torres muito detalhadas
Câmara Municipal de Manchester, em Manchester – Foto: Chris Curry, via Unsplash

ETA é a sigla para Autorização Eletrônica de Viagem (do inglês electronic travel authorization), ou seja, é um formulário online que deve ser preenchido para validar a entrada dos viajantes nas fronteiras da Inglaterra.

Assim, o governo britânico pode ter maior controle de quem está entrando no Reino Unido, ao analisar cuidadosamente o motivo de cada viagem e melhorando, dessa forma, a segurança dos seus territórios. Também é importante destacar que a ETA vai valer para todos os países do Reino Unido: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Para que serve a ETA Inglaterra?

A ETA Inglaterra serve como autorização de entrada para os viajantes que desejam ir ao Reino Unido. Assim, o governo garante mais controle sobre seu território, além de aumentar a segurança e cuidados com os visitantes. Contudo, a ideia também é digitalizar os processos da imigração, reunindo as informações mais importantes de cada visitante em um único documento.

Isso porque a ETA Inglaterra fica ligado ao passaporte do viajante. Sendo assim, você precisa de um passaporte válido para poder emitir o documento, que será conferido no momento da sua chegada ao país. Como o documento é online, você precisa ter uma cópia no seu celular para mostrar no momento da imigração – ou pode levá-lo impresso, se preferir.

Dessa forma, as informações de cada visitante ficam reunidas em um só lugar, facilitando o processo de imigração e garantindo esse controle a mais por parte das autoridades do país.

Quem deve solicitar a ETA Inglaterra?

Estátua dos Beatles, com os quatro integrantes caminhando em Liverpool, na Inglaterra
Estátua dos Beatles, em Liverpool – Foto: Neil Martin, via Unsplash

A ETA Inglaterra é obrigatória para todos os viajantes vindos de países nos quais há acordos que os eximem de apresentar visto para o Reino Unido. Contudo, a medida será implementada aos poucos.

No primeiro momento, apenas visitantes vindos do Catar precisam emitir a ETA Inglaterra. No início de 2024, a obrigatoriedade passa a ser também de viajantes oriundos da Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait e Omã.

Além disso, vão precisar da ETA:

  • viajantes que forem passar até seis meses nos países do Reino Unido (a turismo, negócios ou estudos);
  • quem estiver fazendo escala por alguma das nações do Reino Unido;
  • quem for ficar até três meses por lá, utilizando visto especial para trabalhadores criativos.

Também é importante destacar que todos os viajantes precisarão solicitar a ETA Inglaterra, tanto adultos quanto menores de 18 anos.

Quando a ETA Inglaterra começa a valer?

A ETA Inglaterra começou a valer no mês de novembro de 2023. com obrigatoriedade apenas para viajantes vindos do Catar. Em fevereiro de 2024, passa a ser exigido o ETA também de pessoas vindas da Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait e Omã.

Ainda não há um prazo para que o Brasil entre nessa lista. Porém, como não há exigência de visto para os brasileiros que vão ao Reino Unido, é provável que em breve a ETA Inglaterra passe a ser obrigatória. Por enquanto, você pode ficar tranquilo se tiver viagem marcada para as terras britânicas, mas vale a pena ficar atento para essa mudança.

Por que os brasileiros vão precisar da ETA Inglaterra?

Brasileiros precisam da ETA porque a nação é isenta de visto para o Reino Unido, e o documento é uma autorização de viagem exigida para quem não precisa tirar visto para ir às terras britânicas.

No entanto, quem sai do Brasil é isento de visto se for ficar até seis meses nas nações do Reino Unido. Quem vai viajar a trabalho, estudo, ou pretende ficar um tempo superior a 180 dias por lá precisa, sim, entrar com os trâmites necessários para tirar um visto de permanência no país pretendido. E, mesmo assim, precisará emitir a ETA.

Quais as diferenças entre a ETA, o ETIAS e o Visto?

É importante destacar que a ETA Inglaterra, o ETIAS e o Visto são documentos distintos e que possuem funções diferentes para os viajantes. A ETA é exclusiva para países do Reino Unido e é requerida para todos os viajantes que desejam adentrar na Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

O ETIAS é uma autorização de viagem obrigatória para os países que fazem parte do Tratado de Schengen mais a Romênia, a Bulgária e o Chipre, além de Mônaco, San Marino e do Vaticano, totalizando 33 nações. Além disso, menores de idade e maiores de 70 anos não precisam solicitar o documento.

Já o visto é um documento mais complexo, necessário para quem deseja morar, estudar ou trabalhar no exterior, ficando mais de 180 dias no destino. Ou seja, ele não substitui a ETA e ambos os documentos são necessários.

Quem vai fazer escala em países da Europa antes de chegar ao Reino Unido também precisa emitir ambos os formulários, ETA e o ETIAS.

Requisitos da ETA Inglaterra para brasileiros

Para solicitar a ETA Inglaterra os brasileiros precisarão seguir alguns requisitos importantes. É fundamental preencher todos os campos da autorização com bastante atenção, informando cuidadosamente todas as informações pedidas. Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • passaporte válido (com seis meses de validade, no mínimo)
  • documentos para identificação pessoal
  • e-mail ativo para receber a resposta do governo britânico
  • comprovante de pagamento da taxa para emissão da autorização

Como solicitar a ETA Inglaterra?

A ETA Inglaterra deve ser solicitada online, no site oficial do governo ou pelo aplicativo UK ETA, disponível para sistema Android e IOS. Após preencher o formulário com as informações necessárias, será preciso pagar uma taxa para emissão da autorização de viagem.

O valor é de dez euros e poder ser pago com cartão de crédito ou débito. Depois, é preciso anexar o comprovante de pagamento junto ao formulário para análise do governo britânico. Eles garantem o envio de uma resposta em até 72 horas no seu e-mail cadastrado.

Contudo, para evitar quaisquer problemas burocráticos, recomendamos não deixar para realizar o pedido de última hora.

Como preencher o formulário da ETA Inglaterra?

É importante preencher corretamente a ETA Inglaterra com todos as informações que forem requisitadas pelo formulário, de preferência dando o máximo de detalhes que puder em cada resposta. Após acessar o site ou baixar o aplicativo, basta encontrar as opções para preencher o formulário.

Nesse momento, é fundamental ter em mãos um passaporte válido com, ao menos, seis meses de validade. Isso porque a ETA emitida ao final do processo ficará veiculada a este documento, contando com o número do passaporte e outros dados presentes nele.

Também é preciso informar documentos pessoais e os motivos da viagem, e explicar detalhadamente sempre que necessário. Caso você ainda não tenha a data exata da viagem, tente colocar os dias mais próximos possíveis do seu planejamento, por exemplo.

Pode ser necessário, ainda, comprovar renda para sua estadia na Inglaterra durante o preenchimento do formulário. Portanto, é bom estar preparado.

Também é importante informar um e-mail e telefone válidos para que você possa receber a resposta do governo britânico quando a ETA Inglaterra for emitida. Após tudo ser devidamente preenchido, é preciso realizar o pagamento da taxa de dez euros e anexar o comprovante junto ao formulário.

Quanto tempo demora para a ETA Inglaterra ser emitida?

vista de frente do Pavilhão Real, em Brighton, sendo uma construção que tem motivos indianos e muitos detalhes
Pavilhão Real, em Brighton – Foto: Hert Niks, via Unsplash

A ETA Inglaterra demora cerca de 72 horas para ser emitida. Assim, para você ter maior tranquilidade, a nossa recomendação é emitir a autorização ao menos uma semana antes da viagem. Com mais tempo de segurança você tem mais tranquilidade caso a resposta acabe demorando um pouco mais para chegar. Afinal, melhor sempre prevenir, não é mesmo? 😉

Qual a validade da ETA Inglaterra?

A ETA Inglaterra tem validade de dois anos e pode ser usada em múltiplas viagens, respeitando o limite de seis meses de permanência no país. Também é importante destacar que a autorização ficará veiculada ao seu passaporte e, se ele vencer dentro desse período, será preciso emitir uma nova ETA junto ao novo documento.

O que acontece se a ETA Inglaterra for recusada?

Sim, a solicitação da ETA Inglaterra pode ser recusada e, nesse caso, o viajante recebe os motivos da recusa por e-mail. Dessa forma, é possível entender o que aconteceu e se organizar para pedir novamente pela autorização, mas será necessário pagar a taxa novamente, além de redobrar a atenção na hora de preencher o formulário.

Alguns dos motivos da recusa são:

  • dados incorretos ou incompletos
  • problemas com o passaporte
  • não atender às condições de elegibilidade
  • determinados antecedentes criminais
  • violação de termos presentes na autorização

O que fazer caso a ETA Inglaterra for recusada

Como citamos acima, é sim possível realizar um novo pedido caso a ETA Inglaterra for recusada. Porém, é interessante pensar que há outras alternativas para viajar ao Reino Unido:

  • optar por um Visto Standart, um visto padrão que cobre diversas situações, como trabalho voluntário, tratamentos médicos e alguns outros
  • solicitar um visto em trânsito para os casos de escala no Reino Unido

O que acontece se eu viajar sem a ETA Inglaterra?

pessoas caminhando pela Ponte Suspensa de Clifton, em Bristol, na Inglaterra
Ponte Suspensa de Clifton, em Bristol – Foto: Mario Klassen, via Unsplash

Atualmente, não vai acontecer nada com os brasileiros que viajarem sem a ETA Inglaterra. Porém, quando o documento passar a ser obrigatório, você não poderá entrar no país sem essa autorização.

Contudo, como vimos aqui, essa documentação é bem tranquila e não é preciso se deslocar para adquirir a autorização, sendo possível fazer tudo de casa. Basta preencher o formulário com atenção, ser sincero nas respostas e fazer tudo com antecedência para não ter dores de cabeça.

Por tudo isso, é bem importante ficar atento às novidades, e pode deixar que vamos atualizar por aqui quando a exigência passar a valer! 🙂

Quais os requisitos de entrada no Reino Unido para brasileiros?

Os brasileiros que desejam visitar o Reino Unido precisam respeitar alguns requisitos de entrada. Por isso, é importante se programar para providenciar tudo com antecedência e ter maior tranquilidade quando chegar o tão aguardado momento da viagem. Confira os documentos necessários:

  • passaporte válido com, no mínimo, seis meses de validade
  • comprovante de hospedagem e financeiro
  • passagem de volta já comprada
  • ETA Inglaterra a partir de meados de 2024

Seguro viagem para o Reino Unido

Contratar um seguro viagem para o Reino Unido é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para o Reino Unido

Quer garantir uma passagem para Inglaterra com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Chip de celular para o Reino Unido

Que tal passar toda sua temporada na Inglaterra 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Inglaterra. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Aluguel de carro no Reino Unido

Compare o preço das locadoras de carro do Reino Unido em um único local. Use a RentCars para alugar seu carro com segurança e praticidade, e chegue ao destino com tudo pronto para retirar o veículo e sair dirigindo. Confira nosso cupom de desconto RentCars e reserve já o seu. – VER PREÇOS

Reino Unido – Guia de viagem

vista do Stonehenge, um monumento de pedras sobrepostas com muita grama ao redor e céu azul na Inglaterra
Stonehenge – Foto: Brooke Bell, via Unsplash

A Inglaterra é um dos países que fazem parte do Reino Unido, juntamente com Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Cada uma dessas nações possui seus próprios encantos, com destinos de natureza intensa, monumentos históricos e muita cultura.

Vale muito a pena visitar a cidade de Glasgow, caminhar pela Calçada do Gigante, andar pelo Parque Nacional de Snowdonia e observar o Big Ben. Além, claro, de se encantar pelo grandioso monumento de Stonehenge. E aí, já sabe por onde começar seu roteiro? 😎

Veja também:

Dúvidas frequentes

O que é a ETA Inglaterra?
A ETA Inglaterra é uma autorização eletrônica de viagem que será obrigatória para os viajantes que desejam entrar no território do Reino Unido.

Para quem a ETA Inglaterra será obrigatória?
A ETA Inglaterra será obrigatória para viajantes vindos de países que não precisam de visto para as nações do Reino Unido, quem está fazendo escala no destino, ou quem tirou um visto especial de Creative Workers.

Quem precisa apresentar a ETA Inglaterra?
É importante destacar que todos os viajantes que se encaixem nos requisitos obrigatórios para emissão da ETA Inglaterra precisam apresentar esse documento na chegada ao país, tanto adultos quanto menores de 18 anos.

Quem não precisa apresentar a ETA Inglaterra?
Alguns viajantes não precisam apresentar a ETA Inglaterra, são eles: quem possuir visto para o Reino Unido, passaporte válido britânico ou irlandês ou quem já tem permissão para morar ou estudar nas nações britânicas.

Para que serve a ETA Inglaterra?
A ETA Inglaterra serve para que o governo britânico tenha maior controle dos viajantes que desejam entrar nas suas fronteiras, além de ser um mecanismo para digitalizar e facilitar os processos de imigração, garantindo mais rapidez e segurança para os envolvidos.

O que acontece se eu viajar sem a ETA Inglaterra?
Atualmente, não acontece nada com os brasileiros que viajam sem a ETA Inglaterra, já que o documento ainda não é obrigatório e, portanto, não será um impeditivo. Contudo, caso isso mude, você não poderá entrar no país sem a autorização.

Quais os requisitos para entrada de brasileiros na Inglaterra?
Os brasileiros que desejam entrar na Inglaterra precisam apresentar um passaporte válido, comprovante de hospedagem e financeiro, além de passagem de volta. A nossa dica de ouro é adicionar um seguro viagem para o Reino Unido no pacote, e também ficar atento à necessidade da ETA Inglaterra.

Quanto tempo leva para sair a ETA Inglaterra?
A ETA Inglaterra demora cerca de três dias para ser emitida e enviada por e-mail.

Qual o valor da ETA Inglaterra?
O valor da ETA Inglaterra é de dez euros, pagos no momento de envio do formulário de solicitação da autorização.

Qual a validade da ETA Inglaterra?
A ETA Inglaterra tem validade de dois anos e pode ser usada em múltiplas viagens respeitando o tempo máximo de seis meses em cada uma delas. Contudo, como a autorização é veiculada ao passaporte, é preciso que ele esteja válido, e após a emissão de um novo será necessário emitir uma nova ETA.

A ETA Inglaterra substitui o visto?
A ETA Inglaterra não substitui o visto, sendo, inclusive, documentos distintos. O visto é necessário para quem irá passar mais de 180 dias no destino, já a ETA é uma autorização para que o viajante possa entrar nas fronteiras do país, por isso, ambos os documentos são necessários.

Preciso de seguro viagem para visitar a Inglaterra?
É preciso, sim, contratar um seguro viagem Europa para ir até a Inglaterra, pois o destino é um dos integrantes do Tratado de Schengen.